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12.4 Liderança 12.4 Liderança Quem pode ser considerado um gestor? Porque nem todo gestor é um líder e vice-versa?

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1 12.4 Liderança 12.4 Liderança Quem pode ser considerado um gestor? Porque nem todo gestor é um líder e vice-versa?

2 12.4 Liderança 12.4 Liderança O líder opera sobre os recursos emocionais e espirituais da organização, sobre seus valores, comprometimento e aspirações (BENNIS e NANUS, 1998).

3 12.4 Liderança 12.4 Liderança Em contraste, o gestor opera sobre os recursos físicos da organização, sobre seu capital, habilidades humanas, matérias-primas e tecnologia (BENNIS e NANUS, 1998).

4 12.4 Liderança 12.4 Liderança

5 12.4.1 Definições e conceitos.Líder - Curiosamente a pronúncia é led e não lid, de líder, que significa chumbo, material este utilizado na fabricação de balas para armas de fogo; -O termo ganhou fama no mesmo período em que as balas para armas de fogo foram inventadas, favorecendo a comparação, apresentando o líder como a pessoa em que todos queriam encher de chumbo;

6 12.4 Liderança 12.4.1 Definições e conceitos.Líder (cont.) -Para ser líder é necessário ter seguidores, pois sem eles a liderança não existirá; -Não escolhemos ser líderes, mas somos escolhidos; -Só é líder quem inspira confiança;

7 12.4 Liderança 12.4.1 Definições e conceitos.Líder (cont.) -O líder eficaz não é alguém amado e admirado. É alguém cujos seguidores fazem as coisas certas. Popularidade não é liderança. Resultados sim! (DRUCKER, 1996); e

8 12.4 Liderança 12.4.1 Definições e conceitos.Líder (cont.) -Liderar é conduzir um grupo de pessoas, influenciando seus comportamentos e suas ações, para atingir objetivos e metas de interesse comum desse grupo, de acordo com uma visão do futuro baseada em um conjunto coerente de idéias e princípios (LACOMBE, 2004).

9 12.4 Liderança 12.4.2 Características dos líderes.Características da pessoa-líder, (FARIA, 2004) : -Auto-liderança: o líder deve iniciar a sua trajetória liderando a si mesmo, pois, como você pode querer que alguém confie em você, se você mesmo não confia?; -Compartilhamento: característica chave para entender a relação entre poder e liderança, já que ao ser notado como um líder, você terá um certo tipo de poder que deverá ser compartilhado;

10 12.4 Liderança 12.4.2 Características dos líderes.Características da pessoa-líder, (cont.): -Coragem: indispensável para o líder, ter coragem não só representa uma pessoa corajosa, mais do que isso, é fazer com que outras pessoas acreditem na sua disposição e garra e desenvolvam uma relação de confiança, base para a existência da liderança;

11 12.4 Liderança 12.4.2 Características dos líderes.Características da pessoa-líder, (cont.): -Foco: consiste na concentração que o líder deve ter em seu objetivo final, nenhum obstáculo pode desviar o foco da sua visão, o líder deve estar preparado para contornar todo e qualquer tipo de situação que venha a dificultar o atendimento de suas metas;

12 12.4 Liderança 12.4.2 Características dos líderes.Características da pessoa-líder, (cont.): -Mudança: é um pré-requisito para a liderança, não se pode pensar na hipótese de existir líderes e seguidores se o objetivo é permanecer no mesmo patamar, logo, o líder é considerado um agente de mudança;

13 12.4 Liderança 12.4.2 Características dos líderes.Mudança, (cont.): -1 a política: Abandono do ontem; -2 a política: Aperfeiçoamento contínuo; -3 a política: Exploração do sucesso; e -4 a política: Inovação sistemática.

14 12.4 Liderança 12.4.2 Características dos líderes.Características da pessoa-líder, (cont.): -Pesquisa e Mapeamento: do estágio atual da empresa e como fazer para alcançar o ponto almejado por ela, analisando os prós e contras;

15 12.4 Liderança 12.4.2 Características dos líderes.Características da pessoa-líder, (cont.): -Significado: é o que faz o líder seguir o seu caminho independentemente dos obstáculos e das outras pessoas. Em outras palavras, é a força que o faz seguir na busca por seus objetivos; -Situacional: tendo em vista que a relação de liderança vai depender da situação em que as pessoas se encontram;

16 12.4 Liderança 12.4.2 Características dos líderes.Características da pessoa-líder, (cont.): -Visão: o líder deve ser capaz de enxergar os seus objetivos, enquanto no foco a idéia é não perder esta visão, aliás, para se ter esta visão o líder tem de ter visão holística; e

17 12.4 Liderança 12.4.2 Características dos líderes.Características da pessoa-líder, (cont.): -Visibilidade: líder deve estar visível sendo um exemplo a ser seguido, as pessoas precisam saber a veracidade de tudo o que é dito e feito por ele, pois falsas impressões não constroem relação de liderança.

18 12.4 Liderança 12.4.2 Características dos líderes.Mais características da pessoa-líder, (KARLOF, 1994) : -Aberto e extrovertido: extrovertido não é sinônimo de exibido, pelo contrário, o líder deve ser comunicativo, acessível no sentido de fazer seus seguidores sentirem-se confortáveis ao recorrer a ele, por saberem que ele será solicito;

19 12.4 Liderança 12.4.2 Características dos líderes.Mais características da pessoa-líder, (cont.): -Inquisitivo: um líder deve buscar caminhos, por intermédio de constantes questionamentos, deve ser capaz de fazer críticas construtivas; e

20 12.4 Liderança 12.4.2 Características dos líderes.Mais características da pessoa-líder, (cont.): -Carismático: o líder deve ser capaz de acolher pessoas e ser dotado de empatia, tendo também a capacidade de se colocar no lugar do outro. O alto grau de confiança na relação líderes/seguidores é inevitável.

21 12.4 Liderança 12.4.2 Características dos líderes.Mais características da pessoa-líder, (cont.): -Bennis e Nanus (1998) entrevistaram 90 líderes e identificaram cincos habilidades, consideradas por eles, primordiais para um líder eficaz 1) A capacidade de aceitar as pessoas como elas são, não como você gostaria que fossem; 2) A capacidade de abordar relacionamentos e problemas em termos do presente e não do passado;

22 12.4 Liderança 12.4.2 Características dos líderes.Mais características da pessoa-líder, (cont.): -Habilidades primordiais para um líder eficaz (cont.) 3) A capacidade de tratar os que estão perto de você com a mesma atenção cordial que você concede a estranhos e a pessoas que conhece casualmente; 4) A capacidade de confiar nos outros, mesmo quando o risco parece grande; e 5) A capacidade de agir sem a aprovação e o reconhecimento constante dos outros.

23 12.4 Liderança 12.4.3 Compromissos do líder (REDDIN, 1981) 1) Defende valores que representam a vontade coletiva, do contrário, não seria capaz de mobilizar os seguidores à ação; 2) Cria o espírito de equipe; 3) Promove a lealdade à organização e aos seus valores; e 4) Gera confiança quanto aos resultados a serem obtidos.

24 12.4 Liderança 12.4.3 Compromissos do líder (GARDNER, 1992) 1) Estabelece os objetivos; 2) Cria, mantém e administra uma equipe de bom nível; 3)Explica as razões do que deve ser feito; 4) Serve de símbolo para os seguidores; e 5) Renova os sistemas complexos que ele lidera.

25 12.4 Liderança 12.4.4 Estilos de liderança Os estilos de liderança consistem nas atitudes de um líder com seus seguidores: - Autocráticos (ou autoritários): o líder que se assume desta maneira, tem o comportamento regido pela tradição, não costumando ouvir seus seguidores, estando preocupado essencialmente com a tarefa (BANDEIRA, MARQUES e SANTOS, 2005);

26 12.4 Liderança 12.4.4 Estilos de liderança - Democráticos (ou participativos): o enfoque é as relações humanas e não a produção, os seguidores participam do processo de tomada de decisões, por conta disso, objetivos e estratégias são definidos tanto pelo líder, quanto por seguidores, de maneira democrática; e

27 12.4 Liderança 12.4.4 Estilos de liderança - Laissez-faire: chamados de líderes da rédea solta – são frouxos e permissivos e deixam os seguidores fazerem o que querem (MEGGINSON, MOSLEY e PIETRI JR., 1998), esta liberdade pode passar a impressão de que a liderança não existe, pois não há um foco como nos dois estilos anteriormente vistos.

28 12.4 Liderança 12.4.5 Abordagens.As abordagens de liderança são distinguidas por meio da intensidade de sua aparição: -Dos traços de personalidade: reforça a concepção de que liderança não se aprende, mas você é capaz de aperfeiçoar suas competências. A crença é de que você nasce líder ou não;

29 12.4 Liderança 12.4.5 Abordagens -Comportamental: são consideradas as atitudes dos indivíduos e não suas características peculiares, Likert (1979) identificou quatro sistemas: 1) autoritário-exploratório; 2) autoritário-benevolente; 3) consultivo; e 4) grupos participativos;

30 12.4 Liderança 12.4.5 Abordagens -Contingencial: o líder deve estar preparado para as eventualidades, não só referente ao ambiente, mas também às ações das pessoas; e -Do Grid Gerencial: possibilita a interação entre os três estilos de liderança apresentados anteriormente, para isso, são utilizados dois eixos norteadores, vertical e horizontal, ambos com escalas de 9 pontos.

31 12.4 Liderança 12.4.5 Abordagens -Do Grid Gerencial (cont.)

32 12.4 Liderança 12.4.5 Abordagens Você será capaz de distinguir: poder, autoridade e liderança? Vale assistir um filme clássico: O segredo do meu sucesso, de Michael J. Fox.

33 12.5 Cultura organizacional, poder e liderança: ontem, hoje e tendências.Para comprovar o que foi dito, faça o seguinte teste, respondendo a duas questões: (1 a ) você conhece a Coca-cola? (Lógico! Quem não conhece?); e (2 a ) você por acaso sabe quem é o presidente da Coca- cola? (Provavelmente, não. São vários presidentes).

34 12.5 Cultura organizacional, poder e liderança: ontem, hoje e tendências.Esta é a questão. Atualmente a personalidade poderosa foi substituída por uma equipe de gestores; o empresário cedeu lugar ao anônimo homem da organização (GALBRAITH, 1999). Desta forma, fica nítido que a personalidade cedeu lugar à organização como fonte de poder mais influente;

35 12.5 Cultura organizacional, poder e liderança: ontem, hoje e tendências.Similarmente, a propriedade também vem perdendo o seu lugar de prestígio no mundo de hoje. Contudo, neste caso, não há uma boa aceitação, acredita-se numa certa legitimidade ainda ligada à propriedade;.Na medida que a riqueza cede o seu lugar, as pessoas começam a valer mais pelo que elas são e não por suas posses e este é o ponto positivo deste declínio do grau de importância dado a propriedade;

36 12.5 Cultura organizacional, poder e liderança: ontem, hoje e tendências.Portanto, se a organização é a fonte de poder que está em evidência no momento, nada mais lógico que se preocupar com a cultura dela, no sentido do poder das organizações ser exercido por elas mesmas, independentemente de quem ocupe seus cargos; e

37 12.5 Cultura organizacional, poder e liderança: ontem, hoje e tendências.É neste contexto que temos o líder do futuro, segundo Bennis (1996), alguém capaz de criar disposição social conducente à geração do capital intelectual: idéias e know- how, além de inspirar confiança e manter acessa a esperança. Em suma, o verdadeiro gestor da cultura organizacional.


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