A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Negócios e as fontes de recursos. Plano de Negócios e as Fontes de Recursos Financeiros zA análise do desempenho financeiro depende da fonte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Negócios e as fontes de recursos. Plano de Negócios e as Fontes de Recursos Financeiros zA análise do desempenho financeiro depende da fonte."— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Negócios e as fontes de recursos

2 Plano de Negócios e as Fontes de Recursos Financeiros zA análise do desempenho financeiro depende da fonte de financiamento. zCada fonte de financiamento olha diferentes áreas da informação financeira. zEstar preparado para explicar o business plan com essa ótica é recomendável. zBasicamente existem duas fontes de financiamento: yOs investidores de risco e os bancos. zO negócio de cada um é diferente, portanto as informações que solicitam também o são.

3 Investidor de Risco zPropósito: bancar com recursos próprios uma empresa que tenha um yuma idéia inovadora, yprojeto inovador yum serviço ou um produto-crescimento zEm geral participam do capital da empresa enquanto sócias temporárias. As empresas de capital de risco estão interessadas na obtenção de retorno expressivo - conpensação do risco

4 zApostam no time gerencial, ou seja, de que aquele grupo é capaz de realizar o que está sendo proposto. zQuerem ter certeza de que existe excelência gerencial capaz de capitalizar seus investimentos. z Em se tratando de um projeto tecnológico, é recomendável a obtenção de patentes, do direito de uso ou licenciamento. Se é um produto, é importante que a marca seja registrada.

5 Critérios de Avaliação dos Investidores zEquipe de Primeira Classe zRetorno sobre o Investimento zVantagem Competitiva - Uniqueness zFim-de-Jogo fácil de compreender - Regras de saída. z Como recuperar o capital investido? zInfluência do investidor na gestão do negócio zFonte: Ashall, M. How to Export Software, 1995

6 Critérios de avaliação dos Bancos zViabilidade do negócio zFluxo de Caixa positivo para o serviço da dívida, de maneira a cobrir: juros +reembolso do capital zBoa disciplina gerencial zBusiness plan sensato zBoa comunicação zInformação regular e confiável zFranqueza

7 Dicas Preliminares na Preparação do B.P. 1. Consenso entre os principais envolvidos na condução da empresa 2. Defina o responsável pela elaboração documento e interface com os demais envolvidos 3. Identifique o público alvo de audiência 4. Faça um rascunho 5. Revise o rascunho 6. Pesquise antes de gerar informação para o Business Plan

8 zAs informações contidas devem ser: zrelevantes zcoerentes zatualizadas zprofundas zconfiáveis zobjetivas

9 Base de Dados zO que garante que seu plano tenha todas essas características é a seleção dos dados a serem utilizados zA pesquisa permite que os dados sejam provenientes de fontes confiáveis. zGaste tempo na montagem da base de dados da sua empresa. zEsta base será fundamental para garantir a você e aos leitores segurança na estratégia que será montada.

10 zA análise e a seleção desses dados possibilita a inclusão de informações relevantes e objetivas que se ajustam aos objetivos do Business Plan. zO que menos quer a pessoa que lê o plano é y perder tempo com a falta de clareza no conteúdo ye a irrelevância das informações.

11 Um Pequeno Teste Inicial zAgora, para saber quanto você conhece sobre sua empresa, tente responder as questões a seguir: 1. Qual a natureza do seu negócio? 2. Qual o propósito do seu negócio? 3. Qual foi a razão para começar seu próprio negócio? 4. Qual é o seu produto ou serviço? 5. Você é capaz de listar três benefícios oferecidos por seu negócio/serviço?

12 z6. Você dispõe de material informativo (brochura, desenhos, ilustrações, diagramas, fotografias, material editado na imprensa ou outra documentação) sobre seu produto/serviço? z7. Qual é a aplicação do seu produto? z8. O que levou você a desenvolver seu produto? z9. Seu produto ou serviço é usado como complemento de outros produtos? z10. Qual é o prazo de entrega do seu produto?

13 z11. Quem é sua concorrência? z12. Como seu produto se diferencia do que é oferecido pela concorrência? z13. preço do seu produto versus o da concorrência? z14. Como o seu produto chega ao cliente? z15. Quais são seus planos para publicidade e promoções?

14 z16. Você dispõe dos recursos necessários para sustentar o crescimento da sua empresa (recursos humanos, em particular gerenciais, e financeiros)? Como você irá financiar o crescimento de sua empresa? z17. Por fim, você de fato tem um negócio? zSe você conseguiu responder essas perguntas, em especial a última com um sim, está pronto para começar a elaborar o seu Business Plan.

15 Pontos chave para a efetividade de um B.P. 1. Nascer de uma discussão interna 2. Comprometimento das pessoas envolvidas 3. O Plano financeiro-conseqüência de todo B. P. 4. As premissas de crescimento de mercado apoiadas, em análises quantitativas sólidas. 5. Impacto do Projeto sobre o valor da empresa. 6. timing adequado para admissão de novos sócios. uma admissão de sócios mal negociada implicará em diluição do valor do negócio


Carregar ppt "Plano de Negócios e as fontes de recursos. Plano de Negócios e as Fontes de Recursos Financeiros zA análise do desempenho financeiro depende da fonte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google