A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comportamento Organizacional Capítulo 7 Diferenças individuais e personalidade As pessoas e as organizações Características individuais A importância das.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comportamento Organizacional Capítulo 7 Diferenças individuais e personalidade As pessoas e as organizações Características individuais A importância das."— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento Organizacional Capítulo 7 Diferenças individuais e personalidade As pessoas e as organizações Características individuais A importância das diferenças individuais O capital humano Diferenças individuais em aptidões Diferenças individuais em personalidade As competências essenciais Benefícios da diversidade Sumário completo deste capítulo: Para Manual do Professor e outros materiais de apoio acesse:

2 Comportamento Organizacional Idalberto Chiavenato Fig. 7.1 – Os desdobramentos da área de RH Página 189 Pessoas como custos Pessoas como restrições Pessoas como ativos (recursos) Pessoas como capital humano Departamento de pessoal Departamento de Relações Industriais Departamento de Recursos Humanos Equipe de gestão de pessoas Visão das pessoas Visão do RH

3 Comportamento Organizacional Idalberto Chiavenato Fig. 7.2 – Modelo para compreender o comportamento individual nas organizações Página 190 Características organizacionais Cargos Desenho organizacional Cultura organizacional Valores organizacionais Estratégia Sistemas de recompensas Sistemas de controle Características individuais Personalidade Aptidões Habilidades Competências Crenças Motivações Comportamento individual nas organizações

4 Comportamento Organizacional Idalberto Chiavenato Fig. 7.4 – Dimensões Página 200 Extroversivo (E) Sociável Gregário Interagente Fala para então pensar Julgamental (J) Estruturado Orientado para o tempo Decisivo Organizado Sensitivo (S) Prático Detalhista Concreto Específico Pensador (T) Analítico Cerebral Orientado por regras Justiça Introversivo (I) Quieto Concentrado Reflexivo Pensa para então falar Perceptivo (P) Flexível Aberto Explorador Espontâneo Intuitivo (N) Teórico Genérico Abstrato Possibilidades Sentimental (F) Subjetivo Coração Circunstâncias Piedade De onde a pessoa obtém sua energia? Como a pessoa se orienta em relação ao mundo exterior? Como a pessoa presta atenção e colige informação do mundo? Como a pessoa avalia e toma decisões?

5 Comportamento Organizacional Idalberto Chiavenato Fig. 7.7 – A influência das diferenças individuais no desempenho do cargo Página 203 ExtroversãoAfabilidade Senso de responsabili- dade Ajustamento emocional Domínio das tarefas Motivação Interesse Aprendizado e improvisação Experiência no cargo Aptidões cognitivas Capacitação geral para o cargo Desempenho

6 Comportamento Organizacional Idalberto Chiavenato Fig. 7.8 – Modelo de auditoria de competências Qualidade Produtividade Inovação Excelência Competição Ruptura Confiabilidade Relações humanas Respeito mútuo Iniciativa pessoal Espírito empreendedor Parcerias Ética Responsabilidade social Perfeccionismo Competitividade Criatividade Participação Engajamento Comportamento ético Atitude responsável Técnicas Humanas Habilidades que a organização já possui Mudanças que ocorrem no negócio da organização Habilidades de que a organização necessita Tipos de competências Página 205 Gap de competências

7 Comportamento Organizacional Idalberto Chiavenato Fig – Principais razões para o aumento da diversidade nas organizações Página 210 Mudanças demográficas na força de trabalho Aumento substancial dos negócios internacionais Pressões cognitivas Necessidade de pontos de vista diferentes Aumento da diversidade nas organizações Aumento da competitividade Complexidade organizacional Variedade quanto à idade, sexo, etnia, religião, cultura e educação provoca mudanças na força de trabalho Globalização dos negócios conseqüente internacionalização das organizações Adequação das organizações às culturas locais dos mercados abrangidos para manter a competitividade organizacional Necessidade de obter todas as contribuições possíveis e diferentes abordagens para o alcance do sucesso organizacional Obtenção de competências diversificadas a fim de aumentar a competitividade organizacional Maior necessidade de diferenciação das pessoas e maior necessidade de integração para manter o sistema viável


Carregar ppt "Comportamento Organizacional Capítulo 7 Diferenças individuais e personalidade As pessoas e as organizações Características individuais A importância das."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google