A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03."— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03

2 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC O PAPEL DAS TICs: Altera a estrutura de interesses Reestrutura as relações de poder Mudam o caráter dos símbolos Reestrutura as dimensões biológicas e estrutura psicológica da memória Modificam a natureza da comunidade Reestrutura o espaço de convivência humana

3 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC Os objetivos da TIC no âmbito escolar: Melhorar o ensino Motivar os alunos Criar redes de colaboração Transformar a escola atual

4 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC Argumentos que sustentam a TICs: As tecnologias da informação e comunicação ficarão por muito tempo transformando o mundo e a educação. As tecnologias da informação e comunicação estão sendo utilizadas e desenvolvidas para um mundo cheio de valores e interesses que não favorecem toda a população.

5 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC AS TICs E A EDUCAÇÃO: Promessas rompidas Expectativas não cumpridas Tecnologia centrada no professor

6 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC Organismos internacionais defendem: Educação dos alunos para a sociedade do conhecimento Construção do pensamento de forma crítica e autônoma Capacidade de resolver problemas Facilidade com a comunicação

7 II Congresso Europeu sobre Tecnologia da Informação em Educação e Cidadania: Os educadores inquietos para renovar e melhorar a educação com o uso das TIC se sentem prisioneiros das estruturas administrativas e organizativas. As comunidades educativas parecem mais preparadas para a suposta mudança que a incorporação das TIC. Neste sentido é necessário impulsionar ou reconhecer iniciativas de cima a baixo mediante estruturas que as favoreçam e não as sufoquem. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC

8 A parceria entre a PEDAGOGIA e a TIC poderá responder de forma positiva às limitações do espaço escolar por meio: Enfrentamento de riscos Aceitação da diversidade União de instituições geograficamente distantes Aceitação da diversidade Ampliação da comunicação entre pessoas

9 Para Cuban (1993): As TICs são usadas muitas vezes para reforçar as crenças existentes sobre os ambientes de ensino em que ensinar é explicar, aprender é escutar e o conhecimento é o que contêm os livros-texto. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC

10 As TICs e a transformação da escola (a escola do amanhã): Ambientes múltiplos de aprendizagem e materiais inovadores. Aprendizagem de atividades cognitivas de ordem superior orientadas a desenvolver a autonomia, a criatividade, a resolução de problemas e o trabalho em grupo. Aplicações das TICs fáceis de usar e com um custo razoável para aumentar a possibilidade de obter recursos distantes da escola e de casa.

11 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC Os projetos informáticos atuais enfatizam: Promover uma cultura de mudança pedagógica e tecnológica nas escolas. Oferecer alternativas para superar as limitações que dificultam a mudança e a melhoria dos ambientes educativos. Criar, desenvolver e avaliar um ambiente de ensino e aprendizagem virtual. Propiciar um papel protagonista à comunidade educativa como agente da mudança e melhoria da escola.


Carregar ppt "TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google