A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 01.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 01."— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 01

2 Professor Patrick Nunes Mestrando em Ciências da Saúde e do Ambiente Especialista em Pedagogia Empresarial Administrador de Empresas

3 MSN (21)

4 TECNOLOGIAS DEPENDENTES Hipermídia

5

6 HIPERMÍDIA HCI – Interação Homem e Computador Entendemos por HCI o estudo de caráter inter e multidisciplinar que se preocupa com a adaptação de sistemas computacionais ao seu usuário, visando maior satisfação, segurança e produtividade. HCI é o grupo de processos, diálogos e ações através do qual um usuário humano emprega e interage com um computador. HCI se preocupa com o projeto, avaliação e implementação de sistemas de computadores para o uso humano.

7 Para PREECE (1994): O HCI se refere ao projeto de sistemas computacionais que auxiliam as pessoas na realização de suas tarefas com produtividade e segurança. Ele tem um importante papel no projeto e no desenvolvimento de todos os tipos de sistemas como, por exemplo, no controle de tráfego aéreo, no processamento nuclear, onde a segurança é fundamental; nos aplicativos de escritório onde produtividade e satisfação no trabalho são importantes; e em jogos de computadores que devem ser excitantes, atrativos e cativar a imaginação dos usuários HIPERMÍDIA HCI – Interação Homem e Computador

8 A hipermídia têm sido proposta como uma maneira de produzir informação disponível e armazenada num formato não-seqüencial. TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Hipermídia

9 As características que dizem respeito à estruturação associativa da hipermídia são: Uma rede de objetos de informação reunidos como nós. Um conjunto de ligações (links) que criam relações entre os nós de informação. TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Hipermídia

10 TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Cognição Humana e a Hipermídia Segundo PIERRE LÉVY (1993): A memória humana é estruturada de tal forma que nós compreendemos e retemos bem melhor tudo aquilo que esteja organizado de acordo com relações espaciais. Lembremos que o domínio de uma área qualquer do saber implica, quase sempre, a posse de uma rica representação esquemática. Os hipertextos podem propor vias de acesso e instrumentos de orientação em um domínio do conhecimento sob a forma de diagramas, de redes ou de mapas conceituais manipuláveis e dinâmicos. Em um contexto de formação, os hipertextos deveriam portanto favorecer, de várias maneiras, um domínio mais rápido e mais fácil da matéria do que através do audiovisual clássico ou do suporte impresso habitual.

11 TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Cognição Humana e a Hipermídia Para PIERRE LÉVY (1993): Os esquemas interativos, por tornar explicitamente disponíveis, diretamente visíveis e manipuláveis as macroestruturas de textos, documentos de multimídia, programas informáticos, de operações a coordenar ou de restrições a respeitar, possibilitam transferir para o computador a tarefa de construir e de manter em dia representações que antes deveriam ser realizadas pelos fracos recursos da memória de trabalho humana ou aos recursos rudimentares tais como papel e lápis.

12 HIPERMÍDIA Informação não seqüencial A noção de links pode ser ampliada de tal modo que os nós possam representar informação armazenada de uma variedade de meios diferentes. Assim como o hipertexto, a hipermídia é ao mesmo tempo, um método de armazenamento e recuperação não-sequencial de dados. A hipermídia incorpora a noção de partes interligadas de informações permitindo aos usuários navegar através da rede resultante. A informação é fornecida não só por que está estocada em cada nó, mas também porque os nós ligados uns aos outros formam caminhos por meio do qual se obtém informação.


Carregar ppt "TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 01."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google