A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Antipichação Cidade Limpa Boas práticas de cidadania.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Antipichação Cidade Limpa Boas práticas de cidadania."— Transcrição da apresentação:

1

2 Projeto Antipichação Cidade Limpa Boas práticas de cidadania

3 *O QUE É: Este projeto pretende reprimir as ações depredadoras de pichação em monumentos, edifícios tombados, de valor histórico, arqueológico ou artístico, bem como, em imóveis particulares.

4 A Anamaco, com o objetivo de incrementar os negócios das empresas do segmento onde atua, vem criando alguns projetos de Boas Práticas de Cidadania. Entre eles destacamos o Antipichação – Cidade Limpa que já foi sucesso em sua edição piloto na cidade de São José dos Campos e que agora se confirma com a adesão da Prefeitura de São Paulo.

5 A exposição na mídia tem contribuído para que as empresas apóiem o projeto. Os principais veículos da mídia impressa e eletrônica têm compreendido a importância do programa e estão proporcionando um bom retorno de imagem aos parceiros da Anamaco/ Prefeituras

6 *POR QUE FAZER : 1)É necessário desestimular a pichação através da aplicação efetiva da lei e da responsabilização dos responsáveis legais pelas ações dos menores. 2)É preciso estimular a manutenção das áreas externas das residências e edificações comerciais.

7 3) Porque visa educar a criança e o adolescente através de palestras e seminários. 4) O projeto resgata a paisagem urbana para os moradores da cidade. 5) Não restringir esse projeto somente aos danos do patrimônio público mas, sim, ampliá-lo aos estabelecimentos comerciais e casas particulares.

8 COMO FAZER? Para começar procure a Acomac (Associação dos Comerciantes de Material de Construção) de sua cidade e coloque o plano em discussão para uma ação imediata. Adote parcerias com órgãos municipais, estaduais e do terceiro setor.

9 Apresente a Lei Federal de crimes ambientais 9605/98, art. 65, que combate e penaliza o ato de pichar. A pena pode variar de sei meses a um ano de detenção e multa. A lei proíbe exatamente : · Pichar e grafitar ou por qualquer outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano.

10 Basicamente há dois tipos de infrator: 1) O primeiro é o eventual que acha divertido pichar e deixar sua marca na cidade. Esses geralmente moram com os pais e não apresentam nenhum comportamento repreensível. Com o passar do tempo eles perdem o interesse nesse tipo de ação.

11 2) O segundo é o contumaz* ou membro de gangues. Esses agem como profissionais e seguem obstinadamente o objetivo de aparecer. Querem deixar seu símbolo marcado na cidade, tanto quantitativamente como qualitativamente, nos pontos de maior visibilidade. *termo jurídico. diz-se de ou indivíduo que, deliberadamente, se recusa a comparecer perante juiz que o tenha citado

12 Mostre a importância da realização de planos divulgação através de assessoria de imprensa e campanhas publicitárias em rádio, TV, jornal e revista.

13 Crie uma campanha com o seguinte enfoque: Pichar é crime e dá cadeia. Estimule a população a denunciar o ato de pichação através do 156 – Guarda Civil Municipal ou 190 – Polícia Militar.

14 Mobilizem os pais para que desencorajem seus filhos a cometer esse crime e evitem que eles sejam pegos em flagrante. Os pais devem alertar os filhos que, mesmo que aleguem o desconhecimento dessa lei, poderão ser levados à delegacia para prestar depoimento e, nessa ocasião, os responsáveis serão chamados

15 Mostre a necessidade de dar credibilidade e constância ao projeto para atingir o sucesso desejado, contando com a colaboração da imprensa, dos multiplicadores de opinião e do poder público de cada município.

16 Caso sua cidade ainda não tenha uma das nossas Acomacs, entre em contato com o seu sindicato local ou mesmos com as associações existentes, mobilizando o maior número possível de revendedores de material de construção.

17 É importante unir esforços da indústria, do varejo, órgãos governamentais e a sociedade como um todo para criar o modelo ideal para cada cidade.

18 POR QUE FAZER a) Para resgatar a paisagem urbana para os moradores da cidade. b) Gerar mais renda em função da demanda de material de construção e demanda mão-de-obra; c) Movimenta a economia local; d) Três grandes bancos contam com linhas de financiamentos para material de construção com custos abaixo de 2% ao mês para o consumidor (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco).

19 QUEM GANHA COM ISSO? A população de todo município que quer resgatar a beleza de sua cidade e para isso precisa reduzir ou eliminar a ação dos pichadores através da tomada de uma da tomada de atitude – a Tolerância Zero.

20 Por isso eleja uma comissão e procure marcar uma reunião na Prefeitura Municipal de sua cidade para argumentar a necessidade e importância desse projeto.

21 Mostre a lei e ouse! A ousadia e a união são as chaves para se ter sucesso nessa empreitada.


Carregar ppt "Projeto Antipichação Cidade Limpa Boas práticas de cidadania."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google