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Fonte: A Construção do Desenvolvimento Sustentado, UNC, 2006.

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2 Fonte: A Construção do Desenvolvimento Sustentado, UNC, 2006

3 138 mil *O segmento é constituído de cerca de 138 mil lojas em todo o Brasil 15 milhões *A cadeia da Construção Civil emprega 15 milhões de pessoas, sendo 4 milhões 4 milhões diretamente. 50 mil lojas *A Anamaco tem em seu banco de dados 50 mil lojas cadastradas, das quais 56% estão localizadas no estado de São Paulo; 10% em Minas Gerais; 6% no Rio de Janeiro; 4,5% no Rio Grande do Sul; 4% no Paraná ; 4% na Bahia e 3,5% em Santa Catarina. *Dos 4,1% pertencentes a Material de Construção no tocante ao PIB, 77% se devem às lojas de pequeno e médio portes.

4 Estudos efetuados pela empresa americana de consultoria Booz Allen Hamilton77% Booz Allen Hamilton para o setor demonstram que 77% das unidades habitacionais produzidas no Brasil são em regime auto-gestão: de auto-gestão: como a maioria dos brasileiros não pode adquirir um imóvel financiado, os próprios consumidores adquirem os produtos aos poucos e, com a ajuda dos vizinhos ou terceirizando o serviço (contratando um pedreiro, alguém para instalar o piso, etc) faz-se mais um cômodo, a própria moradia ou reforma-se a antiga. Embora o poder de compra do brasileiro tenha diminuído nos últimos anos, ele continua comprando o material porque é uma necessidade.

5 O mercado é bastante heterogêneo, sendo a Construção Auto-Gerida / Auto-Financiada predominante...** ( 1) Estão excluídas as Obras de Arte, Construção Pesada e Obras Industriais e Obras de infra-estrutura (2) O número de Unidades Habitacionais (U.H.) não contempla as reformas em unidades pré-existentes Fonte: PNAD; Bacen; Caixa; Ministério das Cidades; CBIC; Prospectividade Tecnológica; PINI; base 2001 **Fonte: Pesquisa da Consultoria Booz Allen Hamilton Auto- Financiamento Privado R$ 48 Bi (62%) 700 mil U.H. (2) (64%) R$ 48 Bi (62%) 700 mil U.H. (2) (64%) R$ 22 Bi (30%) 100 mil U.H. (9%) R$ 22 Bi (30%) 100 mil U.H. (9%) R$ 0,7 Bi (0,9%) 20 mil U.H. (2) (2%) R$ 0,7 Bi (0,9%) 20 mil U.H. (2) (2%) R$ 0,4 Bi (0,5%) 50 mil U.H. (5%) R$ 0,4 Bi (0,5%) 50 mil U.H. (5%) R$ 3 Bi (4,1%) 130 mil U.H. (2) (12%) R$ 3 Bi (4,1%) 130 mil U.H. (2) (12%) R$ 2 Bi (2,7%) 100 mil U.H. (9%) R$ 2 Bi (2,7%) 100 mil U.H. (9%) Financiamento Governamental R$ 70 Bi (92%) 800 mil U.H. (73%) R$ 1,1 Bi (1,4%) 70 mil U.H. (6%) R$ 5 Bi (6,8%) 230 mil U.H. (21%) R$ 52 Bi (67%) 850 mil U.H. (2) (77%) R$ 24 Bi (33%) 250 mil U.H. (23%) Segmentação da Construção Habitacional (1) Construção Via Construtora Construção Auto-Gerida

6 ... em todas as classes sociais** Expansão e Reforma de Unidades Residenciais (mil unidades habitacionais) Edificações Residenciais Novas (mil unidades habitacionais) Construção via Construtora Construção Auto-Gerida Construção via Construtora Construção Auto- Gerida **Fonte: Pesquisa da Consultoria Booz Allen Hamilton

7 *O Brasil tem uma enorme demanda por material de construção, 7,5 milhões pois conta com 45 milhões de domicílios, dos quais 7,5 milhões não têm banheiros não têm banheiros, de acordo com dados do IBGE. *Ao contrário do que se pensa, a compra dos materiais de 23% dos produtos construção pelas construtoras representa apenas 23% dos produtos fabricados pelo segmento. *A Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção) – entidade que representa em âmbito nacional 138 mil lojas de materiais de construção - atua no governo federal, objetivando a criação de novos sistemas de crédito e a redução de impostos sobre os produtos do setor

8 Faturamento do setor – em bilhões de reais

9 Pesquisa ANAMACO/ Ibope Inteligência 2010 Avaliação da Indústria de Materiais de Construção

10 Conhecer o perfil das lojas de materiais de construção no Brasil Monitorar o mercado das categorias avaliadas, analisando: Presença da categoria Presença das marcas Avaliação das marcas trabalhadas pelos lojistas em 5 atributos, além do overall. Objetivo da pesquisa Pesquisa quantitativa, realizada através de entrevistas telefônicas via CATI – Computer Assisted Telephone Interviews – com a utilização de um questionário estruturado, composto apenas por perguntas fechadas, previamente submetido à aprovação da ANAMACO. Metodologia As entrevistas foram realizadas entre 07/12/2009 e 29/01/2010.

11 Os lojistas entrevistados foram segmentados em dois grupos e possuem as seguintes características: Definições Pequenos/ Médios lojas de pequeno e médio porte sob a ótica das indústrias de material de construção. Grandes clientes amostra de lojistas pertencentes ao ranking anual da Revista ANAMACO, elaborado de acordo com a importância das lojas para as indústrias de materiais de construção.

12 entrevistas distribuídas entre os diversos estados brasileiros: Amostra Total Norte Nordeste Centro-Oeste Sudeste Sul Grandes lojas: 111 Pequenas/médias: 1.305

13 Perfil das lojas de material de construção

14 PD. Há quanto tempo existe essa loja (ou grupo de lojas)? Tempo de existência (%) Menos de 1 ano De 1 a 3 anos De 4 a 6 anos De 7 a 10 anos De 10 a 15 anos De 15 a 20 anos Mais de 20 anos Base: (2009) Total da amostra (1416) Peq/med (1305) Grande (111) (2008) Total da amostra (1412) Peq/med (1276) Grande (136) Média = 18,95 = 17,15 Média = 18,22 = 16,13 Média = 25,79 = 29,10 TOTALPEQ/MEDGRANDE Mais de 60% destas lojas estão estabelecidas há mais de 10 anos no mercado. 65% 78%

15 PB. A sua empresa é composta por quantas lojas no Brasil? (ESPONTÂNEO - RU) Número de lojas (%) Média = 2,42 = 2,27 = 2,28 TOTALPEQ/MEDGRANDE Média = 1,96 = 1,79 = 1,71 Média = 6,46 = 6,73 = 8,94 Base: (2009) Total da amostra (1416) Peq/med (1305) Grande (111) (2008) Total da amostra (1412) Peq/med (1276) Grande (136) (2007) Total da Amostra (1405) Peq/méd (1261) Grande (144) A maior parte das lojas consiste em um único estabelecimento. Portanto, para atendê- las faz-se necessário um grande esforço de vendas, ou via equipe própria, ou via atacadistas.

16 Base: (2009) Total da amostra (1416) (2008) Total da amostra (1412) (2007) Total da amostra (1405) P25. Considerando a área de venda das lojas, ou seja, a área de exposição dos produtos, sem contar a área de estoque, qual é a área total em m2 de todas as lojas pelas quais o(a) sr(a) é responsável pelo setor de compras? (ESPONTÂNEO - RM) Tamanho - área de vendas (%) TOTAL Cerca de metade das lojas possuem até 300 mts² de área de vendas.

17 PEQ/MED GRANDE Base: (2009) Peq/Méd (1305) Grande (111) (2008) Peq/Méd (1276) Grande (136) (2007) Peq/Méd (1261) Grande (144) P25. Considerando a área de venda das lojas, ou seja, a área de exposição dos produtos, sem contar a área de estoque, qual é a área total em m2 de todas as lojas pelas quais o(a) sr(a) é responsável pelo setor de compras? (ESPONTÂNEO - RM) Tamanho - área de vendas (%) As diferenças de metragem são perceptíveis entre os 2 tipos de lojas consideradas no estudo. Cerca de metade das grandes possui mais de mts² de área de vendas enquanto nas pequenas/médias, predominam metragens de até 300 mts².

18 P22. Qual é o número total de funcionários de todas as loja(s) pela(s) qual(is) o(a) sr.(a) é responsável pelo setor de compras, considerando terceirizados? (ESPONTÂNEO - RU) Número de funcionários (%) Base: (2009) Total da amostra (1416) (2008) Total da amostra (1412) (2007) Total da amostra (1405) TOTAL Média = 34Média = 45 Média = 59 A maior parte das lojas trabalha com até 10 funcionários. Em 2009 observa-se o aumento do número médio de funcionários por loja, refletindo a recuperação da economia.

19 Número de funcionários (%) Média = 498 Média = 228Média = 287 Média = 17Média = 13 Média = 22 PEQ/MED GRANDE Base: (2009) Peq/Méd (1305) Grande (111) (2008) Peq/Méd (1276) Grande (136) (2007) Peq/Méd (1261) Grande (144) P22. Qual é o número total de funcionários de todas as loja(s) pela(s) qual(is) o(a) sr.(a) é responsável pelo setor de compras, considerando terceirizados? (ESPONTÂNEO - RU) O perfil das lojas pequenas/médias é bastante diferente do perfil das grandes em termos de número de funcionários. Mas ambas tiveram acréscimo em 2009.

20 P26. Qual o número de itens de todas as loja(s) pela(s) qual(is) o(a) r.(a) é responsável pelo setor de compras? (ESPONTÂNEO - RU) Número de itens comercializados (%) Base: (2009) Total da amostra (1416) (2008) Total da amostra (1412) (2007) Total da amostra (1405) TOTAL Média = 6.514Média = 6.831Média = Aumenta um pouco o número de itens comercializados de um ano para o outro, Entretanto, destaca-se o crescimento da faixa de até 1000 ítens. Em 2009 as lojas menores ampliaram seu espectro de atuação.

21 Número de itens comercializados (%) P26. Qual o número de itens de todas as loja(s) pela(s) qual(is) o(a) r.(a) é responsável pelo setor de compras? (ESPONTÂNEO - RU) PEQ/MED GRANDE Base: (2009) Peq/Méd (1305) Grande (111) (2008) Peq/Méd (1276) Grande (136) (2007) Peq/Méd (1261) Grande (144) Média = Média = Média = Média = Média = Média = Nas lojas pequenas/médias destaca-se o crescimento nas vendas até itens enquanto nas grandes, cresce bastante a média comercializada, indicando novamente o ano extremamente positivo para o setor.

22 PA. Inicialmente, eu gostaria de saber como o(a) Sr(a). classificaria a sua loja. Para isso, vamos considerar que, se sua loja vende mais de 50% de um das categorias de produtos que vou citar, vamos dizer que é uma loja voltada para este tipo de produto: (ESTIMULADO - RU) Tipo de loja (%) Base: (2009) Total da amostra (1416) Peq/med (1305) Grande (111) TOTAL PEQ/MEDGRANDE Básico (cal, cimento, madeira, aço, areia) Pintura - tintas e acessórios (pincel, lixas..) Material elétrico e iluminação Revestimento cerâmico Material hidráulico Portas, janelas e esquadrias Não tem uma categoria que represente mais de 50% Outros

23 P27. Qual é o faturamento total mensal de todas as loja(s) pela(s) qual(is) o(a) sr.(a) é responsável pelo setor de compras? (RU – ESPONTÂNEO) Faturamento mensal das lojas (%) Até 50 mil reais + 50 mil a 150 mil reais mil a 300 mil reais mil a 500 mil reais + de 500 mil reais Não sabe Recusa Base: (2009) Total da amostra (1416) (2008) Total da amostra (1412) (2007) Total da amostra (1405) TOTALPEQ/MEDGRANDE A pesquisa indicou aumento na média de faturamento das lojas Média 07: : : Média 07: : : Média 07: : :

24 Conexões de PVC para água fria Tubos de PVC para água fria Assentos sanitários Cadeados Lâmpadas Pregos Duchas, chuveiros e torneiras elétricas Interruptores, plugues e tomadas Colas em geral Fitas crepe Lixas e abrasivos Disjuntores residenciais Fios e cabos elétricos Fechaduras em geral Silicones Argamassas colantes Rejuntamentos cerâmicos Discos diamantados Metais sanitários Serras manuais (segueta ou serrinha) Louças sanitárias Tintas para paredes, teto e fachada Presença das Categorias 2009 (%) Índice de multiplicidade = 26,71 P1. Agora, eu gostaria de saber com quais dos seguintes tipos de materiais de construção que eu vou ler o sr. trabalha atualmente, ou seja, trabalhou nos últimos 3 meses? O sr. trabalha com... (ESTIMULADO - RM) Base: (2009) Total da amostra (1416) TOTAL

25 Caixas d'água de polietileno e fibra de vidro Vernizes Esmaltes sintéticos Ferramentas manuais Sistemas de descarga Impermeabilizantes Trenas de bolso Cimentos Telas, treliças e arame recozido Armários para cozinhas e banheiros Discos abrasivos de corte e desbaste Extensões elétricas Tintas para pisos Pias, cubas e tanques de material sintético Telhas de fibrocimento Revestimentos cerâmicos Óleo desingripante ou óleo anticorrosivo Corantes líquidos Vergalhões de aço Luminárias Tintas spray Cal hidratada/ cales hidratada Presença das Categorias 2009 – cont. (%) P1. Agora, eu gostaria de saber com quais dos seguintes tipos de materiais de construção que eu vou ler o sr. trabalha atualmente, ou seja, trabalhou nos últimos 3 meses? O sr. trabalha com... (ESTIMULADO - RM) Base: (2009) Total da amostra (1416) TOTAL

26 Portas sanfonadas de PVC Furadeiras elétricas Metais sanitários economizadores de água Portas, janelas (esquadrias) de aço Sifões, engates e complementos de metal Serras elétricas para mármore Forros de PVC Conexões de ferro galvanizado Mantas asfálticas para impermeabilização Esmaltes à base de água Portas, janelas (esquadrias) de alumínio Luminárias decorativas (pendentes, arandelas, decorativas) Porteiros eletrônicos Sistemas tintométricos para tingimento de tinta Filtro e purificadores de água Tubos e conexões de cobre Miniesmerilhadeiras (elétrico) Banheiras Marteletes (elétrico) Aquecedores de passagem a gás Trenas à laser Presença das Categorias 2009 – cont. (%) P1. Agora, eu gostaria de saber com quais dos seguintes tipos de materiais de construção que eu vou ler o sr. trabalha atualmente, ou seja, trabalhou nos últimos 3 meses? O sr. trabalha com... (ESTIMULADO - RM) Base: (2009) Total da amostra (1416) TOTAL


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