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Fonte: “A Construção do Desenvolvimento Sustentado”, UNC, 2006

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Apresentação em tema: "Fonte: “A Construção do Desenvolvimento Sustentado”, UNC, 2006"— Transcrição da apresentação:

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2 Fonte: “A Construção do Desenvolvimento Sustentado”, UNC, 2006

3 *Dos 4,1% pertencentes a Material de Construção no tocante ao PIB, 77% se devem às lojas de pequeno e médio portes. *O segmento é constituído de cerca de 138 mil lojas em todo o Brasil *A cadeia da Construção Civil emprega 15 milhões de pessoas, sendo 4 milhões diretamente. *A Anamaco tem em seu banco de dados 50 mil lojas cadastradas, das quais 56% estão localizadas no estado de São Paulo; 10% em Minas Gerais; 6% no Rio de Janeiro; 4,5% no Rio Grande do Sul; 4% no Paraná ; 4% na Bahia e 3,5% em Santa Catarina.

4 Estudos efetuados pela empresa americana de consultoria
Booz Allen Hamilton para o setor demonstram que 77% das unidades habitacionais produzidas no Brasil são em regime de auto-gestão: como a maioria dos brasileiros não pode adquirir um imóvel financiado, os próprios consumidores adquirem os produtos aos poucos e, com a ajuda dos vizinhos ou terceirizando o serviço (contratando um pedreiro, alguém para instalar o piso, etc) faz-se mais um cômodo, a própria moradia ou reforma-se a antiga. Embora o poder de compra do brasileiro tenha diminuído nos últimos anos, ele continua comprando o material porque é uma necessidade.

5 Segmentação da Construção Habitacional(1) Construção Auto-Gerida
O mercado é bastante heterogêneo, sendo a Construção Auto-Gerida / Auto-Financiada predominante...** Segmentação da Construção Habitacional(1) Construção Auto-Gerida Construção Via Construtora R$ 48 Bi (62%) 700 mil U.H.(2) (64%) R$ 22 Bi (30%) 100 mil U.H. (9%) Auto- Financiamento R$ 70 Bi (92%) 800 mil U.H. (73%) R$ 0,7 Bi (0,9%) 20 mil U.H.(2) (2%) R$ 0,4 Bi (0,5%) 50 mil U.H. (5%) Financiamento Privado R$ 1,1 Bi (1,4%) 70 mil U.H. (6%) R$ 3 Bi (4,1%) 130 mil U.H.(2) (12%) R$ 2 Bi (2,7%) 100 mil U.H. (9%) Financiamento Governamental R$ 5 Bi (6,8%) 230 mil U.H. (21%) R$ 52 Bi (67%) 850 mil U.H.(2) (77%) R$ 24 Bi (33%) 250 mil U.H. (23%) (1) Estão excluídas as “Obras de Arte”, Construção Pesada e Obras Industriais e Obras de infra-estrutura (2) O número de Unidades Habitacionais (U.H.) não contempla as reformas em unidades pré-existentes Fonte: PNAD; Bacen; Caixa; Ministério das Cidades; CBIC; Prospectividade Tecnológica; PINI; base 2001 **Fonte: Pesquisa da Consultoria Booz Allen Hamilton

6 ... em todas as classes sociais**
Edificações Residenciais Novas (mil unidades habitacionais) Expansão e Reforma de Unidades Residenciais (mil unidades habitacionais) 2.600 3.100 2.100 110 260 670 900 70 Construção via Construtora Construção via Construtora Construção Auto-Gerida Construção Auto-Gerida **Fonte: Pesquisa da Consultoria Booz Allen Hamilton

7 *O Brasil tem uma enorme demanda por material de construção,
pois conta com 45 milhões de domicílios, dos quais 7,5 milhões não têm banheiros, de acordo com dados do IBGE. *Ao contrário do que se pensa, a compra dos materiais de construção pelas construtoras representa apenas 23% dos produtos fabricados pelo segmento.  *A Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção) – entidade que representa em âmbito nacional 138 mil lojas de materiais de construção - atua no governo federal, objetivando a criação de novos sistemas de crédito e a redução de impostos sobre os produtos do setor

8 Faturamento do setor – em bilhões de reais

9 Pesquisa ANAMACO/ Ibope Inteligência 2010
Avaliação da Indústria de Materiais de Construção

10 Objetivo da pesquisa Metodologia
Conhecer o perfil das lojas de materiais de construção no Brasil Monitorar o mercado das categorias avaliadas, analisando: Presença da categoria Presença das marcas Avaliação das marcas trabalhadas pelos lojistas em 5 atributos, além do overall. Metodologia Pesquisa quantitativa, realizada através de entrevistas telefônicas via CATI – Computer Assisted Telephone Interviews – com a utilização de um questionário estruturado, composto apenas por perguntas fechadas, previamente submetido à aprovação da ANAMACO. As entrevistas foram realizadas entre 07/12/2009 e 29/01/2010.

11 Definições Os lojistas entrevistados foram segmentados em dois grupos e possuem as seguintes características: Grandes clientes amostra de lojistas pertencentes ao ranking anual da Revista ANAMACO, elaborado de acordo com a importância das lojas para as indústrias de materiais de construção. Pequenos/ Médios lojas de pequeno e médio porte sob a ótica das indústrias de material de construção.

12 Amostra Total 1416 entrevistas distribuídas entre os diversos estados brasileiros: Norte 85 Nordeste 255 Centro-Oeste 107 Sudeste 703 Grandes lojas: Pequenas/médias: 1.305 Sul 266

13 Perfil das lojas de material de construção

14 Tempo de existência (%)
Mais de 60% destas lojas estão estabelecidas há mais de 10 anos no mercado. TOTAL PEQ/MED GRANDE Menos de 1 ano De 1 a 3 anos De 4 a 6 anos De 7 a 10 anos De 10 a 15 anos De 15 a 20 anos Mais de 20 anos 78% 65% Média = 18,95 = 17,15 Média = 18,22 = 16,13 Média = 25,79 = 29,10 Base: (2009) Total da amostra (1416) Peq/med (1305) Grande (111) (2008) Total da amostra (1412) Peq/med (1276) Grande (136) PD. Há quanto tempo existe essa loja (ou grupo de lojas)?

15 Número de lojas (%) A maior parte das lojas consiste em um único estabelecimento. Portanto, para atendê-las faz-se necessário um grande esforço de vendas, ou via equipe própria, ou via atacadistas. TOTAL PEQ/MED GRANDE Média = 2,42 = 2,27 = 2,28 Média = 1,96 = 1,79 = 1,71 Média = 6,46 = 6,73 = 8,94 Base: (2009) Total da amostra (1416) Peq/med (1305) Grande (111) (2008) Total da amostra (1412) Peq/med (1276) Grande (136) (2007) Total da Amostra (1405) Peq/méd (1261) Grande (144) PB. A sua empresa é composta por quantas lojas no Brasil? (ESPONTÂNEO - RU)

16 Tamanho - área de vendas (%)
Cerca de metade das lojas possuem até 300 mts² de área de vendas. TOTAL Base: (2009) Total da amostra (1416) (2008) Total da amostra (1412) (2007) Total da amostra (1405) P25. Considerando a área de venda das lojas, ou seja, a área de exposição dos produtos, sem contar a área de estoque, qual é a área total em m2 de todas as lojas pelas quais o(a) sr(a) é responsável pelo setor de compras? (ESPONTÂNEO - RM)

17 Tamanho - área de vendas (%)
As diferenças de metragem são perceptíveis entre os 2 tipos de lojas consideradas no estudo. Cerca de metade das grandes possui mais de mts² de área de vendas enquanto nas pequenas/médias, predominam metragens de até 300 mts² . PEQ/MED GRANDE Base: (2009) Peq/Méd (1305) Grande (111) (2008) Peq/Méd (1276) Grande (136) (2007) Peq/Méd (1261) Grande (144) P25. Considerando a área de venda das lojas, ou seja, a área de exposição dos produtos, sem contar a área de estoque, qual é a área total em m2 de todas as lojas pelas quais o(a) sr(a) é responsável pelo setor de compras? (ESPONTÂNEO - RM)

18 Número de funcionários (%)
A maior parte das lojas trabalha com até 10 funcionários. Em 2009 observa-se o aumento do número médio de funcionários por loja, refletindo a recuperação da economia. Média = 45 Média = 34 Média = 59 TOTAL Base: (2009) Total da amostra (1416) (2008) Total da amostra (1412) (2007) Total da amostra (1405) P22. Qual é o número total de funcionários de todas as loja(s) pela(s) qual(is) o(a) sr.(a) é responsável pelo setor de compras, considerando terceirizados? (ESPONTÂNEO - RU)

19 Número de funcionários (%)
O perfil das lojas pequenas/médias é bastante diferente do perfil das grandes em termos de número de funcionários. Mas ambas tiveram acréscimo em 2009. PEQ/MED Média = 17 Média = 13 Média = 22 GRANDE Média = 287 Média = 228 Média = 498 Base: (2009) Peq/Méd (1305) Grande (111) (2008) Peq/Méd (1276) Grande (136) (2007) Peq/Méd (1261) Grande (144) P22. Qual é o número total de funcionários de todas as loja(s) pela(s) qual(is) o(a) sr.(a) é responsável pelo setor de compras, considerando terceirizados? (ESPONTÂNEO - RU)

20 Número de itens comercializados (%)
Aumenta um pouco o número de itens comercializados de um ano para o outro, Entretanto, destaca-se o crescimento da faixa de até 1000 ítens. Em 2009 as lojas menores ampliaram seu espectro de atuação. Média = 6.831 Média = 6.514 Média = 6.828 TOTAL Base: (2009) Total da amostra (1416) (2008) Total da amostra (1412) (2007) Total da amostra (1405) P26. Qual o número de itens de todas as loja(s) pela(s) qual(is) o(a) r.(a) é responsável pelo setor de compras? (ESPONTÂNEO - RU)

21 Número de itens comercializados (%)
Nas lojas pequenas/médias destaca-se o crescimento nas vendas até itens enquanto nas grandes, cresce bastante a média comercializada, indicando novamente o ano extremamente positivo para o setor. PEQ/MED Média = 5.320 Média = 5.289 Média = 5.430 GRANDE Média = Média = Média = Base: (2009) Peq/Méd (1305) Grande (111) (2008) Peq/Méd (1276) Grande (136) (2007) Peq/Méd (1261) Grande (144) P26. Qual o número de itens de todas as loja(s) pela(s) qual(is) o(a) r.(a) é responsável pelo setor de compras? (ESPONTÂNEO - RU)

22 Tipo de loja - 2009 (%) TOTAL PEQ/MED GRANDE
Básico (cal, cimento, madeira, aço, areia) Pintura - tintas e acessórios (pincel, lixas..) Material elétrico e iluminação Revestimento cerâmico Material hidráulico Portas, janelas e esquadrias Não tem uma categoria que represente mais de 50% Outros Base: (2009) Total da amostra (1416) Peq/med (1305) Grande (111) PA. Inicialmente, eu gostaria de saber como o(a) Sr(a). classificaria a sua loja. Para isso, vamos considerar que, se sua loja vende mais de 50% de um das categorias de produtos que vou citar, vamos dizer que é uma loja voltada para este tipo de produto: (ESTIMULADO - RU)

23 A pesquisa indicou aumento na média de faturamento das lojas
Faturamento mensal das lojas (%) A pesquisa indicou aumento na média de faturamento das lojas TOTAL PEQ/MED GRANDE Até 50 mil reais + 50 mil a 150 mil reais + 151 mil a 300 mil reais + 300 mil a 500 mil reais + de 500 mil reais Não sabe Recusa Base: (2009) Total da amostra (1416) (2008) Total da amostra (1412) (2007) Total da amostra (1405) Média 07: 08: 09: Média 07: 08: 09: Média 07: 08: 09: P27. Qual é o faturamento total mensal de todas as loja(s) pela(s) qual(is) o(a) sr.(a) é responsável pelo setor de compras? (RU – ESPONTÂNEO)

24 Índice de multiplicidade = 26,71
Presença das Categorias 2009 (%) TOTAL Conexões de PVC para água fria Tubos de PVC para água fria Assentos sanitários Cadeados Lâmpadas Pregos Duchas, chuveiros e torneiras elétricas Interruptores, plugues e tomadas Colas em geral Fitas crepe Lixas e abrasivos Disjuntores residenciais Fios e cabos elétricos Fechaduras em geral Silicones Argamassas colantes Rejuntamentos cerâmicos Discos diamantados Metais sanitários Serras manuais (segueta ou serrinha) Louças sanitárias Tintas para paredes, teto e fachada Base: (2009) Total da amostra (1416) Índice de multiplicidade = 26,71 P1. Agora, eu gostaria de saber com quais dos seguintes tipos de materiais de construção que eu vou ler o sr. trabalha atualmente, ou seja , trabalhou nos últimos 3 meses? O sr. trabalha com ... (ESTIMULADO - RM)

25 Presença das Categorias 2009 – cont. (%)
TOTAL Caixas d'água de polietileno e fibra de vidro Vernizes Esmaltes sintéticos Ferramentas manuais Sistemas de descarga Impermeabilizantes Trenas de bolso Cimentos Telas, treliças e arame recozido Armários para cozinhas e banheiros Discos abrasivos de corte e desbaste Extensões elétricas Tintas para pisos Pias, cubas e tanques de material sintético Telhas de fibrocimento Revestimentos cerâmicos Óleo desingripante ou óleo anticorrosivo Corantes líquidos Vergalhões de aço Luminárias Tintas spray Cal hidratada/ cales hidratada Base: (2009) Total da amostra (1416) P1. Agora, eu gostaria de saber com quais dos seguintes tipos de materiais de construção que eu vou ler o sr. trabalha atualmente, ou seja , trabalhou nos últimos 3 meses? O sr. trabalha com ... (ESTIMULADO - RM)

26 Presença das Categorias 2009 – cont. (%)
TOTAL Portas sanfonadas de PVC Furadeiras elétricas Metais sanitários economizadores de água Portas, janelas (esquadrias) de aço Sifões, engates e complementos de metal Serras elétricas para mármore Forros de PVC Conexões de ferro galvanizado Mantas asfálticas para impermeabilização Esmaltes à base de água Portas, janelas (esquadrias) de alumínio Luminárias decorativas (pendentes, arandelas, decorativas) Porteiros eletrônicos Sistemas tintométricos para tingimento de tinta Filtro e purificadores de água Tubos e conexões de cobre Miniesmerilhadeiras (elétrico) Banheiras Marteletes (elétrico) Aquecedores de passagem a gás Trenas à laser Base: (2009) Total da amostra (1416) P1. Agora, eu gostaria de saber com quais dos seguintes tipos de materiais de construção que eu vou ler o sr. trabalha atualmente, ou seja , trabalhou nos últimos 3 meses? O sr. trabalha com ... (ESTIMULADO - RM)


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