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FATTO Consultoria e Sistemas www.fattocs.com.br 1 Análise de Pontos de Função Medição, Estimativas e Gerenciamento de Projetos de Software.

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1 FATTO Consultoria e Sistemas 1 Análise de Pontos de Função Medição, Estimativas e Gerenciamento de Projetos de Software

2 FATTO Consultoria e Sistemas 2 Agenda Importância da medição Uso da APF na gerência de projetos Uso da APF em estimativas Uso da APF em contratos de software Visão geral da APF Mundo das métricas funcionais Certificação CFPS

3 FATTO Consultoria e Sistemas 3 Por que medir software?

4 FATTO Consultoria e Sistemas 4 Por que medir software? Estimar custo e recursos de projetos Avaliar a aquisição de pacotes (make-or-buy) Suportar análises de produtividade e qualidade Remunerar fornecedores Apoiar a gerência de escopo do projeto Apoiar a gerência de requisitos do projeto Benchmarking

5 FATTO Consultoria e Sistemas 5 Dilema do desenvolvimento SW Requisitos - qualidade, funcionalidade e performance –são infinitos: tendem a expansão Recursos - trabalho, logística, capital –são restritos: pressão para menor utilização Como manter esta situação sob controle? –Atender ao máximo as expectativas com a utilização do mínimo de recursos

6 FATTO Consultoria e Sistemas 6 As Respostas de Hoje Terceirização e gestão de contratos Uso intensivo de pacotes de software - ERP em especial Orientação para gerência de projetos Iniciativas de Melhoria de Processos Mas o que é gerência de projetos e onde entra a APF?

7 FATTO Consultoria e Sistemas 7 Desafio do GP Tornar o gerenciamento de projetos baseado em fatos, não em achismos Para isto, deve-se buscar métricas e indicadores que orientem a gerência pois: –Não se pode controlar o que não se pode medir - Lord Kelvin –ou –Não se pode gerenciar o que não se pode medir - Tom de Marco

8 FATTO Consultoria e Sistemas 8 Importância da medição adequadamente atributos de qualidade..., quando feita adequadamente, a medição em seqüência de atributos de qualidade de produtos e processos pode fornecer uma base efetiva para a iniciação e gerência de atividades de melhoria de processos. PSM: Measuring for Process Management and Improvement William A. F. et al, 1997

9 FATTO Consultoria e Sistemas 9 O que medir? Objetivo Questão Objetivo Questão Objetivo Questão Métrica Planejamento

10 FATTO Consultoria e Sistemas 10 Indicadores derivados de PF A APF, junto com outras métricas permite a geração de vários indicadores para o GP –Horas / PF –PF / Homem Mês –R$ / PF –Defeitos / PF –Estabilidade dos requisitos –Baseline da organização –Tamanho do backlog

11 FATTO Consultoria e Sistemas 11 Uso da APF em Estimativas

12 FATTO Consultoria e Sistemas 12 Estimativas de Projetos de Software Quanto Tempo? Quanto Custa? Respostas dependem –dos Requisitos –da Equipe –da Tecnologia Exatidão apenas ao término Podem ser mais ou menos exatas

13 FATTO Consultoria e Sistemas 13 Podem ser mais ou menos exatas

14 FATTO Consultoria e Sistemas 14 Paradoxo: quando mais se exige precisão, menos se tem

15 FATTO Consultoria e Sistemas 15 desenvolver produto aprovar estimativas estimar custo cronograma estimar esforço fatores de risco dados históricos medidas reais de tamanho, esforço, etc. estimativas aprovadas de tamanho, esforço, etc. recursos dados de custo Analisar o processo de estimativa estimar tamanho coletar requerimentos estimar novamente sempre que necessário

16 FATTO Consultoria e Sistemas 16 Onde entra a APF? Tamanho pode ser estimado antes da especificação de requisitos estar completa Muito útil em tempo de proposta e análise de viabilidade É uma técnica para macro-estimativas Não recomendada para estimativas pontuais de atividades ou projetos muito pequenos

17 FATTO Consultoria e Sistemas 17 Estimando Esforço Necessidade das horas apropriadas para –Produtividade (PF / H) –Taxa de Entrega (H / PF) Classificação de projetos por similaridade –processo de desenvolvimento deve ser estável Extrapolar o comportamento histórico –Indicadores de Mercado –Indicadores Internos

18 FATTO Consultoria e Sistemas 18 Estimando Custo Necessidade dos custos apropriados para –Preço do ponto de função ( R$ / PF) Classificação de projetos por similaridade –processo de desenvolvimento deve ser estável Extrapolar o comportamento histórico –Indicadores de Mercado –Indicadores Internos

19 FATTO Consultoria e Sistemas 19 Estimando Duração Neste ponto o ideal é conjugar outras técnicas pois: –Nem sempre Prazo = Esforço / Tamanho Equipe Cuidado com fórmulas mágicas –duração = PF ** 0,4 ???

20 FATTO Consultoria e Sistemas 20 Outras Estimativas Possíveis? Número de casos de teste (= PF x 1,2) ??? Número de defeitos (= PF ** 1,25) ??? Tamanho da equipe de desenvolvimento (= PF / 150) ??? Tamanho da equipe de manutenção (= PF / 1500) ???

21 FATTO Consultoria e Sistemas 21 Uso da APF em Contratos de Software

22 FATTO Consultoria e Sistemas 22 Aspectos Contratação Sofware Foco no negócio principal Terceirização do desenvolvimento SW –Parcial Equipe Projeto Atividade (codificação, teste, análise, etc) –Total Outsourcing

23 FATTO Consultoria e Sistemas 23 Gestão do Contrato A necessidade de gerenciar o contrato existe seja qual for o nível da terceirização –Equipe: produtividade e qualidade –Projeto: prazo, escopo –Atividade: prazo –Outsourcing: custo, qualidade

24 FATTO Consultoria e Sistemas 24 Formas de contratação Homem Hora Preço Global Fixo Preço Unitário Seleção do Tipo de Contrato APF

25 FATTO Consultoria e Sistemas 25 Homem Hora (HH) Body shopping, time and material –Equipe mista –Nem sempre apenas um fornecedor –Infra-estrutura própria Remuneração –Nível de qualificação –Experiência dos profissionais –Horas apropriadas

26 FATTO Consultoria e Sistemas 26 HH - Por um lado Simples administração Flexibilidade Agilidade em picos de demanda Mudança real dos requisitos: –Aumento de escopo –Aumento do esforço –Aumento da fatura –É justo. Responsabilidade direta do contratante

27 FATTO Consultoria e Sistemas 27 HH - Por outro lado Quantidade mínima de horas: –Mês ou ano –Potencial subutilização de recursos –Garantia Gerenciar a produtividade dos contratados: –Competência não necessariamente disponível –Remuneração não vinculada a resultados –Falta de estímulo ao aumento de produtividade –NÃO é justo. Responsabilidade do contratado

28 FATTO Consultoria e Sistemas 28 Aplicação da APF x HH Monitoramento da qualidade –Defeitos quantidade, severidade, origem... –Funcionalidade fornecida (pontos de função) Monitoramento da produtividade –Pessoal envolvido em manutenção –Baseline ou base instalada

29 FATTO Consultoria e Sistemas 29 Preço Global Fixo (PGF) Privilegia a abordagem de projeto Exige maior grau de organização Quanto melhor definidos estiverem os requisitos, menor a chance de atritos Em geral: –O fornecedor não dispõe de muita informação –Ele não dispõe de tempo para análise detalhada –Superdimensionamento ou subdimensionamento (mais provável) –Ambos assumem que os requisitos não mudam –Mas eles mudam...

30 FATTO Consultoria e Sistemas 30 Os requisitos mudam... Quanto maior a duração do projeto, mais provável de ocorrer Nova negociação (aumento do escopo): como saber se as condições originais serão mantidas? APF como fator de normalização –Dimensionar o projeto original –Calcular o valor unitário –Aplicar os números ao objeto da mudança de escopo Instrumento de COMUNICAÇÃO

31 FATTO Consultoria e Sistemas 31 Quem disse que eles mudaram?

32 FATTO Consultoria e Sistemas 32 Medição da variação do escopo [1.200 PF] EspecificaçãoInicial deRequisitos [1.500 PF] Projeto de AltoNível [1.700 PF] Projeto Detalhado Estimativa Dimensionamento [1.900 PF] Produto Entregue Horas,Reais,Pontos deFunção, etc. EstimativaIncial...: PF ProdutoEntregue.: PF Crescimento : 58,3% ( – ) * Projeto AEquipe 1

33 FATTO Consultoria e Sistemas 33 Preço Unitário (PU) Remuneração sobre elementos do projeto –Relatórios, telas, tabelas, casos de uso, linhas de código, pontos de função Equilibrar riscos –Produtividade e qualidade - Contratado –Escopo - Contratante Desafio: O elemento –Reconhecido pelo contratante e contratado –Uniforme –Consistente

34 FATTO Consultoria e Sistemas 34 Por que APF como unidade Pontos de função como unidade padrão –Método padrão de medição funcional –Centenas de empresas e profissionais –IFPUG - organização responsável Pontos de função facilitando a comunicação –Vocabulário independente da tecnologia –Perspectiva do negócio

35 FATTO Consultoria e Sistemas 35 Quem usa APF em contratos BANDES CEF SERPRO PM- SP DATAPREV CORREIOS BRADESCO ABN/REAL EXÉRCITO PETROBRÁS EMBRATEL PRODEB EDS POLITEC MSAInfor DBA CPM STEFANINI

36 FATTO Consultoria e Sistemas 36 Visão Geral da APF

37 FATTO Consultoria e Sistemas 37 Definição da APF Método Padrão para Medir Software do Ponto de Vista do Usuário através da quantificação da Funcionalidade Fornecida

38 FATTO Consultoria e Sistemas 38 Objetivos da APF Objetivos da Técnica Medir a Funcionalidade que o usuário solicita e recebe Medir o desenvolvimento e melhoria de software de forma independente da tecnologia utilizada para sua implementação Objetivos do Processo de Contagem Simples o suficiente para minimizar o trabalho adicional envolvido no processo de medição Uma medida consistente entre vários projetos e organizações

39 FATTO Consultoria e Sistemas 39 Componentes da contagem

40 FATTO Consultoria e Sistemas 40 Determinar o Tipo de Contagem Determinar Escopo da Contagem e Fronteira da Aplicação Contar Funções Tipo Dados Contar Funções Tipo Transação Determinar Contagem de Pontos de Função não Ajustados Determinar Valor do Fator de Ajuste Calcular o Número de Pontos de Função Ajustados Copyright © 2001, 2002 por FATTO CONSULTORIA E SISTEMAS LTDA. Processo de contagem

41 FATTO Consultoria e Sistemas 41 O Mundo da Métricas Funcionais

42 FATTO Consultoria e Sistemas 42 Evolução das métricas funcionais

43 FATTO Consultoria e Sistemas 43 IFPUG Conferência e Workshop Educacional Comitês e Grupos de Trabalho Programa de Certificação (cursos, produtos, profissionais) Counting Practices Manual - CPM Associações locais - Chapter O BFPUG é um Chapter

44 FATTO Consultoria e Sistemas 44 APF no Brasil Difusão no início da década de 90 - Unisys/IBPI 6 ENUPF entre 1991 e 1994 Grandes licitações públicas ISO e CMM BFPUG evolução do FPUG-Rio –Fórum de discussões –Exame CFPS no Brasil

45 FATTO Consultoria e Sistemas 45 ISBSG International Software Benchmarking Standards Group Repositório com dados de projetos Possibilita análise comparativa de produtividade e qualidade, geração de estimativas, validação de boas práticas, etc The Software Metrics Compendium Estímulo à contribuição ao repositório

46 FATTO Consultoria e Sistemas 46 Certificação CFPS

47 FATTO Consultoria e Sistemas 47 Programa de Certificação CFPS Objetivo –Reconhecer formalmente os profissionais: Capazes de realizar contagem de pontos de função precisas e consistentes Conheçam as práticas de contagem mais recentes Consulta Pública –http://www.ifpug.org/other/search.htm. Prazo de Validade: três anos –Necessária associação ao IFPUG –Programa de extensão de certificação

48 FATTO Consultoria e Sistemas 48 O Exame CFPS A prova é dividida em 3 seções –definições (50 questões objetivas) –aplicação de regras (50 questões objetivas) –2 ou 3 estudo de casos (50 a 55 questões) Consulta ao CPM permitida Taxa de Acerto –mínimo de 90% no geral, com pelo menos 80% em cada seção Duração: 3h (inglês) 3,5h (português)

49 FATTO Consultoria e Sistemas 49 Brasil - Evolução da certificação Possui 24% dos CFPS do mundo, atrás apenas dos EUA

50 FATTO Consultoria e Sistemas 50 Conclusões APF é uma técnica eficaz na geração de indicadores para a gerência de projetos de software Resultados melhores à medida que dados históricos de projetos são incorporados Facilitador da comunicação Uso crescente em contratos de software Brasil está na vanguarda do uso da APF

51 FATTO Consultoria e Sistemas 51 Referências IFPUG - BFPUG - FATTO - ISBSG - ASMA - NESMA - UKSMA - COSMIC - SPR -

52 FATTO Consultoria e Sistemas 52 Perguntas???

53 FATTO Consultoria e Sistemas 53 Obrigado! Guilherme Siqueira Simões


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