A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração Teoria de sistemas Aula 13 Jorge Surian

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração Teoria de sistemas Aula 13 Jorge Surian"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Teoria de sistemas Aula 13 Jorge Surian
Teoria de sistemas Aula 13

2 TEORIA DE SISTEMAS Aspectos principais:
ciência de sistema – a exploração científica dos todos e da totalidade tecnologia de sistema – técnicas e abordagens matemáticas filosofia de sistema – reorientação do pensamento. Origens: Ludwig von Betalanffy (década de 1950 – biólogo alemão). Afirma que: “ Um problema básico postulado para a ciência moderna é a teoria geral da organização. A Teoria Geral de Sistemas é, em princípio, capaz de dar definições exatas para tais conceitos e, em casos específicos, capaz de colocá-los para uma análise quantitativa” O pensamento de sistemas é importante na psicologia, sociologia, economia e cibernética, bem como em muitas das ciências físicas.

3 CONCEPÇÃO: ATOMÍSTICA X HOLÍSTICA

4 CONCEITO E CARACTERÍSTICAS
Conceito: Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interagentes e interdependentes relacionados cada um ao seu ambiente de modo a formar um todo organizado. Utilidade principal: aplicabilidade no mundo real pela ênfase na visão das interações, interdependências e cadeias de efeitos. Considerações básicas de Churchman: Objetivos (metas e fins): Reais x Declarados Componentes (atividades que contribuem para objetivos): Departamentos, partes de um todo. Ambiente (lado de fora): Obstáculos reais e imaginários. Recursos (Fatores internos: Meios disponíveis para realização das atividades): pessoas, dinheiro, equipamentos, outros. Administração (planejamento e controle do sistema) Exemplo: A descoberta da América.

5 HIERARQUIA DE SISTEMAS
Kenneth Boulding em 1956 descreveu hierarquia de sistemas: Estrutura estática: níveis de estruturação Dinâmicos simples: incorporam movimentos predeterminados Cibernéticos: Mecanismos automáticos de controle e feedback. Abertos: Estruturas automantidas Genético-sociais: Divisão do trabalho entre as partes Animais: Aumento, mobilidade, comportamento teleológico e autoconsciência. Humanos: Autoconsciência e habilidade de usar a linguagem e simbolismos na comunicação Sociais:mensagens, valores, registros históricos, arte e emoções Transcendentais: absolutos, inevitáveis e irreconhecíveis

6 SISTEMAS ABERTOS Ciclo de eventos: importação, transformação e exportação de energia (insumos humanos, recursos financeiros, materiais e equipamentos e produtos/serviços produzidos) Entropia negativa: Importam mais energia do que exportam, ligada a sua sobrevivência (lucratividade a longo prazo) Processamento da informação: Armazena e interpreta informações para decisão. Sistemas devem ter processos de codificação para seleção das informações. Crescimento e manutenção: Forças de estabilidade e de crescimento em contínua interação com o ambiente => “estado estável” x “equilíbrio dinâmico” Eqüifinalidade: Variedade de caminhos com flexibilidade dos meios para alcançar os fins.

7 ORGANIZAÇÕES COMO SISTEMAS ABERTOS

8 Modelo de Organização como Sistema Aberto de KATZ & KAHN
Natureza dos sistemas sociais: Atitudes, percepções, crenças, hábitos, motivações e expectativas do seres humanos Componentes: comportamento no papel; normas; valores Tipos dos subsistemas: produtivos; de apoio; de manutenção; adaptativos; administrativos Relacionamento com o ambiente

9 Vantagens e Limitações da Teoria de Sistemas
As organizações devem sempre prestar muita atenção a seu ambiente externo. Sobrevivência e evolução tornam-se pontos centrais. A congruência com o ambiente torna-se uma tarefa gerencial chave. A perspectiva contribui para a teoria e prática do desenvolvimento organizacional. Alcançamos um novo entendimento da ecologia da organização. Limitações As organizações não são organismos e seus ambientes são muito menos concretos do que a definição presume. Há um exagero no grau de “unidade funcional” e coesão interna encontrado na maioria das organizações. Não identifica as relações específicas que existem entre as dimensões organizacionais.

10 Referências Bibliográficas:
Notas de aula: Profa. Dra. Maria Virginia Llatas CHIAVENATO, Idalberto. Princípios de Administração: 1ª ed. São Paulo: Elsevier, 2009. CHURCHMAN, C West. Introdução à Teoria dos Sistemas: São Paulo: Vozes, 1972. MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2005, v.1. RIBEIRO, ANTONIO DE LIMA. Introdução à Teoria Geral da Administração: ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004. Copyright © Prof. Jorge Surian Todos direitos reservados. Reprodução ou divulgação total ou parcial deste documento é expressamente proíbido sem o consentimento formal, por escrito, do Professor Jorge Surian.


Carregar ppt "Administração Teoria de sistemas Aula 13 Jorge Surian"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google