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Administração Jorge Surian Modelo burocrático de organização Aula 07.

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1 Administração Jorge Surian Modelo burocrático de organização Aula 07

2 2 2 O Modelo Burocrático de Weber Perspectiva Clássica 2 Administração Científica Teoria Clássica da Administração Teoria da Burocracia Administração como ciência e técnica Técnicas baseadas na matemática e engenharia Busca da eficiência

3 3 3 Origens da Burocracia Europa - Sec. XX (Max Weber) Buscava racionalidade técnica para construir um sistema administrativo Estrutura de relacionamentos humanos necessários para expandir a produtividade Visão institucional - não ligava-se ao processo produtivo Nasceu da necessidade de se organizar as empresas que cresceram em tamanho e complexidade Definição de burocracia:trabalho baseado em papéis e documentos, movimentados em seqüência contínua entre as várias unidades componentes da estrutura organizacional Organização burocrática: exercício do controle com base no conhecimento

4 4 4 A BUROCRACIA DE WEBER Divisão do trabalho: Tarefas simples para qualquer pessoa se especializar em tempo mínimo Hierarquia de autoridade: Cadeia de comando com responsabilidades, deveres e privilégios específicos Racionalidade: Seleção, promoção, adequação do desempenho do trabalho às qualificações Regras e padrões: Decisões guiadas por regras, disciplina e controles Compromisso profissional: administradores ganham salários fixos e não são donos dos negócios; gerente treinados para melhor qualificação e eficiência organizacional Registros escritos: continuidade e uniformidade de ação sobre transações da organização Impessoalidade: regras e procedimentos aplicados de modo uniforme e imparcial

5 5 5 TEORIA DA AUTORIDADE (Sistema de controle social) Poder: é a probabilidade de o indivíduo executar sua vontade apesar das resistências opostas (controle mediante ameaças, coações, manipulação das condições) autoridade (obediência voluntária) Persuasão: É a faculdade de o indivíduo influenciar a decisão ou ação de outro, mediante a razão, a lógica e a argumentação Tipos puros de autoridade –Tradicional: ordem social sagrada. Direito divino, tradição cultural, herança. Ex: tribo, clã, sociedade medievais, família. –Carismática: rejeição à tradição e contra ordem social vigente. Ordem encarnada numa pessoa. Ex: partidos políticos, revolucionários, grupos religiosos –Racional: Baseada em normas sociais, administradas pela meritocracia, com traços impessoais, técnicos e racionais. Exemplo: exércitos, administração pública e empresas

6 6 6 Forma de Organização Burocrática

7 7 7 FUNÇÕES DA BUROCRACIA Especialização: Objetiva o crescimento da produtividade Estrutura: Dá forma e conteúdo à organização Previsibilidade: Estabilização (por regras, regulamentos e estruturas, racionalização relações humanas) => previsão sociedade anárquica Racionalidade: Julgamentos segundo critérios gerais x capricho, prestígio ou extravagância Democracia: competência como única base para manutenção de um cargo regra-impedimento A experiência tende universalmente a mostrar que o tipo de administração de organização puramente burocrático é, do ponto de vista puramente técnico, capaz de alcançar o mais alto grau de eficiência e é, neste sentido, formalmente o meio mais racional de levar a efeito um controle imperativo sobre os seres humanos

8 8 8 AS DISFUNÇÕES DA BUROCRACIA Maior internalização das diretrizes: de meios para objetivos Maior despersonalização nos relacionamentos: Cargos x pessoas Hierarquia como base do processo decisorial: decisões nos níveis mais altos independentemente do conhecimento Formalismo e conformidade às rotinas: Formalismo das comunicações e devoção às normas

9 9 9 Modelo Geral da Burocracia

10 10 MODELO BUROCRÁTICO DE MERTON

11 11 MODELO BUROCRÁTICO DE SELZNICK

12 12 MODELO BUROCRÁTICO DE GOULDNER

13 13 Contingências da Burocracia Tamanho: número total de empregados Formalização: nível de documentação escrita Especialização: é o grau em que as atividades organizacionais são divididas em tarefas separadas. Maior especialização-> menor gama de trabalho realizado Padronização: atividades semelhantes do trabalho são realizadas de maneira uniforme Centralização: ponto geométrico da tomada de decisão.

14 14 Relação entre tamanho e demais elementos da Estrutura Burocrática

15 15 CRÍTICAS E AMEAÇAS À BUROCRACIA Críticas –Ênfase exagerada nas regras, procedimentos podem se tornar mais importantes em si do que para seus fins –Executivos podem desenvolver dependência do status –Sufocar a iniciativa quando não houver regras. Falta de flexibilidade e adaptabilidade a mudanças –Comportamento burocrático oficiosos –Relações impessoais podem levar a comportamentos estereotipados e à falta de sensibilidade para incidentes ou problemas pessoais Ameaças –Mudanças rápida e inesperada (boa para rotina) –Crescimento em tamanho (tamanho leva à complexidade) –Complexidade da tecnologia (diversificação e especialização) –Ameaça psicológica, ocorrendo a partir de uma mudança no comportamento gerencial(ser humano; colaboração;ideais)

16 16 COMPARAÇÃO DAS TEORIAS CLÁSSICAS

17 17 Copyright © 2009 Prof. Jorge Surian Todos direitos reservados. Reprodução ou divulgação total ou parcial deste documento é expressamente proíbido sem o consentimento formal, por escrito, do Professor Jorge Surian. Referências Bibliográficas: Notas de aula: Profa. Dra. Maria Virginia Llatas CHIAVENATO, Idalberto. Princípios de Administração: 1ª ed. São Paulo: Elsevier, MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2005, v.1. RIBEIRO, ANTONIO DE LIMA. Introdução à Teoria Geral da Administração: ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004.


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