A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Elaborado por: www.auxiliofraternidade.com.br. 2 A criança que recebemos hoje é o Espírito que retorna às lides da Terra para nova etapa evolutiva,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Elaborado por: www.auxiliofraternidade.com.br. 2 A criança que recebemos hoje é o Espírito que retorna às lides da Terra para nova etapa evolutiva,"— Transcrição da apresentação:

1 1 Elaborado por:

2 2 A criança que recebemos hoje é o Espírito que retorna às lides da Terra para nova etapa evolutiva, trazendo imensa bagagem de seu passado milenar. A criança que recebemos hoje é o Espírito que retorna às lides da Terra para nova etapa evolutiva, trazendo imensa bagagem de seu passado milenar. Nascer, viver, morrer, renascer ainda, progredir sempre, tal é a lei. Nascer, viver, morrer, renascer ainda, progredir sempre, tal é a lei. Introdução ao Estudo da Pedagogia Espírita, Valter Introdução ao Estudo da Pedagogia Espírita, Valter Oliveira Alves. Oliveira Alves.

3 3 - Quantas existências essa criança já teve? - Por quais civilizações já viveu? - Que sentimentos já desenvolveu no passado? - Sentimentos nobres, elevados, vícios depreciativos? - Mas até onde vai? - Existe uma meta superior a atingir, um objetivo supremo? Introdução ao Estudo da Pedagogia Espírita, Valter Oliveira Alves. Introdução ao Estudo da Pedagogia Espírita, Valter Oliveira Alves.

4 4 Lar – de acordo com as necessidades de cada Espírito, para confirmar suas virtudes e livrar-se dos vícios. Lar – de acordo com as necessidades de cada Espírito, para confirmar suas virtudes e livrar-se dos vícios.

5 Qual, para este, a utilidade de passar pelo estado de infância? 383. Qual, para este, a utilidade de passar pelo estado de infância? Encarnado, com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período, é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos de educá-lo. Encarnado, com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período, é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos de educá-lo. O Livro dos Espíritos, Parte 2ª, Capítulo VII. O Livro dos Espíritos, Parte 2ª, Capítulo VII.

6 6 Desde pequenina, a criança manifesta os instintos bons ou maus que traz da sua existência anterior. A estudá-los devem os pais aplicar-se. Todos os males se originam do egoísmo e do orgulho. Espreitem, pois, os pais os menores indícios reveladores do gérmen de tais vícios e cuidem de combatê-los, sem esperar que lancem raízes profundas. Desde pequenina, a criança manifesta os instintos bons ou maus que traz da sua existência anterior. A estudá-los devem os pais aplicar-se. Todos os males se originam do egoísmo e do orgulho. Espreitem, pois, os pais os menores indícios reveladores do gérmen de tais vícios e cuidem de combatê-los, sem esperar que lancem raízes profundas. ESE, Capítulo XIV, Item 9. ESE, Capítulo XIV, Item 9.

7 Pode-se considerar como missão a 582. Pode-se considerar como missão a paternidade? paternidade? É, sem contestação possível, uma verdadeira missão. É ao mesmo tempo grandíssimo dever e que envolve, mais do que o pensa o homem, a sua responsabilidade quanto ao futuro. Deus colocou o filho sob a tutela dos pais, a fim de que estes o dirijam pela senda do bem, e lhes facilitou a tarefa dando àquele uma organização débil e delicada, que o torna propício a todas as impressões. É, sem contestação possível, uma verdadeira missão. É ao mesmo tempo grandíssimo dever e que envolve, mais do que o pensa o homem, a sua responsabilidade quanto ao futuro. Deus colocou o filho sob a tutela dos pais, a fim de que estes o dirijam pela senda do bem, e lhes facilitou a tarefa dando àquele uma organização débil e delicada, que o torna propício a todas as impressões. O Livro dos Espíritos, Parte 2ª, Capítulo X. O Livro dos Espíritos, Parte 2ª, Capítulo X.

8 8 Cabendo-lhe fundar a era do progresso moral, a nova geração se distingue por inteligência e razão geralmente precoces, juntas ao sentimento inato do bem e a crenças espiritualistas, o que constitui sinal indubitável de certo grau de adiantamento anterior. Não se comporá exclusivamente de Espíritos eminentemente superiores, mas dos que, já tendo progredido, se acham predispostos a assimilar todas as idéias progressistas e aptos a secundar o movimento de regeneração. Cabendo-lhe fundar a era do progresso moral, a nova geração se distingue por inteligência e razão geralmente precoces, juntas ao sentimento inato do bem e a crenças espiritualistas, o que constitui sinal indubitável de certo grau de adiantamento anterior. Não se comporá exclusivamente de Espíritos eminentemente superiores, mas dos que, já tendo progredido, se acham predispostos a assimilar todas as idéias progressistas e aptos a secundar o movimento de regeneração. A GÊNESE, Capítulo XVIII, Item 28. A GÊNESE, Capítulo XVIII, Item 28.

9 9 A obra da redenção humana é obra de Educação. Jesus é o divino educador. O Mestre. A obra da redenção humana é obra de Educação. Jesus é o divino educador. O Mestre. VINÍCIUS, Pedro de Camargo, O Mestre na Educação. VINÍCIUS, Pedro de Camargo, O Mestre na Educação. RJ, FEB, 1991, p 69. RJ, FEB, 1991, p 69. A Educação é o conjunto dos hábitos adquiridos. A Educação é o conjunto dos hábitos adquiridos. O Livro dos Espíritos, Questão 685. Comentário de Kardec. O Livro dos Espíritos, Questão 685. Comentário de Kardec. O Espiritismo é uma Doutrina de Educação. O Espiritismo é uma Doutrina de Educação. Reformador, Setembro Reformador, Setembro 2006.

10 10 Eis o objetivo da educação em seu verdadeiro sentido: auxiliar o Espírito a desenvolver o germe da perfeição que traz em si mesmo, o potencial interior, as faculdades latentes do Espírito. Eis o objetivo da educação em seu verdadeiro sentido: auxiliar o Espírito a desenvolver o germe da perfeição que traz em si mesmo, o potencial interior, as faculdades latentes do Espírito. Introdução ao Estudo da Pedagogia Espírita, Valter Introdução ao Estudo da Pedagogia Espírita, Valter Oliveira Alves. Oliveira Alves.

11 –Qual a melhor escola de preparação das almas reencarnadas, na Terra? 110 –Qual a melhor escola de preparação das almas reencarnadas, na Terra? A melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter. A melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter. Os estabelecimentos de ensino, propriamente do mundo, podem instruir, mas só o instituto da família pode educar. É por essa razão que a universidade poderá fazer o cidadão, mas somente o lar pode edificar o homem. Os estabelecimentos de ensino, propriamente do mundo, podem instruir, mas só o instituto da família pode educar. É por essa razão que a universidade poderá fazer o cidadão, mas somente o lar pode edificar o homem. O Consolador, Emmanuel. O Consolador, Emmanuel.

12 12 Hierarquia e Obediência Hierarquia e Obediência X Auto-educação dos Pais X Auto-educação dos Pais Diálogo e Amor Diálogo e Amor Dora Incontri. Dora Incontri.

13 13 MUNDO ESPIRITUAL MEIO SOCIAL Interação vertical Interação horizontal FUTURO superconsciente PASSADO subconsciente PRESENTE consciente IDÉIAS INATAS Experiências AÇÃO GERME DA PERFEIÇÃO Introdução ao Estudo da Pedagogia Espírita, Valter Oliveira Alves.

14 14 Medos dos Pais: Medos dos Pais: - Medo de errar; - Medo de errar; - Medo de não processar bem a educação dos filhos; - Medo de não processar bem a educação dos filhos; - Medo de se responsabilizar por qualquer desacerto. - Medo de se responsabilizar por qualquer desacerto. Desafios da Vida Familiar. Espírito Camilo, José Raul Desafios da Vida Familiar. Espírito Camilo, José Raul Teixeira. Teixeira.

15 15 Leve seus filhos a encontrar os grandes motivos Leve seus filhos a encontrar os grandes motivos para serem felizes nas pequenas coisas; para serem felizes nas pequenas coisas; Estimule seus filhos a ter metas; Estimule seus filhos a ter metas; Leve-os a não ter medo dos seus insucessos; Leve-os a não ter medo dos seus insucessos; Doe seu ser a seus filhos; Doe seu ser a seus filhos; Construa uma excelente imagem de você; Construa uma excelente imagem de você; Perdoe, perdoe-se e ensine a perdoar; Perdoe, perdoe-se e ensine a perdoar; Pais Brilhantes, Professores Fascinantes. Augusto Cury. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes. Augusto Cury.

16 16 Seja humano, para seu filho, não gigante; Seja humano, para seu filho, não gigante; Deixe seus filhos participar de sua vida. Ame; Deixe seus filhos participar de sua vida. Ame; Prepare seu filho para ser; Prepare seu filho para ser; Alimente seus filhos de inteligência; Alimente seus filhos de inteligência; Seja otimista; Seja otimista; Ensine-os a pensar; Ensine-os a pensar; Encante. Encante. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes. Augusto Cury. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes. Augusto Cury.

17 17 A criança é o sorriso do futuro na face do presente. Evangelizá-la é, pois, espiritualizar o porvir, legando-lhe a lição clara e pura do ensinamento cristão, a fim de que, verdadeiramente, viva o Cristo nas gerações de amanhã. A criança é o sorriso do futuro na face do presente. Evangelizá-la é, pois, espiritualizar o porvir, legando-lhe a lição clara e pura do ensinamento cristão, a fim de que, verdadeiramente, viva o Cristo nas gerações de amanhã. Francisco Spinelli. Francisco Spinelli.

18 18 Momento do Evangelho no Lar na defesa da família: Momento do Evangelho no Lar na defesa da família: Orar em família, estudar a Doutrina Espírita com os afetos, trocando idéias com naturalidade, revestem-se de imensa importância pelo fato de se levar Jesus simbolicamente à intimidade do Lar. Orar em família, estudar a Doutrina Espírita com os afetos, trocando idéias com naturalidade, revestem-se de imensa importância pelo fato de se levar Jesus simbolicamente à intimidade do Lar. Desafios da Vida Familiar. Espírito Camilo, José Raul Desafios da Vida Familiar. Espírito Camilo, José Raul Teixeira. Teixeira.


Carregar ppt "1 Elaborado por: www.auxiliofraternidade.com.br. 2 A criança que recebemos hoje é o Espírito que retorna às lides da Terra para nova etapa evolutiva,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google