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Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno MBA Finanças, Comunicação e Relações com Investidores IBRI / FIPECAFI 6ª Turma Geraldo.

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1 Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno MBA Finanças, Comunicação e Relações com Investidores IBRI / FIPECAFI 6ª Turma Geraldo Soares Presidente do IBRI 25/03/06

2 Combinando atividades de comunicação corporativa, finanças e marketing e fornecendo ao mercado informações relevantes e precisas sobre o desempenho da empresa, a atividade permite à companhia participar mais ativamente do processo de formação de preços de suas próprias ações, além de preservar e aprimorar sua credibilidade. Conduzida eficientemente, RI pode, no longo prazo, contribuir para a justa precificação do valor de mercado da companhia, enquanto reduz seus custos de capital. O público alvo do profissional de RI é o mercado financeiro. RI é uma atividade estratégica destinada a estreitar o relacionamento entre a companhia aberta e os seus investidores atuais e potenciais. O que é Relações com Investidores (RI)?

3 Estabelecer relacionamento com o Mercado de Capitais, mantendo-o adequadamente informado sobre a empresa, e vice-versa, bem como disponibilizar soluções que permitam atingir: a atribuição de um preço de mercado justo para as ações e títulos da companhia, que reflita o valor dos seus ativos e a sua expectativa futura de resultados e do seu fluxo de caixa; a redução da percepção de risco da empresa e conseqüente redução do seu custo de capital ; Desenvolver e implementar estratégias adequadas, voltadas para o aumento da liquidez das ações da companhia, mesmo em condições de mercado adversas.

4 Transparência: é o desejo de informar. Entendida como a capacidade de gerar informações qualificadas e satisfatórias acerca do desempenho da companhia, assim como de sinalizar as principais tendências do comportamento futuro do mercado e da empresa; Eqüidade: é o tratamento justo e igualitário de todos os grupos minoritários, incluindo nesse grupo os acionistas da empresa, os seus colaboradores, clientes, fornecedores ou credores; O principal ativo de um profissional de RI é a sua credibilidade junto aos agentes do mercado de capitais. RI: Princípios básicos

5 Finanças Comunicação Marketing Companhias Relações com Investidores Comunidade Financeira Atividades desenvolvidas: O RI é a voz do mercado dentro da empresa e a voz da empresa no mercado de capitais. RI: Forte Interação com o Mercado

6 Investidores Institucionais Fundos de Pensão Fundos de Investimento (Assets) Fundos de Hedge Investidores Individuais EQUITYDÍVIDA Bondholders no mercado externo Investidores em debêntures e outros instrumentos de renda fixa Públicos diferentes, demandas diferentes

7 Analistas de Bancos e de Corretoras Analistas e Gestores de Fundos de Investimentos Buy-side Sell-side RI: Os principais interlocutores Investidor Individual, Universidades, Mídia, público interno e Instituições de mercado Outros

8 RI: O que informar obrigatória e espontaneamente Informações Obrigatórias: São aquelas exigidas pela Instrução CVM de nº 202 e pelo Securities Act de 1934 (Legislação Americana). Correspondem ao estritamente necessário para atualização do registro da Companhia junto aos órgãos reguladores. Há dois tipos de informações obrigatórias: as de natureza periódica e as de natureza eventual: Informações Espontâneas: São todas as demais. Quando bem divulgadas, constituem-se no elemento diferenciador entre as empresas de Capital Aberto, no seu relacionamento com o mercado. Periódicas: No mercado brasileiro: Informações Trimestrais – ITR´s (prazo de 45 dias após o encerramento do trimestre), IAN, DFP, Atas de Assembléias Gerais Ordinárias, etc. No mercado americano: 20-F, 6-K´s, etc. Eventuais: A sua divulgação deve ser imediata – Editais / Avisos aos Acionistas, Atas de Assembléias Gerais Extraordinárias, Mudanças de Auditores Independentes, Acordos de Acionistas, Comunicados, Fatos Relevantes, etc. Todas as informações devem ser informadas tanto ao mercado brasileiro como ao mercado norte-americano.

9 RI: Fatos relevantes Pelas instruções da CVM: Fatos Relevantes correspondem a quaisquer fatos ou atos de caráter político administrativo, técnico, negocial ou econômico-financeiro capazes de afetar os preços dos valores mobiliários e influenciar na decisão dos investidores. Alguns exemplos são: Mudanças no controle da companhia; Fechamento de capital da companhia; Incorporação, fusão, cisão, transformação ou dissolução da companhia; Desdobramentos da ação ou atribuição de bonificação; Lucro ou prejuízo apurado e atribuição de dividendos; Celebração ou extinção de contrato significativo ou insucesso na realização, cuja expectativa de concretização era de conhecimento público; Qualquer descoberta, mudança ou desenvolvimento na tecnologia ou nos recursos da companhia que possa vir a alterar significativamente os seus resultados; Qualquer outro ato ou fato relevante.

10 Desenvolvimento interno da Cultura de Companhia Aberta; Divulgação de informações Obrigatórias; Relacionamento com Órgãos Reguladores; Divulgação de Informações Voluntárias ao Mercado; Monitoração dos Serviços aos Acionistas e respectivas Assembléias; Relacionamento com as Bolsas de Valores e Mercado de Balcão; Reuniões com Analistas de Investimento, Acionistas e Investidores Potenciais; Acompanhamento das Avaliações feitas sobre a Companhia; Relacionamento com a Imprensa especializada; Acompanhamento das condições de negociação dos valores mobiliários da companhia (liquidez); Levantamentos de Inteligência de Mercado. RI: Principais atividades

11 Atendimento aos analistas (sell-side, dívida e buy-side); Reuniões em grupo e One-on-One meetings; Participação em conferências e apresentações em geral ; Confecção de earnings-releases em português e inglês; Conference Calls com transmissão via Internet; Atualização permanente da Homepage de RI; Apoio/Informações a acionistas e investidores individuais; Confecção de relatórios internos - feedback p/a Diretoria Executiva; Apoio a outras áreas da Cia. (controladoria, financeiro, jurídico, planejamento estratégico, comunicação interna e assessoria de imprensa)... RI: Comunicação com o Mercado

12 Estudos e levantamentos sobre as empresas pares a nível nacional e mundial + Targeting; Acompanhamento da negociação das ações de peer companies; Análise e divulgação interna das informações dos relatórios de mercado; Pesquisas periódicas sobre o mercado de capitais; Apoio ao Planejamento Estratégico; Mapeamento da movimentação da base acionária. RI: Inteligência de mercado BloombergECONOMÁTICA BROADCAST Reuters

13 RI: Cobertura dos analistas do sell-side 13 Relatórios dos analistas influenciam decisões de investimento e contribuem para a formação da imagem da empresa

14 A chave para atrair e manter investidores é a demonstração diária da dedicação da empresa em manter seus acionistas existentes e potenciais bem informados Relações com Investidores: Em resumo...

15 Há algum tempo atrás…. ROE Variação do Lucro Líquido Variação do Patrimônio Líquido Índice de Eficiência Lucro por Ação Valor de Mercado Múltiplo Dividendos

16 …Atualmente… Conselheiros independentes Níveis de Governança Corporativa BOVESPA Conselho Fiscal Tag Along Comitê de Negociação Comitê de Divulgação Comitê de Auditoria Comitê de Remuneração ADR Nível III Sarbanes-Oxley

17 …pronto para o futuro!

18 Dimensão Econômica Dimensão Ambiental Dimensão Social Sustentabilidade Cidadania Corporativa Responsabilidade social Equidade Conservar e reciclar recursos (Eco-eficiência) Reduzir desperdícios Minimizar impactos ambientais Performance Financeira Criação de Valor Perpetuidade Competitividade Sustentabilidade

19 Sustentabilidade não é Meio ambiente Acessório, mas sim fundamental para a estratégia de negócios da empresa Apenas políticas e procedimentos: é uma cultura, uma atitude Sustentabilidade é Fator estratégico e criação de valor a longo prazo A legitimidade da empresa, que vai além da conformidade com leis e órgãos reguladores; A ligação entre diversos fatores, como Governança Corporativa,conduta ética, transparência e criação de valor para os acionistas. A empresa somente é sustentável quando clientes, fornecedores e investidores...são sustentáveis. Sustentabilidade

20 Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno MBA Finanças, Comunicação e Relações com Investidores IBRI / FIPECAFI 6ª Turma Geraldo Soares Presidente do IBRI 25/03/06


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