A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

17 de junho de 2004 Geraldo Soares Vice-presidente IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Membro do Conselho de Administração INI – Instituto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "17 de junho de 2004 Geraldo Soares Vice-presidente IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Membro do Conselho de Administração INI – Instituto."— Transcrição da apresentação:

1 17 de junho de 2004 Geraldo Soares Vice-presidente IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Membro do Conselho de Administração INI – Instituto Nacional de Investidores Superintendente de Relações com Investidores Banco Itaú Holding Financeira S.A. A importância dos Profissionais de Relações com Investidores VIII Curso de Introdução Mercado de Capitais 2004

2 2 Performance Financeira 1 Evolução do Modelo de RI nas Empresas

3 3 Conflito Gestão x Propriedade Governança Corporativa Foco Performance Financeira 2 Governança Corporativa Evolução do Modelo de RI nas Empresas Performance Financeira 1

4 4 Conflito Gestão x Propriedade Governança Corporativa Foco Performance Financeira 2 Governança Corporativa Evolução do Modelo de RI nas Empresas 3 Sustentabilidade Interação com todos os Stakeholders Performance Financeira 1

5 5 Ferramenta para se chegar à Sustentabilidade Performance Financeira 2 Governança Corporativa 3 Sustentabilidade Performance Financeira 1 Evolução do Modelo de RI nas Empresas Conflito Gestão x Propriedade Governança Corporativa Foco Interação com todos os Stakeholders

6 6 O Resultado no Mecado de Capitais Evolução de R$ IGC x IBOVESPA desde 26/06/ ,22 135, IGC Ibov Fonte: Economática

7 7 Mercado de Capitais

8 8 RI

9 9 Administração Shareholder Value Relações com Investidores Objetivo: Fornecer ao mercado de capitais informações transparentes, tempestivas e confiáveis sobre as operações da empresa. Redução do Custo de Capital O que é RI ?

10 10 Pró-atividade Qualidade Tempestividade Democratização Princípios Éticos Princípios Legais Transparência Fornecer Subsídios para Decisão de Investimentos Direcionamento: Interno (Empresas) e Externo (Mercado) O que é RI ?

11 11 Planejamento Ação Feedback Mensuração Análise da Situação/Diagnóstico Cia Aberta RI Efetivo - um processo interativo Um contínuo processo de melhoria

12 12 Outros Mídia RI EmpresaMercado Coletar, analisar, sintetizar e uniformizar informações internas Disseminar informações transparentes democráticas tempestivas acessíveis Áreas da Empresa Analistas Acionistas Investidores Retroalimentação O RI é a voz do mercado dentro da empresa e a voz da empresa no mercado. Em suma …

13 13 Ferramentas de RI - Local Apresentações Apimec ao Ano Expressivo aumento de empresas que realizam três ou mais apresentações ao ano

14 14 Ferramentas de RI - Internacional Road Shows Internacionais ao Ano

15 15 Porta-Voz Oficial da Empresa O Executivo de RI ampliou seu papel de interface com o mercado Papel cada vez mais estratégico

16 16 Número de Instituições que Acompanham a Empresa Cobertura de Instituições

17 17 Acessibilidade Democracia Transparência Responsabilidade de divulgar Confidencialidade Credibilidade Melhores Práticas Em qualquer conjuntura Nacional e Internacional Economia e Política

18 18 R I EmpresaMercado Assessoria de Imprensa Mídia Mais opções e fontes de informação para a mídia dentro das empresas Maior integração entre RI e RP Canais de Comunicação com a Mídia

19 19 IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores O IBRI é uma entidade de direito público, sem fins lucrativos, fundada em junho de Congrega associados em todo o Brasil, dividindo-se em três cidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O IBRI possui hoje mais de 270 associados. Representa profissionais ligados direta, ou indiretamente, às atividades de Relações com Investidores, consubstanciadas nas áreas de Finanças, Contabilidade, Planejamento, Comunicação e Marketing, estabelecendo um link entre a Administração e os acionistas (e seus representantes), analistas do mercado de capitais e demais representantes da comunidade financeira nacional e internacional. Como acessar o RI ?

20 20 Contribuir para o crescimento e valorização da função de Relações com Investidores. Criar valor para os associados, através de ações voltadas à formação de profissionais e fortalecimento da função. Missão do IBRI IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores

21 21 Estabelecer e desenvolver relações e acordos de cooperação com entidades sediadas no Brasil e no exterior, no interesse dos associados, visando maior intercâmbio de informações. Propósitos do IBRI Desenvolver a função de Relações com Investidores, através das empresas em que atuam ou por seus profissionais no exercício da atividade; Fomentar a troca de idéias e experiências entre seus associados, e o mercado de forma geral, promovendo e/ou apoiando cursos de formação e de reciclagem profissional, seminários, palestras e eventos, bem como criar foros de debates e incentivar publicações para a disseminação e desenvolvimento profissional; Estabelecer padrões de conduta ética e profissional a todos profissionais de Relações com Investidores; IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores

22 22 Estrutura do IBRI Conselho de Administração Diretoria Executiva Conselho Fiscal Comissão Técnica Comitê de Ética Comissão de Divulgação Órgãos Permanentes Vice-Presidências Diretorias Regionais IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores

23 23 Educação Continuada: criação, em conjunto com a FIPECAFI-USP, do 1º MBA em Finanças, Comunicação e Relações com Investidores da América Latina, que já está em sua 4º turma. Os cinco congressos de Relações com Investidores, realizados em São Paulo com mais de 2000 participantes ao todo. Congrega analistas e executivos em discussões sobre diversos assuntos no cenário político-econômico e sua inserção no assunto mercado de capitais; Realização de mais de 50 seminários e cursos relativos à atividade de RI, muitos deles em parceria com instituições como APIMEC, Abrasca e Bovespa; Realizações do IBRI Integração: realização de 12 Encontros Informais com mais de 600 participantes, objetivando a integração e fortalecimento da comunidade IBRIana através da discussão de temas não necessariamente ligados à atividade de RI. IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores

24 24 Educação Continuada: criação, em conjunto com a FIPECAFI-USP, do 1º MBA em Finanças, Comunicação e Relações com Investidores da América Latina, que já está em sua 4º turma. Os cinco congressos de Relações com Investidores, realizados em São Paulo com mais de 2000 participantes ao todo. Congrega analistas e executivos em discussões sobre diversos assuntos no cenário político-econômico e sua inserção no assunto mercado de capitais; Realização de mais de 50 seminários e cursos relativos à atividade de RI, muitos deles em parceria com instituições como APIMEC, Abrasca e Bovespa; Realizações do IBRI Integração: realização de 12 Encontros Informais com mais de 600 participantes, objetivando a integração e fortalecimento da comunidade IBRIana através da discussão de temas não necessariamente ligados à atividade de RI. IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores O 6º Encontro Nacional de RI e Mercado de Capitais IBRI e ABRASCA acontecerá nos dias 21 e 22 de junho no Hotel Gran Meliá Mofarrej. Participe!!!

25 25 IBRI – 13º Encontro Informal

26 26 Canais de Comunicação / Divulgação Coluna Jornal Valor Econômico Revista RI IBRI News Portal IBRI – Sala de Imprensa Comunicação Impressa e Eletrônica Comissão de Divulgação (coordenação) IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores

27 27 Portal IBRI

28 28 Revista RI e Coluna Jornal Valor

29 29 Rodney Vergili - Assessoria de Comunicação – IBRI Geraldo Soares - Vice-Presidente do IBRI Contatos Salim Augusto – Superintendente Geral – IBRI

30 17 de junho de 2004 Geraldo Soares Vice-presidente IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Membro do Conselho de Administração INI – Instituto Nacional de Investidores Superintendente de Relações com Investidores Banco Itaú Holding Financeira S.A. A importância dos Profissionais de Relações com Investidores VIII Curso de Introdução Mercado de Capitais 2004


Carregar ppt "17 de junho de 2004 Geraldo Soares Vice-presidente IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Membro do Conselho de Administração INI – Instituto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google