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Relacionamento com Investidores Política de Divulgação de Informação

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Apresentação em tema: "Relacionamento com Investidores Política de Divulgação de Informação"— Transcrição da apresentação:

0 Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
6º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais José Sergio Gabrielli Diretor Financeiro e de Relações com Investidores 21 de junho de 2004

1 Relacionamento com Investidores Política de Divulgação de Informação
Sumário A Companhia Mercado Acionário Relacionamento com Investidores Política de Divulgação de Informação Comunicação com o público interno Comunicação com o público externo Conclusão

2 Exploração e Produção Refino, Transporte e Comercialização
A Companhia Uma empresa integrada de energia com Receita Bruta R$ 132 bilhões Exploração e Produção • Reservas Provadas: 11,6 bilhões boe (SEC 2003) • Produção de Óleo e Gás: 2,04 milhões boed (2003) Refino, Transporte e Comercialização • 16 Refinarias • Capacidade: mil bpd • Dutos: km • Navios (frota própria): 54 Distribuição • postos (33% do mercado brasileiro) • 705 postos na Argentina • 81 postos na Bolívia Gás Natural • Vendas de Gás: 40 milhões m3/dia Petroquímica • Produção de Etileno: 400 mil ton/ano • Produção de Estireno: 250 mil ton/ano • Produção de Poliestireno: 120 mil ton/ano Dados Operacionais incluem Petrobras Energia

3 A Companhia US$ 53,6 bilhões no período , representando um investimento médio anual de US$ 6,6 bilhões no país e US$ 1,1 bilhão no exterior. Distribuição por Localização Distribuição por Negócio US$ 11,2 bi US$ 46,1 bi 6,1 1,7 US$ 7,5 bi US$ 32,1 bi 1,4 1,1 (1), (2) (1) (1) (1) (1) (1) (1) Inclui a área Internacional (2) E&P doméstico: investimento de US$ 26,2 bilhões

4 Produção de Óleo no Brasil
A Companhia (Meta-2010) Golfinho Óleo Leve 2006 Caratinga P-48 bpd Dez-2004 Albacora Leste P-50 bpd 3T-05 2.300 2.200 Roncador P-52 bpd 1T-07 Barracuda P-43 bpd Out-04 ESS-132 Óleo Leve 2006 1.800 Marlim Leste P-53 bpd 2T-07 Marlim Sul FPSO Mod 3 2007 Produção de Óleo no Brasil Jubarte P-34 60,000 bpd 2T-2005 RJS-409 Espadarte Ring Fence 2006 Marlim Sul FPSO bpd Jun-04 Roncador P-54 bpd 3T-07 Marlim Sul P-51 bpd 2008 1.540 1.400 Em construção Em operação Albacora Ring Fence FPSO 2007 Frade CVX Operador 2007 Planejado Em licitação 1.000 2003A 2004E 2005E 2006E 2007E 2008E Adicionando 640 mil barris por dia em 2004/2005 Ou mil barris por dia até 2008

5 Mercado totalmente desregula-mentado
A Companhia Aprimoramento do Sistema de Governança Corporativa Evolução iniciada em 1995 com a Emenda Constitucional Preço do petróleo bruto cotado a mercado Jul / 1998 Listagem na NYSE Ago/2000 Mercado totalmente desregula-mentado Jan/ 2002 Novo Estatuto Social Março e Jun/ 2002 na Latibex Jul / 2002 1° Leilão público para exploração de petróleo Jun /1999 Reorganização Corporativa Mar /1999 Emenda Constitucional Nov / 1995 A busca pelo aprimoramento do sistema de governança corporativa na Petrobras foi uma evolução natural do processo de desregulamentação do setor de petróleo e a abertura do capital da Companhia no Brasil; Compromisso com a transparência: listagem na NYSE, regras de “disclosure” de acordo com a SEC, relatórios financeiros trimestrais em US GAAP; Reformas do Estatuto Social; Mais visibilidade e transparência no mercado de capitais com a listagem na Latibex.

6 Principais reformas estatutárias em 1999
A Companhia Principais reformas estatutárias em 1999 As reformas estatutárias de 1999 introduziram profundas alterações nos padrões de governança corporativa da Companhia: Eleição da Diretoria Executiva pelo Conselho de Administração e deste pela Assembléia Geral de Acionistas, conforme a Lei nº 6.404/76 Eliminação das restrições para detenção de ações ordinárias por acionistas minoritários Estabelecimento do direito dos acionistas minoritários elegerem um membro do Conselho de Administração da Companhia Diretores executivos deixam de pertencer ao Conselho de Administração Presidente do Conselho de Administração deixa de ser o presidente da Companhia Redução do número de membros do Conselho de Administração de 12 para 9 membros

7 Abrangência da Lei Sarbanes-Oxley
A Companhia Abrangência da Lei Sarbanes-Oxley Aprovada em 30 de junho de 2002 pelo Congresso dos EUA Tem o objetivo de proteger os investidores por meio do aprimoramento da precisão e da confiabilidade das informações divulgadas pelas companhias Promove uma ampla reforma nas normas contábeis e de governança corporativa das companhias americanas e emissores estrangeiros Obriga as companhias a adotarem padrões mais rígidos de controles internos Altera as atribuições e responsabilidades dos administradores Algumas disposições são conflitantes com as leis locais dos emissores estrangeiros

8 Retorno para os acionistas
A Companhia Retorno para os acionistas Distribuição de dividendos coerente com um ambicioso plano de investimentos e Dividend Yield compatível com o mercado

9 Ações pulverizadas nos mercados doméstico e externo
Mercado Acionário Ações pulverizadas nos mercados doméstico e externo Mais de 400 mil investidores no Brasil e exterior (240 mil oriundos do FGTS; 60% do valor econômico da Petrobras em mãos privadas; Mais de 1/3 das ações com investidores internacionais; Ações listadas na BOVESPA, NYSE, Latibex e futuramente na Bolsa de Buenos Aires; Hoje a Petrobras conta com uma ampla e diversificada base de acionistas do Brasil. Isto faz com que a Companhia busque cada vez mais aprimorar os seus resultados, perseguindo a eficiência operacional e financeira, com uma atuação calcada na ética empresarial e na transparência no relacionamento com seus acionistas. Como dito anteriormente, estamos prevendo a emissão de ações em nosso planejamento estratégico. Esta potencial emissão irá ampliará ainda mais a nossa base de acionistas. Nossas ações são negociadas na Bolsa de Nova Iorque como ADRs (Recibos de Depósito). O lançamento das PBRA (Ações ON) coincidiu com a operação de venda ações com recursos do FGTS, em agosto de Já as PBR estão são negociadas no mercado norte-americano desde agosto de 1996. No período de 10 de julho a 07 de agosto de 2000, trabalhadores que tinham recursos no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) optaram por aplicar até 50% do seu saldo em fundos de investimento lastreado em ações de emissão da PETROBRAS. Tal oportunidade partiu da decisão do governo de vender 28,33% do capital votante da Empresa, com o intuito de democratizar seu capital pulverizando parte das ações em seu poder no mercado, oferecendo um desconto de 20% sobre o preço de venda das ações. (A quantidade de ações colocada à venda na época representava 16,54% do capital total da Petrobras) Free Float 46,4 38,4 55,6 59,4 59,9 A União Federal possui 55,7% das ações ON da Petrobras

10 Relacionamento com Investidores
Missão e estrutura Planejar, orientar, executar e avaliar as relações com investidores nacionais e estrangeiros Diretor Financeiro e de Relações com Investidores Gerência Executiva RI Divulgação ao Mercado Renda Variável Renda Fixa Investidor Individual Como parte importante das boas práticas de governança, a Petrobras reestruturou sua área de Relacionamento com Investidores de modo a: Atender às exigências da, CVM, SEC, Bovespa e NYSE cujas regras, atos e instruções estão em permanente evolução, visando proteger os interesses dos investidores, fundamentalmente, dos minoritários; Atender às demandas crescentes dos analistas de mercado e investidores institucionais que buscam cada vez mais esclarecimentos e informações, tanto financeiras quanto operacionais; Estruturar uma atividade visando atender ao segmento crescente de investidores de Renda Fixa, dispensando-lhes tratamento dedicado e focado em seus interesses específicos; Estruturar uma atividade voltada para o investidor individual, cuja participação no mercado acionário brasileiro ainda é muito pequena, embora a venda pelo Governo de ações de emissão da Petrobras tenha triplicado a base de investidores individuais da Empresa, acrescentando mais de 330 mil novos investidores. Divulgação tempestiva e equânime de informações no Brasil e no exterior Grupos especializados para o atendimento de demandas específicas dos diversos tipos de investidores Investidores institucionais interessados nos fundamentos da Companhia e nos resultados econômico-financeiros Investidores de renda fixa focados no perfil de amortização da dívida Investidores individuais interessados na evolução da posição acionária, pagamento de dividendos e assuntos relacionados à sucessão de direitos

11 Política de Divulgação de Informação: Histórico
Nomeação do “Gerente Funcional de RI”: Gerentes Seniores das diversas áreas; Disponibilidade de participar de reuniões, apresentações, road shows, conferências telefônicas; subsidiar com informações os profissionais de RI; Benefícios: Uniformização das informações. Definição e aprovação pela Diretoria Executiva da Política de Divulgação de Informações da Cia; Divulgação interna da Política de Divulgação; Revisão anual, visando aprimoramento e ajustes.

12 Comunicação com o público Interno
Fluxo informações Conforme o disposto no art.3º do Código de Boas Práticas, que regula a Política de Divulgação de Informações sobre Ato ou Fato Relevante da Petrobras; Coordenador de Segurança da Informação nas áreas de negócio e serviços; Gerente Funcional de RI. Diretores de Contato Diretor Financeiro e de Relações com Investidores Conselho Fiscal Gerente Executivo De Relacionamento Com Investidores Fato Relevante Gerentes Executivos Gerentes Gerais Gerentes Presidentes de Subsidiárias Conselho de Administração Presidente de Relacionamento Assessoria de Imprensa Nota à Imprensa (*) Acionista Controlador LEGENDA Consulta Comunicação Formal Articulação para divulgação (*) Após divulgação ao mercado

13 Adaptação do modelo de governança às novas regras
Comunicação com o público interno Pirâmide de Responsabilidade Relatório da Auditoria Interna Relatório dos Auditores Independentes Auditoria dos órgãos de controle governamental Conforto adicional Gerentes Gerais Diretores CFO CEO Informações Fluxo de Hierarquia de Responsabilidade Gerentes Executivos e EXEMPLO ILUSTRATIVO Através de uma Matriz de Responsabilidades fica identificação da origem de todas as informações divulgadas ao mercado Desdobramento para todos os órgãos, permitindo rastrear a fonte e os sistemas de informação corporativos utilizados Adaptação do modelo de governança às novas regras Constituição de um grupo interno de trabalho, com assessoramento de advogados externos, para avaliar os impactos da Lei Sarbanes-Oxley no modelo de governança da Companhia Análise de todos os requisitos aplicáveis aos emissores estrangeiros e elaboração das adaptações necessárias Formalização dos Controles e Procedimentos de Divulgação de Informações, para atender às exigências da seção 302 da SOx e arquivamento do Form 20-F na SEC em junho de 2003 Criação de mecanismo interno visando o envolvimento e responsabilização de todos os níveis hierárquicos na prestação de informações do Form 20-F

14 Comunicação com o público externo
Diretoria Órgãos da Empresa Imprensa Publicações Especializadas Relacionamento com Investidores Instituições Reguladoras (CVM, Bolsas,SEC) Agências de Rating Advogados/Consultores Auditores Prestadores de serviços Banco Depositário Funcionários Investidores Acionistas e Mercado Financeiro

15 Comunicação com o público externo
Comunicados Oficiais (CVM, SEC, Imprensa, Bolsas de Valores) Informações Periódicas; Prospectos de emissão de ações e títulos de renda fixa; Divulgação de comunicados e fatos relevantes ao mercado.

16 Relatório Anual Petrobras em Ações
Comunicação com o público externo Informativos periódicos Relatório Anual Estratégias de negócios e Resultados operacionais Análise financeira e Demonstrações contábeis Responsabilidade social Petrobras em Ações Edições trimestrais Enviados a aprox investidores

17 Comunicação com o público externo
Apresentações, Visitas e Eventos 4 Grandes Prêmios de Formula 1 Corrida de Stock Car RJ, SP e DF Visitas às instalações da Petrobras V Encontro Nacional com Investidores

18 Comunicação com o público externo
Site de RI Número de Acessos ao Site de RI

19 Comunicação com o público externo
Perspectiva de Mercado: Prêmios Recebidos: MZ Consult Award 2003: Prêmio POP+, pelo 3º ano consecutivo; Prêmio TOP 5 - América Latina; Prêmio TOP 5 - Óleo, Gás e Petroquímica; 3ª colocação entre os 256 mundiais. 2º e 3º Prêmio Balanço Social - Aberje; VII e VI Troféu Transparência balanços de 2002 e ANEFAC; Melhor Relatório Anual ABRASCA; 2002 Investor Relations Magazine Awards: melhor desenvolvimento das relações com investidores melhor relatório anual. menção honrosa: Grand Prix for Best Overall IR - Large Cap; Best IR Web Site; Best Communications with the Retail Market; Best Investor Relations for an IPO Página na internet, conferências através da internet, conferências telefônicas, reuniões freqüentes, conversas diárias pelo telefone; Mala direta com integrantes cadastrados; Contato freqüente com 30 analistas de mercado que acompanham a Petrobras; Sala reservada na Petrobras e linha de Discagem Direta Gratuita (0800) para o atendimento aos nossos acionistas individuais; s para esclarecimentos aos nossos investidores;

20 Comunicação com o público externo
Gestão da Informação Consultas Investidor Individual

21 Comunicação com o público externo
Gestão da Informação Número de Reuniões com Investidores e Analistas

22 Comunicação com o público externo
Perspectiva de Mercado: Resultado da Pesquisa com Investidores e Analistas Gestão da Informação: Visão do Investidor / Analista sobre o site de RI

23 Comunicação com o público externo
Perspectiva de Mercado: Resultado da Pesquisa com Investidores e Analistas

24 Transparência com o mercado;
Conclusão Transparência com o mercado; Contínua ampliação da sua base de acionistas; Rentabilidade associada a responsabilidade social; Relacionamento forte e em aperfeiçoamento contínuo com trabalhadores, comunidades e investidores; Coordenador de Segurança da Informação nas áreas de negócio e serviços, garante uma política de divulgação da informação uniforme; Gerente Funcional de RI torna a comunicação eficiente e uniforme dentro de toda a Cia.

25 Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
6º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais José Sergio Gabrielli Diretor Financeiro e de Relações com Investidores 21 de junho de 2004


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