A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

6º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais 21 de junho de 2004 José Sergio Gabrielli Diretor Financeiro e de Relações com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "6º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais 21 de junho de 2004 José Sergio Gabrielli Diretor Financeiro e de Relações com."— Transcrição da apresentação:

1 6º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais 21 de junho de 2004 José Sergio Gabrielli Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

2 1 A Companhia Mercado Acionário Relacionamento com Investidores Política de Divulgação de Informação Comunicação com o público interno Comunicação com o público externo Conclusão Sumário

3 2 Uma empresa integrada de energia com Receita Bruta R$ 132 bilhões A Companhia Gás Natural Vendas de Gás: 40 milhões m3/dia Refino, Transporte e Comercialização 16 Refinarias Capacidade: mil bpd Dutos: km Navios (frota própria): 54 Exploração e Produção Reservas Provadas: 11,6 bilhões boe (SEC 2003) Produção de Óleo e Gás: 2,04 milhões boed (2003) Petroquímica Produção de Etileno: 400 mil ton/ano Produção de Estireno: 250 mil ton/ano Produção de Poliestireno: 120 mil ton/ano Dados Operacionais incluem Petrobras Energia postos (33% do mercado brasileiro) 705 postos na Argentina 81 postos na Bolívia Distribuição

4 3 US$ 46,1 bi US$ 7,5 bi (1)Inclui a área Internacional (2)E&P doméstico: investimento de US$ 26,2 bilhões US$ 32,1 bi US$ 11,2 bi 6,1 1,7 1,4 (1), (2) (1) 1,1 (1) Distribuição por Localização Distribuição por Negócio US$ 53,6 bilhões no período , representando um investimento médio anual de US$ 6,6 bilhões no país e US$ 1,1 bilhão no exterior. A Companhia

5 4 Produção de Óleo no Brasil Marlim Sul FPSO bpd Jun-04 Albacora Leste P bpd 3T-05 Barracuda P bpd Out-04 Caratinga P bpd Dez-2004 Jubarte P-34 60,000 bpd 2T-2005 Albacora Ring Fence FPSO 2007 Marlim Sul FPSO Mod Marlim Leste P bpd 2T-07 Golfinho Óleo Leve 2006 (Meta-2010) RJS-409 Espadarte Ring Fence 2006 ESS-132 Óleo Leve 2006 Frade CVX Operador 2007 Roncador P bpd 1T-07 Roncador P bpd 3T A2004E2005E2006E2007E Marlim Sul P bpd E Adicionando 640 mil barris por dia em 2004/2005 Ou mil barris por dia até 2008 Em construção Planejado Em operação Em licitação A Companhia

6 5 Aprimoramento do Sistema de Governança Corporativa A busca pelo aprimoramento do sistema de governança corporativa na Petrobras foi uma evolução natural do processo de desregulamentação do setor de petróleo e a abertura do capital da Companhia no Brasil; Compromisso com a transparência: listagem na NYSE, regras de disclosure de acordo com a SEC, relatórios financeiros trimestrais em US GAAP; Reformas do Estatuto Social; Mais visibilidade e transparência no mercado de capitais com a listagem na Latibex. Evolução iniciada em 1995 com a Emenda Constitucional Preço do petróleo bruto cotado a mercado Jul / 1998 List age m na NYS E Ago/ 2000 Mer cad o total men te desr egul a- men tado Jan/ 2002 Nov o Est atut o Soc ial Mar ço e Jun/ 2002 List age m na Lati bex Jul / ° Leilão públic o para explor ação de petróle o Jun /1999 Reorga nização Corpor ativa Mar /1999 Emen da Consti tucion al Nov / 1995 A Companhia

7 6 As reformas estatutárias de 1999 introduziram profundas alterações nos padrões de governança corporativa da Companhia: Eleição da Diretoria Executiva pelo Conselho de Administração e deste pela Assembléia Geral de Acionistas, conforme a Lei nº 6.404/76 Eliminação das restrições para detenção de ações ordinárias por acionistas minoritários Estabelecimento do direito dos acionistas minoritários elegerem um membro do Conselho de Administração da Companhia Diretores executivos deixam de pertencer ao Conselho de Administração Presidente do Conselho de Administração deixa de ser o presidente da Companhia Redução do número de membros do Conselho de Administração de 12 para 9 membros Principais reformas estatutárias em 1999 A Companhia

8 7 Abrangência da Lei Sarbanes-Oxley Aprovada em 30 de junho de 2002 pelo Congresso dos EUA Tem o objetivo de proteger os investidores por meio do aprimoramento da precisão e da confiabilidade das informações divulgadas pelas companhias Promove uma ampla reforma nas normas contábeis e de governança corporativa das companhias americanas e emissores estrangeiros Obriga as companhias a adotarem padrões mais rígidos de controles internos Altera as atribuições e responsabilidades dos administradores Algumas disposições são conflitantes com as leis locais dos emissores estrangeiros A Companhia

9 8 Retorno para os acionistas Distribuição de dividendos coerente com um ambicioso plano de investimentos e Dividend Yield compatível com o mercado A Companhia

10 9 Mais de 400 mil investidores no Brasil e exterior (240 mil oriundos do FGTS; 60% do valor econômico da Petrobras em mãos privadas; Mais de 1/3 das ações com investidores internacionais; Ações listadas na BOVESPA, NYSE, Latibex e futuramente na Bolsa de Buenos Aires; A União Federal possui 55,7% das ações ON da Petrobras Mercado Acionário Free Float 46,438,455,659,459,9 Ações pulverizadas nos mercados doméstico e externo

11 10 Relacionamento com Investidores Missão e estrutura Divulgação ao Mercado Renda Variável Investidor Individual Gerência Executiva RI Renda Fixa Planejar, orientar, executar e avaliar as relações com investidores nacionais e estrangeiros Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

12 11 Política de Divulgação de Informação: Histórico Nomeação do Gerente Funcional de RI: Gerentes Seniores das diversas áreas; Disponibilidade de participar de reuniões, apresentações, road shows, conferências telefônicas; subsidiar com informações os profissionais de RI; Benefícios: Uniformização das informações. Definição e aprovação pela Diretoria Executiva da Política de Divulgação de Informações da Cia; Divulgação interna da Política de Divulgação; Revisão anual, visando aprimoramento e ajustes.

13 12 LEGENDA Consulta Comunicação Formal Articulação para divulgação (*) Após divulgação ao mercado LEGENDA Consulta Comunicação Formal Articulação para divulgação (*) Após divulgação ao mercado Conforme o disposto no art.3º do Código de Boas Práticas, que regula a Política de Divulgação de Informações sobre Ato ou Fato Relevante da Petrobras; Coordenador de Segurança da Informação nas áreas de negócio e serviços; Gerente Funcional de RI. Diretores de Contato Diretor Financeiro e de Relações com Investidores Conselho Fiscal Gerente Executivo De Relacionamento Com Investidores Fato Relevante Gerentes Executivos Gerentes Gerais Gerentes Presidentes de Subsidiárias Conselho de Administração Diretor Financeiro e Presidente Gerente Executivo de Relacionamento Com Investidores Assessoria de Imprensa Nota à Imprensa (*) Acionista Controlador Fluxo informações Comunicação com o público Interno

14 13 Comunicação com o público interno Pirâmide de Responsabilidade Através de uma Matriz de Responsabilidades fica identificação da origem de todas as informações divulgadas ao mercado Desdobramento para todos os órgãos, permitindo rastrear a fonte e os sistemas de informação corporativos utilizados Relatório da Auditoria Interna Relatório dos Auditores Independentes Auditoria dos órgãos de controle governamental Conforto adicional Gerentes Gerais Diretores CFO CEO Fluxo de Informações Hierarquia de Responsabilidade Gerentes Executivos e EXEMPLO ILUSTRATIVO

15 14 Relacionamento com Investidores Diretoria Imprensa Publicações Especializadas Investidores Acionistas e Mercado Financeiro Instituições Reguladoras (CVM, Bolsas,SEC) Órgãos da Empresa Comunicação com o público externo Agências de Rating Advogados/Consultores Auditores Prestadores de serviços Banco Depositário Funcionários

16 15 Comunicados Oficiais (CVM, SEC, Imprensa, Bolsas de Valores) Comunicação com o público externo Informações Periódicas; Prospectos de emissão de ações e títulos de renda fixa; Divulgação de comunicados e fatos relevantes ao mercado.

17 16 Informativos periódicos Petrobras em Ações – Edições trimestrais – Enviados a aprox investidores Relatório Anual – Estratégias de negócios e Resultados operacionais – Análise financeira e Demonstrações contábeis – Responsabilidade social Comunicação com o público externo

18 17 Apresentações, Visitas e Eventos V Encontro Nacional com Investidores Corrida de Stock Car RJ, SP e DF Comunicação com o público externo Visitas às instalações da Petrobras 4 Grandes Prêmios de Formula 1

19 18 Número de Acessos ao Site de RI Site de RI Comunicação com o público externo

20 19 MZ Consult Award 2003: Prêmio POP+, pelo 3º ano consecutivo; Prêmio TOP 5 - América Latina; Prêmio TOP 5 - Óleo, Gás e Petroquímica; 3ª colocação entre os 256 mundiais. 2º e 3º Prêmio Balanço Social - Aberje; VII e VI Troféu Transparência balanços de 2002 e ANEFAC; Melhor Relatório Anual ABRASCA; 2002 Investor Relations Magazine Awards: melhor desenvolvimento das relações com investidores melhor relatório anual. menção honrosa: Grand Prix for Best Overall IR - Large Cap; Best IR Web Site; Best Communications with the Retail Market; Best Investor Relations for an IPO Comunicação com o público externo Perspectiva de Mercado: Prêmios Recebidos:

21 20 Consultas Investidor Individual Gestão da Informação Comunicação com o público externo

22 21 Gestão da Informação Comunicação com o público externo Número de Reuniões com Investidores e Analistas

23 22 Gestão da Informação: Visão do Investidor / Analista sobre o site de RI Comunicação com o público externo Perspectiva de Mercado: Resultado da Pesquisa com Investidores e Analistas

24 23 Comunicação com o público externo Perspectiva de Mercado: Resultado da Pesquisa com Investidores e Analistas

25 24 Transparência com o mercado; Contínua ampliação da sua base de acionistas; Rentabilidade associada a responsabilidade social; Relacionamento forte e em aperfeiçoamento contínuo com trabalhadores, comunidades e investidores; Coordenador de Segurança da Informação nas áreas de negócio e serviços, garante uma política de divulgação da informação uniforme; Gerente Funcional de RI torna a comunicação eficiente e uniforme dentro de toda a Cia. Conclusão

26 6º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais 21 de junho de 2004 José Sergio Gabrielli Diretor Financeiro e de Relações com Investidores


Carregar ppt "6º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais 21 de junho de 2004 José Sergio Gabrielli Diretor Financeiro e de Relações com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google