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Programa ToP – Treinando os Professores Comitê de Educação da CVM Relações com Investidores 27 julho 2007 Andréa Pereira Diretora do IBRI Instituto Brasileiro.

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1 Programa ToP – Treinando os Professores Comitê de Educação da CVM Relações com Investidores 27 julho 2007 Andréa Pereira Diretora do IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Gerente de RI da Suzano Petroquímica

2 RI é uma atividade estratégica destinada a estreitar o relacionamento entre a companhia aberta e os seus investidores atuais e potenciais. O que é Relações com Investidores (RI)? Marketing Comunicação RI Comunicar o valor da empresa Determinar o valor da empresa Determinar audiência e metodologia de comunicação Jurídico Assegurar o cumprimento do marco regulatório Finanças

3 O que é Relações com Investidores (RI)? A equipe de RI deve atuar como um canal de comunicação entre a companhia e a comunidade financeira Relações com Investidores Comunidade Financeira Objetivo: justa precificação do valor de mercado da companhia Empresa

4 Estabelecer relacionamento com o Mercado de Capitais, mantendo-o adequadamente informado sobre a empresa, e vice-versa, bem como disponibilizar soluções que permitam atingir: a atribuição de um preço de mercado justo para as ações e títulos da companhia, que reflita o valor dos seus ativos e a sua expectativa futura de resultados e do seu fluxo de caixa; a redução da percepção de risco da empresa e conseqüente redução do seu custo de capital ; Desenvolver e implementar estratégias adequadas, voltadas para o aumento da liquidez das ações da companhia, mesmo em condições de mercado adversas. O que é Relações com Investidores (RI)?

5 Conselho de Administração e Diretoria Criação de Valor para o Acionista Relações com Investidores Redução do Custo de Capital Objetivo: Fornecer ao mercado de capitais informações transparentes, tempestivas e confiáveis sobre as operações da empresa. O que é Relações com Investidores (RI)?

6 RI: Principais atividades Reuniões com Analistas de Investimento, Acionistas e Investidores Potenciais; Acompanhamento das Avaliações feitas sobre a Companhia; Relacionamento com a Imprensa especializada; Acompanhamento das condições de negociação dos valores mobiliários da companhia (liquidez); Levantamentos de Inteligência de Mercado.

7 Conselho de Administração Define e Acompanha as Metas estratégicas Implementa e realiza a Gestão das metas estratégicas Diretoria Executiva Produção, Vendas e Financeiro Controle RI Padroniza, Controla e checa os resultados Persegue as metas estratégicas Interpreta e Divulga as Informações COMUNIDADE FINANCEIRA RI na ponta do fluxo de informa ç ão

8 CA C*C* Comitês de Gestão F Advogados AI Ass.Imprensa AnAn Analistas de investimento V Veículos de Comunicação AEAE Auditoria C Consultores I Investidores A Acionistas RI CVM ON G Au Autarquias Conselho de Administração Informação é a bola do jogo

9 Stakeholders Indivíduo ou grupo que pode ser positivamente ou negativamente afetado pelas atividades da Empresa Reduzindo os riscos através do engajamento dos Stakeholders Abertura de canais de comunicação e audiências comunitárias Compreensão das expectativas dos grupos e acesso ao processo decisivo - Entendimento das atividades da empresa funciona como uma licença para operar. Oportunidades – Valorização da Marca, Respeito Corporativo, Reputação; Riscos – Dificuldades políticas, Interrupções na produção, suspensão de licenças Direcionando a Informação

10 Entrevistas e publicações Divulgar Objetivo AçãoInstrumentosObjetivo Imprensa e Academia Sedimentação de Conceitos Velocidade Lenta Cobertura de Analistas Formar Opinião Divulgação de Informações Aumento da Cobertura Média Aumentar o valor da ação Contato direto com Investidor Road ShowsLiquidez, valorização Rápida Calibrar o valor Governança Corporativa Novo Mercado Estabilidade Constante Ações de RI TG

11 Seja transparente - sempre! Comunicação é a alma do negócio! Apresente-se. Vá ao mercado! Não perca tempo. Seja tempestivo! Seja a cara da sua empresa Reconheça oportunidades. Inove! Conheça seu público! Segmente! Seja estratégico. Pense no longo prazo! Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI

12 O que informar obrigatória e espontaneamente Informações Obrigatórias: São aquelas exigidas pela Instrução CVM de nº 202 e pelo Securities Act de 1934 (Legislação Americana). Correspondem ao estritamente necessário para atualização do registro da Companhia junto aos órgãos reguladores. Há dois tipos de informações obrigatórias: as de natureza periódica e as de natureza eventual: Informações Espontâneas: São todas as demais. Quando bem divulgadas, constituem-se no elemento diferenciador entre as empresas de Capital Aberto, no seu relacionamento com o mercado. Periódicas: No mercado brasileiro: Informações Trimestrais – ITR´s (prazo de 45 dias após o encerramento do trimestre), IAN, DFP, Atas de Assembléias Gerais Ordinárias, etc. No mercado americano: 20-F, 6-K´s, etc. Eventuais: A sua divulgação deve ser imediata – Editais / Avisos aos Acionistas, Atas de Assembléias Gerais Extraordinárias, Mudanças de Auditores Independentes, Acordos de Acionistas, Comunicados, Fatos Relevantes, etc. Todas as informações devem ser informadas tanto ao mercado brasileiro como ao mercado norte-americano.

13 Relatório Anual; Publicação trimestral; Teleconferências; Envio de comunicados aos usuários; Reuniões públicas em todas as regionais da Apimec; Site de Relações com Investidores (vários idiomas); Disponibilização de informações no site de RI; Roadshows anuais no exterior (EUA e Europa); CRM em RI; Análise Gerencial da Operação Balanço Social (Novos Públicos Estratégicos); e US GAAP – Investidores Estrangeiros (Globalização). Transparência

14 Relatório Anual; Publicação trimestral; Teleconferências; Envio de comunicados aos usuários; Reuniões públicas em todas as regionais da Apimec; Site de Relações com Investidores (vários idiomas); Disponibilização de informações no site de RI; Roadshows anuais no exterior (EUA e Europa); CRM em RI; Análise Gerencial da Operação Balanço Social (Novos Públicos Estratégicos); e US GAAP – Investidores Estrangeiros (Globalização). Transparência = Desejo de Informar Transparência

15 Seja transparente - sempre! Comunicação é a alma do negócio! Apresente-se. Vá ao mercado! Não perca tempo. Seja tempestivo! Seja a cara da sua empresa Reconheça oportunidades. Inove! Conheça seu público! Segmente! Seja estratégico. Pense no longo prazo! Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI

16 Envio de todos os comunicados via Alert Sistema de Divulgação Bovespa, CVM, NYSE e SEC Aplicações web: Alert, Fale Conosco, Você Opina, Stock Alert, Lembrar-me... Utilização de serviços de disseminação do tipo wire Formas de Comunicação Direta

17 Seja transparente - sempre! Comunicação é a alma do negócio! Apresente-se. Vá ao mercado! Não perca tempo. Seja tempestivo! Seja a cara da sua empresa Reconheça oportunidades. Inove! Conheça seu público! Segmente! Seja estratégico. Pense no longo prazo! Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI

18 Investidores Institucionais Fundos de Pensão Fundos de Investimento (Assets) Fundos de Hedge Investidores Individuais EQUITYDÍVIDA Bondholders no mercado externo Investidores em debêntures e outros instrumentos de renda fixa Públicos diferentes, demandas diferentes

19 Investidores ProfissionaisInvestidores Não-profissionais Enfoque analítico no aspecto operacional Foco em dividendos Relatório Impresso Glossário, FAQ Menor importância à tempestividade (algumas informações!) Enfoque analítico nas demonstrações financeiras Foco em recompra de ações Relatório On-line Análise Gerencial da Operação Grande importância à tempestividade da informação, visão trimestral Públicos diferentes, demandas diferentes

20 Seja transparente - sempre! Comunicação é a alma do negócio! Apresente-se. Vá ao mercado! Não perca tempo. Seja tempestivo! Seja a cara da sua empresa Reconheça oportunidades. Inove! Conheça seu público! Segmente! Seja estratégico. Pense no longo prazo! Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI

21 Exposição no Mercado Em relação a reuniões públicas nas Apimecs, a sua empresa pretende realizar em 2006: Fonte: 4ª Enquete – IBRI - Forma de Divulgação de Informações Contábeis (maio de 2006)

22 Sua empresa pretende realizar reuniões públicas em 2006 além das programadas nas Apimecs? Fonte: 4ª Enquete – IBRI - Forma de Divulgação de Informações Contábeis (maio de 2006) Exposição no Mercado

23 Identificação de potenciais investidores - Informações públicas da SEC + Custódia Análise: Regional Setorial Nacional Internacional Ações de comunicação pró-ativa – apresentação da companhia / reuniões / conference calls / envio de material Targeting

24 Seja transparente - sempre! Comunicação é a alma do negócio! Apresente-se. Vá ao mercado! Não perca tempo. Seja tempestivo! Seja a cara da sua empresa Reconheça oportunidades. Inove! Conheça seu público! Segmente! Seja estratégico. Pense no longo prazo! Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI

25 Tempestividade Formas de divulgação de Demonstrações Contábeis Anuais. Fonte: 4ª Enquete – IBRI - Forma de Divulgação de Informações Contábeis (maio de 2006)

26 Seja transparente - sempre! Comunicação é a alma do negócio! Apresente-se. Vá ao mercado! Não perca tempo. Seja tempestivo! Seja a cara da sua empresa Reconheça oportunidades. Inove! Conheça seu público! Segmente! Seja estratégico. Pense no longo prazo! Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI

27 Outros Academia RI EmpresaMercado de Capitais Coletar, analisar, sintetizar e uniformizar informações internas Disseminar informações transparentes democráticas tempestivas acessíveis Áreas da Empresa Analistas Acionistas Investidores Retroalimentação O RI é a voz do mercado dentro da empresa e a voz da empresa no mercado de capitais. Raters Mídia Responsabilidade do RI

28 Seja transparente - sempre! Comunicação é a alma do negócio! Apresente-se. Vá ao mercado! Não perca tempo. Seja tempestivo! Seja a cara da sua empresa Reconheça oportunidades. Inove! Conheça seu público! Segmente! Seja estratégico. Pense no longo prazo! Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI

29 Oportunidades de Mercado A participação do investidor individual está crescendo no Brasil. Em sua percepção a demanda destes investidores no ano de 2005, em relação a 2004, teve: Fonte: 4ª Enquete – IBRI - Forma de Divulgação de Informações Contábeis (maio de 2006)

30 Oportunidades de Mercado A procura do investidor estrangeiro está crescendo no Brasil. Em sua percepção a demanda destes investidores no ano de 2005, em relação a 2004, teve: Fonte: 4ª Enquete – IBRI - Forma de Divulgação de Informações Contábeis (maio de 2006)

31 Seja transparente - sempre! Comunicação é a alma do negócio! Apresente-se. Vá ao mercado! Não perca tempo. Seja tempestivo! Seja a cara da sua empresa Reconheça oportunidades. Inove! Conheça seu público! Segmente! Seja estratégico. Pense no longo prazo! Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI

32 Inovação Formatos dos relatórios utilizados pelas empresas – Relatórios Anuais. Fonte: 4ª Enquete – IBRI - Forma de Divulgação de Informações Contábeis (maio de 2006)

33 Reuniões APIMEC em todo o Brasil Dow Jones Sustainability World Index (desde 1999) Tag Along ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa (desde 2005) CRM em RI Relatório Anual Online Programa de Reinvestimento de Dividendos Reporte de Sustentabilidade de acordo com a metodologia do GRI (Global Reporting Initiative) Fundos SRI Quiet Period Políticas de Divulgação e Negociação Inovação

34 Seja transparente - sempre! Comunicação é a alma do negócio! Apresente-se. Vá ao mercado! Não perca tempo. Seja tempestivo! Seja a cara da sua empresa Reconheça oportunidades. Inove! Conheça seu público! Segmente! Seja estratégico. Pense no longo prazo! Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI

35 Dimensão Econômica Dimensão Ambiental Dimensão Social Sustentabilidade Cidadania Corporativa Responsabilidade social Aumentar a equidade Conservar e reciclar recursos (Eco-eficiência) Reduzir desperdícios Minimizar impactos ambientais Performance Financeira Criação de Valor Perpetuidade Competitividade Sustentabilidade

36 Dimensão Econômica Dimensão Ambiental Dimensão Social Sustentabilidade Cidadania Corporativa Responsabilidade social Aumentar a equidade Conservar e reciclar recursos (Eco-eficiência) Reduzir desperdícios Minimizar impactos ambientais Performance Financeira Criação de Valor Perpetuidade Competitividade A empresa somente é sustentável quando clientes, fornecedores, investidores...são sustentáveis. Sustentabilidade

37 Salim Augusto A. Ali Superintendente do IBRI - Rodney Vergili Assessoria de Comunicação - IBRI - Contatos

38 Bibliografia: –Mahoney, Willian F. – Relações com Investidores – O Guia dos Profissionais para Marketing Financeiro e Comunicação. IMF Editora, –Site do IBRI: –Revista RI: edições disponíveis no site do IBRI –Guia Bovespa de Relações com Investidores

39 39 27 julho 2007 Programa ToP – Treinando os Professores Comitê de Educação da CVM CODIM – Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado

40 40 Missão do CODIM Elaborar pareceres de orientação alinhando as Melhores Práticas de Divulgação, estabelecendo princípios básicos e a utilização de recursos tecnológicos compatíveis com as necessidades dos agentes do mercado de capitais.

41 41 Compromisso Orientar e sugerir às companhias abertas, profissionais de relações com investidores, analistas, investidores, administradores de recursos e outros profissionais de investimentos, dentre outros, a respeito das alternativas mais adequadas de divulgação de informações para um público diversificado que exige maior qualidade, transparência, tempestividade, acessibilidade e detalhamento desses dados.

42 42 EntidadesCoordenadoras

43 43 Entidades-membro

44 44 Regulamento Interno O CODIM possui um regulamento interno que tem por finalidade orientar as ações e processos de atuação do Comitê.

45 45 Nomeação de dois relatores por tema; Discussão inicial pelos membros do CODIM; Elaboração de pronunciamento preliminar; Audiência Restrita junto às entidades-membro do CODIM; Análise e debate das sugestões recebidas; Audiência Pública e consultas específicas a outras entidades; Discussão e elaboração do Pronunciamento de Orientação do CODIM; Divulgação do Pronunciamento e incentivo a utilização das orientações do CODIM. Etapas de Trabalho

46 46 Temas para discussão Tema já realizado: Teleconferência para o Brasil e o exterior Apresentações Públicas Periódicas; Temas em análise: Período de Silêncio (Quiet Period); Reuniões Individuais; Guidance;

47 47 Outros Temas a Analisar: A lista total contempla mais de 20 itens Informações materiais - Fato Relevante; Segmentação de públicos dentro do mercado de capitais – como atender?; Insider Information; Conciliação de normas nacionais e internacionais; Melhores práticas na divulgação de resultados Temas para discussão

48 48 Exemplo - Pronunciamento de Orientação: TELECONFERÊNCIA Conceituação: A TELECONFERÊNCIA, ou CONFERENCE CALL, é um meio de comunicação eficiente que as empresas têm utilizado para fornecer acesso e interatividade de maneira ampla e irrestrita, entre os administradores e os públicos estratégicos (acionistas, analistas, investidores, mídia, dentre outros) que devem receber informações e esclarecimentos de uma empresa, privilegiando a tempestividade, a eqüidade e a transparência. Pode ser realizada tanto através de telefone (teleconferência), como pela Internet (webcast – transmissão do áudio ao vivo, com apresentação de slides), sendo preferível à utilização simultânea dos 2 (dois) meios para garantir uma maior disseminação e a eqüidade.

49 49 Pronunciamento de Orientação: TELECONFERÊNCIA RESUMO - PRINCIPAIS TÓPICOS: Melhores Práticas de Divulgação: 1)Teleconferência pública e de fácil acesso; 2)Com duas partes: apresentação inicial e Q&A session de livre acesso; 3)Realizada em até 3 (três) dias úteis após a disponibilização das demonstrações contábeis; 4)Realizada em português. Quando em outro idioma, com tradução e disponibilização no site; 5)Nas reuniões públicas com investidores e profissionais de investimentos, a teleconferência deverá ser usada com transmissão ao vivo e total interatividade para perguntas e respostas;

50 50 Transparência nos processos Acessível a todos os públicos interessados Busca de consenso do mercado Melhores práticas de divulgação de informações ao mercado CODIM: Democracia no mercado de capitais

51 51 FONTE DE INFORMAÇÕES: SITE: - O que é o CODIM - Regulamento Interno - Entidades e Membros participantes - Pronunciamentos de Orientação já elaborados - Temas em audiência/discussão - Downloads de informações - Fale Conosco - FAQ – Frequently Asked Questions

52 52 Programa ToP – Treinando os Professores Comitê de Educação da CVM Andréa Pereira 27 julho 2007


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