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Programa ToP – Treinando os Professores Comitê de Educação da CVM

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Apresentação em tema: "Programa ToP – Treinando os Professores Comitê de Educação da CVM"— Transcrição da apresentação:

1 Programa ToP – Treinando os Professores Comitê de Educação da CVM
Relações com Investidores Entrevista com os professores: Qual a formação, idade, naturalidade e paixão (hobby ou área de interesse) de cada um Experiência ou projeto profissional que mais lhe marcou, por que? Como se especializou em Relações com Investidores Há quanto tempo atua nesta área Qual o profissional desta área que lhe inspira? Qual o projeto desta área que lhe inspira? Andréa Pereira Diretora do IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Gerente de RI da Suzano Petroquímica 27 julho 2007

2 O que é Relações com Investidores (RI)?
RI é uma atividade estratégica destinada a estreitar o relacionamento entre a companhia aberta e os seus investidores atuais e potenciais. Finanças

3 O que é Relações com Investidores (RI)?
A equipe de RI deve atuar como um canal de comunicação entre a companhia e a comunidade financeira Relações com Investidores Comunidade Financeira Empresa Objetivo: justa precificação do valor de mercado da companhia

4 O que é Relações com Investidores (RI)?
Estabelecer relacionamento com o Mercado de Capitais, mantendo-o adequadamente informado sobre a empresa, e vice-versa, bem como disponibilizar soluções que permitam atingir: a atribuição de um preço de mercado justo para as ações e títulos da companhia, que reflita o valor dos seus ativos e a sua expectativa futura de resultados e do seu fluxo de caixa; a redução da percepção de risco da empresa e conseqüente redução do seu custo de capital ; Desenvolver e implementar estratégias adequadas, voltadas para o aumento da liquidez das ações da companhia, mesmo em condições de mercado adversas.

5 Conselho de Administração e Diretoria
O que é Relações com Investidores (RI)? Conselho de Administração e Diretoria Relações com Investidores Criação de Valor para o Acionista Redução do Custo de Capital Objetivo: Fornecer ao mercado de capitais informações transparentes, tempestivas e confiáveis sobre as operações da empresa.

6 RI: Principais atividades
Reuniões com Analistas de Investimento, Acionistas e Investidores Potenciais; Acompanhamento das Avaliações feitas sobre a Companhia; Relacionamento com a Imprensa especializada; Acompanhamento das condições de negociação dos valores mobiliários da companhia (liquidez); Levantamentos de “Inteligência de Mercado”.

7 RI na ponta do fluxo de informação
Conselho de Administração Define e Acompanha as Metas estratégicas Diretoria Executiva Implementa e realiza a Gestão das metas estratégicas Produção, Vendas e Financeiro Persegue as metas estratégicas Controle Padroniza, Controla e checa os resultados RI Interpreta e Divulga as Informações COMUNIDADE FINANCEIRA

8 Informação é a bola do jogo
CA C* Comitês de Gestão F Advogados AI Ass.Imprensa An Analistas de investimento V Veículos de Comunicação AE Auditoria C Consultores I Investidores A Acionistas RI CVM ONG Au Autarquias Conselho de Administração

9 Direcionando a Informação
Stakeholders Indivíduo ou grupo que pode ser positivamente ou negativamente afetado pelas atividades da Empresa Reduzindo os riscos através do engajamento dos Stakeholders Abertura de canais de comunicação e audiências comunitárias Compreensão das expectativas dos grupos e acesso ao processo decisivo - Entendimento das atividades da empresa funciona como uma “licença para operar”. Oportunidades – Valorização da Marca, Respeito Corporativo, Reputação; Riscos – Dificuldades políticas, Interrupções na produção, suspensão de licenças

10 Ações de RI Objetivo Ação Instrumentos Objetivo Velocidade Divulgar
Entrevistas e publicações Imprensa e Academia Sedimentação de Conceitos Lenta Formar Opinião Cobertura de Analistas Divulgação de Informações Aumento da Cobertura Média Aumentar o valor da ação Contato direto com Investidor Road Shows Liquidez, valorização Rápida Trabalho em Grupo – RI Em grupos de 5 alunos, selecionem um dos objetivos de RI (Divulgar; Formar opinião, Aumentar o valor da ação, Calibrar o valor) para aprofundar informações e conhecimento. Troquem informações entre vocês. Cada aluno do grupo pode fazer uma pergunta e checar as respostas dos colegas. Selecionem uma das perguntas, que o grupo considere expressar suas necessidades de aprendizagem. TEMPO: 10min APRESENTAÇÃO: Dois EE serão convidados a debaterem sua questão com o professor e a Rede. Os coordenadores deverão recolher a pergunta de cada grupo e enviá-la para TEMPO: 5min Calibrar o valor Governança Corporativa Novo Mercado Estabilidade Constante TG

11 Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI
“Seja transparente - sempre!” “Comunicação é a alma do negócio!” “Conheça seu público! Segmente!” “Apresente-se. Vá ao mercado!” “Não perca tempo. Seja tempestivo!” “Seja a cara da sua empresa” “Reconheça oportunidades.” “Inove!” “Seja estratégico. Pense no longo prazo!”

12 O que informar obrigatória e espontaneamente
Informações Obrigatórias: São aquelas exigidas pela Instrução CVM de nº 202 e pelo Securities Act de 1934 (Legislação Americana). Correspondem ao estritamente necessário para atualização do registro da Companhia junto aos órgãos reguladores. Há dois tipos de informações obrigatórias: as de natureza periódica e as de natureza eventual: Periódicas: No mercado brasileiro: Informações Trimestrais – ITR´s (prazo de 45 dias após o encerramento do trimestre), IAN, DFP, Atas de Assembléias Gerais Ordinárias, etc. No mercado americano: 20-F, 6-K´s, etc. Eventuais: A sua divulgação deve ser imediata – Editais / Avisos aos Acionistas, Atas de Assembléias Gerais Extraordinárias, Mudanças de Auditores Independentes, Acordos de Acionistas, Comunicados, Fatos Relevantes, etc. Todas as informações devem ser informadas tanto ao mercado brasileiro como ao mercado norte-americano. Informações Espontâneas: São todas as demais. Quando bem divulgadas, constituem-se no elemento diferenciador entre as empresas de Capital Aberto, no seu relacionamento com o mercado.

13 Transparência Relatório Anual; Publicação trimestral;
Teleconferências; Envio de comunicados aos usuários; Reuniões públicas em todas as regionais da Apimec; Site de Relações com Investidores (vários idiomas); Disponibilização de informações no site de RI; Roadshows anuais no exterior (EUA e Europa); CRM em RI; Análise Gerencial da Operação Balanço Social (Novos Públicos Estratégicos); e US GAAP – Investidores Estrangeiros (Globalização).

14 Transparência = Desejo de Informar
Relatório Anual; Publicação trimestral; Teleconferências; Envio de comunicados aos usuários; Reuniões públicas em todas as regionais da Apimec; Site de Relações com Investidores (vários idiomas); Disponibilização de informações no site de RI; Roadshows anuais no exterior (EUA e Europa); CRM em RI; Análise Gerencial da Operação Balanço Social (Novos Públicos Estratégicos); e US GAAP – Investidores Estrangeiros (Globalização). Transparência = Desejo de Informar

15 Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI
“Seja transparente - sempre!” “Comunicação é a alma do negócio!” “Conheça seu público! Segmente!” “Apresente-se. Vá ao mercado!” “Não perca tempo. Seja tempestivo!” “Seja a cara da sua empresa” “Reconheça oportunidades.” “Inove!” “Seja estratégico. Pense no longo prazo!”

16 Formas de Comunicação Direta
Aplicações web: Alert, Fale Conosco, Você Opina, Stock Alert, Lembrar-me... Sistema de Divulgação Bovespa, CVM, NYSE e SEC Envio de todos os comunicados via Alert Utilização de serviços de disseminação do tipo “wire”

17 Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI
“Seja transparente - sempre!” “Comunicação é a alma do negócio!” “Conheça seu público! Segmente!” “Apresente-se. Vá ao mercado!” “Não perca tempo. Seja tempestivo!” “Seja a cara da sua empresa” “Reconheça oportunidades.” “Inove!” “Seja estratégico. Pense no longo prazo!”

18 Públicos diferentes, demandas diferentes
“EQUITY” DÍVIDA Investidores Institucionais Fundos de Pensão Fundos de Investimento (“Assets”) Fundos de “Hedge” Investidores Individuais “Bondholders” no mercado externo Investidores em debêntures e outros instrumentos de renda fixa

19 Públicos diferentes, demandas diferentes
Investidores Profissionais Investidores Não-profissionais Enfoque analítico nas demonstrações financeiras Foco em recompra de ações Relatório On-line Análise Gerencial da Operação Grande importância à tempestividade da informação, visão trimestral Enfoque analítico no aspecto operacional Foco em dividendos Relatório Impresso Glossário, FAQ Menor importância à tempestividade (algumas informações!)

20 Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI
“Seja transparente - sempre!” “Comunicação é a alma do negócio!” “Conheça seu público! Segmente!” “Apresente-se. Vá ao mercado!” “Não perca tempo. Seja tempestivo!” “Seja a cara da sua empresa” “Reconheça oportunidades.” “Inove!” “Seja estratégico. Pense no longo prazo!”

21 Exposição no Mercado Em relação a reuniões públicas nas Apimecs, a sua empresa pretende realizar em 2006: Fonte: 4ª Enquete – IBRI - Forma de Divulgação de Informações Contábeis (maio de 2006)

22 Exposição no Mercado Sua empresa pretende realizar reuniões públicas em 2006 além das programadas nas Apimecs? Fonte: 4ª Enquete – IBRI - Forma de Divulgação de Informações Contábeis (maio de 2006)

23 Targeting Identificação de potenciais investidores - Informações públicas da SEC + Custódia Análise: Regional Setorial Nacional Internacional Ações de comunicação pró-ativa – apresentação da companhia / reuniões / conference calls / envio de material

24 Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI
“Seja transparente - sempre!” “Comunicação é a alma do negócio!” “Conheça seu público! Segmente!” “Apresente-se. Vá ao mercado!” “Não perca tempo. Seja tempestivo!” “Seja a cara da sua empresa” “Reconheça oportunidades.” “Inove!” “Seja estratégico. Pense no longo prazo!”

25 Formas de divulgação de Demonstrações Contábeis Anuais.
Tempestividade Formas de divulgação de Demonstrações Contábeis Anuais. Fonte: 4ª Enquete – IBRI - Forma de Divulgação de Informações Contábeis (maio de 2006)

26 Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI
“Seja transparente - sempre!” “Comunicação é a alma do negócio!” “Conheça seu público! Segmente!” “Apresente-se. Vá ao mercado!” “Não perca tempo. Seja tempestivo!” “Seja a cara da sua empresa” “Reconheça oportunidades.” “Inove!” “Seja estratégico. Pense no longo prazo!”

27 Coletar, analisar, sintetizar e uniformizar informações internas
Responsabilidade do RI Empresa Mercado de Capitais Áreas da Empresa Analistas Acionistas Coletar, analisar, sintetizar e uniformizar informações internas Disseminar informações transparentes democráticas tempestivas acessíveis Investidores Mídia RI Raters Academia Outros Retroalimentação O RI é a voz do mercado dentro da empresa e a voz da empresa no mercado de capitais.

28 Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI
“Seja transparente - sempre!” “Comunicação é a alma do negócio!” “Conheça seu público! Segmente!” “Apresente-se. Vá ao mercado!” “Não perca tempo. Seja tempestivo!” “Seja a cara da sua empresa” “Reconheça oportunidades.” “Inove!” “Seja estratégico. Pense no longo prazo!”

29 Oportunidades de Mercado
A participação do investidor individual está crescendo no Brasil. Em sua percepção a demanda destes investidores no ano de 2005, em relação a 2004, teve: Fonte: 4ª Enquete – IBRI - Forma de Divulgação de Informações Contábeis (maio de 2006)

30 Oportunidades de Mercado
A procura do investidor estrangeiro está crescendo no Brasil. Em sua percepção a demanda destes investidores no ano de 2005, em relação a 2004, teve: Fonte: 4ª Enquete – IBRI - Forma de Divulgação de Informações Contábeis (maio de 2006)

31 Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI
“Seja transparente - sempre!” “Comunicação é a alma do negócio!” “Conheça seu público! Segmente!” “Apresente-se. Vá ao mercado!” “Não perca tempo. Seja tempestivo!” “Seja a cara da sua empresa” “Reconheça oportunidades.” “Inove!” “Seja estratégico. Pense no longo prazo!”

32 Inovação Formatos dos relatórios utilizados pelas empresas – Relatórios Anuais. Fonte: 4ª Enquete – IBRI - Forma de Divulgação de Informações Contábeis (maio de 2006)

33 Inovação Dow Jones Sustainability World Index (desde 1999)
ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa (desde 2005) Reporte de Sustentabilidade de acordo com a metodologia do GRI (Global Reporting Initiative) Fundos SRI Reuniões APIMEC em todo o Brasil Tag Along Relatório Anual Online CRM em RI Quiet Period Políticas de Divulgação e Negociação Programa de Reinvestimento de Dividendos

34 Nove Mandamentos para estruturar um bom programa de RI
“Seja transparente - sempre!” “Comunicação é a alma do negócio!” “Conheça seu público! Segmente!” “Apresente-se. Vá ao mercado!” “Não perca tempo. Seja tempestivo!” “Seja a cara da sua empresa” “Reconheça oportunidades.” “Inove!” “Seja estratégico. Pense no longo prazo!”

35 Sustentabilidade Dimensão Econômica Dimensão Dimensão Social Ambiental
Performance Financeira Criação de Valor Perpetuidade Competitividade Dimensão Econômica Dimensão Ambiental Dimensão Social Sustentabilidade Cidadania Corporativa Responsabilidade social Aumentar a equidade Conservar e reciclar recursos (Eco-eficiência) Reduzir desperdícios Minimizar impactos ambientais

36 Sustentabilidade Performance Financeira Criação de Valor Perpetuidade Competitividade Dimensão Econômica A empresa somente é sustentável quando clientes, fornecedores, investidores...são sustentáveis. Dimensão Ambiental Dimensão Social Sustentabilidade Cidadania Corporativa Responsabilidade social Aumentar a equidade Conservar e reciclar recursos (Eco-eficiência) Reduzir desperdícios Minimizar impactos ambientais

37 Superintendente do IBRI - ibri@ibri.com.br Rodney Vergili
IBRI - Contatos Salim Augusto A. Ali Superintendente do IBRI - Rodney Vergili Assessoria de Comunicação -

38 Bibliografia: Mahoney, Willian F. – Relações com Investidores – O Guia dos Profissionais para Marketing Financeiro e Comunicação. IMF Editora, 1997. Site do IBRI: Revista RI: edições disponíveis no site do IBRI Guia Bovespa de Relações com Investidores

39 Programa ToP – Treinando os Professores Comitê de Educação da CVM
CODIM – Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado 27 julho 2007

40 Missão do CODIM Elaborar pareceres de orientação alinhando as Melhores Práticas de Divulgação, estabelecendo princípios básicos e a utilização de recursos tecnológicos compatíveis com as necessidades dos agentes do mercado de capitais.

41 Compromisso Orientar e sugerir às companhias abertas, profissionais de relações com investidores, analistas, investidores, administradores de recursos e outros profissionais de investimentos, dentre outros, a respeito das alternativas mais adequadas de divulgação de informações para um público diversificado que exige maior qualidade, transparência, tempestividade, acessibilidade e detalhamento desses dados.

42 Entidades Coordenadoras

43 Entidades-membro

44 Regulamento Interno O CODIM possui um regulamento interno que tem por finalidade orientar as ações e processos de atuação do Comitê.

45 Etapas de Trabalho Nomeação de dois relatores por tema;
Discussão inicial pelos membros do CODIM; Elaboração de pronunciamento preliminar; Audiência Restrita junto às entidades-membro do CODIM; Análise e debate das sugestões recebidas; Audiência Pública e consultas específicas a outras entidades; Discussão e elaboração do “Pronunciamento de Orientação do CODIM”; Divulgação do Pronunciamento e incentivo a utilização das orientações do CODIM.

46 Temas para discussão Tema já realizado:
Teleconferência para o Brasil e o exterior Apresentações Públicas Periódicas; Temas em análise: Período de Silêncio (Quiet Period); Reuniões Individuais; Guidance;

47 Temas para discussão Outros Temas a Analisar:
A lista total contempla mais de 20 itens Informações materiais - Fato Relevante; Segmentação de públicos dentro do mercado de capitais – como atender?; Insider Information; Conciliação de normas nacionais e internacionais; Melhores práticas na divulgação de resultados

48 Exemplo - Pronunciamento de Orientação: TELECONFERÊNCIA
Conceituação: A TELECONFERÊNCIA, ou ”CONFERENCE CALL”, é um meio de comunicação eficiente que as empresas têm utilizado para fornecer acesso e interatividade de maneira ampla e irrestrita, entre os administradores e os públicos estratégicos (acionistas, analistas, investidores, mídia, dentre outros) que devem receber informações e esclarecimentos de uma empresa, privilegiando a tempestividade, a eqüidade e a transparência. Pode ser realizada tanto através de telefone (teleconferência), como pela Internet (webcast – transmissão do áudio ao vivo, com apresentação de “slides”), sendo preferível à utilização simultânea dos 2 (dois) meios para garantir uma maior disseminação e a eqüidade.

49 Pronunciamento de Orientação: TELECONFERÊNCIA
RESUMO - PRINCIPAIS TÓPICOS: Melhores Práticas de Divulgação: Teleconferência pública e de fácil acesso; Com duas partes: apresentação inicial e “Q&A session” de livre acesso; Realizada em até 3 (três) dias úteis após a disponibilização das demonstrações contábeis; Realizada em português. Quando em outro idioma, com tradução e disponibilização no site; Nas reuniões públicas com investidores e profissionais de investimentos, a teleconferência deverá ser usada com transmissão ao vivo e total interatividade para perguntas e respostas;

50 CODIM: Democracia no mercado de capitais
Transparência nos processos Acessível a todos os públicos interessados Busca de “consenso” do mercado Melhores práticas de divulgação de informações ao mercado

51 FONTE DE INFORMAÇÕES: SITE: www. codim. org
FONTE DE INFORMAÇÕES: SITE: - O que é o CODIM - Regulamento Interno - Entidades e Membros participantes - Pronunciamentos de Orientação já elaborados - Temas em audiência/discussão - Downloads de informações - Fale Conosco - FAQ – Frequently Asked Questions

52 Programa ToP – Treinando os Professores Comitê de Educação da CVM
Andréa Pereira 27 julho 2007


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