A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno 9º Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessorias de Imprensa e Relações Públicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno 9º Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessorias de Imprensa e Relações Públicas."— Transcrição da apresentação:

1 Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno 9º Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessorias de Imprensa e Relações Públicas O papel do profissional de Relações com Investidores nos avanços do mercado de capital brasileiro e no estratégico relacionamento com a mídia Geraldo Soares Presidente do IBRI 05/05/06

2 Combinando atividades de comunicação corporativa, finanças e marketing e fornecendo ao mercado informações relevantes e precisas sobre o desempenho da empresa, a atividade permite à companhia participar mais ativamente do processo de formação de preços de suas próprias ações, além de preservar e aprimorar sua credibilidade. Conduzida eficientemente, RI pode, no longo prazo, contribuir para a justa precificação do valor de mercado da companhia, enquanto reduz seus custos para obter recursos no mercado de capitais. O público-alvo do profissional de RI é o mercado financeiro. RI é uma atividade estratégica destinada a estreitar o relacionamento entre a companhia aberta e os seus investidores atuais e potenciais. O que é Relações com Investidores (RI)?

3 Estabelecer relacionamento com o Mercado de Capitais, mantendo-o adequadamente informado sobre a empresa, e vice-versa, bem como disponibilizar soluções que permitam atingir: a atribuição de um preço de mercado justo para as ações e títulos da companhia, que reflita o valor dos seus ativos e a sua expectativa futura de resultados e do seu fluxo de caixa; a redução da percepção de risco da empresa e conseqüente redução do seu custo de capital ; Desenvolver e implementar estratégias adequadas, voltadas para o aumento da liquidez das ações da companhia, mesmo em condições de mercado adversas.

4 Transparência: é o desejo de informar. Entendida como a capacidade de gerar informações qualificadas e satisfatórias acerca do desempenho da companhia, assim como de sinalizar as principais tendências do comportamento futuro do mercado e da empresa; Eqüidade: é o tratamento justo e igualitário de todos os interessados na empresa - os acionistas, os seus colaboradores, clientes, fornecedores ou credores, Imprensa. O principal ativo de um profissional de RI é a sua credibilidade. RI: Princípios básicos

5 Outros Academia RI EmpresaMercado de Capitais Coletar, analisar, sintetizar e uniformizar informações internas Disseminar informações transparentes democráticas tempestivas acessíveis Áreas da Empresa Analistas Acionistas Investidores Retroalimentação O RI é a voz do mercado dentro da empresa e a voz da empresa no mercado de capitais. Raters Mídia Responsabilidade do RI

6 Finanças Comunicação Marketing Companhias Relações com Investidores Comunidade Financeira Atividades desenvolvidas: O RI é a voz do mercado dentro da empresa e a voz da empresa no mercado de capitais. RI: Forte Interação com o Mercado

7 Analistas de Bancos e de Corretoras Analistas e Gestores de Fundos de Investimentos Buy-side Sell-side RI: Os principais interlocutores Investidor Individual, Universidades, Mídia, público interno e Instituições de mercado Outros

8 RI: O que informar obrigatória e espontaneamente Informações Obrigatórias: São aquelas exigidas pela Instrução CVM de nº 202 e pelo Securities Act de 1934 (Legislação Americana). Correspondem ao estritamente necessário para atualização do registro da Companhia junto aos órgãos reguladores. Há dois tipos de informações obrigatórias: as de natureza periódica e as de natureza eventual: Informações Espontâneas: São todas as demais. Quando bem divulgadas, constituem-se no elemento diferenciador entre as empresas de Capital Aberto no seu relacionamento com o mercado. Periódicas: No mercado brasileiro: Informações Trimestrais – ITR´s (prazo de 45 dias após o encerramento do trimestre), IAN, DFP, Atas de Assembléias Gerais Ordinárias, etc. No mercado americano: 20-F, 6-K´s, etc. Eventuais: A sua divulgação deve ser imediata – Editais / Avisos aos Acionistas, Atas de Assembléias Gerais Extraordinárias, Mudanças de Auditores Independentes, Acordos de Acionistas, Comunicados, Fatos Relevantes, etc. Todas as informações devem ser informadas tanto ao mercado brasileiro como ao mercado norte-americano.

9 Atendimento aos analistas (sell-side, dívida e buy-side); Reuniões em grupo e Individuais; Participação em conferências e apresentações em geral ; Confecção de Comunicados em português e inglês; Teleconferências com transmissão via Internet; Atualização permanente do site RI; Apoio/Informações a acionistas e investidores individuais; Atendimento à mídia, principalmente a econômica; Confecção de relatórios internos - feedback para Diretoria; Apoio a outras áreas da Companhia (controladoria, financeiro, jurídico, planejamento estratégico, comunicação interna e assessoria de imprensa)... RI: Comunicação com o Mercado

10 Estudos e levantamentos sobre as empresas do mesmo segmento - nível nacional e mundial + Targeting; Acompanhamento da negociação das ações de concorrentes; Análise e divulgação interna das informações dos relatórios de mercado; Pesquisas periódicas sobre o mercado de capitais; Apoio ao Planejamento Estratégico; Mapeamento da movimentação da base acionária. RI: Inteligência de mercado BloombergECONOMÁTICA BROADCAST Reuters

11 RI: Cobertura dos analistas 11 Relatórios dos analistas influenciam decisões de investimento e contribuem para a formação da imagem da empresa

12 Há algum tempo…. ROE – Retorno sobre o Patrimônio Líquido Variação do Lucro Líquido Variação do Patrimônio Líquido Índice de Eficiência Lucro por Ação Valor de Mercado Múltiplos Dividendos

13 …Atualmente… Conselheiros independentes Níveis de Governança Corporativa BOVESPA Conselho Fiscal Tag Along Comitê de Negociação Comitê de Divulgação Comitê de Auditoria Comitê de Remuneração ADR Nível III Sarbanes-Oxley

14 …pronto para o futuro!

15 Dimensão Econômica Dimensão Ambiental Dimensão Social Sustentabilidade Cidadania Corporativa Responsabilidade social Equidade Conservar e reciclar recursos (Eco-eficiência) Reduzir desperdícios Minimizar impactos ambientais Performance Financeira Criação de Valor Perpetuidade Competitividade Sustentabilidade

16 Formadora de Opinião – Externa e Interna; Estabelece os temas da agenda pública; Amplo alcance; Divulga Negócios; Credibilidade do Espaço. Em um mundo globalizado em que impera uma legitimidade difusa, o impacto da mídia é enorme. Mídia

17

18 O IBRI - Instituto Brasileiro de Relações com Investidores - é uma associação de direito privado, sem fins econômicos, fundada em 05/06/1997, ou seja, presente há cerca de 9 anos no mercado. O IBRI

19 Contribuir para o crescimento e valorização da função e do profissional de Relações com Investidores. Criar valor para os associados, através de ações voltadas à formação de profissionais e fortalecimento da função. IBRI – Missão:

20 Coluna no jornal Valor Econômico e Mesa Redonda na revista Investidor Institucional Revista RI IBRI News Portal IBRI – CODIM – Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado Livraria Impressa e Virtual Canais de comunicação do IBRI

21 Portal do IBRI

22 Rodney Vergili Assessor de Comunicação IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores F:

23 O Que é o CODIM MISSÃO: elaborar pareceres de orientação alinhando as Melhores Práticas de Divulgação, estabelecendo princípios básicos e a utilização de recursos tecnológicos compatíveis com as necessidades dos agentes do mercado de capitais. Compromisso: orientar e sugerir às companhias abertas, profissionais de relações com investidores, analistas, investidores, administradores de recursos e outros profissionais de investimentos, dentre outros; a respeito das alternativas mais adequadas de divulgação de informações para um público diversificado que exige maior qualidade, transparência, tempestividade, acessibilidade e detalhamento desses dados.

24 CODIM – Entidades Membro

25 Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno 9º Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessorias de Imprensa e Relações Públicas O papel do profissional de Relações com Investidores nos avanços do mercado de capital brasileiro e no estratégico relacionamento com a mídia Geraldo Soares Presidente do IBRI 05/05/06


Carregar ppt "Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno 9º Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessorias de Imprensa e Relações Públicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google