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CAP. 1 – POR QUE A COMUNICAÇÃO É TÃO IMPORTANTE? Pesquisas revelam que um norte-americano comum gasta cerca de 70% do seu tempo ativo, ouvindo, falando,

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Apresentação em tema: "CAP. 1 – POR QUE A COMUNICAÇÃO É TÃO IMPORTANTE? Pesquisas revelam que um norte-americano comum gasta cerca de 70% do seu tempo ativo, ouvindo, falando,"— Transcrição da apresentação:

1 CAP. 1 – POR QUE A COMUNICAÇÃO É TÃO IMPORTANTE? Pesquisas revelam que um norte-americano comum gasta cerca de 70% do seu tempo ativo, ouvindo, falando, lendo e escrevendo, nessa ordem. Isto quer dizer que gasta-se de dez a onze horas, por dia, todos os dias, em comportamentos de comunicação verbal. Fonte: BEKIN, S. F. Conversando sobre Endomarketing. São Paulo: Makron, 1995.

2 QUANDO SE COMUNICA COM ALGUÉM, O QUE DEVE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO? Quem é a pessoa com quem você vai se comunicar?; O que você quer dizer?; Como você está transmitindo as informações?; Como você se certifica de que conseguiu convencer o receptor?.

3 PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO: Da parte do emissor: Incapacidade verbal; Falta de coerência; Uso de frases longas para impressionar; Acúmulo de detalhes irrelevantes; Ausência de espontaneidade; Manifestação evidente de linguagem afetada; Uso de termos técnicos, gírias, regionalismos e desconhecidos pelos receptores; Excesso de adjetivos, advérbios e frases feitas.

4 PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO (CONT.): Da parte do receptor: Nível de conhecimento insuficiente; Distração; Falta de disposição para entender; Nível cultural, social, intelectual, econômico e de escolaridade diferente do emissor;

5 O que é comunicaçao A palavra comunicação vem do latim cummunis que traz a idéia de comunhão(PEREZ, C. & BAIRON, S. Comunicação & Marketing. São Paulo: Futura, 2002); Tornar comum, trocar opiniões, fazer saber; implica interação, troca de mensagens. É um processo de participação de experiências, que modifica a disposição mental das partes envolvidas (BOSCO, J. B. Redação Empresarial. SãoPaulo: Atlas, 1998); Ação de pôr em comum tudo aquilo que, social, política ou existencialmente, não deve permanecer isolado (SODRÉ, M. Reinventando a cultura.Petrópolis (RJ): Vozes, 1996); Ato, onde, quem diz o quê, por que meio, a quem e com que efeito?(Lasswell apud POLISTCHUCK, I. & TRINTA, A. R. Teorias da Comunicação. Rio de Janeiro: Campus, 2004); Informação com feedback (BEKIN, S. F. Conversando sobre Endomarketing. São Paulo Makron, 1995).;

6 COMUNICAÇÃO X INFORMAÇÃO Processo que envolve interlocutores; Envolve a troca de informações; Antecipa ruídos; Começa quando a informação acaba; Informação com feedback. Sempre unilateral; O melhor sistema de informação, por si só, não garante comunicação. Fonte: BEKIN, S. F. (1995) Conversando sobre Endomarketing. São Paulo: Makron.

7 1.1 O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

8 O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO VISTO POR ARISTÓTELES: Quem diz o que a quem Fonte: PEREZ, C., & BAIRON, S. Comunicação & Marketing. São Paulo: Futura, 2002.

9 O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO SEGUNDO LASSWELL: Quem diz o que em que canal a quem Com que efeitos Fonte: PEREZ, C., & BAIRON, S. Comunicação & Marketing. São Paulo: Futura, 2002

10 O processo nos dias atuais Emissor Feedback Ruído Codificação (linguagem) Meio, canal ou veículo Mensagem Decodificação Receptor

11 Emissor > Feedback > Significado pretendido Meio, canal ou veículo Codificação Decodificação (significado percebido) Receptor Fonte: BATEMAN, T. S. & SNELLL. S. A. ADMINISTRAÇÃO: CONSTRUINDO VANTAGEM COMPETITIVA. São Paulo: Atlas, 1998, p.: 403. O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO DE UMA OUTRA MANEIRA:

12 Emissor > Mensagem > Receptor Codificação, Interpretação Decodificação Interpretação Decodificação Codificação Receptor> Mensagem > Emissor >Retorno da comunicação> O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO DE OUTRA FORMA:

13 Emissor ou Remetente: Quem emite a mensagem; Codificação: Processo de transformar o pensamento em forma simbólica; Como? Linguagem: Dinâmica mediadora entre os homens. Tipos: falada e escrita (comunicação verbal), gestual, corporal, por símbolos, ícones e sons (comunicação não verbal). Meio, canal ou veículo: Suporte material que possibilita veicular uma mensagem a um destinatário, através do espaço e do tempo. Ex.: televisão, carta, telefone, rádio etc. Fonte: BOSCO, J. B. Redação Empresarial. São Paulo: Atlas, 1998 KOTLER, P. & ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. SODRÉ, M. Reinventando a cultura: a comunicação e seus produtos. DEFINIÇÃO DOS ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO:

14 Mensagem: Sinônimo de conteúdo; É o que está escrito em um texto e o que é dito em um discurso; É o que se passa de significativo na comunicação entre destinador e destinatário. Decodificação: Processo pelo qual o receptor traduz os símbolos emitidos pelo emissor. Tradução que vai depender do nível econômico, social, cultural e de escolaridade do receptor. Receptor ou Destinatário: Quem recebe a mensagem emitida pelo emissor. Fonte: BOSCO, J. B. Redação Empresarial. São Paulo: Atlas, 1998 DEFINIÇÃO DOS ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO (CONT.):

15 DEFINIÇÃO DOS ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO (CONT.): Resposta: Reação do receptor após ter sido exposto à mensagem. Feedback: Resposta do receptor que chega ao emissor. Em outras palavras, retorno da mensagem que foi enviada pelo emissor. Ruído: Tudo o que dificulta a comunicação, interfere a transmissão e perturba a recepção ou compreensão da mensagem; Tudo o que possibilita a perda de informação durante o transporte da mensagem entre o emissor e o receptor. Fonte: BOSCO, J. B. Redação Empresarial. São Paulo: Atlas, 1998

16 EXEMPLOS DE RUÍDOS: Texto mal escrito; Erros ortográficos; Incorreção na pronúncia; Emprego de palavras de difícil compreensão pelo receptor; Mensagem mal estruturada, ambígua e obscura; Falta de entrosamento entre emissor e receptor; Excesso de informações numa mesma mensagem; Mensagem incompatível com o nível cultural, social, intelectual, econômico e de escolaridade do receptor. Escolha de canal errado; Conteúdo confuso.

17 III –BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA: MEDEIROS, João Bosco & GOBBES, Adilson. Dicionário de erros correntes da Língua Portuguesa. São Paulo, Atlas: IV –BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ARGENTI, Paul A. Comunicação Empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. Rio de Janeiro: Campus, BUENO, Wilson C. Comunicação Empresarial: Teoria e pesquisa. São Paulo: Manole, CALAZANS, F. Propaganda Subliminar Multimídia. 6ª ed. São Paulo: Summus, CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

18 IV –BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR (CONT.): KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Relações Públicas e Modernidade: Novos paradigmas na comunicação organizacional. São Paulo: Summus, Manual de Redação da Folha de São Paulo. São Paulo, Publifolha, MEDEIROS, João Bosco. Correspondência: técnicas de comunicação criativa. São Paulo: Atlas, ______. Redação Empresarial. São Paulo: Atlas, ______. Técnicas Redação. São Paulo: Atlas, 1996.

19 IV –BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR (CONT.): Dicionário Houaiss Sinônimos e Antônimos. Rio de Janeiro: Objetiva, POLISTCHUK, Ilana & TRINTA, Aluízio Ramos. Teorias da Comunicação: o pensamento e a prática da comunicação social. Rio de Janeiro: Campus, REGO, F. Gaudêncio Torquato do. Comunicação empresarial/ Comunicação institucional. São Paulo: Summus 1986.

20 X – OPÇÕES PARA O TRABALHO DO DIA: 10/05/2007 (CONT.) MUSEUS: 1. MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES. Local: Museu Nacional de Belas Artes, Avenida Rio Branco, 199, Centro, Qui. (22) e sex., 10h/18h. Sáb., 13h/18h.. R$ 4,00. Grátis às quintas. 2. MUSEU DAS TELECOMUNICAÇÕES. Local: Oi Futuro, Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, Qui. (22) a dom., 11h/20h. Grátis. 3. MUSEU DE ARTE MODERNA, Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Centro, Ter. a sex., 12h/18h. Sab., dom. e feriados, 12h/19h. R$ 5,00.

21 XI – OPÇÕES DE LIVROS PARA O DEBATE DE 12/06/ O caçador de pipas (Autor: Khaled Hosseini) 2. O livreiro de Cabul (Autor: Asne Seierstad) 3. As boas mulheres da China (Autora: Xinran) 4. A festa do Bode (Autor: Mario Vargas Llosa) (Autor: George Orwell) 6. Ensaio sobre a cegueira (Autor: José Saramago) 7. Cidade Partida (Autor: Zuenir Ventura) – O ano que não terminou (Autor: Zuenir Ventura) 9. Elite da Tropa (Autores: Luís Eduardo Soares, Rodrigo Pimentel & André Batista) 10. Rota 66 (Autor: Caco Barcellos)

22 VII - DATAS DE ENTREGA DOS TRABALHOS (ADM. TURMA A): 13/03/07 – Atividade do Minuto I; 15/03/07 – Comentário sobre o filme; 26/04/07 – Resenha do 1° livro; 10/05/07 – Entrega da resenha sobre a exposição, peça ou museu; 31/05/07 – Entrega do trabalho das fotos; 12/06/07 – Debate do 2º livro; 14/06/06 – Atividade do Minuto II VIII - DATAS DOS TESTES (ECO. B): 08/05/07 – Teste 1; 31/05/07 – Teste 2. IX – OPÇÕES DE LIVROS PARA A RESENHA DE


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