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Agradecimentos a Profa Cristiane. BIBLIOGRAFIA Marketing de Eventos MELO NETO, Francisco Paulo de RJ- SPRINT – 2ª edição – 1999 Tudo sobre Eventos Fleury.

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1 Agradecimentos a Profa Cristiane

2 BIBLIOGRAFIA Marketing de Eventos MELO NETO, Francisco Paulo de RJ- SPRINT – 2ª edição – 1999 Tudo sobre Eventos Fleury Meirelles, Gilda 2Fernando Flessati

3 COMO NASCEM OS EVENTOS? Necessidade Comemoração Divulgar Promover Calendário oficial de eventos ( da Empresa, da Cidade, do Pais). 3Fernando Flessati

4 EVENTOS - DEFINIÇÃO EVENTO COMO: FATO= marcante, cheio de emoções ACONTECIMENTO=bem-sucedido NOTÍCIA=como fato e acontecimento, ele vira notícia, tornando o evento uma mídia disputada pelos patrocinadores 4Fernando Flessati

5 EVENTO NOTÍCIA DIVULGA A MARCA DO PATROCINADOR AGREGA VALOR FACILITA A CONQUISTA DE NOVOS CLIENTES 5Fernando Flessati

6 EVENTO COMO ACONTECIMENTO EVENTO BEM SUCEDIDO = SUCESSO PARA O PATROCINADOR- RECALL ( lembrança e fixação da marca) NA MENTE DO PÚBLICO EVENTO FRACASSADO = ASSOCIAÇÃO DESTE FRACASSO AO FRACASSO DA MARCA E DO PRODUTO DO PATROCINADOR 6Fernando Flessati

7 O QUE É MARKETING DE EVENTOS? Modalidade do marketing promocional Criação de ambientes interativos Negócio do patrocinador Consumidores potenciais Promoção da marca Aumento das vendas 7Fernando Flessati

8 MARKETING DE PEQUENOS E GRANDES EVENTOS Principais diferenças: - Volume de recursos envolvidos - Audiência - Perfil dos investidores 8Fernando Flessati

9 MARKETING DE PEQUENOS E GRANDES EVENTOS GRANDES EVENTOS - Custos superiores a US$500 mil - Audiência superior a 5mil pessoas PEQUENOS EVENTOS - Custos até US$ 3 mil - Audiência até 5 mil pessoas 9Fernando Flessati

10 QUEM SÃO? MKT DE GRANDES EVENTOS = GRANDES EMPRESAS Líderes no mercado Marca com grande visibilidade MKT DE PEQUENOS EVENTOS = PEQUENAS EMPRESAS – apoio da comunidade local - Lojas comerciais Empresas de serviços Hotéis Pousadas Filiais Agências bancárias 10Fernando Flessati

11 EMPRESAS GRANDE PORTE - Patrocinam eventos maiores - Visam o retorno de imagem - Revitalização da marca - Reposicionamento da marca PEQUENO PORTE - Patrocinam eventos menores - Visam o retorno financeiro - Venda de produtos/serviços - Retorno imediato 11Fernando Flessati

12 O PROFISSIONAL DE EVENTOS QUALIDADES: Cultura geral sobre o Brasil e o mundo Boa expressão verbal Planejar Domínio da redação Saber trabalhar em equipe Regras de comportamento social Liderança Considerar o cliente como parceiro Saber improvisar O QUE ELE NÃO PODE FAZER: Dispensar a opinião dos outros Ser impontual Esgotar a equipe com períodos de trabalho excessivos Manter postura de superioridade para com os subordinados Não ridicularizar membro da equipe Não reconhecer o trabalho dos outros Desanimar perante as dificuldades Síndrome de velocidade 12Fernando Flessati

13 O EVENTO COMO OPORTUNIDADE DE VISUALIZAÇÃO DA MARCA DO PATROCINADOR Promove a cidade Alavanca a indústria do turismo e do entretenimento Parceria Prefeitura/patrocinador Garantia de retorno publicitário Oportunidade de merchandising O evento inclui ações de propaganda, relações públicas e assessoria de imprensa 13Fernando Flessati

14 CLASSIFICAÇÃO DOS EVENTOS ÁREAS DE INTERESSE: Artístico, científico,cívico, empresarial, cultural, desportivo, educativo, folclórico, informativo, governamental, lazer, político, religioso, social, turístico, ecológico, beneficente, gastronômico, incentivo, divulgação 14Fernando Flessati

15 CLASSIFICAÇÃO DOS EVENTOS ABRANGÊNCIA: Mundial, internacional, latino-americano, brasileiro, regional, municipal, local FREQUÊNCIA: Permanente, esporádico,único, de oportunidade 15Fernando Flessati

16 CLASSIFICAÇÃO DOS EVENTOS LOCALIZAÇÃO: Fixos ou itinerantes PARTICIPAÇÃO: Adesão ou determinação CATEGORIA: Institucional e promocional 16Fernando Flessati

17 Classificação dos Eventos DIMENSÃO: Pequeno- até 300 participantes Médio- menos que mil participantes Grande porte- acima de mil participantes Mega evento- abrangência internacional ou mundial 17Fernando Flessati

18 CLASSIFICAÇÃO DOS EVENTOS TIPOS: Congresso Seminário Convenção Mesa redonda Simpósio Painel Fórum Conferência Autógrafos 18Fernando Flessati

19 CLASSIFICAÇÃO DOS EVENTOS TIPOS: Palestra Jornada Encontro Feira Concentração Assembléia Plenária Exposição 19Fernando Flessati

20 CLASSIFICAÇÃO DOS EVENTOS TIPOS: Salão Aniversário Prêmios especiais Mostra Show Brainstorming Roda de negócios Semana Tele-conferência 20Fernando Flessati

21 CLASSIFICAÇÃO DOS EVENTOS TIPOS: Showcasing Leilão Lançamento de pedra fundamental Inauguração Vernissage Lançamento de produto ou serviço Visitas empresariais Visita oficial Desfile Festival Excursão 21Fernando Flessati

22 CLASSIFICAÇÃO DOS EVENTOS TIPOS: Torneio Concurso Campeonato Olimpíadas Reunião Comício Passeata Sarau Entrevista coletiva 22Fernando Flessati

23 CLASSIFICAÇÃO DOS EVENTOS TIPOS: Curso Sessão Solene Posses Workshop Happy hour Gincana Festa temática Aula magna Aula inaugural 23Fernando Flessati

24 CLASSIFICAÇÃO DOS EVENTOS TIPOS: Debate Cerimônias fúnebres Café da manhã Wellcome- coffee / Wellcome-drink Brunch Almoço / jantar Jantar dançante Coffee-break Coquetel Chá da tarde CEIA 24Fernando Flessati

25 CLASSIFICAÇÃO DOS EVENTOS TIPOS Bazar Garden Party Campanha Carnaval Casamento Bodas Festa infantil Churrasco Concerto Comemoração 25Fernando Flessati

26 CLASSIFICAÇÃO DOS EVENTOS TIPOS Formatura Micareta Missa Ópera Outorga de títulos Pré-estréia Regata Retrospectiva Rodeio Sorteio 26Fernando Flessati

27 CLASSIFICAÇÃO DOS EVENTOS Copa Corrida Rustica Sessão de Video Coral Lual Estudo de caso Concílio / Conclave / Roadshow 27Fernando Flessati

28 ETAPAS DE ORGANIZAÇÃO DE UM EVENTO FASE DA CONCEPÇÃO FASE DO PRÉ-EVENTO FASE DO EVENTO FASE DO PÓS-EVENTO 28Fernando Flessati

29 FASE DA CONCEPÇÃO PLANEJAMENTO Objetivo, tipo de evento, local, data, tema, slogan, programação, público-alvo, estratégia de comunicação, captação de recursos, transportes, hospedagem, atividades paralelas, cronograma, organograma, elaboração do PROJETO 29Fernando Flessati

30 TEMA, SLOGAN, OBJETIVO TEMA- nome do evento, título – MARCANTE/DEFINA O OBJETIVO DO EVENTO SLOGAN – frase de impacto que completa o tema e abrange a programação OBJETIVO – o que pretender fazer, o que alcançar, com que intenção, quem alcançaremos 30Fernando Flessati

31 DATA O QUE OBSERVAR: - Escolher mais de uma data - Verificar a agenda dos palestrantes - Disponibilidade do espaço escolhido 31Fernando Flessati

32 PROGRAMAÇÃO CONCILIAR A AGENDA DOS CONVIDADOS ESPECIAIS É POSSÍVEL AGRADAR A TODOS? PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR PROGRAMAÇÃO OFICIAL CUMPRIMENTO DA PROGRAMAÇÃO ALTERAÇÕES NECESSÁRIAS PONTUALIDADE MÃO DE OBRA QUALIFICADA CUMPRIMENTO DOS PRAZOS CUSTOS VIÁVEIS COMPROMETIMENTO INTEGRAÇÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA COM A EQUIPE DO CERIMONIAL 32Fernando Flessati

33 LOCAL AMBITO INTERNO - Capacidade - Número de acomodações - Ventilação - Acústica - Iluminação - Conforto, segurança - Saída de emergência - banheiros AMBITO EXTERNO - Facilidade de acesso - Estacionamento - segurança 33Fernando Flessati

34 PÚBLICO-ALVO Natureza sócio-econômica Faixa etária Religiosidade Formação acadêmica Experiência profissional Cargos que ocupam Empresas que representam Interesse pessoais Origem: cidade, país, estado 34Fernando Flessati

35 PROJETO CAPA FOLHA DE ROSTO INDICE OU SUMÁRIO APRESENTAÇÃO ( o que, para quem, porquê, como, onde, quando, horário) OBJETIVO/ TEMA/ SLOGAN CAPTAÇÃO DE RECURSOS – orçamento e retorno esperado ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO PLANEJAMENTO FINANCEIRO PROGRAMAÇÃO COFFEE-BREAK DECORAÇÃO TRAJE CHECK-LIST 35Fernando Flessati

36 APRESENTAÇÃO DE PROJETOS ELABORAR UM BOM PROJETO APRESENTE AS EMPRESAS CERTAS VERIFICAR O INVESTIMENTO DE CADA EMPRESA PRIVILEGIAR PONTOS DE INTERESSE DO PATROCINADOR( local, período, audiência, merchandising, mídia e divulgação, custo e retorno) SEJA BREVE EM SUA EXPOSIÇÃO O PROJETO DEVE CONTER FOTOS, MATERIAL PROMOCIONAL NEGOCIE A VERBA DO PROJETO 36Fernando Flessati

37 FASE DO PRÉ-EVENTO COORDENADORIAS: ADMINISTRATIVA FINANCEIRA COMERCIAL COMUNICAÇÃO LOGÍSTICA 37Fernando Flessati

38 O QUE FAZEM? Coordenadoria Administrativa Coordenadoria Financeira 38Fernando Flessati

39 Coordenadoria Comercial CAPTAÇÃO DE RECURSOS Venda de ingressos/taxa de inscrição Venda de estandes Rifas Patrocínio Apoio Venda de produtos promocionais Atividades paralelas Doações 39Fernando Flessati

40 TIPOS DE APOIO Estadias para convidados especiais Passagens aéreas Confecção de material de divulgação Pastas Brindes Empréstimo de palco, estandes Coquetel e/ou outros tipos de alimentos e bebidas Sonorização e iluminação Espaço para a realização do evento Material para decoração 40Fernando Flessati

41 SALAS DA LOGISTICA VIP SEGURANÇA PRIMEIROS SOCORROS IMPRENSA ARMAZENAMENTO DE EQUIPAMENTOS COMISSÕES TÉCNICAS SECRETARIA EXECUTIVA SONORIZAÇÃO TRANSPORTE 41Fernando Flessati

42 COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO ONDE DIVULGAR O EVENTO? Rádio, jornal, revista, mala direta, folder, galhardete, banner, gigantografia, envelopamento, internet, frontlight, backlight, outdoor, mandoor, taxidoor,busdoor,painel eletrônico. 42Fernando Flessati

43 FASE DO EVENTO CENTRAL ADMINISTRATIVA RELAÇÕES PÚBLICAS PRODUTOR EXECUTIVO 43Fernando Flessati

44 FASE DO PÓS-EVENTO PLANEJAMENTO CONTÁBIL AVALIAÇÃO TÉCNICA PROVIDÊNCIAS FINAIS: Cartas de agradecimento Entrega de certificados Cachês Comercialização da produção artística Desmontagem Traslados Planejamento da próxima edição Clipping do evento Pesquisa de opinião 44Fernando Flessati

45 AUDIOVISUAIS Gravador Retroprojetor Projetor de Slides Som Quadro negro Flip-chart Tradução simultânea Projetor multimídia Tv/vídeo Apontador a laser Microfones-tipos: lapela, com fio, sem fio, over head ou head set Telão 45Fernando Flessati

46 O QUE LEVA UM EVENTO AO FRACASSO ? NOME OU SLOGAN QUE NÃO DESPERTEM O INTERESSE OU NÃO COMBINEM COM O OBJETIVO DO EVENTO POUCOS POSTOS DE VENDA ESCOLHA ERRADA DO PÚBLICO CRISE ECONÔMICA FALHA NA DIVULGAÇÃO NÃO CUMPRIMENTO DA PROGRAMAÇÃO FALTA DE QUALIDADE NOS SERVIÇOS PRESTADOS MÁ DEFINIÇÃO DA DATA 46Fernando Flessati

47 EVENTOEVENTO COMO GARANTIR O SUCESSO 47Fernando Flessati

48 DECORAÇÃO FLORES TOALHAS/ MESAS DE VIDRO CAPAS DE CADEIRA/CADEIRA MATERIAL DE COPEIRO PRISMA DE MESA FITA DE INAUGURAÇÃO PLACA PARA INAUGURAÇÃO CORDÃO DE ISOLAMENTO PASSADEIRAS 48Fernando Flessati

49 RECURSOS HUMANOS Recepcionistas, digitadores, mestre de cerimônias, operadores de som e luz, câmera man, fotógrafo, tradutor, intérprete, auxiliar de serviços gerais, segurança, enfermeiro, médico, copeiro, garçom, maitre, comitê de recepção, assessor de imprensa, manobrista, office boy, operador de vídeo, pessoal de manutenção, engenheiro, arquiteto, cenógrafo, coreógrafo,designer, produtor gráfico, eletricista,camareira, maquiador, secretária, telefonista,cabeleireiro,massagista, decorador, guia, equipe administrativa, equipe do financeiro e equipe de divulgação do evento. 49Fernando Flessati

50 TIPOS DE SEGURANÇA Segurança do evento- empresa especializada Segurança contra fogo Segurança individual- levada pelas autoridades Segurança de gala- Chefes de Estado Segurança do estacionamento – empresa com manobristas Segurança de trânsito – CET RIO 50Fernando Flessati

51 SECRETARIA EXECUTIVA DE EVENTOS NELA TRABALHAM AS RECEPCIONISTAS. PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES: Recepção aos já inscritos, novas inscrições, distribuição de pastas, crachás e certificados, dar informações gerais, controle de lista de presença, recepcionar vips 51Fernando Flessati

52 RECEPCIONISTAS OUTRAS ATRIBUIÇÕES: Encaminhar autoridades aos seus lugares Verificar composição da mesa diretora Recepcionar os convidados a mesa Passar livro de presença Verificar serviço de A e B Verificar necessidades na sala vip 52Fernando Flessati

53 MESTRE DE CERIMÔNIAS TRAJE/ CABELO/MÃOS/SAPATOS TEXTO/ NÃO FALAR MAIS QUE OS ORADORES MEMÓRIA IMPROVISAÇÃO TOM DE VOZ/NÃO SER TEATRAL OPINIÕES TRIBUNA/PÚLPITO 53Fernando Flessati

54 CONVITES TIPOS/ Impresso /Semi-impresso / Tipo de Papel / Cor da Tinta SIGLAS: rsvp, pm, pe Traje / Mapa Endereçamento/Calígrafo Assinatura/Etiqueta/Convite individual Diferença entre: honra, prazer e convidar para 54Fernando Flessati

55 NOVAS OPORTUNIDADES DE MKT EM EVENTOS CLUBES ACADEMIAS PARQUES TEMÁTICOS FEIRAS DE ARTESANATO INTERNET ANIVERSÁRIOS DE EMPRESAS CONCESSIONÁRIAS EVENTOS DA COMUNIDADE SHOPPINGS 55Fernando Flessati

56 56Fernando Flessati


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