A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Propaganda e Promoção Varejo – Prof. Vitor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Propaganda e Promoção Varejo – Prof. Vitor."— Transcrição da apresentação:

1 Propaganda e Promoção Varejo – Prof. Vitor

2 Composto Promocional Atrair consumidores
Motivar os consumidores as compras Persuadir o cliente que o varejista oferece o melhor custo/benefício Caráter informativo e persuasivo

3 Tipos de Programas Promocionais
Propaganda Em jornais, revistas, rádio, TV, impressos, etc Promoção de Vendas Prêmios, cupons, displays, demonstrações de produtos e amostras Publicidade Comunicação não paga.

4 Esforço Promocional do Canal
Buscar sinergia dos esforços promocionais de fabricantes e varejistas Objetivo é aumentar as vendas e movimentar as mercadorias mais rapidamente Público –alvo mais concentrado geograficamente Ênfase no imediatismo para a venda Propaganda cooperativa com fabricantes ou atacadistas Objetivos do mix promocional e objetivos e estratégias varejistas

5 Objetivos Promocionais Modelo da Hierarquia dos Efeitos
Desconhecimento Ouviu falar Conhecimento Simpatia Preferência Convicção Compra

6 Objetivos Promocionais Objetivos de Longo Prazo
Firmar uma imagem positiva Desenvolver uma relação de longo prazo com os consumidores Promover a loja ou a empresa em si Propaganda institucional Empresa-cidadã

7 Objetivos Promocionais Objetivos de Curto Prazo
Aumento nas vendas Variáveis:preço e produto Aumentar o valor do tíquete médio e lealdade dos consumidores Atração de novos consumidores Lojas de eletrodomésticos: “Mas é só até sábado”

8 Etapas de uma Campanha de Propaganda
Determinar os Objetivos Promocionais Estabelecer o orçamento promocional Definição da mensagem Seleção dos veículos promocionais Programação e implementação Revisão e avaliação dos resultados

9 Definição dos Objetivos da Campanha de Propaganda
Considerar: Segmento de consumidores Localização da loja Idade da loja Tamanho da área de influência Nível de concorrência Apoio do fornecedor

10 Exemplos de Objetivos de uma Campanha de Propaganda
Apresentar novos serviços aos clientes Reforçar a imagem da loja como líder Apresentar as mercadorias em ofertas Ressaltar e reforçar a parceria com fornecedores Reposicionar a imagem da loja Aumentar o volume de vendas Aumentar o tráfego durante períodos de baixas vendas Movimentar mercadorias ao final de uma estação Manter os atuais consumidores Aumentar o tíquete médio Reconquistar os consumidores perdidos Apresentar nova seção da loja

11 Propaganda no Varejo Brasileiro
Varejo é o segmento que mais anuncia no Brasil

12 Investimentos em Mídia- Setores Econômicos
Ranking Setores Total US$ Milhão % do setor no gasto total %TV %Revsita %Jornal Comércio varejista 1.955 26,1 41 6 53 Serviços 1.188 15,9 47 11 39 Lazer, cultura e turismo 564 7,5 40 8 51 Veículos e peças 303 4,0 54 25 19 Alimentação 252 3,3 83 13 3 Total geral 7.508 100 49 38

13 Ranking dos Maiores Anunciantes do Setor Varejista
Gastos em Mídia US$ Mil Casa Bahia 34.939 Ponto Frio 26.204 Pão de Açúcar 17.443 Mc Donald’s 15.912 Lojas Americanas 14.411 C&A 11.952

14 Alternativas de Mídia Propaganda em jornal Propagada em televisão
Propaganda em rádio Propaganda em revista Folhetos de oferta Mala direta Internet Outras mídias: outdoors, propaganda em transportes, placas indicadoras e propaganda dentro da loja

15 Programação da Propaganda
Aparecer nos dias propensos ao consumo Concentrar nos dias em que os consumidores recebem os seus salários Veicular seu anúncio na hora do dia ou no dia da semana que obtenha o melhor CPM (custo por mil) A propaganda deve preceder períodos de compras sazonais Propagada institucional

16 Mensagem da Propaganda
Estilo de vida Fantasia Humor Aspectos da vida cotidiana Atmosfera

17 Avaliação dos Resultados da Propaganda
Qual o resultado da cada campanha de propaganda? Medição e aferição de resultados de acordo com os objetivos Efetividade da propaganda Eficiência da propaganda


Carregar ppt "Propaganda e Promoção Varejo – Prof. Vitor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google