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Propaganda e Promoção Varejo – Prof. Vitor. Composto Promocional Atrair consumidores Motivar os consumidores as compras Persuadir o cliente que o varejista.

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1 Propaganda e Promoção Varejo – Prof. Vitor

2 Composto Promocional Atrair consumidores Motivar os consumidores as compras Persuadir o cliente que o varejista oferece o melhor custo/benefício Caráter informativo e persuasivo

3 Tipos de Programas Promocionais 1. Propaganda Em jornais, revistas, rádio, TV, impressos, etc 2. Promoção de Vendas Prêmios, cupons, displays, demonstrações de produtos e amostras 3. Publicidade Comunicação não paga.

4 Esforço Promocional do Canal Buscar sinergia dos esforços promocionais de fabricantes e varejistas Objetivo é aumentar as vendas e movimentar as mercadorias mais rapidamente Público –alvo mais concentrado geograficamente Ênfase no imediatismo para a venda Propaganda cooperativa com fabricantes ou atacadistas Objetivos do mix promocional e objetivos e estratégias varejistas

5 Objetivos Promocionais Modelo da Hierarquia dos Efeitos 1. Desconhecimento 2. Ouviu falar 3. Conhecimento 4. Simpatia 5. Preferência 6. Convicção 7. Compra

6 Objetivos Promocionais Objetivos de Longo Prazo 1. Firmar uma imagem positiva 2. Desenvolver uma relação de longo prazo com os consumidores 3. Promover a loja ou a empresa em si 4. Propaganda institucional 5. Empresa-cidadã

7 Objetivos Promocionais Objetivos de Curto Prazo Aumento nas vendas Variáveis:preço e produto Aumentar o valor do tíquete médio e lealdade dos consumidores Atração de novos consumidores Lojas de eletrodomésticos: Mas é só até sábado

8 Etapas de uma Campanha de Propaganda Determinar os Objetivos Promocionais Estabelecer o orçamento promocional Definição da mensagem Seleção dos veículos promocionais Programação e implementação Revisão e avaliação dos resultados

9 Definição dos Objetivos da Campanha de Propaganda Considerar: Segmento de consumidores Localização da loja Idade da loja Tamanho da área de influência Nível de concorrência Apoio do fornecedor

10 Exemplos de Objetivos de uma Campanha de Propaganda Aumentar o volume de vendas Aumentar o tráfego durante períodos de baixas vendas Movimentar mercadorias ao final de uma estação Manter os atuais consumidores Aumentar o tíquete médio Reconquistar os consumidores perdidos Apresentar nova seção da loja Apresentar novos serviços aos clientes Reforçar a imagem da loja como líder Apresentar as mercadorias em ofertas Ressaltar e reforçar a parceria com fornecedores Reposicionar a imagem da loja

11 Propaganda no Varejo Brasileiro Varejo é o segmento que mais anuncia no Brasil

12 Investimentos em Mídia- Setores Econômicos Ra nk in g SetoresTotal US$ Milhão % do setor no gasto total %TV%Revsita%Jornal 1°Comércio varejista , °Serviços , °Lazer, cultura e turismo 5647, °Veículos e peças 3034, °Alimentação2523, Total geral

13 Ranking dos Maiores Anunciantes do Setor Varejista AnunciantesGastos em Mídia US$ Mil Casa Bahia Ponto Frio Pão de Açúcar Mc Donalds Lojas Americanas C&A11.952

14 Alternativas de Mídia Propaganda em jornal Propagada em televisão Propaganda em rádio Propaganda em revista Folhetos de oferta Mala direta Internet Outras mídias: outdoors, propaganda em transportes, placas indicadoras e propaganda dentro da loja

15 Programação da Propaganda Aparecer nos dias propensos ao consumo Concentrar nos dias em que os consumidores recebem os seus salários Veicular seu anúncio na hora do dia ou no dia da semana que obtenha o melhor CPM (custo por mil) A propaganda deve preceder períodos de compras sazonais Propagada institucional

16 Mensagem da Propaganda Estilo de vida Fantasia Humor Aspectos da vida cotidiana Atmosfera

17 Avaliação dos Resultados da Propaganda Qual o resultado da cada campanha de propaganda? Medição e aferição de resultados de acordo com os objetivos Efetividade da propaganda Eficiência da propaganda


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