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III - Variáveis Ambientais zAmbiente demográfico zAmbiente domiciliar zAmbiente econômico zAmbiente social e cultural.

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1 III - Variáveis Ambientais zAmbiente demográfico zAmbiente domiciliar zAmbiente econômico zAmbiente social e cultural

2 A permanente transformação da sociedade zRevolução da informática zRevolução das comunicações zDesenvolvimento científico e tecnológico zEmancipação da mulher zAvanços nos direitos humanos zEstilos de vida e alimentações mais saudáveis zProgresso da medicina zMaior tempo para o lazer zConsciência ecológica

3 Ambiente demográfico zCompreensão das mudanças demográficas – aquelas que descrevem a composição da população zVariáveis importantes de maior impacto para o Varejo Tamanho da população Ritmo de crescimento da população Distribuição geográfica Estrutura etária Taxa de natalidade N.º de pessoas por domicílio Estado civil Sexo Local de residência Composição étnico/racial

4 População no Brasil z160 milhões de habitantes – 5.º País mais populoso zCrescimento das regiões Norte e Centro-Oeste zRegião Sudeste – maior potencial e 43% da população brasileira zProjeção para 2020 – 207 milhões de habitantes zQueda na taxa de crescimento da população zBrasil – país urbano (20% zona rural) zRedução do crescimento nas grandes cidades zCrescimento das cidades de porte médio zCrescimento do interior

5 População no Brasil - Idade zMuito importante para o varejo zDiminuição dos índices de natalidade e aumento da longevidade zComportamento de compra de acordo com a faixa etária

6 População no Brasil - Idade Segmento da terceira idade zUm mercado de 12 milhões de habitantes zSegmento que espera um atendimento mais cordial e maior participação do vendedor zSinalização com letras maiores zAdaptação dos varejista – produtos, atendimentos e serviços zCrescimento das farmácias zRecrutamento de idosos – caixas, pesquisadoras, promotoras e demonstradoras

7 População no Brasil - Idade Segmento de Bebês e Crianças zBebês – lojas especializadas, amplitude da linha de produtos e influência de familiares (avós) zCrianças (40 milhões de brasileiros na faixa de 3 e 12 anos) zInfluência da criança no processo de compra (alimentação,restaurantes, viagens,carros e etc) zA loja deve direcionar seus esforços mercadológico para pais e crianças zSofrem grande influência da moda e das marcas

8 População no Brasil - Idade Segmento de Crianças z76% dos pais acatam as decisões dos filhos no que se refere a alimentação z 57% das crianças escolhem suas próprias roupas zEspaços dedicados a recreação das crianças zCarrinhos de compras para crianças

9 População no Brasil - Idade Segmento de Adolescentes zSegmento de 13 aos 19 anos – 20 milhões de habitantes zSegmento heterogêneo – padrões de comportamento e estilos e vida zSentem-se atraídos por lojas que tenham vendedores jovens e com atmosfera e linha de produtos que combinem com seu estilo de vida zImportância da marca zValorizam lojas que tornem seu processo de compra uma atividade divertida zEx.: Lojas World Tennis

10 Diversidade Étnica zDiversidade racial zPouca atenção às variáveis étnicas zSegmento afro – brasileiro (esquecido) zA distribuição racial é bastante heterogênea em diversas regiões do Brasil zMotivos que levam ha pouca atenção dos varejistas as questões étnicas zGrande miscigenação zPouca consciência da comunidade afro brasileira zPreconceito racial zPequena presença do negro na elite brasileira

11 Ambiente Domiciliar – N.º de Pessoas por Domicílio zNúmeros de pessoas por domicílio vem diminuindo zAumento no número de domicílios sem filhos, de indivíduos que vivem sozinhos, e de casais que vivem juntos zNovas oportunidades para varejistas de móveis, eletrodomésticos e utensílios do lar

12 A nova população dos solitários no Brasil Características do estilo de vida dessa população: zGastos com alimentação compõem um percentual menor do orçamento familiar zMenor pré-disposição para realizar compras do mês zMaior receptividade a alimentos congelados, comidas prontas e serviços de delivery zPreferência por produtos alimentícios em embalagens menores ou em porções indivíduais

13 Mulher no Mercado de Trabalho zGrande impacto no varejo zAumento do poder de compra dos domicílios zMulheres – 40% da população economicamente ativa zA mulher terá cada vez mais voz e poder nas decisões familiares zBusca pela conveniência, rapidez e facilidade no processo de compra zPapéis flexíveis entre homens e mulheres

14 Ambiente Econômico zEvolução do PIB influencia os padrões de consumo, e conseqüentemente as atividades varejistas zEstado SP – Maior mercado / 35% do PIB zVariação dos gastos por faixa de renda zEstudos de orçamento familiar

15 Ambiente Social e Cultural zSaúde e nutrição zRetardamento do envelhecimento zConsciência ambientalista zRenascimento espiritual zEncasulamento zConsumidor vigilante

16 A Busca pela Conveniência zTempo e conveniência Agilizar o tempo da transação Facilitar o processo decisório de compra Serviços que agregam conveniência Adequação da linha de produtos


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