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O papel estratégico do e-commerce

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Apresentação em tema: "O papel estratégico do e-commerce"— Transcrição da apresentação:

1 O papel estratégico do e-commerce
E-commerce nos mercados industriais O papel estratégico do e-commerce Estimular a percepção e o conhecimento da empresa Criar uma atitude favorável em relação a empresa. Estimular as compras Objetivos específicos para o uso da internet Elaboração e implantação de estratégias de e-commerce

2 Objetivos das compras Prover continuidade nos suprimentos necessários aos programas de produção; Evitar desperdício, duplicação e obsolescência de materiais; Garantir um nível mínimo de estoques que ofereça segurança ao programa de produção; Manter padrões de qualidade; Permitir à empresa conquistar uma posição competitiva; Comprar ao mais baixo custo dentro da qualidade e finalidade requeridas.

3 Negociação – Estratégias
Balanceamento das forças do comprador e vendedor: Forças do comprador Fornecedor ansioso de fazer negócio Comprador tem fornecedor alternativo Comprador tem tempo disponível Preço do vendedor está muito alto Qualidade está abaixo do especificado O vendedor é desconhecido A empresa fornecedora é desconhecida O Comprador representa uma grande empresa

4 Negociação – Estratégias
Balanceamento das forças do comprador e vendedor: Forças do comprador Fornecedor ansioso de fazer negócio Comprador tem fornecedor alternativo Comprador tem tempo disponível Preço do vendedor está muito alto Qualidade está abaixo do especificado O vendedor é desconhecido A empresa fornecedora é desconhecida O Comprador representa uma grande empresa

5 Intel Poe, produtores originais de equipamentos
Vantagem competitiva: diferenciação com base na tecnologia (marca reconhecida como inovadora) e foco no produto e mercado Preço prêmio (estratégia de skimming) Bellow line: resultados, lucratividade e remuneração do acionista Competidores focados em custo + low profile e altamente competitivos branding equity (gestão de marca)

6 Sun Microsystens Declínio
Período de forte queda nas vendas e no lucro. Este estágio pode ser causado por uma competição feroz, condições econômicas desfavoráveis, mudanças nas tendências ou outros fatos. É o momento de desaceleração, eliminação ou revitalização, com a introdução de um novo produto/serviço e seu próprio ciclo de vida. Estratégias para a fase de declínio: identificação dos produtos fracos Manter, modificar, abandonar, manter o nível de investimento, aumentar o investimento reduzir o investimento, retrair seletivamente, recuperar ao máximo e desacelerar rapidamente

7 Sun M (Ansoff) Sobre essas duas dimensões, quatro estratégias podem ser formadas: penetração de mercado: a empresa foca na mudança de clientes ocasionais para clientes regulares e de clientes regulares para usuários intensivos do produto; desenvolvimento de mercado: a empresa tenta conquistar clientes da concorrência, introduzir produtos existentes em mercados externos ou introduzir novas marcas no mercado; desenvolvimento de produtos: a empresa busca vender outros produtos a clientes regulares, freqüentemente intensificando os canais existentes de comunicação; diversificação: sendo a mais arriscada das estratégias, a empresa normalmente foca na comunicação explicando porquê está entrando em novos mercados com novos produtos, visando ganhar credibilidade

8 Sun M (Ansoff)

9 Sun Desktop, produto existente, mercado existente, apresenta tend queda Opções: reinvestir no produto ou retirar Reinvestir: novos mercados ou mercados existentes, pesquisa, analise e desenvolvimento da maquiagem do produto Desinvestir: imediato ou a médio prazo Analise e processo de desinvestimento

10 Intel premiun ou skimming
Estratégia de Desnatação Consiste na prática de preços elevados, de modo a conquistar apenas os segmentos constituídos por inovadores e pioneiros. À medida que vão ser introduzidos novos modelos, os preços vão baixando e cada vez que o preço baixa a empresa consegue penetrar num novo segmento de mercado, fazendo-o até chegar à fase de declínio do produto ou serviço. Na Internet esta estratégia tem vindo a ser seguida por todos os sites de e-commerce, enquanto canal de distribuição deste tipo de produtos.


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