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GESTÃO DE CRISE E REPUTAÇÃO EMPRESARIAL Como identificar e prevenir crises no ambiente empresarial Terezinha Santos 5º Congresso Brasileiro de Jornalismo.

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1 GESTÃO DE CRISE E REPUTAÇÃO EMPRESARIAL Como identificar e prevenir crises no ambiente empresarial Terezinha Santos 5º Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas Terezinha Santos São Paulo, 24/03/02

2 Jornalista não tem amigo. Jornalista não tem amigo. Joseph Pulitzer Joseph Pulitzer

3 Notícias que vendem Os cinco Cs que definem a notícia: Crises Crises Crime Crime Conflitos Conflitos Catástrofes Catástrofes Corrupção Corrupção

4 Relação com a imprensa Transparência. Transparência. Se você não falar pela sua empresa, alguém vai falar e sem conhecimento. Se você não falar pela sua empresa, alguém vai falar e sem conhecimento.

5 Poder da imprensa Estar consciente do papel da imprensa. Estar consciente do papel da imprensa. Poder de construir e destruir reputações dobra no período de crise. Poder de construir e destruir reputações dobra no período de crise.

6 Tipos de crise Atos de Deus Atos de Deus Problemas mecânicos Problemas mecânicos Erros humanos Erros humanos Decisões ou indecisões administrativas Decisões ou indecisões administrativas Institute for Crisis Management

7 Situações conhecidas Previsíveis: Demissão em massa Demissão em massa Fusões Fusões Aquisições Aquisições Fechamento de fábrica, etc. Fechamento de fábrica, etc.

8 Situações desconhecidas Surpresa: Explosão Explosão Contaminação de produtos Contaminação de produtos Contaminação do solo, etc. Contaminação do solo, etc.

9 Planejamento Envolva toda a direção e gerentes seniores da empresa Envolva toda a direção e gerentes seniores da empresa Comunicação integrada Comunicação integrada Temas com potencial de crise Temas com potencial de crise

10 Identifique quem fala Porta-vozes para diferentes temas Porta-vozes para diferentes temas Porta-voz back-up Porta-voz back-up Media training Media training P&R P&R

11 Gestão eficaz Base de dados de gerenciamento de crise on line. Base de dados de gerenciamento de crise on line. Conteúdo do manual de crise na intranet Conteúdo do manual de crise na intranet

12 Controle on line permite: Controle on line permite: Gerenciar temas com potencial de crise ou crise em andamento, em tempo real. Gerenciar temas com potencial de crise ou crise em andamento, em tempo real. Dispor da posição oficial da empresa imediatamente. Dispor da posição oficial da empresa imediatamente. Acompanhar passo-a-passo a ação e a reação. Acompanhar passo-a-passo a ação e a reação.

13 Nova ferramenta on line Já está disponível no mercado o Quali- Issues®, uma ferramenta de gestão de crise on line, de autoria da jornalista e relações públicas Mary Anne Sá, diretora da Millennium Comunicação Integrada. Já está disponível no mercado o Quali- Issues®, uma ferramenta de gestão de crise on line, de autoria da jornalista e relações públicas Mary Anne Sá, diretora da Millennium Comunicação Integrada.

14 Contato Terezinha Santos


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