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Panorama da empresa.

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Apresentação em tema: "Panorama da empresa."— Transcrição da apresentação:

1 panorama da empresa

2 nossa visão A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.

3 bem-estar/estar bem nossa razão de ser estar bem bem-estar
criar e comercializar produtos e serviços que promovam o estar bem bem-estar/estar bem é a relação empática, bem sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza e com o todo. bem-estar é a relação harmoniosa, agradável do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo

4 Participação no Mercado
perfil da natura Com aproximadamente colaboradores, receita líquida de R$1,3 bilhão e EBITDA de R$296 milhões em 2003. 97% das vendas no Brasil e 3% na América Latina Mercados Cremes, loções, perfumes e fragrâncias, maquiagens e produtos de higiene pessoal 510 artigos diferentes Produtos Em representou: 12% das receitas totais do setor de CF&T no Brasil e 17% nas categorias em que opera mais de 40% das vendas diretas de cosméticos no Brasil Participação no Mercado Operações Maior centro de P&D de cosméticos no Brasil Planta “State of the Art” 142 milhões de unidades vendidas em 2003 (1S04: 84,3 milhões) Canal de Vendas Venda direta, contando com 367 mil consultoras e acessando mais de municípios no Brasil Aproximadamente 22 mil consultoras na América Latina Nota: 1. Com base nos dados do Sipatesp (“Sindicato da Indústria de Perfumaria e Artigos de Toucador do Estado de São Paulo”)

5 estratégia dos negócios
A estratégia da Natura se baseia em seis aspectos principais: Crescimento no mercado brasileiro Força da marca como alavancador do negócio O Brasil é o principal vetor de expansão Operações Internacionais Excelentes oportunidades de crescimento na América Latina Teste do conceito da biodiversidade brasileira na Europa Força da marca Produtos, Canal de Vendas, Marketing e Atuação Empresarial Cultura de Inovação Inovação focada em produtos e conceitos que expressem os valores da marca Foco em pesquisa e no uso sustentável da biodiversidade brasileira Crescimento da rede de Consultoras Natura Canal independente de vendas Valorização e proximidade com as consultoras Programas de capacitação e relacionamento Fidelidade do canal de vendas Foco na eficiência em gestão Alavancagem na infra-estrutura já existente Excelência da administração

6 canal, inovação & marca

7 marca e posicionamento no mercado brasileiro
Sólido posicionamento de mercado e forte reconhecimento da marca Posicionamento de Mercado Força da Marca 1 Atributo O Boticário Avon Nivea Premium Consumo de Massa Transparência Responsabilidade Social Preferência pela Marca Marca que Recomendaria Confiabilidade Inovação Qualidade 51% 48% 35% 13% Clinique Lancôme 54% 43% 29% 11% 41% 24% 17% 3% 60% 43% 47% 18% O Boticário 45% 37% 54% 47% 61% 18% 12% 23% 63% 59% 70% L’Oréal Nivea Avon Johnson & Johnson Unilever P&G Fonte: TSB&B Nota: 1 Pesquisa encomendada pela Natura em 2003, com pessoas entre homens e mulheres, das classes A, B, C e D, realizadas em 6 cidades brasileiras Abrangência de mercado

8 cultura de inovação Os investimentos em Inovação são importantes na renovação do portfólio e seu retorno é evidenciado por meio da participação dos lançamentos na receita total. Investimentos em Inovação (R$ MM) Número de Lançamentos e Índice de Inovação Natura* 3,3% 2,9% 3,0% 2,7% 2,6% 35,5 28,8 165 27,2 19,6 17,1 117 64 91 44 2001 2002 2003 1S03 1S04 2001 2002 2003 1S03 1S04 % Receita Líquida Investimento em P&D Número de Lançamentos

9 nossas linhas

10 produtos Cerca de 510 itens, entre cosméticos, produtos de higiene, perfumaria e saúde Principais linhas Natura Ekos Mamãe & Bebê Maquilagem Chronos Perfumaria

11 natura ekos Criada para integrar a natureza brasileira à natureza humana de cada brasileiro uso de ativos de nossa biodiversidade 61 itens (banho, hidratação, cuidados com o ambiente e perfumaria)

12 mamãe & bebê Criada para proteger o universo mãe e filho
17 itens para a gestante e para o bebê

13 natura chronos anti-sinais que respeita as necessidades da pele nas diversas fases da vida fórmulas específicas para cada ciclo biológico 24 itens

14 perfume do Brasil Fragrâncias únicas que reúnem a riqueza das matas e a tradição dos povos da floresta.

15 canal natura

16 relações com as consultoras 389 mil Consultoras Natura* 680 Promotoras
31 Gerente de Vendas 6 Gerentes de Mercado Oportunidades de desenvolvimento Sentindo-se parte de uma comunidade Busca compartilhada do sucesso * Consultora disponíveis no Brasil e América Latina, em jun/04.

17 quem é quem: CNs, PVs, GVs e GMs
Diretor Comercial Gerente de Mercado 6 gerentes de mercado Gerente de Mercado Gerente de Vendas Gerente de Vendas 31 gerentes de vendas 680 promotoras Promotora de Vendas Promotora de Vendas Colaboradores consultoras Consultora Natura Consultora Natura Consultoras Independentes

18 canal de vendas brasil evolução e produtividade
A força da marca aliada ao relacionamento com as consultoras resulta no crescimento do canal, tanto em termos de tamanho como em produtividade. Evolução de Consultoras Natura Disponíveis no Brasil (milhares) Evolução da Produtividade (R$ mil por consultora ativa) +16% CAGR % CAGR % 367 355 10,4 316 307 9,0 8,6 287 +10,1% 5,3 4,8 2001 2002 2003 1S03 1S04 2001 2002 2003 1S03 1S04

19 a gestão social / responsabilidade

20 nosso entendimento “A Natura entende Responsabilidade Corporativa como uma forma de gestão empresarial baseada na relação ética e transparente com todos os seus públicos, como forma de construir soluções para um mundo sustentável. E acredita que este é um processo de aprendizado constante que envolve toda a empresa e a sociedade.” Texto Opções Estratégicas em Responsabilidade Corporativa

21 relações com os colaboradores
A Natura busca criar condições ideais para atrair e reter colaboradores criativos e talentosos, estando entre as melhores empresas do país para se trabalhar Perfil dos Colaboradores (2003) Pesquisa de Clima Organizacional 1 Melhor Empresa para Mulher Trabalhar Revista Exame 1o Sétima Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil Revista Exame Fonte: HayGroup Nota: 1 Pesquisa de clima organizacional elaborada de forma independente pela consultoria HayGroup Entre as 100 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil Revista Exame e 2002

22 nossa experiência Alguns exemplos
Relacionamento com comunidades fornecedoras de ativos da biodiversidade brasileira  Estímulo ao desenvolvimento sustentável local Qualidade na comunicação com consumidores  Posicionamento contra estereótipos da beleza Programa Crer para Ver  Mobilização de Consultoras

23 de ativos da biodiversidade
áreas de fornecimento de ativos da biodiversidade Área Ativos 1 Médio Juruá - AM Andiroba Murumuru 2 Iratapuru - AP Castanha Copaíba Breu Branco 3 Entorno de Belém - PA (3) Priprioca 4 RECA - RO Cupuaçu 5 Ilhéus - BA Guaraná Cacau 6 Palmeira do Piauí - PI Buriti 7 Ervateira Putinguense - RS Mate 8 Chamel - PR Camomila 9 Fazenda Alpina - SP Pitanga 10 Flora do Brasil - MG Maracujá 11 Mil Madeireiras - AM Louro Rosa 4 1 11 2 3 6 5 10 9 8 7 ecossistemas brasileiros

24 nossa experiência Iratapuru - Amapá
Certificação, pelo Forest Stewardship Council, da coleta da castanha do pará, após três anos de trabalho conjunto com a comunidade.

25 nossa experiência Entorno de Belém – Pará Boa Vista: 26 famílias
formalização da associação da comunidade treinamento em cultura orgânica Campo Limpo: 16 famílias diversificação das culturas aplicação da renda da priprioca na reforma das casas Cotijuba: 8 famílias formalização da associação da comunidade (Movimento de Mulheres) recurso das imagens usado na compra de sede para o movimento

26 nossa experiência Qualidade na Comunicação

27 nossa experiência Programa Crer para Ver
Venda voluntária, pelas Consultoras Natura, de produtos cuja renda é destinada a projetos de melhoria da educação pública (em parceria com a Fundação Abrinq) Resultados desde a implementação, em 1995: 147 projetos apoiados 3.600 escolas públicas em 21 estados 900 mil crianças envolvidas R$ 15 milhões arrecadados 2004: Lançamento da campanha Crer para Ver EJA

28 responsabilidade social
Quanto mais incorporadas ao negócio forem as ações, mais relevantes elas serão Melhor integração com as partes interessadas Impacto positivo no contexto competitivo Condições ampliadas de perpetuação do negócio

29 performance financeira

30 crescimento consistente
Crescimento consistente da receita, reflexo de seu posicionamento de mercado, da força de sua marca e do poder de distribuição de seus produtos A Natura apresentou um forte crescimento durante a última década, intensificado após a estabilização econômica Em 2002/03, os investimentos em marketing e evolução do portfolio proporcionaram um aumento acima do % histórico Receita Bruta (R$ mm, nominal) CAGR Nominal 95-03: 21% CAGR Real 95-03: 12% 1.910 1.411 1.168 1.016 806 833 688 587 429 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 Nota: 1 Dados da Natura Empreendimentos

31 desempenho operacional
O volume de vendas tem apresentado um forte crescimento, com impactos positivos na receita líquida Receita Líquida (R$ mm, nominal) Volume de Vendas (milhões de unidades) CAGR 01-03: 14% CAGR 01-03: 28% 1.329 142 116 110 993 813 1 +28% 83 +35% 758 65 562 2001 2002 2003 1S03 1S04 2001 2002 2003 1S03 1S04 Nota: 1. Pro forma

32 custos e despesas A nova fábrica permitiu importante diluição dos custos fixos e a administração tem sido eficiente na gestão e controle das despesas Detalhamento das Despesas e Custos como % da Receita Líquida 85% 1 82% 82% 79% 77% 16% 14% 15% 14% 13% 33% 32% 31% 30% 30% 36% 35% 34% 37% 34% 2001 2002 2003 1S03 1S04 CMV Despesas com Vendas Despesas Gerais e Administrativas Nota: 1. Pro forma

33 EBITDA EBITDA e margens de EBITDA crescentes devido ao fortalecimento da posição de mercado e significativos ganhos de produtividade EBITDA (R$ mm, nominal) Margem de EBITDA (%) 296 24% CAGR 01-03: 48% 22% 20% 20% 199 17% 1 +67% 184 136 1 110 2001 2002 2003 1S03 1S04 2001 2002 2003 1S03 1S04 Nota: 1. Pro forma

34 endividamento Após a conversão de R$34,4MM do BNDESPar e da geração de caixa no período, encerramos o semestre com uma aplicação líquida de R$84,6MM. Evolução do Endividamento/ (aplicação) líquido (R$ MM) Abertura do Endividamento IFC 205 Prazo Médio de 2,8 anos 35% 119 65% Prazo Médio de 1,8 ano BNDES Finep 22 2003 1S04 2001 2002 1T04 (19) R$104 MM (85)

35 expansão internacional

36 LATAM Reprodução do modelo comercial brasileiro Argentina Peru
consultoras 7.001 consultoras Chile 3.583 consultoras Representação comercial Bolívia

37 expansão internacional
A Natura tem apresentado forte crescimento na América Latina, um mercado que movimentou cerca de US$10,7 bilhões em 2002 Volume de Vendas - Argentina, Chile e Peru (milhares de unidades) Receita Bruta vs. Lucro Operacional (US$ mm) CAGR 01-03: 15% CAGR 01-03: 48% 2.318 15,8 +57% 11,9 +62% 9,9 9,4 1.514 1.445 6,3 1.060 932 -1,5 -3,4 -2,8 -1,4 -7,7 2001 2002 2003 1S03 1S04 2001 2002 2003 1S03 1S04 Receita bruta Lucro operacional O modelo de negócios Natura é replicável para outros países da América Latina

38 projeto ekos internacional
Projeto piloto com objetivo de testar o conceito da biodiversidade brasileira e a expansão da marca no exterior Ekos Internacional Mercado Global de Produtos Naturais (US$ bi) Foco inicial na Linha Ekos biodiversidade brasileira Abertura da primeira loja em Paris prevista para o início de 2005 Investimento esperado de aproximadamente US$16 milhões em 3 anos CAGR 01-06E - Europa: 17% CAGR 01-06E - Global: 20% 10.9 7.5 4.4 2.9 3.4 1.5 2001 2006E Europa Outros Fonte: Datamonitor, “Natural Beauty Revolution” O mercado de produtos naturais mostra-se bastante promissor em termos de potencial de crescimento

39 produção e logística

40 ciclo do pedido SEPARAÇÃO ~35% TELEMARKETING ~65% TRANSPORTADORA
FATURAMENTO FORMAÇÃO DE CARGA ENTREGA À CONSULTORA Capac. Máxima = 42 mil caixas / dia Municípios atendidos = acima de 5 mil

41 site cajamar Escritórios Separação Salas treinamento Armazém vertical
Fábricas Clube

42 logística Mais de 5.000 municípios atendidos
7 Transportadoras com 87% das entregas a pedidos por dia 98% dos pedidos despachados em 24 horas

43 fornecedores Plásticos 24% 29 Essências / Fragrâncias 17% 8 Vidros 12%
Compras % do total Número de (insumos produtivos) 2003 fornecedores Plásticos 24% 29 Essências / Fragrâncias 17% 8 Vidros 12% 9 Tampas de aerosol 11% 7 Rótulos e Caixas 8% 13 Outros 28% 128 Total 100% 194 cerca de 95% de nossas compras são fornecidas no Brasil e apenas 5% importadas

44 CAPEX Os investimentos em ativo imobilizado atingiram R$22,7 MM no primeiro semestre. Os principais investimentos foram realizados na construção do novo Armazém Vertical. CAPEX - R$ MM CAPEX Estimado 2004 Manutenção 21% 38,8 25,2 23,9 22,7 Expansão 65% 24% 61% Melhorias no processo 14% 15% 2001* 2002 2003 1S04 R$ 75 MM * Natura Empreendimentos em 2001

45 expansão da capacidade de produção
Capacidade ( milhões de unidades) Manufatura Armazenagem Separação Atual 170 140 150 Início de 2005 200 300 150 Meados de 2005 220 300 290 A partir de meados de 2005, estimamos um investimento de R$ 300 milhões (a preços de hoje) para atingirmos 450 milhões de unidades nas três fases do processo 2003 : Produção de 136 milhões de unidades Utilização da Capacidade (milhões de unidades) Manufatura Armazenagem Separação 2003 80% 101% 95%

46 síntese financeira Margem EBITDA de 24,3% no 1S04
Endividamento Líquido próximo de zero (pós dividendos) Baixo Capex - infra estrutura instalada permite crescimento real da ordem de 200% Política de forte distribuição de dividendos - estatuto 30% pay-out - mínimo de 45% aprovado pelo Conselho

47 governança corporativa

48 governança corporativa
Compromisso com os mais altos padrões de governança corporativa reiterado com a listagem no Novo Mercado Listagem no Novo Mercado Direito de tag along (100%) Somente ações ordinárias com direito a voto Relatórios da Administração Comitê de Recursos Humanos Conselho de Administração Auditoria Externa 1989 1991 1998 1999 2001 2003 2004 Prêmio “Melhor relatório anual para companhias fechadas” (ABRASCA1) Crenças, Valores e Razão de Ser Comitê de Auditoria e Administração de Riscos Nota: 1. Associação Brasileira das Companhias Abertas

49 estrutura societária *
Acionistas NATURA COSMÉTICOS S/A 99,99% 99,76% 99,93% 99,99% 99,99% Natura Inovação e Tecnologia de Produtos Ltda. Indústria e Comércio de Cosméticos Natura Ltda. Natura Cosméticos Soc. Anônima Peru Natura Cosméticos Soc. Anônima Argentina Natura Cosméticos Soc. Anônima Chile 99,99% Natura Logística e Serviços Ltda. * inclui apenas empresas operacionais

50 composição acionária Acionistas Quantidade de Ações Percentual
Controladores ,9% Circulação ,1% Total de Ações* % * Não inclui ações em tesouraria.

51 política de dividendos
A forte geração de caixa livre permite a Natura estabelecer uma agressiva política de pagamento de dividendos Política de Dividendos Pay-out mínimo: 45% do lucro líquido anual Periodicidade: semestral Juros Sobre o Capital Próprio Maximização do uso de juros sobre capital próprio, visando otimização fiscal no 1S04, a Natura aprovou a distribuição de R$ 86,8 milhões em dividendos e juros sobre capital próprio (pay-out de 70%)

52 Esta apresentação contém informações futuras
Esta apresentação contém informações futuras. Tais informações não são apenas fatos históricos, mas refletem os desejos e as expectativas da direção da Natura. As palavras "antecipa", "deseja", "espera", "prevê", "pretende", "planeja", "prediz", "projeta", "almeja" e similares, pretendem identificar afirmações que, necessariamente, envolvem riscos conhecidos e desconhecidos. Riscos conhecidos incluem incertezas, que não são limitadas ao impacto da competitividade dos preços e produtos, aceitação dos produtos no mercado, transições de produto da Companhia e seus competidores, aprovação regulamentar, moeda, flutuação da moeda, dificuldades de fornecimento e produção e mudanças na venda de produtos, dentre outros riscos. Esta apresentação também contém algumas informações “pro-forma”, elaboradas pela Companhia a título exclusivo de informação e referência, portanto, são grandezas não auditadas. Esta apresentação está atualizada até a presente data e a Natura não se obriga a atualizá-la mediante novas informações e/ou acontecimentos futuros.


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