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1 1 panorama da empresa. 2 2 nossa visão A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e.

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1 1 1 panorama da empresa

2 2 2 nossa visão A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.

3 3 3 nossa razão de ser criar e comercializar produtos e serviços que promovam o é a relação harmoniosa, agradável do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo é a relação empática, bem sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza e com o todo. bem-estar estar bem bem-estar/estar bem

4 4 4 perfil da natura Com aproximadamente colaboradores, receita líquida de R$1,3 bilhão e EBITDA de R$296 milhões em Produtos Participação no Mercado Operações Canal de Vendas Cremes, loções, perfumes e fragrâncias, maquiagens e produtos de higiene pessoal 510 artigos diferentes Em representou: 12% das receitas totais do setor de CF&T no Brasil e 17% nas categorias em que opera mais de 40% das vendas diretas de cosméticos no Brasil Maior centro de P&D de cosméticos no Brasil Planta State of the Art 142 milhões de unidades vendidas em 2003 (1S04: 84,3 milhões) Venda direta, contando com 367 mil consultoras e acessando mais de municípios no Brasil Aproximadamente 22 mil consultoras na América Latina Mercados 97% das vendas no Brasil e 3% na América Latina Nota: 1. Com base nos dados do Sipatesp (Sindicato da Indústria de Perfumaria e Artigos de Toucador do Estado de São Paulo)

5 5 5 estratégia dos negócios A estratégia da Natura se baseia em seis aspectos principais: Crescimento no mercado brasileiro Força da marca como alavancador do negócio O Brasil é o principal vetor de expansão Crescimento da rede de Consultoras Natura Canal independente de vendas Valorização e proximidade com as consultoras Programas de capacitação e relacionamento Fidelidade do canal de vendas Cultura de Inovação Inovação focada em produtos e conceitos que expressem os valores da marca Foco em pesquisa e no uso sustentável da biodiversidade brasileira Operações Internacionais Excelentes oportunidades de crescimento na América Latina Teste do conceito da biodiversidade brasileira na Europa Foco na eficiência em gestão Alavancagem na infra-estrutura já existente Excelência da administração Força da marca Produtos, Canal de Vendas, Marketing e Atuação Empresarial

6 6 6 canal, inovação & marca

7 7 7 marca e posicionamento no mercado brasileiro Sólido posicionamento de mercado e forte reconhecimento da marca Posicionamento de Mercado Premium Consumo de Massa Abrangência de mercado Johnson & Johnson UnileverP&G LOréalNiveaAvon O Boticário Clinique Lancôme Força da Marca 1 Transparência Responsabilidade Social Preferência pela Marca Marca que Recomendaria Confiabilidade Inovação Qualidade Atributo AvonO BoticárioNivea 35% 29% 48% 43% 13% 11% 51% 54% 45% 37% 45% 54% 47% 61% 18% 12% 23% 63% 59% 70% Fonte: TSB&B Nota: 1Pesquisa encomendada pela Natura em 2003, com pessoas entre homens e mulheres, das classes A, B, C e D, realizadas em 6 cidades brasileiras 17%24%3% 41% 47%43%18% 60%

8 8 8 cultura de inovação Os investimentos em Inovação são importantes na renovação do portfólio e seu retorno é evidenciado por meio da participação dos lançamentos na receita total. Investimentos em Inovação (R$ MM) Número de Lançamentos e Índice de Inovação Natura* S031S04 17,1 19,6 35,5 28,8 27,2 2,6% 3,0% 2,9% 3,3% S031S04 2,7% 64 % Receita LíquidaInvestimento em P&D Número de Lançamentos

9 9 9 nossas linhas

10 10 Cerca de 510 itens, entre cosméticos, produtos de higiene, perfumaria e saúde Principais linhas –Natura Ekos –Mamãe & Bebê –Maquilagem –Chronos –Perfumaria produtos

11 11 –Criada para integrar a natureza brasileira à natureza humana de cada brasileiro –uso de ativos de nossa biodiversidade –61 itens (banho, hidratação, cuidados com o ambiente e perfumaria) natura ekos

12 12 –Criada para proteger o universo mãe e filho –17 itens para a gestante e para o bebê mamãe & bebê

13 13 –anti-sinais que respeita as necessidades da pele nas diversas fases da vida –fórmulas específicas para cada ciclo biológico –24 itens natura chronos

14 14 Fragrâncias únicas que reúnem a riqueza das matas e a tradição dos povos da floresta. perfume do Brasil

15 15 canal natura

16 mil Consultoras Natura* 680 Promotoras 31 Gerente de Vendas 6 Gerentes de Mercado Oportunidades de desenvolvimento Sentindo-se parte de uma comunidade Busca compartilhada do sucesso relações com as consultoras * Consultora disponíveis no Brasil e América Latina, em jun/04.

17 17 quem é quem: CNs, PVs, GVs e GMs Diretor Comercial Gerente de Mercado Gerente de Vendas Promotora de Vendas Consultora Natura Colaboradores Consultoras Independentes 6 gerentes de mercado 31 gerentes de vendas 680 promotoras consultoras

18 18 canal de vendas brasil evolução e produtividade A força da marca aliada ao relacionamento com as consultoras resulta no crescimento do canal, tanto em termos de tamanho como em produtividade. Evolução da Produtividade (R$ mil por consultora ativa) CAGR % +10,1% 8,6 9,0 10,4 4,8 5, S031S04 Evolução de Consultoras Natura Disponíveis no Brasil (milhares) CAGR % +16% S031S04

19 19 a gestão social / responsabilidade

20 20 A Natura entende Responsabilidade Corporativa como uma forma de gestão empresarial baseada na relação ética e transparente com todos os seus públicos, como forma de construir soluções para um mundo sustentável. E acredita que este é um processo de aprendizado constante que envolve toda a empresa e a sociedade. Texto Opções Estratégicas em Responsabilidade Corporativa nosso entendimento

21 21 A Natura busca criar condições ideais para atrair e reter colaboradores criativos e talentosos, estando entre as melhores empresas do país para se trabalhar Perfil dos Colaboradores (2003)Pesquisa de Clima Organizacional 1 1o1o Entre as 100 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil Revista Exame e 2002 Melhor Empresa para Mulher Trabalhar Revista Exame Fonte: HayGroup Nota: 1Pesquisa de clima organizacional elaborada de forma independente pela consultoria HayGroup Sétima Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil Revista Exame relações com os colaboradores

22 22 Alguns exemplos Relacionamento com comunidades fornecedoras de ativos da biodiversidade brasileira Estímulo ao desenvolvimento sustentável local Qualidade na comunicação com consumidores Posicionamento contra estereótipos da beleza Programa Crer para Ver Mobilização de Consultoras nossa experiência

23 23 áreas de fornecimento de ativos da biodiversidade nºÁreaAtivos 1 Médio Juruá - AM Andiroba Murumuru 2 Iratapuru - AP Castanha Copaíba Breu Branco 3 Entorno de Belém - PA (3)Priprioca 4 RECA - ROCupuaçu 5 Ilhéus - BA Guaraná Cacau 6 Palmeira do Piauí - PIBuriti 7 Ervateira Putinguense - RSMate 8 Chamel - PRCamomila 9 Fazenda Alpina - SPPitanga 10 Flora do Brasil - MGMaracujá 11 Mil Madeireiras - AMLouro Rosa ecossistemas brasileiros

24 24 nossa experiência Iratapuru - Amapá Certificação, pelo Forest Stewardship Council, da coleta da castanha do pará, após três anos de trabalho conjunto com a comunidade.

25 25 Boa Vista: 26 famílias formalização da associação da comunidade treinamento em cultura orgânica Campo Limpo: 16 famílias diversificação das culturas aplicação da renda da priprioca na reforma das casas Cotijuba: 8 famílias formalização da associação da comunidade (Movimento de Mulheres) recurso das imagens usado na compra de sede para o movimento nossa experiência Entorno de Belém – Pará

26 26 Qualidade na Comunicação nossa experiência

27 27 Venda voluntária, pelas Consultoras Natura, de produtos cuja renda é destinada a projetos de melhoria da educação pública (em parceria com a Fundação Abrinq) Resultados desde a implementação, em 1995: 147 projetos apoiados escolas públicas em 21 estados 900 mil crianças envolvidas R$ 15 milhões arrecadados 2004: Lançamento da campanha Crer para Ver EJA nossa experiência Programa Crer para Ver

28 28 Quanto mais incorporadas ao negócio forem as ações, mais relevantes elas serão Melhor integração com as partes interessadas Impacto positivo no contexto competitivo Condições ampliadas de perpetuação do negócio responsabilidade social

29 performance financeira

30 30 crescimento consistente Crescimento consistente da receita, reflexo de seu posicionamento de mercado, da força de sua marca e do poder de distribuição de seus produtos Receita Bruta (R$ mm, nominal) Nota: 1Dados da Natura Empreendimentos CAGR Nominal 95-03: 21% CAGR Real 95-03: 12% A Natura apresentou um forte crescimento durante a última década, intensificado após a estabilização econômica Em 2002/03, os investimentos em marketing e evolução do portfolio proporcionaram um aumento acima do % histórico

31 S031S S031S04 desempenho operacional O volume de vendas tem apresentado um forte crescimento, com impactos positivos na receita líquida Volume de Vendas (milhões de unidades) Receita Líquida (R$ mm, nominal) CAGR 01-03: 14% CAGR 01-03: 28% 1 +35% +28% Nota: 1. Pro forma

32 32 37% 34% 31% 30% 14% 13% 36% 35% 34% 33% 32% 30% 16% 15% 14% S031S04 CMVDespesas com VendasDespesas Gerais e Administrativas custos e despesas Detalhamento das Despesas e Custos como % da Receita Líquida A nova fábrica permitiu importante diluição dos custos fixos e a administração tem sido eficiente na gestão e controle das despesas 85% 82% 79%77% 82% Nota: 1. Pro forma 1

33 S031S04 EBITDA EBITDA e margens de EBITDA crescentes devido ao fortalecimento da posição de mercado e significativos ganhos de produtividade 1 CAGR 01-03: 48% +67% EBITDA (R$ mm, nominal) Margem de EBITDA (%) 24% 17% 20% 22% 20% S031S04 1 Nota: 1. Pro forma

34 34 endividamento Após a conversão de R$34,4MM do BNDESPar e da geração de caixa no período, encerramos o semestre com uma aplicação líquida de R$84,6MM. Evolução do Endividamento/ (aplicação) líquido (R$ MM) Abertura do Endividamento R$104 MM Prazo Médio de 2,8 anos Prazo Médio de 1,8 ano (85) 22 (19) T04 1S04 BNDES Finep IFC 65% 35%

35 expansão internacional

36 consultoras consultoras Reprodução do modelo comercial brasileiro Peru Chile consultoras Argentina Bolívia Representação comercial LATAM

37 37 11,9 9,4 15,8 6,3 9,9 -7,7 -3,4 -2,8-1,4 -1, S031S04 Receita brutaLucro operacional expansão internacional A Natura tem apresentado forte crescimento na América Latina, um mercado que movimentou cerca de US$10,7 bilhões em 2002 Volume de Vendas - Argentina, Chile e Peru (milhares de unidades) Receita Bruta vs. Lucro Operacional (US$ mm) O modelo de negócios Natura é replicável para outros países da América Latina CAGR 01-03: 48% +62% CAGR 01-03: 15% +57% S031S04

38 38 projeto ekos internacional Projeto piloto com objetivo de testar o conceito da biodiversidade brasileira e a expansão da marca no exterior O mercado de produtos naturais mostra-se bastante promissor em termos de potencial de crescimento Ekos Internacional Mercado Global de Produtos Naturais (US$ bi) Foco inicial na Linha Ekos biodiversidade brasileira Abertura da primeira loja em Paris prevista para o início de 2005 Investimento esperado de aproximadamente US$16 milhões em 3 anos Fonte: Datamonitor, Natural Beauty Revolution CAGR 01-06E - Europa: 17% CAGR 01-06E - Global: 20% E EuropaOutros

39 produção e logística

40 40 ciclo do pedido TELEMARKETING SEPARAÇÃO FORMAÇÃO DE CARGAFATURAMENTOTRANSPORTADORA ENTREGA À CONSULTORA Capac. Máxima = 42 mil caixas / dia Municípios atendidos = acima de 5 mil ~35% ~65%

41 41 site cajamar Armazém vertical Separação Fábricas Escritórios Salas treinamento Clube

42 42 logística Mais de municípios atendidos 7 Transportadoras com 87% das entregas a pedidos por dia 98% dos pedidos despachados em 24 horas

43 43 fornecedores cerca de 95% de nossas compras são fornecidas no Brasil e apenas 5% importadas Compras (insumos produtivos) % do total 2003 Número de fornecedores Plásticos24%29 Essências / Fragrâncias17%8 Vidros12%9 Tampas de aerosol11%7 Rótulos e Caixas8%13 Outros28% Total100%

44 44 CAPEX Os investimentos em ativo imobilizado atingiram R$22,7 MM no primeiro semestre. Os principais investimentos foram realizados na construção do novo Armazém Vertical. CAPEX - R$ MM CAPEX Estimado ,8 25,2 23,9 22,7 2001* S04 Manutenção Expansão Melhorias no processo 21% 65% 14% * Natura Empreendimentos em 2001 R$ 75 MM 15% 61% 24%

45 45 Capacidade ( milhões de unidades) Atual Início de Meados de expansão da capacidade de produção Manufatura Separação Armazenagem A partir de meados de 2005, estimamos um investimento de R$ 300 milhões (a preços de hoje) para atingirmos 450 milhões de unidades nas três fases do processo 2003 : Produção de 136 milhões de unidades Utilização da Capacidade (milhões de unidades) Manufatura Armazenagem Separação %101%95%

46 46 síntese financeira Margem EBITDA de 24,3% no 1S04 Endividamento Líquido próximo de zero (pós dividendos) Baixo Capex - infra estrutura instalada permite crescimento real da ordem de 200% Política de forte distribuição de dividendos - estatuto 30% pay-out - mínimo de 45% aprovado pelo Conselho

47 governança corporativa

48 48 governança corporativa Compromisso com os mais altos padrões de governança corporativa reiterado com a listagem no Novo Mercado Crenças, Valores e Razão de Ser Auditoria Externa 1989 Listagem no Novo Mercado Direito de tag along (100%) Somente ações ordinárias com direito a voto Comitê de Auditoria e Administração de Riscos 2001 Relatórios da Administração Comitê de Recursos Humanos 2003 Prêmio Melhor relatório anual para companhias fechadas (ABRASCA 1 ) Conselho de Administração Nota: 1. Associação Brasileira das Companhias Abertas

49 49 99,99% estrutura societária * NATURA COSMÉTICOS S/A Natura Inovação e Tecnologia de Produtos Ltda. Indústria e Comércio de Cosméticos Natura Ltda. Natura Cosméticos Soc. Anônima Peru Natura Cosméticos Soc. Anônima Argentina Natura Cosméticos Soc. Anônima Chile Natura Logística e Serviços Ltda. 99,99% 99,76%99,93%99,99% Acionistas * inclui apenas empresas operacionais

50 50 composição acionária AcionistasQuantidade de AçõesPercentual Controladores ,9% Circulação ,1% Total de Ações* % * Não inclui ações em tesouraria.

51 51 política de dividendos Política de Dividendos A forte geração de caixa livre permite a Natura estabelecer uma agressiva política de pagamento de dividendos Pay-out mínimo: 45% do lucro líquido anual Periodicidade: semestral Juros Sobre o Capital Próprio Maximização do uso de juros sobre capital próprio, visando otimização fiscal no 1S04, a Natura aprovou a distribuição de R$ 86,8 milhões em dividendos e juros sobre capital próprio (pay-out de 70%)

52 52 Esta apresentação contém informações futuras. Tais informações não são apenas fatos históricos, mas refletem os desejos e as expectativas da direção da Natura. As palavras "antecipa", "deseja", "espera", "prevê", "pretende", "planeja", "prediz", "projeta", "almeja" e similares, pretendem identificar afirmações que, necessariamente, envolvem riscos conhecidos e desconhecidos. Riscos conhecidos incluem incertezas, que não são limitadas ao impacto da competitividade dos preços e produtos, aceitação dos produtos no mercado, transições de produto da Companhia e seus competidores, aprovação regulamentar, moeda, flutuação da moeda, dificuldades de fornecimento e produção e mudanças na venda de produtos, dentre outros riscos. Esta apresentação também contém algumas informações pro-forma, elaboradas pela Companhia a título exclusivo de informação e referência, portanto, são grandezas não auditadas. Esta apresentação está atualizada até a presente data e a Natura não se obriga a atualizá-la mediante novas informações e/ou acontecimentos futuros.


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