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15/4/2014 1 UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL PARA CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Conselho Acadêmico do Ensino Técnico.

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1 15/4/ UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL PARA CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Conselho Acadêmico do Ensino Técnico

2 15/4/ NECESSIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE CURSOS DE ATUALIZAÇÃO do ponto de vista pedagógico: evolução das técnicas de ensino. do ponto vista formativo: evolução tecnológica, humana e histórica dos temas.

3 15/4/ Metas e objetivos Compartilhar conhecimento adquirido Preencher lacunas no conhecimento Aumentar o intercâmbio interno Aumentar o intercâmbio entre os campi. Criar e reforçar laços intrainstitucionais C RIAR POLÍTICA INSTITUCIONAL DE CURSOS E STABELECER COMO, QUANDO E ONDE FAZER

4 15/4/ Situação atual Conhecimento disperso Iniciativas isoladas Foco em mestrados e doutorados Necessidade de aperfeiçoamento Dificuldades burocráticas Redução na semana de planejamento

5 15/4/ Histórico Em 2007: Campi Maracanã e Nilópolis Equilíbrio Ácido-Base com uso de Planilha Eletrônica. Em 2008 e 2009: Campus Volta Redonda Cursos de capacitação para professores e servidores. Desde 2006: Campus Nilo Peçanha-Pinheiral Avaliação, uso de vídeo e ensino de jovens e adultos, além de diversas oficinas sobre informática, planejamentos de cursos e cursos a distância.

6 15/4/ Escopo da proposta Cursos periódicos de atualização e aperfeiçoamento internos. Semestralmente durante a semana de planejamento. Ou em qualquer outro período. Os cursos seriam opcionais e contariam como horas trabalhadas. Ministrados preferencialmente por professores da instituição ou profissionais convidados. Cursos de 2 a 5 dias e com 6 a 40 horas de duração.

7 Podem ter aulas práticas. Presenciais, semi-presenciais ou à distância. Certificado: 70% de rendimento nas avaliações e 75% de presença (cursos presenciais). Os cursos podem ser realizados em qualquer campi com disponibilização de transporte. Participação interdisciplinar. 15/4/ Escopo da proposta

8 Logística Calendário Semestral. Elaboração de formulário padrão on line para recolher as propostas. Receber e coordenar os pedidos de cada campus pela oferta de cursos. Estabelecer prazos semestrais para apresentação das propostas. Interligação de cursos semelhantes. Elaborar divulgação on line dos cursos oferecidos. Estabelecer prazos de inscrição. 15/4/ Criação de estrutura permanente de apoio

9 Elaborar formulário padrão on line de inscrição. Receber e acompanhar as inscrições. Divulgar o fechamento dos cursos com locais e relação de inscritos. Coordenar a logística de transportes. Coordenar o controle de frequências e avaliações para emissão de certificados. Elaborar ficha de avaliação dos cursos a ser preenchida pelo professor-ministrante e professor-aluno. Elaborar relatório final. Elaborar plataforma de funcionanento dos cursos à distância e semi-presenciais. 15/4/ Logística

10 15/4/ Resultados esperados Divulgação do conhecimento adquirido Multiplicação e aperfeiçoamento do conhecimento Reforço dos laços intrainstitucionais Estímulo a projetos intercampi

11 15/4/ O que fazer? Estabelecer prazo para recolhimento das propostas dos diversos campi. Elaboração de proposta final. Encaminhamento à Reitoria e Conselho Superior Inclusão no calendário

12 15/4/ Ademário Iris da Silva Junior – Maracanã Presidente da Comissão Tel.: (21) e (21) Skype: ademarioiris Rachel Oliveira Nasser - Duque de Caxias Tel.: (21) e (21) Skype: rachelnasser Pedro Henrique de Almeida Silva - Volta Redonda Tel.: (21) Skype: pedroifrjvr Anibal dos Santos - Nilo Peçanha/Pinheiral Tel.: (24) e (24) Skype: anibalsantoz Ailton Artimos da Matta - São Gonçalo Tel.: (21) e (21) Skype:ailtondamatta Elanio Aguiar de Medeiros - Paracambi Tel.: (21) e (21) Skype: elanio2 William Eduardo da Silva - Nilópolis Tel.: (21) e (21) Skype: will.eduardo Marcelo Japiassu Ramos – Arraial do Cabo Tel.: (21) e (21) Skype: marcelo.japi Comissão de capacitação


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