A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto TONOMUNDO. Uma Experiência Transdisciplinar de Formação de Professores em Ambiente Virtual Prof. Ms. Silvia Fichmann Universidade de São Paulo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto TONOMUNDO. Uma Experiência Transdisciplinar de Formação de Professores em Ambiente Virtual Prof. Ms. Silvia Fichmann Universidade de São Paulo."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto TONOMUNDO. Uma Experiência Transdisciplinar de Formação de Professores em Ambiente Virtual Prof. Ms. Silvia Fichmann Universidade de São Paulo - Escola do Futuro -

2

3 Quais os avanços no conhecimento produzido em pesquisas, estudos e experiências na área de Educação a Distância (EaD), a partir da perspectiva da alfabetização e inclusão digital? Quais os avanços no conhecimento produzido em pesquisas, estudos e experiências na área de Educação a Distância (EaD), a partir da perspectiva da alfabetização e inclusão digital? O que aprendemos com as nossas pesquisas, estudos, experiências e propostas de EaD na perspectiva da inclusão social? O que aprendemos com as nossas pesquisas, estudos, experiências e propostas de EaD na perspectiva da inclusão social? O que aprendemos a partir da experiência com diferentes formatos de troca e de construção de conhecimento numa perspectiva de formação continuada? O que aprendemos a partir da experiência com diferentes formatos de troca e de construção de conhecimento numa perspectiva de formação continuada? Quais os desafios para a constituição de programas e projetos relacionados à qualidade em EaD, principalmente relacionados à alfabetização e inclusão digital, integrando diferentes áreas de conhecimento e instituições? Quais os desafios para a constituição de programas e projetos relacionados à qualidade em EaD, principalmente relacionados à alfabetização e inclusão digital, integrando diferentes áreas de conhecimento e instituições?

4 Projeto Tonomundo Projeto Tonomundo Transdisciplinaridade Transdisciplinaridade gestão e formação de educadores gestão e formação de educadores Cursos online e ambiente virtual TONOMUNDO Cursos online e ambiente virtual TONOMUNDO Informação, comunicação e publicação Comunidade virtual de aprendizagem e prática Comunidade virtual de aprendizagem e prática

5 Envolvimento de gestores, coordenadores, professores, alunos e membros da comunidade Envolvimento de gestores, coordenadores, professores, alunos e membros da comunidade Foco no Ensino Fundamental II Foco no Ensino Fundamental II 6º ao 9º ano 6º ao 9º ano 68 escolas públicas – Projeto Piloto em 16 estados brasileiros em 16 estados brasileiros 06 Secretarias da Educação Estados – Pernambuco e Sergipe Estados – Pernambuco e Sergipe Municípios – Aracajú (SE), Fortaleza (CE), Itaituba (PA), Natal (RN) Municípios – Aracajú (SE), Fortaleza (CE), Itaituba (PA), Natal (RN) Parceria com o Instituto OI FUTURO Em 2008 Espírito Santo Rio de Janeiro Vitória Moçambique Projeto Tonomundo

6 Implementação de laboratórios de informática nas escolas: computadores, impressora, webcam, scanner e conexão a Internet; Implementação de laboratórios de informática nas escolas: computadores, impressora, webcam, scanner e conexão a Internet; Formação híbrida de formadores e professores com ênfase na modalidade a distância; Formação híbrida de formadores e professores com ênfase na modalidade a distância; Desenvolvimento de projetos comunitários permeados pela TransD visando a implementação de novas práticas pedagógicas; Desenvolvimento de projetos comunitários permeados pela TransD visando a implementação de novas práticas pedagógicas; Uso do computador como ferramenta educacional. Uso do computador como ferramenta educacional.

7 Formação de agentes de transformação melhoria da realidade local a partir da escola pública participação em uma comunidade virtual de aprendizagem e prática (CVAP)Cursos Atividades Lúdicas Projetos Comunitários Projeto Tonomundo

8 Oi Futuro Secretaria de Educação FMPE Escola do Futuro-USP ESCOLA Gestor Equipe pedagógica FML Professores Alunos Pessoas da comunidade Parceiros Projeto Tonomundo

9 Formação inicial presencial Formação complementar online Sensibilização de gestores Formação Presencial na escola Cursos online e atividades lúdicas Integração ao projeto pedagógico da escola Participação Na CVAP Portal Acompanhamento online Formação Continuada onlineImplementação

10 Escolas Nº Escolas cadastradas Projeto Piloto 68 Pernambuco352 Fortaleza18 Aracaju6 Natal7 Itaituba5 SE12 Total escolas

11 Projetos Comunitários Nº de Projetos Comunitários publicados 68 escolas 339 Pernambuco121 Fortaleza0 Aracaju0 Natal5 Itaituba3 SE0

12 Cursos online Implementando o Tonomundo na Escola Trandisciplinaridade I – Introdução ao Pensamento Transdisciplinar Trandisciplinaridade II – Rumo a referenciais cognitivos Trandisciplinaridade III – Uma gestão de natureza transdisciplinar

13 Cursos online cont. Projetos Comunitários I Projetos Comunitários II Explorando o Portal Tonomundo Gestão do Laboratório de Informática Construção de Instrumentos Musicais Jovem de Futuro Por Dentro dos Meios

14 Atividades Lúdicas

15 Participantes da CVAP – até 2007 Nº de FM Nº de FML Nº de professore s Nº de alunos Nº de membros da comunidade 68 escolas Pernambu co Fortaleza Aracaju Natal Itaituba SE Total Usuários Portal cadastrados

16 Bases conceituais Gestão de projetos Gestão de projetos Transdisciplinaridade Transdisciplinaridade gestão de 2a ordem e processo co-formativo gestão de 2a ordem e processo co-formativo Tecnologia aplicada à educação Tecnologia aplicada à educação Formação a distância Formação a distância Comunidade virtual de aprendizagem e prática Comunidade virtual de aprendizagem e prática

17 Gestão do Projeto Pessoas Planejamento, organização, implementação, acompanhamento e avaliação - Equipe LINCA Planejamento, organização, implementação, acompanhamento e avaliação - Equipe LINCA Equipe de Formadores Mediadores Locais – FMLs e professores multiplicadores Equipe de Formadores Mediadores Locais – FMLs e professores multiplicadoresProcessos Formação continuada da Equipe LINCA Formação continuada da Equipe LINCA Formação presencial inicial e continuada a distância Formação presencial inicial e continuada a distância Implementação do TONOMUNDO nas escolas Implementação do TONOMUNDO nas escolas Concepção e produção de conteúdos pedagógicos e transdisciplinares Concepção e produção de conteúdos pedagógicos e transdisciplinares Dinamização da Comunidade Virtual de Aprendizagem e Prática Dinamização da Comunidade Virtual de Aprendizagem e PráticaTecnologia Orientações sobre o uso e manutenção dos equipamentos do laboratório Orientações sobre o uso e manutenção dos equipamentos do laboratório Concepção, inserção de conteúdos, manutenção e atualização do Portal TONOMUNDO Concepção, inserção de conteúdos, manutenção e atualização do Portal TONOMUNDO

18 Gestão do Projeto Gestão de 1a ordem - Atividades, programas e cronograma Planejamento Organização Execução Acompanhamento Avaliação qualitativa e quantitativa (MAXIMILIANO, 1997)

19 Gestão Transdisciplinar Tem um caráter sistêmico e aberto; nada é definitivo e tudo pode mudar: as rotas, as atribuições, a organização da equipe e as estratégias são permanentemente revistas com enfoque no que está entre, através e além das disciplinas e dos sujeitos envolvidos.

20 Gestão Transdisciplinar Gestão de 2a ordem Gestão de 2a ordem Considera os fenômenos emergentes e auxilia na resolução dos problemas e conflitos, com aprofundamento progressivo Considera os fenômenos emergentes e auxilia na resolução dos problemas e conflitos, com aprofundamento progressivo Fenômeno Sistema Problema Processo (GOOURHUIS, 2000)

21 Gestão e Formação Transdisciplinar Processo co-formativo Membros da Equipe LINCA, formadores, professores, alunos e comunidades locais Problema Análise do fenômeno Análise do contexto Processos e pessoas Retorno reflexivo Redefinição das ações e atribuições

22 Gestão Transdisciplinar URDIDURA TRAMA NAVETE

23 Processo ensino-aprendizagem Processo co-formativo

24 MZweibil, 2000

25 MZweibil, 2005

26 MZweibil, 2006

27 Formação Transdisciplinar Ênfase no processo co-formativo Um movimento de busca dos contornos que conferem um feitio, uma configuração e uma identidade Um movimento de busca dos contornos que conferem um feitio, uma configuração e uma identidade Possibilita novas formas de relação com o conhecimento Possibilita novas formas de relação com o conhecimento Implica construir significados pessoais e fazer elaborações próprias Implica construir significados pessoais e fazer elaborações próprias Resgata o pensamento criativo: projetar, construir hipóteses, estabelecer relações que possibilitem a flexibilização e não a rigidez Resgata o pensamento criativo: projetar, construir hipóteses, estabelecer relações que possibilitem a flexibilização e não a rigidez Furlanetto (1997)

28 Formação transdisciplinar A formação transdisciplinar é complementar à formação disciplinar, leva a transformações profundas nos sujeitos que dela participam, a partir de rupturas cognitivas, perceptivas e atitudinais, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável dos sujeitos, estabelecendo novos diálogos internos e externos e em diferentes níveis. A formação transdisciplinar é complementar à formação disciplinar, leva a transformações profundas nos sujeitos que dela participam, a partir de rupturas cognitivas, perceptivas e atitudinais, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável dos sujeitos, estabelecendo novos diálogos internos e externos e em diferentes níveis. Sommerman (2003)

29 Ambiente virtual Portal educacional Portal educacional Conteúdo pedagógico e transdisciplinar Conteúdo pedagógico e transdisciplinar Ambientes específicos para práticas formativas Ambientes específicos para práticas formativas Ferramentas de interação: bate-papo, Blog, Fórum e Enquete Ferramentas de interação: bate-papo, Blog, Fórum e Enquete Ferramentas de publicação: textos, desenhos, fotos. Ferramentas de publicação: textos, desenhos, fotos.

30 Comunidade virtual de aprendizagem Princípios para auto-sustentabilidade Baseados na Teoria das Estruturas Dissipativas (PRIGOGINE, 1984 apud CAPRA, 1996) Interdependência Interdependência Reciclagem Reciclagem Parceria Parceria Flexibilidade Flexibilidade Diversidade Diversidade

31 Comunidade virtual de aprendizagem Visitante: Internautas em geral e membros da comunidade que não participam das ações Visitante: Internautas em geral e membros da comunidade que não participam das ações Iniciado: Formadores e professores em processo de formação Iniciado: Formadores e professores em processo de formação Regular: Participantes das atividades lúdicas e projetos comunitário Regular: Participantes das atividades lúdicas e projetos comunitário Líder: FMLs, professores multiplicadores, alunos monitores Líder: FMLs, professores multiplicadores, alunos monitores Senior: Aqueles que apropriaram-se do processo de implementação do PTE e trabalham colaborativamente com os formadores da Escola do Futuro - USP Senior: Aqueles que apropriaram-se do processo de implementação do PTE e trabalham colaborativamente com os formadores da Escola do Futuro - USP

32 Projeto TONOMUNDO - Resultados Envolvimento das pessoas da comunidade, alunos e professores nas atividades do TONOMUNDO Envolvimento das pessoas da comunidade, alunos e professores nas atividades do TONOMUNDO Utilização do computador como ferramenta educacional em novas situações de aprendizagem Utilização do computador como ferramenta educacional em novas situações de aprendizagem Apropriação e utilização do ambiente virtual Apropriação e utilização do ambiente virtual busca de informação, publicação e interação busca de informação, publicação e interação Melhoria da qualidade das escolas – aprendizagem ativa e colaborativa - Processo Co-formativo Melhoria da qualidade das escolas – aprendizagem ativa e colaborativa - Processo Co-formativo

33 Projeto TONOMUNDO -Resultados cont. Implementação das ações em aproximadamente 70% das escolas do Projeto Piloto Implementação das ações em aproximadamente 70% das escolas do Projeto Piloto Formação presencial e formação continuada a distância Formação presencial e formação continuada a distância Desenvolvimento de projetos permeados pela TransD com recursos das comunidades Desenvolvimento de projetos permeados pela TransD com recursos das comunidades Inclusão digital e integração com conteúdos curriculares - considerando o número de equipamentos por escola ( 5 a 10 computadores) Inclusão digital e integração com conteúdos curriculares - considerando o número de equipamentos por escola ( 5 a 10 computadores)

34 Projeto TONOMUNDO - Desafios Envolvimento nas atividades do TONOMUNDO - pessoas da comunidade, alunos e professores Envolvimento nas atividades do TONOMUNDO - pessoas da comunidade, alunos e professores Participação nos cursos oferecidos - comprometimento e disponibilidade Participação nos cursos oferecidos - comprometimento e disponibilidade Manutenção dos laboratórios – equipamentos e conexão Manutenção dos laboratórios – equipamentos e conexão Organização e planejamento das atividades no laboratório Organização e planejamento das atividades no laboratório Desenvolvimento dos projetos comunitários com fundamentação transdisciplinar Desenvolvimento dos projetos comunitários com fundamentação transdisciplinar Integração do TONOMUNDO às ações escolares Integração do TONOMUNDO às ações escolares Efetivação de parcerias Efetivação de parcerias

35 Pesquisas futuras Sistematização da experiência de dinamização da comunidade virtual de aprendizagem e prática e posterior universalização do projeto – contribuição para o PDE Sistematização da experiência de dinamização da comunidade virtual de aprendizagem e prática e posterior universalização do projeto – contribuição para o PDE Análise qualitativa das atividades desenvolvidas Análise qualitativa das atividades desenvolvidas Análise das publicações no Portal - desenvolvimento de competências relacionadas à produção de textos Análise das publicações no Portal - desenvolvimento de competências relacionadas à produção de textos Concepção e desenvolvimento de sistema de gestão para acompanhamento da implementação do Projeto nas Secretarias de Educação e nas escolas Concepção e desenvolvimento de sistema de gestão para acompanhamento da implementação do Projeto nas Secretarias de Educação e nas escolas Concepção e desenvolvimento de ambiente virtual amigável para a implementação de práticas formativas diferenciadas: tutoriais e mediadas Concepção e desenvolvimento de ambiente virtual amigável para a implementação de práticas formativas diferenciadas: tutoriais e mediadas

36 ssss

37 " O futuro é determinado pelas escolhas do presente. Os professores têm a opção de se recostar e deixar as mudanças invadirem seu mundo e, só então, reagir; ou de participar ativamente na moldagem do futuro. JUNG, Burga e ALLEY, Robert. Preparing Teachers for the 21st Century

38 NWGrid/NWPhys Movies Time-Dependent Delaunay Mesh Computational Sciences Fundamental Sciences Division Computational Sciences Fundamental Sciences Division Pacific Northwest National Laboratory Pacific Northwest National Laboratory Pacific Northwest National Laboratory Pacific Northwest National Laboratory Operated by Battelle for the US Department of Energy Operated by Battelle for the US Department of Energy Operated by Battelle for the US Department of Energy Operated by Battelle for the US Department of Energy


Carregar ppt "Projeto TONOMUNDO. Uma Experiência Transdisciplinar de Formação de Professores em Ambiente Virtual Prof. Ms. Silvia Fichmann Universidade de São Paulo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google