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4/15/20142 Pesquisas do Mercado Turístico do Recife 2007-2008.

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2 4/15/20142 Pesquisas do Mercado Turístico do Recife

3 4/15/20143 Conceito Pesquisa de Marketing vs. Estatística – Subsídio para o planejamento e a gestão; – Reposicionamento da imagem do destino. Inovação – Análises segmentadas com questionários específicos; – Perguntas de percepção; – Associação espontânea. Rigor técnico-científico – 97% de confiabilidade; – Erro amostral de 3%.

4 4/15/20144 Pesquisas 2007 Pesquisa Público alvo Período Amostragem total TipoRegião 4 temporadasTuristasRecifeJan/mai/jul/out2890 CarnavalTuristasRecifeFevereiro700 Pólos emissoresOperadoras e agências Brasil e exterior (Portugal, Itália, Espanha e Argentina) Abril-maio150 Capitais do NETuristas em hotéis Salvador, Natal, FortalezaJulho900

5 4/15/20145 Pesquisas 2007 Pesquisa Público alvo PeríodoAmostragem total TipoRegião Pólo médico Médicos e administrado- res de hospitais e clínicas Recife e principais cidades de Estados circunvizinhos mar-jun5 representantes de entidades médicas de PE (Sindihosp, Cremepe, Simepe, etc) 120 médicos no Recife e Estados vizinhos Diretores RHP, Santa Joana/MSJ e Hope/Esperança

6 4/15/20146 Pesquisas 2008 Pesquisa Público alvo PeríodoAmostragem total TipoRegião Alta temporadaTuristasRecifeJaneiro700 CarnavalTuristasRecifeFevereiro700

7 4/15/20147 Associação espontânea: Quando você pensa no Recife o que vem à sua mente? Postura estratégica: A cultura do Recife é um diferencial único. É a marca para o posicionamento do destino. 4 temporadas 2007

8 4/15/ temporadas 2007 O que você conhece sobre a história e cultura do Recife? Postura estratégica: Carnaval do Recife é um diferencial único; Marca para o posicionamento do destino.

9 4/15/ temporadas 2007 O que você conhece sobre a história e cultura do Recife?

10 4/15/ temporadas 2007 Associação espontânea: Quais os aspectos positivos que mais o marcaram durante sua estadia no Recife?

11 4/15/ temporadas 2007 Melhores avaliações entre os serviços turísticos: Meios de hospedagem (média anual: 63% muito bom e 37% bom) Restaurantes (média anual: 63% muito bom e 36% bom)

12 4/15/ temporadas 2007 Principais críticas: Segurança; Limpeza pública; Divulgação.

13 4/15/ Análise segmentada – Lazer/passeio Gasto médio individual diário sem hospedagem R$114,60 (m/a); Gasto médio estimado incluindo hospedagem R$164 (m/a); Somente 19% (m/a) usam agência para organizar a viagem; 54% (m/a) tomaram conhecimento através de amigos e parentes.

14 4/15/ Análise segmentada – Executivo Gasto médio individual diário sem hospedagem R$134(m/a); Gasto médio estimado incluindo hospedagem R$234 (m/a); 55,5% se hospedam em hotéis; 57% ficam até três dias.

15 4/15/ Análise segmentada – Religioso – Jan2007 Gasto médio individual diário sem hospedagem R$52; Praticamente não usa meios de hospedagem.

16 4/15/ Análise segmentada – Cultura – Jan2007 Gasto médio individual diário sem hospedagem R$98 (média geral); Estrangeiro R$450. Maior reconhecimento no Nordeste.

17 4/15/ Análise segmentada – Regional Nordeste – mais reconhece o Recife como centro cultural e de negócios Promoções e divulgações dirigidas (Recife é Aqui + Recife Te Quer – TV). Centro-Oeste – O Recife é muito pouco conhecido Primeiras ações promocionais (Recife é Aqui). Sudeste – principal emissor (SP) Recife é Aqui. Obs.: Campanha nacional do Recife Te Quer nos vôos da TAM e em revistas, além de uma mídia espontânea pela imprensa nacional

18 4/15/ Pesquisa: Operadores e Agências nos Pólos Emissores Maio e Junho 2007

19 4/15/ Pesquisa: operadoras e agências nos pólos emissores – maio e junho 2007 Como o Recife é vendido? – Destino único; – Parte de pacote.

20 4/15/ Pesquisa: operadoras e agências nos pólos emissores – maio e junho 2007 Quais os argumentos que usa para vender Recife? – Praia; – Porto de Galinhas; – Olinda.

21 4/15/ Pesquisa: operadoras e agências nos pólos emissores – maio e junho 2007 Quais os argumentos que usa para vender o Recife? Nordeste – Espetáculos culturais; – Cultura permanente.

22 4/15/ Pesquisa: operadoras e agências nos pólos emissores – maio e junho 2007 As operadoras e agências pediram mais informações e divulgação para vender melhor o destino O tubarão é citado por apenas 1% como problema

23 4/15/ Pesquisa: operadoras e agências nos pólos emissores – maio e junho % das operadoras concordaram plenamente que o Recife é o principal pólo de shows e eventos do Nordeste; 44% das operadoras concordaram plenamente que o Recife é o principal pólo de cultura do Nordeste.

24 4/15/ Pesquisa: Turistas de Lazer Hospedados em Hotéis Fortaleza, Salvador e Natal Julho 2007

25 4/15/ Pesquisa: Outras capitais Fortaleza, Salvador e Natal Por que não analisaram Recife? – Já conhecia; – Imagem de insegurança; – Pouca informação.

26 4/15/ Pesquisa: Outras capitais Fortaleza, Salvador e Natal 82% não analisaram outros destinos; Dos 18% que analisaram outros destinos, Recife foi o mais citado, com 21%.

27 4/15/ Pesquisa: Pólo Médico e Turismo de Saúde Março a Junho 2007

28 4/15/ Pesquisas 2007 Pesquisa Público alvo PeríodoAmostragem total TipoRegião Pólo médico Médicos e administrado- res de hospitais e clínicas Recife e principais cidades de Estados circunvizinhos mar-jun5 representantes de entidades médicas de PE (Sindihosp, Cremepe, Simepe, etc) 120 médicos no Recife e Estados vizinhos Diretores RHP, Santa Joana/MSJ e Hope/Esperança (70%)

29 4/15/ Pesquisa: pólo médico e turismo de saúde - Março a Junho 2007 Outras capitais se estruturaram nos últimos 5 anos Principais emissores são interior de PE e Paraíba – RHP - 87% PE, 10% estados vizinhos (PB); – Pesquisa turistas - 60% PE, 30% estados vizinhos. Perfil socioeconômico – gasto médio individual diário sem hospedagem R$71 (jan07); – Hospeda-se na casa de amigos e parentes (78%).

30 4/15/ Real Hospital Português – Em vias de certificação do sistema internacional de hospitais no circuito de Turismo de Saúde. – Hotel integrado: diárias de internamento (2006) Pesquisa: pólo médico e turismo de saúde - Março a Junho 2007

31 4/15/ Turismo de saúde internacional – Cirurgia plástica: Boa imagem internacional; Grande potencial. – Números insignificantes ainda; – Divulgação não sistematizada. Pesquisa: pólo médico e turismo de saúde - Março a Junho 2007

32 4/15/ Comparativo entre as pesquisas realizadas com os turistas no Recife Jan2007 | Jan2008

33 4/15/ Turista Geral no Recife |2008 Mais turistas vieram com agência 19% < 30% Aumento de 57% em relação ao ano anterior

34 4/15/ Turista Lazer Recife Jan07|Jan08 Perfil socioeconômico subiu Gasto médio individual diário sem hospedagem R$ 144 < R$150 Aumento de 4% em relação ao ano anterior

35 4/15/ Turista Lazer Recife Jan07| Jan08 Perfil Socioeconômico subiu Hotéis, pousadas e flats 61,5% < 67,3% Aumento de 9,4% em relação ao ano anterior

36 4/15/ Turista Lazer Recife Jan07 | Jan08 Perfil Socioeconômico subiu Freqüência diária de restaurantes 23% < 50% Aumento de 21,7% em relação ao ano anterior

37 4/15/ Turista Geral Recife Jan08 30% viram alguma Propaganda/ Mídia Espontânea 68% sobre carnaval. 29% sobre a cidade.

38 4/15/ Comparativo entre as pesquisas realizadas com os turistas sobre o Carnaval do Recife Jan2007 | Jan2008

39 4/15/ Carnaval 2007|2008 Turistas brasileiros (exceto Nordeste) 23,5% < 30,3% Aumento de 28,9% em relação ao ano anterior

40 4/15/ Carnaval 2007|2008 Turistas que vieram pela primeira vez Geral | 27% < 35% BR | 28% < 51% INT | 43% < 49%

41 4/15/ Carnaval 2007|2008 Uso de Agência 18,6% < 32% Aumento de 72% em relação ao ano anterior

42 4/15/ Carnaval 07/08 Permanência média no Carnaval (dia) 7,2 < 8,5 Estrangeiro: 8,4 < 11,4

43 4/15/ Carnaval 07/08 Informações turísticas 41% boa < 63% Aumento de 54% em relação ao ano anterior

44 4/15/ Carnaval 07/08 Hospitalidade 89% boa < 95% Aumento de 6,7% em relação ao ano anterior

45 4/15/ Carnaval 07/08 Percepção de Segurança 60% boa < 69,1% Aumento de 15,2% em relação ao ano anterior

46 4/15/ Carnaval 07/08 Percepção de Limpeza 20,4% boa < 33,1% Aumento de 62,3% em relação ao ano anterior

47 4/15/ Carnaval 07/08 Serviços de alimentação 76% boa < 84% Aumento de 10,5% em relação ao ano anterior

48 4/15/ Carnaval e Cultura são apontados pelos turistas como as principais oportunidades para reposicionar a imagem do destino turístico; Tanto profissionais quanto turista pediram mais informações, evidenciando um potencial de mercado que pode ser explorado; A retomada e intensificação da divulgação e da informação técnica aos profissionais gerou novos clientes com perfil mais alto; As agências, com mais e melhor informação, vendem mais e melhor, beneficiando todos: os vendedores, os compradores, os cidadãos; A atenção dada aos principais produtos turísticos (carnaval, cultura, entre outros) são percebidos e reconhecidos pelos turistas, gerando um ciclo positivo de boca-a-boca. Resumo global

49 4/15/ Anotações

50 4/15/ Anotações

51 4/15/ Anotações

52 4/15/201452


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