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BHTelessaúde Telessaúde na Rede Municipal de Saúde em Belo Horizonte Integração entre especialistas e profissionais da rede municipal Integração entre.

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1 BHTelessaúde Telessaúde na Rede Municipal de Saúde em Belo Horizonte Integração entre especialistas e profissionais da rede municipal Integração entre especialistas e profissionais da rede municipal Educação permanente Educação permanente Instituições Participantes: Trabalho apresentado: Simone Ferreira dos Santos

2 BHTelessaúde desnecessário para referência secun- dária Estruturar um mo- delo de Telessaúde para atenção pri- mária que seja facilmente repli- cável, e de baixo custo Qualificar a atuação dos profissionais de saúde da atenção primária Contribuir para o aumento da resolu- tividade dos casos atendidos na aten- ção básica, evitando o encaminhamento OBJETIVOS GERAIS

3 BHTelessaúde

4 BHTelessaúde MODALIDADES DO BHTELESSAÚDE TELECONSULTORIAS ON LINE OFFLINE VIDEOCONFERENCIAS AREAS DE APLICAÇÃO TELEMEDICINA TELENFERMAGEM TELESSAÚDE BUCAL

5 BHTelessaúde TELECONSULTORIAS On line: Por meio de agendamento prévio, o profissional pode solicitar uma teleconsultoria on line, na qual apresentará um caso clínico para o especialista, a fim de receber orientações quanto ao diagnóstico, terapia, condutas gerais ou propedêutica. Off line: Destinada aos casos que necessitam apenas de esclarecimentos sobre dúvidas específicas. Nesta modalidade o profissional envia o resumo do caso clínico ao especialista.

6 BHTelessaúde On Line – Compartilhamento de imagem radiológica

7 BHTelessaúde Sistema de Gestão de Teleconsultorias

8 BHTelessaúde

9 BHTelessaúde Sistema de Gestao de Teleconsultorias

10 BHTelessaúde Sistema Gestão de Teleconsultorias Consultando o Laudo

11 BHTelessaúde Sistema Gestão de Teleconsultorias - Consultando o Laudo

12 BHTelessaúde Sistema Gestão de Teleconsultorias - Off Line

13 BHTelessaúde VIDEOCONFERÊNCIAS

14 BHTelessaúde Videoconferências Profissionais da rede, para resolução dos problemas assistenciais ou dificuldades do cotidiano; Universidade, no repasse de novos saberes e/ou modificação de conhecimentos já sedimentados; SMSA/BH em suas necessidades de mudanças nas práticas assistenciais do serviço. Definição de Temas Cronograma semestral – divulgação pelo fórum Duração 1 hora

15 BHTelessaúde FORMULÁRIO DE PARTICIPAÇÃO ON LINE

16 BHTelessaúde SITUAÇÃO ATUAL Encontra-se implantado : Centro Sul/Oeste – Videoconferências/Teleconsultorias VN/BA/L/NO/N/NE/NO - Videoconferências

17 BHTelessaúde DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO PROJETO BHTELESSAÚDE ÁreaTIPO DE ATIVIDADENº DE ATIVIDADENº DE PARTICIPANTES TELEMEDICINAVideoconferências (abril/04 a dez/06)Teleconsultorias Internacional/ Nacional12345 Total TELEENFERMAGEMVideoconferências (dez/04 a dez/06)Teleconsultorias515 Total TELESAÚDE BUCALVideoconferências (nov/05 a dez/06)Total TOTAL GERAL

18 BHTelessaúde Resolutividade das Teleconsultorias

19 BHTelessaúde Benefícios da Teleconsultorias Facilita o processo de retorno dos encaminhamentos ao promover resolução das dúvidas, mas também ao realizar a disseminação de informações adicionais que levem a condutas mais adequadas; Promove a valorização do profissional e dos serviços de saúde com uma maior interação interprofissional; Decresce o número de encaminhamentos ao especialista, aliviando o estrangulamento existente e tornando a unidade básica mais resolutiva;

20 BHTelessaúde Benefícios da Teleconsultorias A discussão com o especialista, juntamente com um sistema estruturado de referência e contra-referência conduzem a otimização do atendimento ao paciente, bem como maior segurança do profissional, que encontra apoio técnico e formação teórica; Contribuição para a reorganização da rede assistencial, com um Aumento da resolubilidade da assistência.

21 BHTelessaúde Benefícios da Videoconferência Oferecer a capacitação no próprio local de trabalho; Ampliar a oferta de capacitação para os profissionais de saúde; Discutir protocolos assistências e atualizações técnicas; Discutir temas emergenciais envolvendo maior número de profissionais; Envolver os profissionais na definição dos temas ofertados através de votação On Line.

22 BHTelessaúde Aspectos dificultadores: Introduzir um novo instrumento e inserir mudanças nas Práticas assistenciais; Rotinizar a teleconsultoria no processo de trabalho dos profissionais; Absorção do uso da tecnologia se dá de forma lenta, necessitando de treinamentos contínuos; Dificuldades de planejamento dos gestores das unidades básicas nas atividades de agenda, cronograma, divulgação interna das atividades do BHTelessaúde.

23 BHTelessaúde Principais vantagens da aplicação do BHTelessaúde Estruturação de uma ampla rede de formação permanente em serviço, a partir das dúvidas e desafios enfrentados pelos profissionais em seu trabalho cotidiano Utilização de tecnologia de baixa complexidade, com amplo impacto social e replicável em dimensões distintas Modelo de baixo custo Estreitamento das relações entre pesquisa (Universidades) e assistência (serviços).

24 BHTelessaúde Próximos passos Incorporação do eletrocardiógrafo digital nas Unidades Básicas, com um curso de capacitação a distância do eletro, plantão de cardiologista; Ampliação das Teleconsultorias para as todas as Unidades Básicas; Introdução das Teleconsultorias para área de Enfermagem e Odontologia; Implantação da Teletoxicologia integrando Pronto Socorro João XXIII às Unidades de Urgências da Rede (UPA´S); Implantação da Telessaúde Mental (integrando o atendimento 24 hs da Santa Casa (Serviço de urgência Psiquiátrica) com os Centro de Referências em Saúde Mental (CERSAMS). Implantação de um projeto de Teleurgência nas unidades móveis do SAMU

25 BHTelessaúde CONTATOS - GESTÃO SAÚDE EM REDE – Secretaria Municipal de Saúde da PBH INFORMAÇÕES: /


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