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Telessaúde na Rede Municipal de Saúde em Belo Horizonte

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Apresentação em tema: "Telessaúde na Rede Municipal de Saúde em Belo Horizonte"— Transcrição da apresentação:

1 Telessaúde na Rede Municipal de Saúde em Belo Horizonte
Integração entre especialistas e profissionais da rede municipal Educação permanente Instituições Participantes: Trabalho apresentado: Simone Ferreira dos Santos

2 Qualificar a atuação dos profissionais de saúde da atenção primária
OBJETIVOS GERAIS Qualificar a atuação dos profissionais de saúde da atenção primária Contribuir para o aumento da resolu- tividade dos casos atendidos na aten- ção básica, evitando o encaminhamento desnecessário para referência secun- dária Estruturar um mo- delo de Telessaúde para atenção pri- mária que seja facilmente repli- cável, e de baixo custo 

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4 MODALIDADES DO BHTELESSAÚDE
TELECONSULTORIAS ON LINE OFFLINE VIDEOCONFERENCIAS AREAS DE APLICAÇÃO TELEMEDICINA TELENFERMAGEM TELESSAÚDE BUCAL

5 TELECONSULTORIAS On line: Por meio de agendamento prévio, o profissional pode solicitar uma teleconsultoria on line, na qual apresentará um caso clínico para o especialista, a fim de receber orientações quanto ao diagnóstico, terapia, condutas gerais ou propedêutica. Off line: Destinada aos casos que necessitam apenas de esclarecimentos sobre dúvidas específicas. Nesta modalidade o profissional envia o resumo do caso clínico ao especialista.

6 On Line – Compartilhamento de imagem radiológica

7 Sistema de Gestão de Teleconsultorias

8 Sistema de Gestão de Teleconsultorias

9 Sistema de Gestao de Teleconsultorias

10 Sistema Gestão de Teleconsultorias Consultando o Laudo

11 Sistema Gestão de Teleconsultorias - Consultando o Laudo

12 Sistema Gestão de Teleconsultorias - Off Line

13 VIDEOCONFERÊNCIAS

14 Cronograma semestral – divulgação pelo fórum
Videoconferências Definição de Temas Profissionais da rede, para resolução dos problemas assistenciais ou dificuldades do cotidiano; Universidade, no repasse de novos saberes e/ou modificação de conhecimentos já sedimentados; SMSA/BH em suas necessidades de mudanças nas práticas assistenciais do serviço. Cronograma semestral – divulgação pelo fórum Duração 1 hora

15 FORMULÁRIO DE PARTICIPAÇÃO ON LINE

16 Encontra-se implantado :
SITUAÇÃO ATUAL Encontra-se implantado : Centro Sul/Oeste – Videoconferências/Teleconsultorias VN/BA/L/NO/N/NE/NO - Videoconferências

17 DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO PROJETO BHTELESSAÚDE
TIPO DE ATIVIDADE Nº DE ATIVIDADE Nº DE PARTICIPANTES TELEMEDICINA Videoconferências 25 1527 (abril/04 a dez/06) Teleconsultorias 188 373 Internacional/ Nacional 12 345 Total 225 2245 TELEENFERMAGEM 29 1730 (dez/04 a dez/06) 5 15 34 1745 TELESAÚDE BUCAL 21 2061 (nov/05 a dez/06) TOTAL GERAL 280 6051

18 Resolutividade das Teleconsultorias

19 Benefícios da Teleconsultorias
Facilita o processo de retorno dos encaminhamentos ao promover resolução das dúvidas, mas também ao realizar a disseminação de informações adicionais que levem a condutas mais adequadas; Promove a valorização do profissional e dos serviços de saúde com uma maior interação interprofissional; Decresce o número de encaminhamentos ao especialista, aliviando o estrangulamento existente e tornando a unidade básica mais resolutiva;

20 Benefícios da Teleconsultorias
A discussão com o especialista , juntamente com um sistema estruturado de referência e contra-referência conduzem a otimização do atendimento ao paciente, bem como maior segurança do profissional, que encontra apoio técnico e formação teórica; Contribuição para a reorganização da rede assistencial, com um Aumento da resolubilidade da assistência.

21 Benefícios da Videoconferência
Oferecer a capacitação no próprio local de trabalho; Ampliar a oferta de capacitação para os profissionais de saúde; Discutir protocolos assistências e atualizações técnicas; Discutir temas emergenciais envolvendo maior número de profissionais; Envolver os profissionais na definição dos temas ofertados através de votação On Line.

22 Aspectos dificultadores:
Introduzir um novo instrumento e inserir mudanças nas Práticas assistenciais; Rotinizar a teleconsultoria no processo de trabalho dos profissionais; Absorção do uso da tecnologia se dá de forma lenta, necessitando de treinamentos contínuos; Dificuldades de planejamento dos gestores das unidades básicas nas atividades de agenda, cronograma, divulgação interna das atividades do BHTelessaúde.

23 Principais vantagens da aplicação do BHTelessaúde
Estruturação de uma ampla rede de formação permanente em serviço, a partir das dúvidas e desafios enfrentados pelos profissionais em seu trabalho cotidiano Utilização de tecnologia de baixa complexidade, com amplo impacto social e replicável em dimensões distintas Modelo de baixo custo Estreitamento das relações entre pesquisa (Universidades) e assistência (serviços).

24 Próximos passos Incorporação do eletrocardiógrafo digital nas Unidades Básicas, com um curso de capacitação a distância do eletro, plantão de cardiologista; Ampliação das Teleconsultorias para as todas as Unidades Básicas; Introdução das Teleconsultorias para área de Enfermagem e Odontologia; Implantação da Teletoxicologia integrando Pronto Socorro João XXIII às Unidades de Urgências da Rede (UPA´S); Implantação da Telessaúde Mental (integrando o atendimento 24 hs da Santa Casa (Serviço de urgência Psiquiátrica) com os Centro de Referências em Saúde Mental (CERSAM’S). Implantação de um projeto de Teleurgência nas unidades móveis do SAMU

25 Secretaria Municipal de Saúde da PBH E-MAIL: telessaude@pbh.gov.br
CONTATOS - GESTÃO SAÚDE EM REDE – Secretaria Municipal de Saúde da PBH INFORMAÇÕES: /


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