A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geopolíticas Asiáticas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geopolíticas Asiáticas"— Transcrição da apresentação:

1 Geopolíticas Asiáticas
Tema: Geopolíticas Asiáticas

2 Sub-tema: A questão da Caxemira
Farid Saadi Nº04 Frederico Marquezini Nº07 Lucas Dias Nº12 Mathias Rapp Nº17 Victor Damião Nº27

3 Introdução: Entender as relações da Índia colonial com o Império Britânico; Analisar os movimentos de independência do país e seus reflexos; Compreender o problema na separação territorial entre Índia e Paquistão ; Mostrar os conflitos atuais pela disputa da caxemira.

4 História: Assentada em uma cultura tradicional reverenciada por ser o berço do hinduísmo e do budismo; Colônia britânica de ; 1920: Primeiros choques entre a liga muçulmana (maioria étnica e religiosa) e hindus, nessa época o PML passou a lutar pela constituição de um estado muçulmano separado da Índia; 1947: Fim do domínio britânico e aprovação da divisão do Território por critérios religiosos, resultou nos Estados independentes da Índia e Paquistão; 1971:Guerra Civil, resultando na independência do Paquistão Oriental, agora Bangladesh.

5 Divisão territorial:

6 Mapa da Índia:

7 Mapa do Paquistão:

8 Questão da Caxemira: Iniciado com a divisão da Colônia Britânica;
Região de maioria muçulmana; Muita contradição entre as duas religiões; Região ligada a elite Hindu; Disputa se acirrou em 1950, ligada a Guerra Fria. 1974: primeira bomba atômica lançada pela Índia. 25 anos depois Paquistão respondeu a altura; 1989: confronto de separatistas a independência da Caxemira indiana ou sua anexação ao Paquistão. Com isso a fronteira foi fortemente militarizada; 1998: auge do impasse, resultando em soluções diplomáticas apoiadas pelos EUA e Reino Unido; 2006: ataque terrorista em Mumbai.

9 Atualidades: Novos confrontos na Caxemira
Grupo paquistanês ameaça atacar Caxemira indiana Grupos da Índia e do Paquistão se enfrentam de novo na região da caxemira causando 6 mortes

10 Vídeo: “A questão da Caxemira”:
Vídeo que resume a questão da caxemira junto a fotos, mostrando a beleza e a miséria da região.

11 Conclusão: A Caxemira é uma região de grande importância religiosa e geopolítica, por ter duas religiões antagônicas, hinduísmo e islamismo, e ter as nascentes de vários rios importantes do Paquistão e da Índia. Este conflito, assim como o de Israel e Palestina tem pouca chances de uma solução de fato, mas acordos diplomáticos tendem a diminuir a tensão entre os dois países.

12 Bibliografia: Revista: Guia do estudante; Sites:

13 http://ultimosegundo. ig. com

14 (UFSCar 2005) Entre os diversos confrontos civis e militares existentes no mundo atual, o conflito pela posse sobre o território da Caxemira merece destaque, por envolver países importantes da Ásia. Sobre esse território, apresentam-se as quatro afirmações seguintes. I. A Caxemira é uma região dividida e com o território sob o controle de três países: Paquistão, Índia e China. II. Ao contrário do restante da Índia, cuja maioria é hindu, a Caxemira indiana tem maioria islâmica, tal qual o Paquistão. III. A ocupação da Caxemira do leste pela China uniu os exércitos do Paquistão e da Índia na luta pela retomada do território ocupado. IV. O conflito envolve países detentores de explosivos atômicos em seus arsenais. É correto o que se afirma em a) I e III, apenas. b) II e IV, apenas. c) I, II e IV, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV.

15 (Simulado Ferreira) Índia e Paquistão disputam, desde 1948, a região da Caxemira. Em 2002 irrompeu uma nova crise na região, causando grande apreensão à comunidade internacional. Assinale a resposta correta: a) As autoridades do Paquistão acusam o governo da Índia de apoiar os grupos separatistas islâmicos que lutam pela independência da região da Caxemira. b) O Paquistão, cuja população também segue, na sua esmagadora maioria, a religião hindu, deseja anexar a Caxemira ao seu território. c) A Caxemira é a única região da Índia onde a religião predominante é a hindu. d) O governo paquistanês, embora negue o apoio a grupos terroristas, apóia a luta pela libertação da Caxemira. e) A comunidade internacional não teme um conflito entre a Índia e o Paquistão, pois estes países não possuem armas nucleares.

16 a) Por que esta disputa territorial tem preocupado o mundo?
(CATS) A região da Caxemira ocupa um vale fértil habitado principalmente por mulçumanos. Desde 1947, quando o Paquistão e a Índia conquistaram a independência da Inglaterra, ocorrem guerras envolvendo a disputa pela Caxemira. A respeito da temática abordada, responda: a) Por que esta disputa territorial tem preocupado o mundo? b) Para os países diretamente envolvidos no conflito, qual a importância estratégica da região da Caxemira? Os países envolvidos no conflito, Índia Paquistão, tem em posse armamento nuclear, podendo causar uma guerra nuclear. A região tem as nascentes dos rios que banham grande parte da Índia e do Paquistão, além de ter a elite hindu e a maioria muçulmana.

17 (CESAMA 2007) A Índia, desde 1947, vem-se defrontando com diversas ameaças à sua unidade nacional. Uma dessas ameaças é a reivindicação de parte de seu território por um país asiático. Esse país é A) o Nepal, que reivindica a região de Caxemira. B) o Cazaquistão, que reivindica a região de Thanjavur. C) o Afeganistão, que reivindica a região de Caxemira. D) o Paquistão, que reivindica a região de Caxemira. E) o Tadjiquistão, que reivindica a região de Kanpur.


Carregar ppt "Geopolíticas Asiáticas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google