A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIRD Farid Saadi Nº04 Frederico Marquezini Nº07 Lucas Dias Nº12 Mathias Rapp Nº17 Victor Damião Nº27.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIRD Farid Saadi Nº04 Frederico Marquezini Nº07 Lucas Dias Nº12 Mathias Rapp Nº17 Victor Damião Nº27."— Transcrição da apresentação:

1 BIRD Farid Saadi Nº04 Frederico Marquezini Nº07 Lucas Dias Nº12 Mathias Rapp Nº17 Victor Damião Nº27

2 Tema: As relações internacionais na contemporaneidade Tema: As relações internacionais na contemporaneidade Sub tema: Grupo Banco Mundial Sub tema: Grupo Banco Mundial

3 Objetivo Entender o funcionamento do Banco Mundial e seus componentes; Entender o funcionamento do Banco Mundial e seus componentes; Analisar as relações do Banco Mundial com a comunidade internacional; Analisar as relações do Banco Mundial com a comunidade internacional; Observar o poder das grandes potencias quanto as decisões tomadas no Banco Mundial; Observar o poder das grandes potencias quanto as decisões tomadas no Banco Mundial; Mostrar a relação do Banco Mundial com o Brasil. Mostrar a relação do Banco Mundial com o Brasil.

4 Introdução O Grupo Banco Mundial é formado por BIRD, AID e outras três agências: a Corporação Financeira Internacional (IFC - que empresta para empresas), a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (AMGI - que faz seguros para investimentos nos países em desenvolvimento), e o Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (CIADI - que julga disputas sobre investimentos). As cinco agências trabalham em conjunto para o objetivo final da redução da pobreza.

5 História Conferência de Bretton Woods: Conferência de Bretton Woods: Realizado em 1944, com objetivo de sustentar a ordem econômica e financeira mundial, tendo em vista a situação resultou em precária após a Segunda Guerra Mundial; Realizado em 1944, com objetivo de sustentar a ordem econômica e financeira mundial, tendo em vista a situação resultou em precária após a Segunda Guerra Mundial; Resultou em 2 instituições: BIRD e FMI; Resultou em 2 instituições: BIRD e FMI; Pós-conferência foram criadas as outras quatro instituições do Grupo Banco Mundial (AID 1960, IFC 1956, AMGI 1988, CIADI 1965). Pós-conferência foram criadas as outras quatro instituições do Grupo Banco Mundial (AID 1960, IFC 1956, AMGI 1988, CIADI 1965).

6 Banco Mundial - BIRD Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento; Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento; proporciona empréstimos e assistência para o desenvolvimento a países de rendas médias com bons antecedentes de crédito. Grande parte dos fundos levantados por essa instituição provêem da venda de títulos nos mercados internacionais de capital. proporciona empréstimos e assistência para o desenvolvimento a países de rendas médias com bons antecedentes de crédito. Grande parte dos fundos levantados por essa instituição provêem da venda de títulos nos mercados internacionais de capital.

7 Banco Mundial - AID Associação Internacional do Desenvolvimento; Associação Internacional do Desenvolvimento; Ajuda os países mais pobres sem cobrar juros ou subsídios a longo prazo, procura melhorar a infra-estrura, economia e qualidade de vida, e é financiado por contribuições dos países; Ajuda os países mais pobres sem cobrar juros ou subsídios a longo prazo, procura melhorar a infra-estrura, economia e qualidade de vida, e é financiado por contribuições dos países; Países têm que ter PNB per capita menor que $1095 por ano ou incapacidade de adquirir empréstimos com o BIRD; Países têm que ter PNB per capita menor que $1095 por ano ou incapacidade de adquirir empréstimos com o BIRD; Porta para conseguir empréstimos com o BIRD, tendo que pagar juros. Porta para conseguir empréstimos com o BIRD, tendo que pagar juros.

8 IFC Corporação Financeira Internacional; Corporação Financeira Internacional; promove o crescimento no mundo em desenvolvimento mediante o financiamento de investimentos do setor privado e a prestação de assistência técnica e de assessoramento aos governos e empresas. promove o crescimento no mundo em desenvolvimento mediante o financiamento de investimentos do setor privado e a prestação de assistência técnica e de assessoramento aos governos e empresas.

9 AMGI & CIADI Agencia Multilateral de Garantia de Investimentos Agencia Multilateral de Garantia de Investimentos ajuda a estimular investimentos estrangeiros nos países em desenvolvimento por meio de garantias a investidores estrangeiros contra prejuízos causados por riscos não comerciais ajuda a estimular investimentos estrangeiros nos países em desenvolvimento por meio de garantias a investidores estrangeiros contra prejuízos causados por riscos não comerciais proporciona assistência técnica para ajudar os países a divulgarem informações sobre oportunidades de investimento. proporciona assistência técnica para ajudar os países a divulgarem informações sobre oportunidades de investimento. Centro internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos Centro internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos proporciona instalações para a resolução- mediante conciliação ou arbitragem - de disputas referentes a investimentos entre investidores estrangeiros e os seus países anfitriões. proporciona instalações para a resolução- mediante conciliação ou arbitragem - de disputas referentes a investimentos entre investidores estrangeiros e os seus países anfitriões. Brasil não está ingressado no CIADI Brasil não está ingressado no CIADI

10 Representação no Banco Mundial O banco mundial é administrado como uma cooperativa em que os países membros são os acionistas; O banco mundial é administrado como uma cooperativa em que os países membros são os acionistas; O número de ações que um país pode possuir depende do tamanho de sua economia; O número de ações que um país pode possuir depende do tamanho de sua economia; Os EUA são os maiores acionistas com poder 16,39% dos votos, além de sempre ter a presidência. Os EUA são os maiores acionistas com poder 16,39% dos votos, além de sempre ter a presidência. Poder de voto no BM -> PaísPorcentagem Estados Unidos Estados Unidos 16,39 % Japão 7,86 % Alemanha 4,49 % França 4,30 % Reino Unido Reino Unido 4,30 % Outros62,66 % http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco _Mundial http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_Mundialhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_Mundial

11 Relação: Brasil e Banco Mundial Busca apoiar as iniciativas do pais para o desenvolvimento sustentável, e igualar condições e oportunidades de desenvolvimento, tanto com relação com o mundo desenvolvido quanto internamente. Busca apoiar as iniciativas do pais para o desenvolvimento sustentável, e igualar condições e oportunidades de desenvolvimento, tanto com relação com o mundo desenvolvido quanto internamente.

12 Atualidades: IFC quer apoiar projetos de petroleiras independentes no Brasil - > www.energiahoje.com/index.php?ver=mat&mid=270263; IFC quer apoiar projetos de petroleiras independentes no Brasil - > www.energiahoje.com/index.php?ver=mat&mid=270263;www.energiahoje.com/index.php?ver=mat&mid=270263 IFC oferece financiamento para projeto de etanol no –Brasil- http://noticias.uol.com.br/ultnot/economia/2007/03/08/ult29 u54093.jhtm IFC oferece financiamento para projeto de etanol no –Brasil- http://noticias.uol.com.br/ultnot/economia/2007/03/08/ult29 u54093.jhtm http://noticias.uol.com.br/ultnot/economia/2007/03/08/ult29 u54093.jhtm http://noticias.uol.com.br/ultnot/economia/2007/03/08/ult29 u54093.jhtm Vídeo: FMI e Banco Mundial admitem gravidade da crise econômica. http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM101445 4-7823- FMI+E+BANCO+MUNDIAL+ADMITEM+GRAVIDADE +DA+CRISE+ECONOMICA,00.html Vídeo: FMI e Banco Mundial admitem gravidade da crise econômica. http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM101445 4-7823- FMI+E+BANCO+MUNDIAL+ADMITEM+GRAVIDADE +DA+CRISE+ECONOMICA,00.html http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM101445 4-7823- FMI+E+BANCO+MUNDIAL+ADMITEM+GRAVIDADE +DA+CRISE+ECONOMICA,00.html http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM101445 4-7823- FMI+E+BANCO+MUNDIAL+ADMITEM+GRAVIDADE +DA+CRISE+ECONOMICA,00.html

13 Questionamento: Como se dá a relação do Banco Mundial com a comunidade internacional nos dias de hoje? Será que esse órgão honra sua proposta humanitária ou é simplesmente um outro mecanismo de dependência política e econômica? Como se dá a relação do Banco Mundial com a comunidade internacional nos dias de hoje? Será que esse órgão honra sua proposta humanitária ou é simplesmente um outro mecanismo de dependência política e econômica?

14 Conclusão Tendo em vista que a maior parcela do poder de voto está nas mãos da grande potencia que é os Estados Unidos, concluímos que as ações tomadas pelo grupo estão diretamente ligadas aos interesses norte – americanos, paralelamente com os demais paises desenvolvidos de grande economia. Para tanto, utiliza-se de meios como a BIRD e o IFC, em que empréstimos de dinheiro voltados para as melhorias dos paises emergentes são constituídos por altas taxas de juros, gerando maiores benefícios aos credores do que aos devedores e criando dependência econômica de paises sub-desenvolvidos com os desenvolvidos. Ao desenvolver os países emergentes, o objetivo central,que fica subentendido, é aumentar o mercado consumidor desses, para que ampliem as exportações dos produtos das grandes potencias. Tendo em vista que a maior parcela do poder de voto está nas mãos da grande potencia que é os Estados Unidos, concluímos que as ações tomadas pelo grupo estão diretamente ligadas aos interesses norte – americanos, paralelamente com os demais paises desenvolvidos de grande economia. Para tanto, utiliza-se de meios como a BIRD e o IFC, em que empréstimos de dinheiro voltados para as melhorias dos paises emergentes são constituídos por altas taxas de juros, gerando maiores benefícios aos credores do que aos devedores e criando dependência econômica de paises sub-desenvolvidos com os desenvolvidos. Ao desenvolver os países emergentes, o objetivo central,que fica subentendido, é aumentar o mercado consumidor desses, para que ampliem as exportações dos produtos das grandes potencias.

15 Bibliografia http://www.youtube.com/watch?v=uTx2WBgS0CI&feature=related; http://www.youtube.com/watch?v=uTx2WBgS0CI&feature=related; http://www.youtube.com/watch?v=uTx2WBgS0CI&feature=related www.worldbank.org; www.worldbank.org; www.worldbank.org www.worldbankgroup.org; www.worldbankgroup.org; www.worldbankgroup.org http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1014454-7823- FMI+E+BANCO+MUNDIAL+ADMITEM+GRAVIDADE+DA+CRISE +ECONOMICA,00.html; http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1014454-7823- FMI+E+BANCO+MUNDIAL+ADMITEM+GRAVIDADE+DA+CRISE +ECONOMICA,00.html; http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1014454-7823- FMI+E+BANCO+MUNDIAL+ADMITEM+GRAVIDADE+DA+CRISE +ECONOMICA,00.html http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1014454-7823- FMI+E+BANCO+MUNDIAL+ADMITEM+GRAVIDADE+DA+CRISE +ECONOMICA,00.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_Mundial; http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_Mundial; http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_Mundial http://weblogs.cfired.org.ar/blog/archives/Banco%20Mundial.jpg; http://weblogs.cfired.org.ar/blog/archives/Banco%20Mundial.jpg; http://weblogs.cfired.org.ar/blog/archives/Banco%20Mundial.jpg http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK16463_passaro59800.jpg ; http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK16463_passaro59800.jpg ; http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK16463_passaro59800.jpg http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=pt- BR&sa=1&q=passarinho&btnG=Pesquisar+imagens; http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=pt- BR&sa=1&q=passarinho&btnG=Pesquisar+imagens; http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=pt- BR&sa=1&q=passarinho&btnG=Pesquisar+imagens http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=pt- BR&sa=1&q=passarinho&btnG=Pesquisar+imagens http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=pt- BR&sa=1&q=calopsita&aq=f&oq=; http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=pt- BR&sa=1&q=calopsita&aq=f&oq=; http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=pt- BR&sa=1&q=calopsita&aq=f&oq http://images.google.com.br/images?gbv=2&hl=pt- BR&sa=1&q=calopsita&aq=f&oq


Carregar ppt "BIRD Farid Saadi Nº04 Frederico Marquezini Nº07 Lucas Dias Nº12 Mathias Rapp Nº17 Victor Damião Nº27."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google