A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As relações internacionais entre os países

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As relações internacionais entre os países"— Transcrição da apresentação:

1 As relações internacionais entre os países
Ana Vitória Baraldi nº1 Carolina Ferreira nº ºA Eduardo Cotta nº10 Nathália Prado nº21 Stephanie Pimenta nº26 Victória Giannattasio nº27

2 FMI E BIRD FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL E BANCO INTERNACIONAL PARA RECONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO

3 Diferenciar os órgãos financeiros;
Estabelecer relações entre ambos; Evidenciar a importância desses órgãos perante a economia mundial.

4 Fundo Monetário Internacional;
Garantia do sistema financeiro mundial; Histórico; Após a crise de 29 e a Segunda Grande Guerra; Desenvolvimento do comércio; Multilateralidade financeira.

5

6 http://www. valecomercio. com

7 Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento;
Assistência financeira aos países do sul e emergentes; Os países membros do BIRD tem que participar do FMI.

8

9

10 Os órgãos internacionais, FMI e BIRD foram fundados no ano de 1944, na Conferência de Bretton Woods. Ambas as organizações além de terem sido criados no mesmo contexto, atuam no suporte financeiro a países, entretanto, possuem uma diferença básica entre si. Enquanto o FMI regula o sistema financeiro mundial por meio da monitoração de taxas de câmbio e de balanços de pagamentos; o BIRD atua como uma instituição que realiza empréstimos não só à países mas à aos governos para realização de mudanças específicas, principalmente na infra-estrutura (educação, saneamento, transportes, entre outros). O BIRD e o FMI possuem uma semelhança de extrema importância: todas as decisões tomadas em relação empréstimos são definidas de acordo com o volume de contribuintes e colaborações. Ou seja, conforme maior a contribuição, maior o poder de decisão nas escolhas dos empréstimos. Além de diferenças e semelhanças, tanto o FMI como o BIRD recebem críticas a respeito de seu funcionamento. No caso do FMI as críticas estão ligadas principalmente à recessão e ao uso de planos de reconstrução iguais para países com economias diferentes, o que prejudica por muitas vezes os países a serem ajudados. Já à respeito do BIRD, as críticas se concentram em a falta de incentivo em áreas de desenvolvimento humano e ambiental.

11 De que forma vem ocorrendo a atuação da Organização perante a Comunidade Internacional?

12 O FMI e o BIRD foram criados com o objetivo de manter a economia mundial estável, entre outros objetivos, sendo assim evitando crises. Porém, as ações até então desencadeadas não conseguiram evitar uma das maiores crises já sofridas pela economia mundial. Para que as instituições consigam ajudar no cenário mundial atual, os países do norte (desenvolvidos) devem injetar capital nelas, dessa forma seria possível o empréstimo aos países do sul que correm o risco de entrar em colapso, o FMI e o BIRD só terão sua capacidade de ação e sua credibilidade recuperada quando os países emergentes forem colocados nos planos de ação e os interesses dos países desenvolvidos, principalmente os EUA, forem colocados em segundo plano e que as ideias de uma ação realmente mundial seja implementada, sendo assim salvando a economia do globo como um todo e não somente a dos países do norte.

13 Brasil entra no clube credor do FMI Adriana Fernandes, BRASÍLIA
Sexta-Feira, 10 de Abril de 2009  (O Estado de S. Paulo, acessado em :15/04/2009 às 16:56) Em 1 de maio de 2009, o Brasil se tornará membro credor do FMI; O Brasil está disposto a emprestar até 4,5 bilhões de dólares, sem afetar a reserva interna; O valor a ser aportado foi fixado em função do valor da cota destinada ao Brasil; O presidente Lula anunciou que está disposto a disponibilizar até 5% das reservas nacionais (10 bilhões de dólares), O acordo foi considerado importante, nas palavras do Ministro da Fazenda Guido Mantega por “ser formado por países de economia sólida e reservas”. O Ministro está preocupado com a alteração das reservas, pois houve muitas críticas a entrada do Brasil no FMI por muitos políticos e prefeitos que questionaram o porque este dinheiro não é aplicado para resolver a crise no Brasil.

14 http://www. tocadomorcego. blogger. com

15 Governo de Minas assina convênio com o BIRD

16 Comentário - Vídeo Assinado em agosto de 2008;
Cerca de 1 bilhão de reais; Destinados a educação, saúde, infra-estrutura, meio ambiente e contenção fiscal. Primeiro acordo do Banco Mundial com um estado federal; Não há troca de favores nesse acordo. O Banco Mundial emprestou o dinheiro, e o estado de Minas Gerais tem de mostrar os resultados dos setores que estão sendo privilegiados pelo acordo. Houve a redução de gastos na administração publica, sem a necessidade de aumento dos impostos.

17 http://www. brasilescola. com/geografia/fmiebancomundial
(09/04/2009) (09/04/09) (09/04/09)  (09/04/09)

18 http://www. estadao. com. br/estadaodehoje/20090410/not_imp352748,0


Carregar ppt "As relações internacionais entre os países"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google