A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

(Organização dos tratados do Atlântico Norte)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "(Organização dos tratados do Atlântico Norte)"— Transcrição da apresentação:

1 (Organização dos tratados do Atlântico Norte)
Tema: As relações diplomáticas na contemporaneidade.

2 Apresentar o contexto do surgimento da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) assim como seus objetivos e suas ações na Velha Ordem Mundial e na Nova Ordem Mundial.

3 A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), por vezes chamada Aliança Atlântica, é uma organização internacional de colaboração militar estabelecida em 1949 em suporte do Tratado do Atlântico Norte assinado em Washington em 4 de Abril de 1949. O seu nome oficial é North Atlantic Treaty Organization (NATO).

4 A OTAN foi criada em 1949 e se opõe ao Pacto de Varsóvia (criado em 1955) no contexto de Guerra Fria (Velha Ordem Mundial) no qual o mundo era marcado pela bipolaridade bélica e ideológica entre EUA e URSS.

5 Objetivo na Velha Ordem Mundial: oposição ao bloco socialista, impedindo assim a expansão do mesmo.
Objetivo na Nova Ordem Mundial: ser a base da política de segurança de toda a Europa, (inclusive de seus ex-rivais do leste europeu) e da América do Norte. 

6 Membros fundadores: Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Islândia, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Portugal, Reino Unido, Estados Unidos. Adesões durante a Guerra Fria : Grécia, Turquia, Alemanha, Espanha. Adesões de ex-soviéticos: Alemanha (Alemanha Oriental reunificada com a Alemanha Ocidental, atualmente a Alemanha), República Tcheca, Hungria, Polônia, Bulgária, Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Albânia, Croácia.

7 Mapa: Mapa: O mapa mostra os países integrantes da OTAN.
Fonte:

8 Concluímos que a OTAN possui um propósito muito diferente do inicialmente formulado no contexto da Velha Ordem Mundial onde o mundo era bipolarizado. Atualmente, o objetivo não é mais de impedir o socialismo no globo, e sim, fortalecer a segurança na Europa e na América do Norte.

9 “OTAN decide permanecer no Golfo de Áden para combater pirataria”
“OTAN completa 60 anos com crise de identidade”

10 “OTAN enviará mais soldados ao Afeganistão”

11


Carregar ppt "(Organização dos tratados do Atlântico Norte)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google