A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema: As relações diplomáticas na contemporaneidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema: As relações diplomáticas na contemporaneidade."— Transcrição da apresentação:

1 Tema: As relações diplomáticas na contemporaneidade

2 G-20 Fonte:

3 Introdução Analisar a importância do G20 na manutenção da estabilidade financeira internacional; Discutir a presença de características da política neoliberal na configuração do G20.

4 Integrantes África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Européia;

5 Representantes dos países integrantes do G-20 Fonte:

6 Contexto histórico: O G20 trata-se de um grupo de 20 países criado em 1999 com o objetivo inicial de discutir as crises asiática e russa. Contudo, nos anos seguintes, os demais encontros passaram a debater outras questões de ordem política, econômica e social que afetam a comunidade internacional.

7 Os 20 países integrantes dos G20 Fonte:

8 Características gerais do G20 O G-20 representa aproximadamente 90% do PIB mundial e 2/3 da população global; Representa 80% do comércio internacional; A presidência opera em um esquema tripartite, chamado de Troica; Discutir e desenvolver políticas de promoção do crescimento sustentado da economia global. Fonte:

9 Objetivo do G20 em 2009 A atual reunião do G20 tem como objetivo criar possíveis soluções frente a atual crise financeira internacional. Entre as principais medidas a serem tomadas destacam-se a publicação de uma lista de paraísos fiscais não cooperativos, a estipulação de regras para limitar salários de banqueiros e a injeção de 1,1 trilhão de dólares na economia antes do final de Fonte:

10 G-20 e a política neoliberal Com o objetivo de amenizar os efeitos da crise financeira no mercado internacional, foi criado um novo órgão global de regulamentação financeira: o Conselho de Estabilização de Financeira, que será formado por todos os integrantes do G20. Tal postura do G-20 revela um reforço ainda maior do uso de políticas neoliberais por meio de uma atuação pontual e focada do Estado em momentos de crise.

11 Reuniaõ do G-20 em Londres. Fonte:

12 Conclusão O G-20 possui uma grande influência sobre o cenário internacional, pois nessa reunião estarão presentes os países desenvolvidos e países emergentes mais industrializados do globo. Dessa forma, todas as decisões tomadas nessa reunião interferem diretamente no curso das relações econômicas globais. Tendo em vista tais fatos, a atuação do G20 será essencial para o desenvolvimento de políticas de promoção do crescimento sustentável da economia global com o objetivo central de superar a atual crise financeira.

13 Atualidade Manifestações contra o G20 prosseguem em Londres 02/ :08, atualizada às 20:07 S.html S.html Esse encontro é sobre como salvar o capitalismo. Eles não estão discutindo o combate à pobreza no mundo, não estão discutindo as 35 mil crianças que morrem de fome todo dia. É um encontro para discutir o sistema financeiro e como garantir que esse sistema funcione da mesma maneira. – Fiona Donavan, líder do Grupo Revolucionário Comunista.

14 Bibliografia g20,278171,0.htm g20,278171,0.htm MANIFESTACOES+CONTRA+O+G+PROSSEGUEM+EM+LONDRES.htm MANIFESTACOES+CONTRA+O+G+PROSSEGUEM+EM+LONDRES.htm protestos/ protestos/ UEM+EM+LONDRES.html UEM+EM+LONDRES.html

15 Grupo André Krenus Beattrice Albuquerque Guilherme Caetano Júlia Bernardi Raisha Santos 3º B


Carregar ppt "Tema: As relações diplomáticas na contemporaneidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google