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Exemplo de Inovação na Gestão Pública maio/2009 Ademir Milton Piccoli Diretor-Presidente da PROCERGS Fórum TI & Governo 2009 Governo Eletrônico: Casos.

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1 Exemplo de Inovação na Gestão Pública maio/2009 Ademir Milton Piccoli Diretor-Presidente da PROCERGS Fórum TI & Governo 2009 Governo Eletrônico: Casos de Sucesso e Novos Modelos de Gestão Pública Fórum TI & Governo 2009 Governo Eletrônico: Casos de Sucesso e Novos Modelos de Gestão Pública

2 Agenda A PROCERGS Declarações Estratégicas Cenário de Gestão Análise por área Principais realizações 2008 Orientações estratégicas para 2009 Alinhamento com os Programas Estruturantes Casos de Sucesso em Governo Eletrônico Reconhecimento pelas Entidades de TIC

3 36 anos de experiência 965 funcionários Atende 100% dos órgãos do Estado Governo RS totalmente interligado redes locais privativas na Rede RS Acima de 700 serviços de Governo Eletrônico (e-Gov) Mais de 1 bilhão de acessos realizados por ano A PROCERGS

4 Declarações Estratégicas NEGÓCIO Soluções em tecnologia da informação e comunicações para a Administração Pública MISSÃO Apoiar e implementar soluções em tecnologia da informação e comunicações eficientes e inovadoras para a Administração Pública do Estado do RS VALORES Qualidade reconhecida pelo cliente Inovação Ética e responsabilidade Pessoas Competentes e comprometidas Meritocracia VISÃO Em uma sociedade onde a TIC é fundamental para a excelência dos processos de negócio, a PROCERGS é referência na geração de soluções de governo eletrônico para inovação e eficiência do serviço público.

5 Cenário de Gestão Falta de Foco (atendimento a diversos mercados) Questionamento do mercado preços PROCERGS Premência de modernização do Governo Desequilíbrio financeiro Dívida com fornecedores Foco em segmentos críticos e estratégicos Repasse de eficiência para o Governo Implementação do e-Gov no RS Implementação do e-Gov no RS Promoção do equilíbrio

6 Gestão Implantação de um novo modelo de Governança Corporativa Reorientamos a atuação da Empresa (novo Planejamento Estratégico) Assinamos um Contrato de Gestão Estabelecida sistemática de reuniões de Acompanhamento do planejamento Estabelecida sistemática de reuniões dos Conselhos Fiscal e de Administração Modernização da Gestão Racionalizamos a estrutura organizacional Implantamos novo ERP (GEPRO) Estamos implantando o Sistema de Gestão Consolidar processo de Governança Corporativa Dar continuidade às ações do Planejamento Estratégico e do processo de Governança Corporativa Dar continuidade ao processo de modernização da Gestão Implementar adequações na estrutura organizacional Consolidar ERP (adequação de processos) Consolidar Sistema de Gestão (modernização de processos) Realizado Orientações para 2009

7 Finanças Saneamento financeiro Resultado positivo (lucro) em 2007 e 2008 Quitação das dívidas com fornecedores Redução das despesas operacionais Repasse de produtividade Para o Acionista/Governo (JCP) R$ 2 milhões Para os Clientes (redução de preços) R$ 16,7 milhões Para os Funcionários (PPR) R$ 1,5 milhões Manter o equilíbrio orçamentário Dar continuidade ao processo de redução despesas custeio Deslanchar Plano de investi- mentos da Empresa (R$ 30 milhões) Dar continuidade ao processo de repasse de produtividade Não aplicar índice de reajuste previsto nos contratos Prever Pagamento de JCP e PPR vinculado ao atingimento metas Realizado Orientações para 2009

8 * 2008 – Valores estimados Equilíbrio Orçamentário Resultados

9 Demonstração da evolução dos custos/despesas (em milhões) / ,10% 2006/ ,10% 2006/ ,28% 2006/ ,28% * Valores realizados de Jan a Set de cada ano. * Período de 2006 e 2007 atualizados pelo IGP-M , , ,26

10 Infraestrutura Modernização da Infra-estrutura Predial Investimos R$ 1,7 milhões na modernização da infra-estrutura (Gerador, no-break, ar-condicionado) Modernização/expansão do Ambiente operacional Investimos R$ 2,7 milhões na expansão e modernização do parque de equipamentos (servidores, storage, redes, monitores) Migração Unisys Trabalhamos no planejamento da migração e elaboração do edital. Dar continuidade ao processo de modernização da infra-estrutura predial Reforma da fachada Reforma do ambiente/mobiliário Reestruturação do DataCenter Implantação do Site Backup/Restore Dar continuidade ao processo de modernização/ expansão do ambiente operacional(Política) Expansão de Servidores / Storage Reavaliação da Rede RS Aquisição de Desktops (substituição) Iniciar migração dos sistemas Unisys Realizado Orientações para 2009

11 Pessoal Adequação do quadro às competências necessárias Realocação de pessoal Contratação emergencial para a SEFA (27 técnicos) Contratação via concurso PROCERGS (35 técnicos) Investimentos em T&D R$ 1 milhão (2008) Implementação da cultura de gestão por resultados Fechamento do Acordo Coletivo Promoções (423 em 2008) Pagamento de 2 parcelas do PPR totalizando R$ 3,1 milhões Dar continuidade ao processo de adequação da empresa às competências necessárias Novo concurso Contratação da Fábrica de Software Novo PCS por competências Consolidar cultura de gestão por resultados Implementar Contratos Setoriais Pagamento de PPR, produtividade e promoções (condicionado ao atingimento de metas) Realizado Orientações para 2009

12 Clientes Estabelecido foco em segmentos críticos e estratégicos do Estado do RS Definimos o mercado foco Reforçamos o atendimento ao mercado foco Estancamos o crescimento nos mercados fora do foco Evolução da Carteira de Clientes Via RS 2006 – – Esforços para a implantação do conceito de Governo único na Administração Pública do RS (Falta de uma estrutura de Governança de TIC para o Estado) Dar continuidade ao processo de saída dos mercados fora do foco (processo gradativo, sem prejuízo aos clientes) Melhorar a imagem junto ao Mercado (Plano Estratégico Marketing) Priorizar a implantação do processo de relacionamento com os clientes Adequar estrutura interna visando: Apoiar a ação da Área de Governança de TIC (link com a estrutura de Governança de TIC do Estado) Apoiar a implantação do Plano Estratégico de Marketing Realizado Orientações para 2009

13 Soluções Geradas diversas soluções para suporte as ações do Governo do RS Suporte aos Programas Estruturantes Suporte ao Gerenciamento Matricial da Receita e Despesa Suporte a racionalização das estruturas administrativas (em conjunto com o INDG) Dar continuidade ao processo de modernização da Administração pública estadual gerando soluções eficientes e inovadoras para suporte as ações de Governo Desenvolver Planos Estratégicos de TIC para as principais áreas de Estado Atitude pró-ativa Buscar as melhores soluções (Benchmarking) Implantar a fábrica de software Buscar posicionar o Governo RS como referência em e-Gov Realizado Orientações para 2009

14 Fazenda Administração e Recursos Humanos Previdência Trânsito Planejamento C08. FPE - Finanças públicas do Estado - novos módulos C10. NFE/CTE - Notal Fiscal Eletrônica - novos módulos C11. SGC - Sistema de Gestão de Créditos - novo sistema C33. SPED Fiscal C09. RHE - Gestão de RH do Estado - novos órgãos C12. GCE - Gestão de Compras do Estado - novo sistema C13. PROC-e - Processo Eletrônico C37. SPI - Sistema de Protocolo na Web C14. Modernização de processos IPE Previdência C15. Modernização de processos IPE Saúde C17. Fiscalização de empresas credenciadas C19. Uso tecnologia móvel para registro infrações Alinhamento com os Programas Estruturantes (Área de Finanças e Gestão Pública) C05. Portal de Gestão do Governo C06. Modernização da rede de atendimento Tudo Fácil C07. Agendamento de serviços públicos pela web

15 Alinhamento com os Programas Estruturantes (Área de Desenvolvimento Social) C24. Administração de Medicamentos/APAC 100% (AME) C26. Portal Delegacia on-line C28. Modernização e Integração do Sistema de Inteligência de Segurança Pública C29. Pró-Social - Controle dos Programas Sociais C30. SCC - Implantação de tecnologia móvel C31. ERP - Migração do ERP Corsan C34. Sistema de Saneamento - SEHADUR C36. Gestão Estratégica da Corsan - Cognos C23. Integração Secretaria-Escola Educação Saúde Segurança Justiça e Inclusão Social Saneamento e Habitação

16 Alinhamento com os Programas Estruturantes (Área de Desenvolvimento Econômico) C20. Modernização da Defesa Animal e Vegetal C21. Modernização da Junta Comercial C22. Modernização processos licença ambiental Meio Ambiente Desenvolvimento Econômico Agricultura

17 Casos de Sucesso em Governo Eletrônico (e-Gov) Agilidade, acessibilidade, confiabilidade e menos custos G2B TIC para relacionamento com fornecedores Nota Fiscal Eletrônica. 1ª nota fiscal certificada no Brasil foi nos computadores da PROCERGS. Até maio de 2009: mais de 20 milhões de notas certificadas dos contribuintes do RS. Infra-estrutura para atendimento de mais 13 estados da federação (entre eles: RJ, PB, etc.)

18 Casos de Sucesso em Governo Eletrônico (e-Gov) Agilidade, acessibilidade, confiabilidade e menos custos G2B TIC para relacionamento com fornecedores Conhecimento de Transporte Eletrônico. 1ª CTE no Brasil foi nos computadores da PROCERGS em 02/03/ empresas autorizadas participando do projeto piloto. Em março, 3600 CTEs autorizados. Uso já liberado para outros estados via SEFAZ Virtual

19 Casos de Sucesso em Governo Eletrônico (e-Gov) Agilidade, acessibilidade, confiabilidade e menos custos G2E TIC para relações com os servidores públicos Projeto IPE Saúde. Parceria para uso do cartão do Banrisul para consulta e internações. Laudo eletrônico pela internet (7,4 milhões de exames laboratoriais/ano). Revisão automática das contas hospitalares. Recebimento eletrônico das contas hospitalares

20 Casos de Sucesso em Governo Eletrônico (e-Gov) Agilidade, acessibilidade, confiabilidade e menos custos G2G TIC para melhoria da gestão interna PEC Virtual Documentos Eletrônicos entre SUSEPE - TJ. Redução de 3 dias no envio de ofícios. Sem papel: preservação de 1 árvore / mês

21 Casos de Sucesso em Governo Eletrônico (e-Gov) Agilidade, acessibilidade, confiabilidade e menos custos G2C TIC para a melhoria do relacionamento com o cidadão Tudo Fácil Eletrônico Balcão único de atendimento na web. Mais de acessos ao catálogo de Serviços do Governo por mês. 724 serviços disponibilizados sendo 109 finalísticos

22 Casos de Sucesso em Governo Eletrônico (e-Gov) Agilidade, acessibilidade, confiabilidade e menos custos G2C TIC para a melhoria do relacionamento com o cidadão Modernização da Junta Comercial do Estado do RS (JUCERGS). Requerimento de empresário – antes 40 dias presencial, agora 24h pela internet. Certidões de empresa – antes 1 semana, agora 48h pela internet. Consulta de nome empresarial – antes pago, até 4 dias; agora gratuito em até 48h. 82% consideram boa a imagem e o layout do site da JUCERGS (pesquisa de satisfação em nov/08)

23 Reconhecimento pelos Funcionários 61,5 60,7 63, Satisfação Geral (%)

24 Reconhecimento pelos Clientes Satisfação Geral (%) 77,6 78,6 80, % Recomendariam a PROCERGS

25 2007 PEC Virtual - e-Gov SECOP G2G PEC Virtual - TI & Governo SPJ - Sistema de Polícia Judiciária - TI & Governo 2008 JUCERGS - e-Gov SECOP G2B Nota Fiscal Eletrônica - SUCESU 40 anos Governo Eletrônico - SUCESU 40 anos Reconhecimento pelas Entidades de TIC

26 Visão de futuro A PROCERGS atuando como centro de soluções em governo eletrônico. A PROCERGS posicionada como referência em Governo Eletrônico no Brasil.

27 Obrigado. maio/2009 Ademir Milton Piccoli Diretor-Presidente da PROCERGS Fórum TI & Governo 2009 Governo Eletrônico: Casos de Sucesso e Novos Modelos de Gestão Pública Fórum TI & Governo 2009 Governo Eletrônico: Casos de Sucesso e Novos Modelos de Gestão Pública


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