A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERMEABILIDADE CELULAR TRANSPORTE PASSIVO Ocorre a favor do gradiente de concentração sem gasto de energia (ATP). Compreende: Compreende: DIFUSÃO SIMPLES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERMEABILIDADE CELULAR TRANSPORTE PASSIVO Ocorre a favor do gradiente de concentração sem gasto de energia (ATP). Compreende: Compreende: DIFUSÃO SIMPLES."— Transcrição da apresentação:

1

2 PERMEABILIDADE CELULAR

3 TRANSPORTE PASSIVO

4 Ocorre a favor do gradiente de concentração sem gasto de energia (ATP). Compreende: Compreende: DIFUSÃO SIMPLES OSMOSE DIFUSÃO FACILITADA

5 DIFUSÃO SIMPLES Passagem de soluto do meio mais concentrado para o meio menos concentrado.

6

7 OSMOSE Passagem de solvente do meio menos concentrado em soluto para o meio mais concentrado em soluto.

8

9

10 A osmose é um processo que é passivo o que importa é igualar a concentração Na osmose passa sempre o solvente da menor para maior concentração.

11 Transporte passivo: osmose Membrana semipermeável Solução hipotônicaSolução hipertônica (Água doce)(Água do mar) H2OH2O sais H2OH2O H2OH2O H2OH2O H2OH2O H2OH2O H2OH2O H2OH2O H2OH2O H2OH2O 1 Envoltórios celulares

12 TIPOS DE SOLUÇÕES HIPERTÔNICA A concentração do soluto é maior que a concentração de solvente. ISOTÔNICA A concentração do soluto é igual que a concentração de solvente. HIPOTÔNICA A concentração do soluto é menor que a concentração de solvente.

13 Comportamento celular em soluções de diferentes concentrações 1 Envoltórios celulares Solução hipotônicaSolução isotônicaSolução hipertônica ABC CÉLULA ANIMAL Saída de água Entrada de água Saída de água Entrada de água Saída de água Entrada de água

14 Comportamento celular em soluções de diferentes concentrações 1 Envoltórios celulares A B C Saída de água Entrada de água Saída de água Entrada de água CÉLULA VEGETAL Entrada de água Solução hipotônicaSolução isotônicaSolução hipertônica

15 ESQUEMA DA SETINHA -(SOLUTO) +(SOLUTO) SOLVENTE

16 SITUAÇÃO I - OSMOSE SOLUÇÃO DO MEIO: HIPERTÔNICA CÉLULA FLÁCIDA (MURCHA) - +

17 SOLUÇÃO DO MEIO: HIPOTÔNICA CÉLULA TÚRGIDA (INCHADA) + - SITUAÇÃO II - OSMOSE

18 SOLUÇÃO DO MEIO: ISOTÔNICA CÉLULA NORMAL = = SITUAÇÃO III - OSMOSE

19 EXEMPLOS PRÁTICOS EXEMPLOS PRÁTICOS Quando uma célula animal é mergulhada numa solução hipertônica, hipertônica, perde água. Quando uma célula animal é mergulhada numa solução hipotônica, hipotônica, ganha água.

20 DIFUSÃO FACILITADA Passagem de macromoléculas por proteínas carreadoras denominadas PERMEASES.

21

22

23 TRANSPORTE ATIVO TRANSPORTE ATIVO

24 Ocorre contra o gradiente de concentração com gasto de energia (ATP). Exemplo: Exemplo: BOMBA DE Na + ( Sódio ) e K + ( Potássio)

25 BOMBA DE Na + e K + É decorrente da diferença de concentração entre os íons sódio e potássio no interior e exterior É decorrente da diferença de concentração entre os íons sódio e potássio no interior e exterior da célula. A CONCENTRAÇÃO DE Na+ MAIOR NO MEIO EXTRACELULAR CONCENTRAÇÃO DE K+ MAIOR NO MEIO INTRACELULAR PROTEÍNA CARREADORA: ATPase

26 A célula gasta energia, na forma de ATP, para fazer o transporte oposto desses íons: colocar o Na+ (vermelho) para fora e colocar o K+ (azul) para dentro.

27 H Mantém o pH em mitocôndrias e lisossomos. Ca ATPase Membranas do retículo sarcoplasmático e eritrócitos. H e K ATPase Membranas parietais do estômago OUTROS EXEMPLOS DE TRANSPORTE ATIVO

28 TRANSPORTE EM QUANTIDADE

29 ENDOCITOSE FAGOCITOSE Englobamento de partículas SÓLIDAS por pseudópodes. PINOCITOSE Englobamento de partículas LÍQUIDAS por invaginações.

30

31

32

33

34 EXOCITOSE CLASMOCITOSE OU CLASMATOSE Eliminação de resíduos.

35

36


Carregar ppt "PERMEABILIDADE CELULAR TRANSPORTE PASSIVO Ocorre a favor do gradiente de concentração sem gasto de energia (ATP). Compreende: Compreende: DIFUSÃO SIMPLES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google