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28 de Agosto de 2007. Tópicos 1 - Contextualização 2 - Diretrizes para a Mudança - Profissionalização 3 - As mudanças 4 - Avanços 5 - Curiosidades -

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Apresentação em tema: "28 de Agosto de 2007. Tópicos 1 - Contextualização 2 - Diretrizes para a Mudança - Profissionalização 3 - As mudanças 4 - Avanços 5 - Curiosidades -"— Transcrição da apresentação:

1 28 de Agosto de 2007

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3 Tópicos 1 - Contextualização 2 - Diretrizes para a Mudança - Profissionalização 3 - As mudanças 4 - Avanços 5 - Curiosidades - Nova PRODAM

4 Missão dada pelo Prefeito

5 Evolução das Empresas Públicas de TIC Nos anos 70 Processamento de Dados é a solução dos problemas Nova Tecnologia... Recursos ilimitados... Maimframe... Grandes empresas multinacionais... CRISE FISCAL Atualmente (a partir das décadas de 80-90) TI passou a ser um problema e não a solução Mudança tecnológica / microinformática / Internet Envelhecimento / legado Bitributação Desenvolvimento do mercado de TIC Privatização do Setor de Telecomunicações

6 O que justificava a existência de empresas públicas de TIC no Brasil (e ainda justifica) Maior flexibilidade: orçamentária, de organização e de gestão de pessoal (contratação, carreira, salário...) Capacidade de atração e manutenção de pessoal qualificado - Mercado Conhecimento do negócio público (Prefeitura) e do negócio / mercado de TIC

7 Problema inicial (observação empírica – início de 2005) TIC é Importante? É necessário? É indispensável? SIM! A PRODAM anterior NÃO, a nova SIM! A PRODAM é Importante? É necessária? É indispensável?

8 Tópicos 1 - Contextualização 2 - Diretrizes para a Mudança - Profissionalização 3 - As mudanças 4 - Avanços 5 - Curiosidades - Nova PRODAM

9 Diretrizes para a mudança Alinhar com a Prefeitura e Focar nas atividades e projetos prioritários (alocação de recursos); Deixar de executar serviços commodities; Eliminar a bitributação; Adotar Pregão e Registros de Preços Não Reinventar a Roda Aproveitar as coisas boas existentes internamente Promover parcerias Adquirir sistemas disponíveis no mercado (realizar a integração de soluções e a customização de produtos) Adotar as melhores práticas de Mercado;

10 Tópicos 1 - Contextualização 2 - Diretrizes para a Mudança - Profissionalização 3 - As mudanças 4 - Avanços 5 - Curiosidades - Nova PRODAM

11 A Mudança - Plano Externo Decreto nº , de 1º/01/05 Cria o STI, Transfere o CMI e a PRODAM para a SMG Decreto nº , de 5/04/05 Decreto nº , de 22/06/05 Redefinição do processo de aquisição e contratação de bens e serviços de TIC – PRODAM promove licitações (Alterado pelos Decretos nº , de 11/11/05 e nº , de 11/05/06 ) Decreto nº , de 26/12/05 Decreto nº , de 11/05/06 Institui as Políticas de TIC e de e-GOV no âmbito da PMSP

12 Decreto nº , de 22/06/2005 Secretaria Municipal de Gestão Conselho Municipal de Informática Coordenadoria de Governo Eletrônico e Gestão da Informação Conselho de Administração Diretoria Órgãos Setoriais SECRETARIAS Órgãos Seccionais AUTARQUIAS, FUNDAÇÕES e EMPRESAS prodam SMG SF SEMPLA SNJ SGM SME SMS SMT SMSP PRODAM Comitê Executivo SMG, SF, SEMPLA, SGM, SME, SES, SMS, Repres. dos Empreg. e Diretor-Presidente da PRODAM

13 Decreto nº , de 22/06/2005 Normas, Orientações e Decisões (vincula todos os órgãos) Políticas, Diretrizes e Autorização para contratação de Bens e Serviços de TIC (não PRODAM e não Registro de Preços) Consultoria em TIC, Definição de Padrões, Prospecção Tecnológica, PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, Integração de Soluções, Licitações e Contratações de Bens e Serviços de TIC Secretaria Municipal de Gestão Conselho Municipal de Informática PRODAM

14 Comparação: Papel do Mercado x PRODAM no NOVO MODELO (Decreto) = prodam Execução de Serviços Críticos, Estratégicos ou Sensíveis para a Prefeitura C.E.H.T.S. DATACENTER Inform. Estrateg. Tecnologia MERCADO Commodities: Manutenção Suporte Treinamento Fábrica de Software Contingência do DATACENTER prodam Emulação de atividades de TIC da Prefeitura Ex.: Especificação e licitações de Bens e Serviços Gestão de Contratos de TIC Definição de padrões Commodities

15 A nova PRODAM Serviços de Terceiros Commodities de D.M.S. para C.E.H.T.S. Prospecção Tecnológica Informações Estratégicas Licitação e Gerenciamento de Contratos de TIC Fábrica de Software Contingência Nova missão: Garantir o melhor custo x benefício para a PMSP nas despesas de TIC (redução de custos) Data Center

16 Novo Modelo de Gestão de Serviços de Terceiros

17 Fluxo Geral de Registro de Preços Processo Interno Processo Externo Área Responsável Projeto Básico Assessoria de Tecnologia Análise / Aprovação Técnica Gerência de Aquisições e Contratações Minuta de Edital /Licitação Assessoria Jurídica Parecer / Aprovação Jurídica Diretoria Aprovação Final Audiência Pública Pregão Consulta Pública INTERNET

18 Vantagens da Ata de Registro de Preços - ARP Ganhos em escala–Redução de Preços (*) Desonera a empresa das sazonalidades das atividades (ex: Fábrica de Software) Aquisição no momento das necessidades Todos os serviços são estruturados por pacotes - prateleiras) Fim da bitributação (*) Outras esferas e/ou poderes podem aderir.

19 Lista de Atas de Registro de Preços - ARP

20 Mudança do Modelo de Contratação da prodam Aproximar a Empresa do Cliente

21 DAF DIEDIDET Situação Encontrada

22 Divisão DIDET em DAS I e II Redução de 3 para 2 Níveis Hierárquicos Recriação da área de Planejamento Reestruturação da Empresa em Etapas Separação das atividades de Relacionamento com o Cliente das de Desenvolvimento Recriação da área de Auditoria e Corregedoria Criação das áreas de Planejamento e Controle de Desenvolvimento; Escritório de Projetos; Controle de Qualidade; e Integração e Metodologia I Criação das áreas de Segurança da Informação; e Segurança Física; e da Atividade de Auditoria de Sistemas II III IV

23 Fluxos Cliente e Forncecedor APOIO GEO-PROCESSAMENTO, INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS, E-GOV TECNOLOGIA STI Esquema Cliente e Fornecedor DRD DIE CLIENTES Gerência de Telecomunic. Gerência de Telecomunic. Gerência de Serviços Gerência de Serviços Gerência de Produção Gerência de Produção Gerência de Mudanças Gerência de Mudanças DEFINIÇÃO DA ESTRUTURA DE PREÇOS DE SERVIÇOS DE TIC GERÊNCIA DE SEGURANÇA FÍSICA Gerência de Atendimento Gerência de Atendimento GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO GERÊNCIA DE RELACIONAMENTO GERÊNCIA DE RELACIONAMENTO (10)(3) GERÊNCIA DE ESCRITÓRIO DE PROJETOS GERÊNCIA DE ESCRITÓRIO DE PROJETOS GERÊNCIA DE QUALIDADE GERÊNCIA DE QUALIDADE GERÊNCIA DE PLANEJ. E CONTROLE DE DESENV. GERÊNCIA DE PLANEJ. E CONTROLE DE DESENV. GERÊNCIA DE METODOLOGIA GERÊNCIA DE METODOLOGIA SSD ASSESSORIA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO APS DAF (3)

24 Alinhamento / Contratualização de Resultados Diretoria Gerentes Empregados PRODAM PREFEITURA Acordos de Resultados Acordo de Resultados SMG

25 Tópicos 1 - Contextualização 2 - Diretrizes para a Mudança - Profissionalização 3 - As mudanças 4 - Avanços 5 - Curiosidades - Nova PRODAM

26 Capacitação Gerencial e Técnica; Planejamento Estratégico e Pesquisas de Opinião e Imagem; Sistemática de Custos e Precificação; Resultados positivos em 2006/7; Venda para fora do Município de São Paulo Insumos e Resultados

27 MISSÃO (nossa razão de ser): Prover à Prefeitura do Município de São Paulo com informações e soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação para melhoria contínua da gestão pública em benefício da sociedade. VISÃO (nosso sonho): Sermos referência em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação para a administração pública, essenciais ao alcance de resultados da Prefeitura do Município de São Paulo.

28 NF-e; Informatização de Todas as Unidades de Saúde; Conexão de todas as escolas à INTERNET; IntraGov Municipal (MPLS); Licenciamento Eletrônico; Alvará de Construção; Fiscalização Eletrônica – PDA: GPS, Foto, Cert. Digital... (M-Gov); SMS (M-Gov); Reunião Virtual. Novos Produtos e Serviços

29 Desafios Implementação das Melhores Práticas de Mercado DAFDIE ISO 9001 ISO (ITIL) ERP COBIT ISO (Seg. Inform. D.Center) ISO 9001 (Compras e Contratações) DRD´s CRM CMMi (2) (Desenvolvimento) SOA Service-oriented architecture

30 Tópicos 1 - Contextualização 2 - Diretrizes para a Mudança - Profissionalização 3 - As mudanças 4 - Avanços 5 - Curiosidades - Nova PRODAM

31 Principais Realizações de 2006 Mudança física da PRODAM (saída do Ibirapuera) – Política da Prefeitura –

32 Mudança Física

33 Antes - Ibirapuera Mudança Física Depois – Barra Funda

34 Situação Encontrada – 1º/Jan/05 – CPD

35 1ª Transformação – Data Center – Ibirapuera

36 Novo Data Center – Barra Funda

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38 Command Center (Atividade Nova) Centro de monitoração operando em 24x7 Suporte on-site níveis 1, 2 e 3 Serviço de suporte em campo Ferramentas para consulta pelo cliente

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