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28 de Agosto de 2007.

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1 28 de Agosto de 2007

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3 Tópicos 1 - Contextualização Diretrizes para a Mudança - Profissionalização As mudanças 4 - Avanços 5 - Curiosidades - Nova PRODAM

4 Missão dada pelo Prefeito

5 Evolução das Empresas Públicas de TIC
Nos anos 70 “Processamento de Dados é a solução dos problemas” Nova Tecnologia... Recursos ilimitados... Maimframe... Grandes empresas multinacionais... CRISE FISCAL Atualmente (a partir das décadas de 80-90) “TI passou a ser um problema e não a solução” Mudança tecnológica / microinformática / Internet Envelhecimento / legado Bitributação Desenvolvimento do mercado de TIC Privatização do Setor de Telecomunicações

6 O que justificava a existência de empresas públicas de TIC no Brasil (e ainda justifica)
Maior flexibilidade: orçamentária, de organização e de gestão de pessoal (contratação, carreira, salário...) Capacidade de atração e manutenção de pessoal qualificado - Mercado Conhecimento do “negócio público” (Prefeitura) e do negócio / mercado de TIC

7 A PRODAM anterior NÃO, a nova SIM!
Problema inicial (observação empírica – início de 2005) TIC é Importante? É necessário? É indispensável? A PRODAM é Importante? É necessária? É indispensável? A PRODAM anterior NÃO, a nova SIM! SIM!

8 Tópicos 1 - Contextualização Diretrizes para a Mudança - Profissionalização As mudanças 4 - Avanços 5 - Curiosidades - Nova PRODAM

9 Diretrizes para a mudança
Alinhar com a Prefeitura e Focar nas atividades e projetos prioritários (alocação de recursos); Deixar de “executar” serviços “commodities”; Eliminar a bitributação; Adotar Pregão e Registros de Preços “Não Reinventar a Roda” Aproveitar as “coisas boas” existentes internamente Promover parcerias Adquirir sistemas disponíveis no mercado (realizar a integração de soluções e a “customização” de produtos) Adotar as melhores práticas de Mercado;

10 Tópicos 1 - Contextualização Diretrizes para a Mudança - Profissionalização As mudanças 4 - Avanços 5 - Curiosidades - Nova PRODAM

11 A Mudança - Plano Externo
Decreto nº , de 1º/01/05 Cria o STI, Transfere o CMI e a PRODAM para a SMG Decreto nº , de 5/04/05 Decreto nº , de 22/06/05 Redefinição do processo de aquisição e contratação de bens e serviços de TIC – PRODAM promove licitações (Alterado pelos Decretos nº , de 11/11/05 e nº , de 11/05/06 ) Decreto nº , de 26/12/05 Decreto nº , de 11/05/06 Institui as Políticas de TIC e de e-GOV no âmbito da PMSP

12 Decreto nº 45.992, de 22/06/2005 prodam Secretaria Municipal de Gestão
SMG SF SEMPLA SNJ SGM SME SMS SMT SMSP PRODAM Conselho Municipal de Informática Coordenadoria de Governo Eletrônico e Gestão da Informação Comitê Executivo Órgãos Setoriais SECRETARIAS prodam Órgãos Seccionais AUTARQUIAS, FUNDAÇÕES e EMPRESAS Conselho de Administração SMG, SF, SEMPLA, SGM, SME, SES, SMS, Repres. dos Empreg. e Diretor-Presidente da PRODAM Diretoria

13 Conselho Municipal de Informática
Decreto nº , de 22/06/2005 Secretaria Municipal de Gestão Normas, Orientações e Decisões (vincula todos os órgãos) Políticas, Diretrizes e Autorização para contratação de Bens e Serviços de TIC (não PRODAM e não Registro de Preços) Conselho Municipal de Informática Consultoria em TIC, Definição de Padrões, Prospecção Tecnológica, PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, Integração de Soluções, Licitações e Contratações de Bens e Serviços de TIC PRODAM

14 Comparação: Papel do Mercado x PRODAM no NOVO MODELO (Decreto)
Execução de Serviços Críticos, Estratégicos ou Sensíveis para a Prefeitura C.E.H.T.S. DATACENTER Inform. Estrateg. Tecnologia ≠ prodam Emulação de atividades de TIC da Prefeitura Ex.: Especificação e licitações de Bens e Serviços Gestão de Contratos de TIC Definição de padrões MERCADO Commodities: Manutenção Suporte Treinamento Fábrica de Software Contingência do DATACENTER Commodities

15 A nova PRODAM Contingência Data Center de D.M.S. para C.E.H.T.S. Fábrica de Software Serviços de Terceiros Prospecção Tecnológica Informações Estratégicas Licitação e Gerenciamento de Contratos de TIC Commodities Nova missão: Garantir o melhor custo x benefício para a PMSP nas despesas de TIC (redução de custos)

16 Novo Modelo de Gestão de Serviços de Terceiros

17 Fluxo Geral de Registro de Preços
Processo Interno Processo Externo Área Responsável Projeto Básico Consulta Pública INTERNET Assessoria de Tecnologia Análise / Aprovação Técnica Gerência de Aquisições e Contratações Minuta de Edital /Licitação Audiência Pública Assessoria Jurídica Parecer / Aprovação Jurídica Pregão Diretoria Aprovação Final

18 Vantagens da Ata de Registro de Preços - ARP
Ganhos em escala–Redução de Preços (*) Desonera a empresa das sazonalidades das atividades (ex: Fábrica de Software) Aquisição no momento das necessidades Todos os serviços são estruturados por pacotes - “prateleiras”) Fim da bitributação (*) Outras esferas e/ou poderes podem aderir.

19 Lista de Atas de Registro de Preços - ARP

20 Aproximar a Empresa do Cliente
Mudança do Modelo de Contratação da prodam Aproximar a Empresa do Cliente

21 Situação Encontrada DIDET DIE DAF

22 Reestruturação da Empresa em Etapas
Divisão DIDET em DAS I e II Redução de 3 para 2 Níveis Hierárquicos Recriação da área de Planejamento I Separação das atividades de Relacionamento com o Cliente das de Desenvolvimento Recriação da área de Auditoria e Corregedoria II Criação das áreas de Planejamento e Controle de Desenvolvimento; Escritório de Projetos; Controle de Qualidade; e Integração e Metodologia III Criação das áreas de Segurança da Informação; e Segurança Física; e da Atividade de Auditoria de Sistemas IV

23 Fluxos Cliente e Forncecedor
Esquema Cliente e Fornecedor Fluxos Cliente e Forncecedor DRD DIE (3) CLIENTES (10) (3) Gerência de Serviços Gerência de Atendimento GERÊNCIA DE RELACIONAMENTO GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO Gerência de Mudanças SSD GERÊNCIA DE ESCRITÓRIO DE PROJETOS QUALIDADE PLANEJ. E CONTROLE DE DESENV. METODOLOGIA Gerência de Produção Gerência de Telecomunic. APOIO GEO-PROCESSAMENTO, INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS, E-GOV TECNOLOGIA STI APOIO APS ASSESSORIA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DAF DEFINIÇÃO DA ESTRUTURA DE PREÇOS DE SERVIÇOS DE TIC GERÊNCIA DE SEGURANÇA FÍSICA

24 Alinhamento / Contratualização de Resultados
PREFEITURA SMG Acordo de Resultados PRODAM Diretoria Acordos de Resultados Gerentes Empregados

25 Tópicos 1 - Contextualização Diretrizes para a Mudança - Profissionalização As mudanças 4 - Avanços 5 - Curiosidades - Nova PRODAM

26 Capacitação Gerencial e Técnica;
Insumos e Resultados Capacitação Gerencial e Técnica; Planejamento Estratégico e Pesquisas de Opinião e Imagem; Sistemática de Custos e Precificação; Resultados positivos em 2006/7; Venda para fora do Município de São Paulo

27 MISSÃO (“nossa razão de ser”):
“Prover à Prefeitura do Município de São Paulo com informações e soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação para melhoria contínua da gestão pública em benefício da sociedade.” VISÃO (“nosso sonho”): “Sermos referência em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação para a administração pública, essenciais ao alcance de resultados da Prefeitura do Município de São Paulo.”

28 Novos Produtos e Serviços
NF-e; Informatização de Todas as Unidades de Saúde; Conexão de todas as escolas à INTERNET; IntraGov Municipal (MPLS); Licenciamento Eletrônico; Alvará de Construção; Fiscalização Eletrônica – PDA: GPS, Foto, Cert. Digital... (M-Gov); SMS (M-Gov); Reunião Virtual.

29 Desafios DRD´s DIE DAF Implementação das Melhores Práticas de Mercado
ISO 9001 ISO (ITIL) ISO 9001 (Compras e Contratações) SOA Service-oriented architecture CMMi (2) (Desenvolvimento) ISO (Seg. Inform. D.Center) ERP CRM COBIT

30 Tópicos 1 - Contextualização Diretrizes para a Mudança - Profissionalização As mudanças 4 - Avanços 5 - Curiosidades - Nova PRODAM

31 – Política da Prefeitura –
Principais Realizações de 2006 Mudança física da PRODAM (saída do Ibirapuera) – Política da Prefeitura –

32 Mudança Física

33 Mudança Física Antes - Ibirapuera Depois – Barra Funda

34 Situação Encontrada – 1º/Jan/05 – CPD

35 1ª Transformação – Data Center – Ibirapuera

36 Novo Data Center – Barra Funda

37 Novo Data Center – Barra Funda

38 Command Center (Atividade Nova)
Centro de monitoração operando em 24x7 Suporte on-site níveis 1, 2 e 3 Serviço de suporte em campo Ferramentas para consulta pelo cliente

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