A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Nervoso Periférico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Nervoso Periférico"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Nervoso Periférico
Na divisão do sistema nervoso, foram incluídos, como parte do sistema periférico: Terminações Nervosas; Gânglios; Nervos. Preliminarmente, devesse-se ressaltar o fato de que as fibras de um nervo são classificadas de acordo com as estruturas que inervam.

2 Por esta razão, diz-se que nervo possui componentes funcionais
Por esta razão, diz-se que nervo possui componentes funcionais. Assim, uma fibra que estimula ou ativa a musculatura é chamada MOTORA e a que conduz estimulo para o SNC é sensitiva. Terminações nervosas Existem na extremidade de fibras sensitivas e motoras. Na motora o exemplo é a placa motora. Na sensitiva são estruturas especializadas para receber estímulo.

3 Gânglios São acúmulos de corpos celulares de neurônio fora do SNC e apresentam-se, geralmente, como dilatação. Nervos São cordões esbranquiçados formadas por fibras nervosas unidas por tecidos conjuntivo e que têm como função levar ou trazer impusos.

4

5

6

7

8 Nervos Cranianos São doze pares os nervos cranianos ,com origem no encéfalo.Eles não são formados por raízes ventrais e dorsais,e alguns são exclusivamente motores ou sensitivos(em oposição aos nervos espinhais que são mistos). Nervo Olfatório: é o primeiro par, sendo do tipo sensitivo, têm sua origem no bulbo olfatório. Sua função e de olfação (cheiro) e se distribui na mucosa nasal.

9 Nervo Óptico: é o segundo par, sendo do tipo sensitivo, têm sua origem no diencéfalo. Sua função e de visão e se distribui na retina. Nervo Oculomotor: é o terceiro par, sendo do tipo motor, têm sua origem no mesencéfalo. Sua função e de motor dos músculos extra-oculares; inervação parassimpática dos músculos esfíncter da íris (pupila) e ciliar.

10 Nervo Troclear: é o quarto par, sendo do tipo motor, têm sua origem no mesencéfalo. Sua função e músculo oblíquo dorsal do olho. Nervo Trigêmeo: é o quinto par, sendo do tipo misto,têm sua origem na ponte .Esta dividido em : Divisão Oftálmica: sensitivo do olho e partes dorsais da cabeça;

11 Divisão Maxilar: Sensitivo da região maxilar ,cavidade nasal, palatos,e dentes superiores e Divisão Mandibular: Misto sendo sensitivo da língua, dentes inferiores e mandíbula e motor dos músculos da mastigação. Nervo Abducente: é o sexto par ,sendo do tipo motor ,têm sua origem na medula oblonga.Exerce função sobre o músculo reto lateral e retrator do bulbo do olho.

12 Nervo Facial: é o sétimo par, sendo do tipo misto, têm sua origem na medula oblonga. Sendo sensitivo (gustação) dos dois terços rostrais da língua, parassimpático das glândulas salivar e lacrimal e motor dos músculos da expressão da face. Nervo Vestíbulococlear: é o oitavo par, sendo do tipo sensitivo, têm sua origem na medula oblonga. Sua função e de audição (divisão coclear) e sentido da aceleração (divisão vestibular).

13 Nervo Glossofaríngeo: é o nono par ,sendo do tipo misto, têm sua origem na medula oblonga. Sendo sensitivo (gustação) do terço caudal da língua; Parassimpático das glândulas salivares e Motor dos músculos da faringe. Nervo Vago: é o décimo par, sendo do tipo misto, têm sua origem na medula oblonga .Sendo sensitivo da faringe, mucosa da laringe, maioria das vísceras; Parassimpático cervical, torácico e maioria das vísceras abdominais e Motor da faringe e músculos da laringe.

14 Nervo Acessório: é o décimo primeiro par, sendo do tipo motor, têm sua origem na medula oblonga e medula espinhal cervical. Têm função de motor dos músculos do ombro e do pescoço ( p ex. trapézio.) Nervo Hipoglosso: é o décimo segundo par o último, sendo do tipo motor, têm sua origem na medula oblonga. Com função aos músculos da língua.

15

16

17


Carregar ppt "Sistema Nervoso Periférico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google