A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof° Branco. CINÉTICA QUÍMICA É a parte da química que estuda a velocidade das reações,bem como os fatores que a Influenciam. No decorrer do tempo,as.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof° Branco. CINÉTICA QUÍMICA É a parte da química que estuda a velocidade das reações,bem como os fatores que a Influenciam. No decorrer do tempo,as."— Transcrição da apresentação:

1 Prof° Branco

2 CINÉTICA QUÍMICA É a parte da química que estuda a velocidade das reações,bem como os fatores que a Influenciam. No decorrer do tempo,as concentra- ções dos reagentes diminuem, e as concentrações dos produtos aumen- tam.Isto ocorrem porque os reagen- tes sãoconsumidos e os produtos são formados.

3 A CINÉTICA QUÍMICA NO COTIDIANO

4 O QUE SE FAZ NO DIA A DIA PARA DIMINUIR OU AUMENTAR A VELOCIDADE DAS REAÇÕES QUÍMICAS??

5 Como é que antigamente se conservavam os alimentos se não existiam frigoríficos? A salga foi um dos primeiros processos de conservar os alimentos, nomeadamente peixe e carne. O sal funciona como inibidor – diminui a velocidade de reação.

6 As garrafas de vinho são fechadas com rolha e lacre. Porquê? O lacre nas rolhas das garrafas de vinho, isola mais o vinho do contacto com o ar, que o iria oxidar mais rapidamente.

7 Quando tens de acender uma fogueira porque é que não usas os troncos maiores e mais grossos? Numa fogueira, os troncos mais grossos demoram mais tempo a arder. Quanto mais pequenos forem os troncos mais depressa ardem!

8 REAGENTESPRODUTOS SÃO CONSUMIDOS SÃO FORMADOS CONCENTRAÇÕES SOFRERÁ TRANSFORMAÇÃO Suas concentrações diminuem Suas concentrações aumentam EX:

9 A velocidade de uma reação pode ser : A) Lenta B) rápida C) moderada. EX: A formação do petróleo Lenta

10 Rápida Moderada A queima de uma vela A queima da serragem Queima de tora Lenta fogo hot

11 A formação da ferrugem ( na umidade ) Lenta

12 A digestão dos alimentos Os compostos orgânicos, suas reações são :

13 VELOCIDADE DE UMA REAÇÃO É a medida da rapidez com que uma reação ocorre.A velocidade de uma reação química pode ser determi- nada pela quantidade de reagente, consumida ou pela quantidade de produto formado. Em um intervalo de tempo ( t ). EX: Seja uma reação genérica aA + bB cC + dD

14 Assim sendo, a velocidade média ( Vm ) de uma reação pode ser determinada pela fórmula: Vm = t m Vm = Velocidade média m = Variação de massa no intervalo de tempo T = Intervalo Concentração molar [ ] ou variação de mols ( n) ou variação de pressão ( p)

15 EX: Para a reação: 2SO 2 + O 2 2SO 3, foram obtidos os resultados mostrados na tabela a seguir: Tempo de reação (min.) Massa de SO 3 formado (g)

16 Com base nesses dados, calcule a velocidade média, nos intervalos. A) De 10 a 20 min. Vm = t m Mf-Mi Tf-Ti Vm = Vm=1,5g/min.

17 B) De 10 a 30 min. Vm = m t Vm=1,0g/min. Mf-Mi Tf-Ti

18 C) De 20 a 30 min. Vm = m t Vm=0,5g/min.

19 D) De 10 a 40 min. Vm = m t Vm=0,73g/min.

20 E) DE 30 a 40 min. Vm = Vm=0,2g/min. m t Vm = 10 2

21 Para a reação:A + B C A) De 0s a 2s ( R=4g/s ) B) De 0s a 4s ( R=3,5g/s ) C) De 2s a 4s ( R=3g/s ) D) De 4s a 6s ( R=1g/s ) Tempo(s) Massa de A presente(g)

22

23


Carregar ppt "Prof° Branco. CINÉTICA QUÍMICA É a parte da química que estuda a velocidade das reações,bem como os fatores que a Influenciam. No decorrer do tempo,as."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google