A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão do Conhecimento Discentes: Trabalho desenvolvido pelos alunos da turma do curso de Gestão Estratégica de Empresas e Negócios, para a disciplina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão do Conhecimento Discentes: Trabalho desenvolvido pelos alunos da turma do curso de Gestão Estratégica de Empresas e Negócios, para a disciplina."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do Conhecimento Discentes: Trabalho desenvolvido pelos alunos da turma do curso de Gestão Estratégica de Empresas e Negócios, para a disciplina Administração Contemporânea, sob orientação do Prof. Paulo Manzzine Caio Duarte Fernanda Zacaro Magalhães Leandro Almeida Newton C. Braga Rafael Marcantti Leal Ricardo Brenelli de Lima Ricardo Dobelin Barros Ricardo Nascimento Sobral Thomas Lucchesi Romeu

2

3 Conhecimento... Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair uma idéia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento. 161 bilhões de gigabytes ou 161 exabytes. Informação em Pesquisa realizada pelo IDC. Unidade de Medição 1 kbyte = 1024 bytes 1 megabyte = 1024 kbytes 1 gigabyte = 1024 megabytes 1 terabyte = 1024 gigabytes 1 pentabyte = 1024 terabytes 1 exabyte = 1024 pentabytes 1 zentabyte = 1024 exabytes 1 yobibyte = 1024 zentabytes Projeção de 1 exbibyte para 2010 Com tudo isso então…

4 Gestão do Conhecimento Knowledge Management A investigação na área da gestão do conhecimento está ligada à várias disciplinas, entre as quais, a gestão estratégica, a teoria das organizações, os sistemas de informação, a gestão da tecnologia e inovação, o marketing, a economia, a psicologia, a sociologia, etc. (Georg Van Krogh, 2002) Revista HSM Management 42 janeiro-fevereiro 2004

5 Objetivos Tornar acessíveis grandes quantidades de informação organizacional, compartilhando as melhores práticas e tecnologias; Permitir a identificação e mapeamento dos ativos de conhecimento e informações; Apoiar a geração de novos conhecimentos; Aumentar a competitividade da organização através da valorização de seus bens intangíveis. O que pode acontecer se a informação não for compartilhada (devidamente gerenciada)?

6

7 Objetivos Tornar acessíveis grandes quantidades de informação organizacional, compartilhando as melhores práticas e tecnologias; Permitir a identificação e mapeamento dos ativos de conhecimento e informações; Apoiar a geração de novos conhecimentos; Aumentar a competitividade da organização através da valorização de seus bens intangíveis. O que pode acontecer se a informação não for compartilhada (devidamente gerenciada)?

8 Ferramentas Principais Fontes de Conhecimento na Empresas 83,7% Revista HSM Management 42 janeiro-fevereiro 2004

9 CASE: DMS Burnier POP (Procedimento Operacional Padrão) Uma ferramenta, apresentada no formato de apostila e acessada através da intranet, possui todos os procedimentos de todas as áreas do Laboratório. É constantemente atualizada com novas técnicas e procedimentos.

10 Conclusão Cada vez mais, o ambiente corporativo, precisará ser mais pró- ativo, apoiando-se na criação, reutilização e aprimoramento do conhecimento. 58% - Redução de Custos 52% - Aumento da Receita Quando existe a implementação de KM em uma empresa um do principais benefícios obtidos/esperados são:

11


Carregar ppt "Gestão do Conhecimento Discentes: Trabalho desenvolvido pelos alunos da turma do curso de Gestão Estratégica de Empresas e Negócios, para a disciplina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google