A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Br strateg i 1 ABERTURA COMO DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS COM ÉTICA E MORAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Br strateg i 1 ABERTURA COMO DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS COM ÉTICA E MORAL."— Transcrição da apresentação:

1 br strateg i 1 ABERTURA COMO DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS COM ÉTICA E MORAL

2 br strateg i 2 Importante: A fim de tornar fácil o entendimento do conteúdo dos slides, a br strateg i sempre divide o material em conceitos e aplicações práticas Para isso utilizamos o instrumento de gestão 5W2H que significa cobrir as 7 perguntas a seguir: What?(O que?, Qual é?); Why?(Por que?); Who?(Quem?); Where?(Onde?) When?(Quando?) How?(Como?) How much?(Quanto?) sugestões para assistir os slides : coloque o slide no modulo slide show, clicando no ícone abaixo a esquerda ou através do menu selecionar Slide Show clicar em view show, para avançar ou voltar os slides use as setas em seu teclado

3 br strateg i 3 CONDUTA ÉTICA E MORAL NAS EMPRESAS Brief strategy

4 br strateg i 4 O que é Ética e Moral? Ética vem do grego significando a conduta seguida, os princípios e os conceitos adotados, é a teoria do comportamento Ética vem do grego significando a conduta seguida, os princípios e os conceitos adotados, é a teoria do comportamento Moral vem do latim significando conduta, o comportamento diário baseado nos usos e costumes, é a prática do comportamento Moral vem do latim significando conduta, o comportamento diário baseado nos usos e costumes, é a prática do comportamento Brief strategy Dizemos que todos devem seguir uma ética e moral, se certa ou errada vai depender do grupo em que este indivíduo se encontra

5 br strateg i 5 O que é conduta Ética e Moral ilegal? São aquelas condutas ou comportamentos reprovados e condenados pelas leis que beneficiam pequenos grupos de indivíduos Brief strategy

6 br strateg i 6 Exemplos de conduta Ética e Moral ilegal Segmentos: Jogo do bicho Jogo do bicho Venda de Cds e livros sem pagar direitos autorais Venda de Cds e livros sem pagar direitos autorais Contrabando de armas ou de qualquer tipo de equipamento, animais etc. Contrabando de armas ou de qualquer tipo de equipamento, animais etc. Trafego de drogas, de turismo sexual Trafego de drogas, de turismo sexual Uso de propaganda enganosa etc. Uso de propaganda enganosa etc. Venda de remédios irregulares pela internet Venda de remédios irregulares pela internet Conduta ética relacional inadequada Conduta ética relacional inadequada Br strategi A lucratividade de empresas nestes segmentos será afetada Brief strategy

7 br strateg i 7 O que é o protocolo de Kyoto? Constitui-se no protocolo de um tratado internacional. Constitui-se no protocolo de um tratado internacional. O compromisso é a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa causando o aquecimento global. O compromisso é a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa causando o aquecimento global. Discutido e negociado em Kyoto no Japão em 1997, Discutido e negociado em Kyoto no Japão em 1997,KyotoJapão1997KyotoJapão1997 Foi aberto para assinaturas em 16 de março de 1998 e ratificado em 15 de março de Foi aberto para assinaturas em 16 de março de 1998 e ratificado em 15 de março de de março de março de março de março1999 Oficialmente entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, depois que a Rússia o ratificou em Novembro de Oficialmente entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, depois que a Rússia o ratificou em Novembro de de fevereiro 2005Novembro de fevereiro 2005Novembro 2004 Br strategi Brief strategy

8 br strateg i 8 Quais países participam? Br strategi Brief strategy

9 br strateg i 9 Exemplos de segmentos que contribuem para o aumento do CO2 Empresas que não contribuem para o protocolo de Kyoto : tabaco, tintas, ar condicionado, automóveis, cimento, petróleo, gás, mineradoras, construtoras, que emitem resíduos gasosos, líquidos e sólidos contendo mercúrio, enxofre, chumbo e cromo e bancos e seguradoras que financiam estes projetos. Br strategi Brief strategy

10 br strateg i 10 Exemplos de conduta Ética e Moral ilegal de alguns governos Governos que exploram os recursos naturais de forma inadequada: Mudanças na vazão de rios Mudanças na vazão de rios Afundamento de foz Afundamento de foz Armazenagem de água em reservatórios Armazenagem de água em reservatórios Extração de água subterrânea Extração de água subterrânea Devastação de florestas para desenvolver culturas de soja Devastação de florestas para desenvolver culturas de soja Br strategi Brief strategy

11 br strateg i 11 O Protocolo de Kyoto prevê a redução de até 5,2% de emissão de dióxido de carbono (co2) para os países ricos até 2012 com base em índices registrados em 1990 Os países ricos tiveram uma queda de apenas 3,3% nos últimos 15 anos Países que mais aumentaram suas emissões: 72% Turquia 49% Espanha 41% Portugal 26,6% Canadá 26,6% Grécia 25,1% Austrália 21,0% Irlanda 21,0% Nova Zelândia 15,8% EUA-NÃO PARTICIPA DO PROTOCOLO Brief strategy EM MÉDIA OS PAÍSES EUROPEUS REDUZIRAM APENAS 0,6% Fonte: ONU Brief strategy Dos 35 países que adotaram o protocolo a redução média foi de 15,3% nos últimos 15 anos (crise econômica do leste europeu) Países que mais diminuíram suas emissões: 60% Lituânia 58% Letônia 55,3% Ucrânia 51% Estônia 49% Bulgária 41% Romênia 32% Rússia 31,8% Hungria 31,2% Polônia 17,2% Alemanha 14,3% Reino unido

12 br strateg i 12 O que é gestão de qualidade de vida? Brief strategy Hoje a velocidade estratégica é a chave para a buscar a segmentação de mercado e suas diferentes exigências, um produto pode ficar obsoleto assim que entra no mercado logo go –to- market É a capacidade das empresas em compreender o novo ambiente de mercado realizando alterações estratégicas rápidas que impactem em: Diminuição de ciclos de processos. Inovação em vários segmentos ao mesmo tempo. Flexibilização para atender a fragmentação de mercado Gestão estratégica administrada com equilíbrio entre o profissional e o pessoal trazendo como resultado a qualidade de vida.

13 br strateg i 13 O que as empresas com perfil ético vem fazendo para atrair novos clientes? A Toyota lançará em 2008 novos modelos que não utilizam materiais que tenham ou emitam resíduos em sua fabricação de mercúrio, chumbo e cromo. Brief strategy Todas as empresas querem ter sua imagem associada ao conceito de bem estar equilíbrio da mente corpo, alma e qualidade de vida. Expectativa de crescimento de 50% para os próximos 3 anos. Fonte: Euromonitor Brief strategy Vem adotando a gestão da qualidade de vida

14 br strateg i 14 O que as empresas com perfil ético vem fazendo para atrair novos clientes? Brief strategy A Coca cola criou uma categoria a de água vitaminadas, chá, fibras vitaminadas. Brief strategy Vem adotando a gestão da qualidade de vida A Coca-cola esta desenvolvendo uma parceria com a Academia de Medicina Chinesa novas bebidas a partir de ervas chinesas. No Brasil a Coca cola adquiriu a Matte Leão para diversificar

15 br strateg i 15 O que as empresas com perfil ético vem fazendo para atrair novos clientes? Brief strategy Os agricultores melhoram a qualidade da alimentação. O solo fica mais forte". Brief strategy Vem adotando a gestão da qualidade de vida O Wal-Mart está comercializando roupas em algodão orgânico para esportes. O plantio no Ceará é feito pelo sistema agroecológico. Significa que na área de cultivo existem pés de algodão mas também existem pés de outras culturas, como o milho, feijão, e gergelim, além de plantas nativas.

16 br strateg i 16 O que as empresas com perfil ético vem fazendo para atrair novos clientes? O Pão de açúcar criou uma linha de produtos saudáveis roupas para esporte e artigos zen para casa e banho além de desenvolver projetos de redução de emissão de gases em seus supermercados. Brief strategy Linha Taeq gelatinas, cereal em barras, etc. Brief strategy Vem adotando a gestão da qualidade de vida

17 br strateg i 17 O que as empresas com perfil ético vem fazendo para atrair novos clientes? Academias de ginástica como a Body Tech (Rio) estão implantando atividades orientais meditação, massoterapia e estética. A H.Stern com novo spa A H.Stern com novo spa Brief strategy A idéia é, de certa forma, fidelizar o seleto público consumidor da joalheria e posicionar ainda mais a marca em uma órbita de glamour onde poucas grifes conseguem gravitar. Brief strategy Vem adotando a gestão da qualidade de vida

18 br strateg i 18 O que as empresas com perfil ético vem fazendo para atrair novos clientes? Alguns jornais vem trocando a pauta sobre criminalidade por outras relativas a segurança, as fofocas partidárias por projetos de país, é o que chamamos transformar informação em conhecimento. Brief strategy Vem adotando a gestão da qualidade de vida

19 br strateg i 19 O que as empresas com perfil ético vem fazendo para atrair novos clientes? A Tishman Speyer receberá uma certificação inédita para diferenciar os edifícios VERDE É um selo de qualidade emitido pela US Green building council baseado em critérios para sustentabilidade sócio ambiental Critérios: 1. Uso de matérias primas que respeitem normas de responsabilidade como uso de madeiras vindas de áreas de manejo florestal sustentável 2. Controle na qualidade do ar, proibição do fumo e de equipamentos que prejudicam a camada de ozônio 3. Mais de 50 % do terreno reservado as áreas verdes 4. Incentivo ao transporte público integrando linhas de metrô e ônibus e criação de estacionamento de bicicletas Br strategy O consumidor tem uma excelente percepção, principalmente na primeira vez que este é recebido em sua empresa, é a fase critica onde ocorre a avaliação dos seus serviços

20 br strateg i 20 Diretrizes para tomada de decisão responsável Brief strategy

21 br strateg i 21 Quais diretrizes adotar para tomada de decisão responsável? Brief strategy O consumidor também toma decisões baseado em um sistema de crenças, e valores ou seja escolhe tudo aquilo que é mais importante na vida de cada um Dizer que não sabe fazer alguma coisa é ser honesto e ético implicando em aumento de credibilidade nos serviços ou produtos que você disponibiliza em seu mercado Reparar erros implica em grandes esforços com desgaste de imagem mas é a única maneira de redimir-se perante seus clientes tentando trazer novamente a credibilidade em seu serviço

22 br strateg i 22Exemplos Brief strategy Preste atenção em sua conduta diária, como passar na frente do outro em uma fila ou no transito, ou ainda passar um cliente na frente do outro sem explicação! Segmentos: Indústria alimentícia- caso de contaminação Indústria farmacêutica- caso de falsificação Indústria automobilística – caso de defeitos recall Tenha sempre em mente que a conduta moral pode ser arranhada nos casos exceção e favorecimentos é preciso clarificar e explicar aos demais, pois existem situações criticas que levam a casos deste tipo

23 br strateg i 23 Principais questões de integridade que afetam financeiramente uma organização Brief strategy Antitruste e Concorrência Antitruste e Concorrência Anti - boicote Anti - boicote Ética de negócios Ética de negócios Conflito de interesses Conflito de interesses Discriminação racial Discriminação racial Leis empregatícias Leis empregatícias Entretenimento, presentes e brindes Entretenimento, presentes e brindes Meio ambiente Meio ambiente Comércio publicidade Comércio publicidade Manufatura e política de integridade da qualidade Manufatura e política de integridade da qualidade Política de integridade gerencial Política de integridade gerencial Lei de segurança Lei de segurança Assédio sexual Assédio sexual Assédio moral Assédio moral Leis tributárias Leis tributárias

24 br strateg i 24 Como evitar erros na tomada de decisões? Brief strategy Tente responder as questões: Por que isto está me incomodando? Não tenho certeza do que é certo ou tenho medo de fazer o que sei que é certo? As leis e regulamentos ou políticas na empresa que você atua estão em perigo? Quem mais é importante? Qual é o impacto para os clientes, outros colegas, acionistas, parceiros comerciais e comunidade em geral? A responsabilidade é minha? Até onde devo ir para resolver um problema?

25 br strateg i 25 Como evitar erros na tomada de decisões? Brief strategy Clarifique as questões de integridade de acordo com área que esta envolvido Tente responder as questões: A quem posso pedir ajuda? O meu chefe imediato pode me ajudar?tente esclarecer suas duvidas com departamento jurídico. Estou sendo fiel a mim mesmo?Aos nossos valores? Minha decisão é compatível com meus valores pessoais? Estou cumprindo a missão a visão e os valores internos?

26 br strateg i 26 Fim da apresentação O material aqui apresentado não poderá ser reproduzido por quaisquer meios eletrônicos.Todos os direitos reservados e protegidos pela lei 5988 de 14/12/73 O material aqui apresentado não poderá ser reproduzido por quaisquer meios eletrônicos.Todos os direitos reservados e protegidos pela lei 5988 de 14/12/73 Código br strategi Código br strategi Bibliografia, Gestão estratégica Kellogg; Mapas estratégicos Kaplan, Norton;Estratégia em perspectiva, BCG; o Estrategista Luis Gaj;Negociação, Harvard Business;O poder sem limites Anthony Robbins;Metamanagement Fred Kofman. Bibliografia, Gestão estratégica Kellogg; Mapas estratégicos Kaplan, Norton;Estratégia em perspectiva, BCG; o Estrategista Luis Gaj;Negociação, Harvard Business;O poder sem limites Anthony Robbins;Metamanagement Fred Kofman. Em caso de duvidas entrar em contato pelo Em caso de duvidas entrar em contato pelo


Carregar ppt "Br strateg i 1 ABERTURA COMO DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS COM ÉTICA E MORAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google