A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONFORMAÇÃO MECÂNICA PARTE 1 Prof: Elias Junior AULA: 03.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONFORMAÇÃO MECÂNICA PARTE 1 Prof: Elias Junior AULA: 03."— Transcrição da apresentação:

1 CONFORMAÇÃO MECÂNICA PARTE 1 Prof: Elias Junior AULA: 03

2 Breve Histórico Os processos de conformação mecânica tem sua origem na pré- história. Antes de 4000AC os homens das cavernas empregavam ouro e cobre nativos e meteoritos ricos em ferro, sem fundi-los, para a confecção de pequenos artefatos metálicos. Este metais eram martelados para adquirirem a forma desejada e endurecerem (encruarem).

3 CARACTERÍSTICAS Os processo de conformação mecânica alteram a geometria do material através de forças aplicadas por ferramentas adequadas que podem variar desde pequenas matrizes até grandes cilindros, como os empregados na laminação. Em função da temperatura e do material utilizado a conformação mecânica pode ser classificada como trabalho a frio, a morno e a quente. Cada um destes trabalhos fornecera características especiais ao material e à peça obtida.

4 O QUE É CONFORMAÇÃO Conformação é o processo mecânico onde se obtém peças através da compressão de metais sólidos em moldes, utilizando a deformação plástica da matéria-prima para o preenchimento das cavidades dos moldes.compressão metaismoldes deformação O processo pode ou não ser executado com o aquecimento da materia-prima, para facilitar o processo ou para modificar as características mecânicas da peça final.aquecimento

5 CONFORMAÇÃO Com conformação a quente pode-se conformar peças com menos gasto de energia ( mais produtividade ) e não tornando necessário um tratamento térmico, pois a confomação a quente é feita com temperaturas acima do ponto critico do diagrama ferro-carbono, logo a essa temperatura a estrutura se recristaliza Na conformação a frio temos a vantagem de ter um melhor acabamento final na peça, e o material da peça fica encruado, isso ajuda a aumentar a resistência mecânica, mas diminui a ductilidade.

6 PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO FORJAMENTO LAMINAÇÃO TREFILAÇÃO EXTRUSÃO

7 PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO FORJAMENTO: conformação por esforços compressivos tendendo a fazer o material assumir o contorno da ferramenta conformadora, chamada matriz ou estampo.

8 PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO LAMINAÇÃO: conjunto de processos em que se faz o material passar através da abertura entre cilindros que giram, modificando-lhe (em geral reduzindo) a seção transversal; os produtos podem ser placas, chapas, barras de diferentes seções, trilhos, perfis diversos, anéis e tubos.

9 PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO TREFILAÇÃO: redução da seção transversal de uma barra, fio ou tubo, puxando-se a peça através de uma ferramenta (fieira ou trefila )

10 PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO EXTRUSÃO: processo em que a peça é empurrada contra a matriz conformadora, com redução da sua seção transversal. A parte ainda não extrudada fica contida num recipiente ou cilindro (container); o produto pode ser uma barra, perfil ou tubo.

11 Variação da tensão de compressão

12 QUESTIONÁRIO Qual a vantagem em realizar a conformação mecânica a frio? Cite a diferença entre laminação e trefilação. O que é forjamento? Qual a vantagem de se obter uma peça por forjamento? Como a conformação mecânica pode ser classificada?


Carregar ppt "CONFORMAÇÃO MECÂNICA PARTE 1 Prof: Elias Junior AULA: 03."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google