A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SENSORES DE PROXIMIDADE ATUAM SEM CONTATO FÍSICO, MAS POR PROXIMIDADE. FUNÇÕES DE SAÍDA: FUNÇÃO NA: SENSOR DESACIONADO, SAÍDA ABERTA. FUNÇÃO NF: SENSOR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SENSORES DE PROXIMIDADE ATUAM SEM CONTATO FÍSICO, MAS POR PROXIMIDADE. FUNÇÕES DE SAÍDA: FUNÇÃO NA: SENSOR DESACIONADO, SAÍDA ABERTA. FUNÇÃO NF: SENSOR."— Transcrição da apresentação:

1

2 SENSORES DE PROXIMIDADE ATUAM SEM CONTATO FÍSICO, MAS POR PROXIMIDADE. FUNÇÕES DE SAÍDA: FUNÇÃO NA: SENSOR DESACIONADO, SAÍDA ABERTA. FUNÇÃO NF: SENSOR DESACIONADO, SAÍDA FECHADA. FUNÇÃO REVERSÍVEL:SENSOR DESACIONADO, UMA SAÍDA ABERTA E UMA SAÍDA FECHADA.

3 CONFIGURAÇÕES ELÉTRICAS EM CORRENTE CONTÍNUA 1-TRANSISTOR PNP: CHAVEIA O POSITIVO. CONFIGURAÇÕES

4 2-TRANSISTOR NPN: CHAVEIA O NEGATIVO CONFIGURAÇÕES

5 SENSORES DE SAÍDA PROGRAMÁVEL: SENSOR DE SAÍDA AC:

6 SENSORES DE SAÍDA AC (3 OU 4 FIOS). CONFIGURAÇÕES:

7 PROTEÇÕES DOS SENSORES : -POLARIDADE INVERTIDA. -TRANSIENTES GERADOS POR CARGAS INDUTIVAS. -CURTO-CIRCUITO NA SAÍDA. -ISOLAÇÃO GALVÂNICA(OPCIONAL PARA MODELOS CA).

8 TERMOS TÉCNICOS: SUPERFÍCIE SENSORA OU FACE SENSORA: LOCAL ONDE O SENSOR SENTE O OBJETO. DISTÂNCIA SENSORA: DISTÂNCIA NA QUAL O ALVO ACIONA O SENSOR. DEPENDE DO MATERIAL, TAMANHO E ESPESSURA DO ALVO. DISTÂNCIA SENSORA NOMINAL: MEDIDA A 25°C, COM ALVO PADRÃO E TENSÃO NOMINAL. DISTÂNCIA SENSORA REAL: É MEDIDA NA TEMPERATURA AMBIENTE. REPETIBILIDADE: PRECISÃO NO PONTO DE OPERAÇÃO DO SENSOR,SOB CONDIÇÕES CONSTANTES DE OPERAÇÕES.

9 SENSORES DE PROXIMIDADE INDUTIVOS DETECTAM METAL. VANTAGENS: -É ELETRÔNICO. NÃO POSSUI CONTATOS, MOLAS, ETC. -PRECISÃO NO PONTO DE COMUTAÇÃO (REPETIBILIDADE). -SÃO LACRADOS: PODEM OPERAR EM AMBIENTES AGRESSIVOS. CONSTITUIÇÃO :

10 MARROM : ( +) AZUL : ( - ) PRETO: NA BRANCO: NF

11

12

13

14

15 DETECTAM PÓ, LIQUIDOS, GRANULADOS,ETC. CONSTITUIÇÃO: AJUSTE DE SENSIBILIDADE:

16

17

18 -SÃO CONHECIDOS TAMBÉM COMO SENSORES ÓPTICOS. -MANIPULAM A LUZ DE FORMA A DETECTAR A PRESENÇA DO ALVO. TIPOS: BARREIRA, FOTOSSENSOR E REFLETIVO COM ESPELHO PRISMÁTICO.

19 O TRANSMISSOR E O RECEPTOR ESTÃO EM UNIDADES DISTINTAS. O ACIONAMENTO OCORRE QUANDO O FEIXE DE LUZ FOR INTERROMPIDO PELO OBJETO.

20

21 O TRANSMISSOR E O RECEPTOR ESTÃO NA MESMA UNIDADE. O SENSOR É ACIONADO QUANDO O OBJETO REFLETE PARA O RECEPTOR, O FEIXE DE LUZ EMITIDO PELO TRANSMISSOR. ZONA MORTA: ÁREA PRÓXIMA AO SENSOR ONDE O OBJETO NÃO É DETECTADO POR NÃO HAVER REFLEXÃO DA LUZ QUE ATINJA O RECEPTOR.

22 O SENSOR ATUA QUANDO O OBJETO INTERROMPE O FEIXE DE LUZ. O ESPELHO PRISMÁTICO PERMITE QUE O FEIXE DE LUZ REFLETIDO SEJA PARALELO AO TRANSMITIDO,DEVIDO AS SUPERFÍCIES INCLINADAS DE 45°

23

24 MODOS DE OPERAÇÃO DOS SENSORES FOTOELÉTRICOS: -LIGHT. -DARK. LIGHT: QUANDO A LUZ EMITIDA ESTÁ CHEGANDO AO RECEPTOR, O RELÉ DE SAÍDA SE MANTÉM ENERGIZADO. DARK: QUANDO A LUZ EMITIDA CHEGA AO RECEPTOR, O RELÉ DE SAÍDA SE MANTÉM DESENERGIZADO.

25

26 ÁREAS DE RISCO POSSUEM SUBSTÂNCIAS POTENCIALMENTE EXPLOSIVAS. A IGNIÇÃO PODE OCORRER POR: -FAÍSCA -EFEITO TÉRMICO. MÉTODOS PARA EVITAR A EXPLOSÃO: 1-CONFINAMENTO. 2-SEGREGAÇÃO. 3-PREVENÇÃO.

27 1-CONFINAMENTO: -EVITA A DETONAÇÃO DA ATMOSFERA, CONFINANDO A EXPLOSÃO EM UM COMPARTIMENTO, NÃO PERMITINDO A PROPAGAÇÃO DA MESMA PARA ÁREAS VIZINHAS 2- SEGREGAÇÃO : SEPARA FISICAMENTE A ATMOSFERA POTENCIALMENTE EXPLOSIVA DA FONTE DE IGNIÇÃO. EX:EQUIPAMENTO A PROVA DE EXPLOSÃO. EX: EQUIPAMENTOS PRESSURIZADOS. 3- PREVENÇÃO: DIMINUI A ENERGIA ELÉTRICA E TÉRMICA ENVIADA AS ÁREAS DE RISCO EX: EQUIPAMENTOS INTRINSECAMENTE SEGUROS.

28 CAIXA GLOBO SIRENE

29 SÃO UTILIZADOS EM ÁREA DE RISCO. CONSUMO MÁXIMO : 3mA. PODEM OPERAR DE 7V A 12V NÃO POSSUEM TRANSISTOR NO ESTÁGIO DE SAÍDA.


Carregar ppt "SENSORES DE PROXIMIDADE ATUAM SEM CONTATO FÍSICO, MAS POR PROXIMIDADE. FUNÇÕES DE SAÍDA: FUNÇÃO NA: SENSOR DESACIONADO, SAÍDA ABERTA. FUNÇÃO NF: SENSOR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google