A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arcadismo no Brasil Contexto Histórico. Nesse período Portugal explorava suas colônias a fim de conseguir suprir seu déficit econômico A economia brasileira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arcadismo no Brasil Contexto Histórico. Nesse período Portugal explorava suas colônias a fim de conseguir suprir seu déficit econômico A economia brasileira."— Transcrição da apresentação:

1 Arcadismo no Brasil Contexto Histórico

2

3 Nesse período Portugal explorava suas colônias a fim de conseguir suprir seu déficit econômico A economia brasileira estava voltada para a era do ouro, da mineração e, portanto, ao estado de Minas Gerais, campo de extração contínua de minérios.

4 Os minérios começaram a ficar escassos e os impostos cobrados por Portugal aos colonos ficaram exorbitantes. O Brasil tem de buscar uma forma de se desvincular do seu explorador. Logo, os ideais revolucionários começaram a se desenvolver no Brasil, sob influências das Revoluções Industrial e Francesa, ocorridas na Europa, bem como do exemplo da independência das 13 colônias inglesas.

5 A Europa tinha o trabalho assalariado, o Brasil ainda vivia o tempo de escravidão Inconfidência Mineira, movimento que teve envolvimentos dos escritores árcades, como Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto e Cláudio Manuel da Costa, além do dentista prático Tiradentes.escritores

6 O Arcadismo tem como características: a busca por uma vida simples, pastoril, a valorização da natureza e do viver o presente (pensamentos causados por inspiração a frases de Horácio fugere urbem – fugir da cidade e carpe diem- aproveite o dia).

7 Os principais autores árcades são: Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Basílio da Gama, Silva Alvarenga e Frei José de Santa Rita Durão.

8 Datas Limite publicaçãoO Arcadismo no Brasil teve início no ano de 1768, com a publicação do livro Obras de Cláudio Manuel da Costa. Finaliza em 1836 Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães.

9 Cláudio Manuel da Costa advogado, magistrado e poeta, nasceu em Vila do Ribeirão do Carmo [hoje, Mariana], em 5 de junho de 1729 faleceu em Ouro Preto, MG, em 4 de julho de cursou Filosofia no Colégio dos Jesuítas aos vinte anos de idade, seguiu para Lisboa e daí para Coimbra, em cuja Universidade se formou em Cânones, em 1753

10 Depois compôs o poema épico Vila Rica, pronto em 1773 mas publicado somente em 1839, em Ouro Preto. Cláudio Manuel da Costa também foi apontado como conspirador, tendo sido encarcerado numa prisão de Ouro Preto, onde a historiografia tradicional afirma que se suicidou

11 Glauceste Saturnino, pseudônimo pastoril de Cláudio Manuel da Costa, é o poeta mais representativo do Arcadismo brasileiro De acordo com a estética árcade, cultiva a simplicidade, a poesia bucólica e pastoril, que exalta a natureza, a inquietação amorosa platônica e Nize, sua musa mais freqüente

12


Carregar ppt "Arcadismo no Brasil Contexto Histórico. Nesse período Portugal explorava suas colônias a fim de conseguir suprir seu déficit econômico A economia brasileira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google