A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÓDULO 18 – REPÚBLICA POPULISTA ( II ) 1- O GOVERNO JUSCELINO KUBITSCHEK(1956-1961) – A dupla JK (PSD) e Jango(PTB) venceu as eleições de 1955. Programa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÓDULO 18 – REPÚBLICA POPULISTA ( II ) 1- O GOVERNO JUSCELINO KUBITSCHEK(1956-1961) – A dupla JK (PSD) e Jango(PTB) venceu as eleições de 1955. Programa."— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULO 18 – REPÚBLICA POPULISTA ( II ) 1- O GOVERNO JUSCELINO KUBITSCHEK( ) – A dupla JK (PSD) e Jango(PTB) venceu as eleições de Programa desenvolvimentista: 50 anos em 05 – PLANO DE METAS: Industrias de base e bens de capital>>reservado ao capital nacional(FMI + EMISSÕES) Indústrias de bens de consumo duráveis>>aberto ao capital estrangeiro (multinacionais) CONSEQUÊNCIAS: – A dívida externa dobrou – A inflação triplicou – Aumento da dependência em relação ao capital estrangeiro

2 2- O GOVERNO JÂNIO QUADROS (1961) – Jânio(PDC+PTN+UDN) e Jango(PTB) venceram as eleições de – Moralismo e personalismo: a vassoura. – CARACTERÍSTICAS Política econômica :austeridade para controle da inflação e da dívida Política externa independente : aproximação com Cuba, China e URSS, além de condecorar Che Guevara. Sob pressão da oposição e as denúncias de Lacerda, Jânio renunciou em 25/08/ Resultado: impasse, resolvido com a aprovação do Parlamentarismo que limitava os poderes de João Goulart.

3 3 - O GOVERNO JOÃO GOULART E O GOLPE DE 1964( ) - Plano Trienal para combate à inflação e desenvolvimento social, devendo ser empreendido paralelo às REFORMAS DE BASE AGRÁRIA, BANCÁRIA E EDUCACIONAL. - O Plebiscito de 1963 trouxe de volta o Presidencialismo, enquanto fracassava o Plano Trienal. As Reformas de Base eram travadas no Congresso pelas forças de oposição e setores americanófilos nos meios militares e empresariais(IPES/IBAD);

4 - Comício da Central do Brasil(13/03) onde Jango lançou as reformas de base por decreto. *Reação: 19/03/64 Igreja conservadora + classes médias urbanas MARCHA DA FAMÍLIA COM DEUS E PELA LIBERDADE contra Jango. RESULTADO: 31/03/64 Jango foi derrubado por um Golpe de Estado, articulado por setores civis e militares(SP, MG e RJ),acabando com o último governo populista, nacionalista e reformista no país.


Carregar ppt "MÓDULO 18 – REPÚBLICA POPULISTA ( II ) 1- O GOVERNO JUSCELINO KUBITSCHEK(1956-1961) – A dupla JK (PSD) e Jango(PTB) venceu as eleições de 1955. Programa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google