A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O passado é o único arsenal onde encontraremos os meios para fazer efetivamente o nosso futuro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O passado é o único arsenal onde encontraremos os meios para fazer efetivamente o nosso futuro."— Transcrição da apresentação:

1 O passado é o único arsenal onde encontraremos os meios para fazer efetivamente o nosso futuro

2 Chegada dos Oblatos ao Brasil 1919 (Litoral Paranaense), e já olharam com carinho para a juventude. Primeiro Trabalho: Em 1924, foi dada a incumbência ao Pe. Martinetto de reformar um prédio em Paranaguá para posteriormente iniciar um trabalho de formação de jovens pobres.

3 Como a preocupação imediata foi à catequese e o desenvolvimento dos talentos desses jovens. Esse colégio foi inaugurado com 30 jovens. Sob responsabilidadedos padres Martinetto e Siccardi. Em 1927 já tinha 176 jovens.

4 Ainda em 1926 aceitando o convite do governador do Paraná, Dr. Caetano Munhoz da Rocha foi inaugurado o Abrigo de Menores com 30 jovens sob responsabilidade do Pe. Martinetto. Em 1927 junto com o abrigo começou a funcionar uma Escola Reformatória para tratar com os jovens problemáticos.

5 Nesse meio tempo as duas escola juntas já tinham mais de 150 jovens. PRIORIDADES: Formação humana e cristã Porém essas atividades terminaram no dia 12/03/1929 quando os padres deixaram por falta de pessoal.

6 Pós-Guerra ( ) – Novo capítulo na província. Novo rosto do trabalho juvenil na província, voltado mais agora para escolas e colégios paroquiais.

7 Podemos destacar: Salto Grande(SP) – Pe. Mário Briatore – Escola Paroquial São José. Apucarana(PR) – Pe. José Canale – Escola Paroquial São José (depois vai se tornar Colégio São José).

8 Curitiba(PR) – Pe. João Bagozzi – Escola da Imaculada Conceição Colégio Pe. João Bagozzi (1972) Creche Menino de Nazaré (1993) Centro Social Marello (1995) Faculdade Pe. João Bagozzi (2000)

9 Anos 70 – Movimentos juvenis Os padres começaram a olhar a juventude com outros olhos.

10 Com esse olhar, os padres começaram a incentivar os jovens surgindo assim: Tardes jovens; Oração pela arte (OPA); Festivais de Música Mensagem; Curso de criatividade ; Projetos sociais;

11 Na década de 80, sente-se a necessidade de organizar a nível de província a Pastoral da Juventude. A partir daí surge uma figura que foi a mola propulsora da PJ na província

12

13 Também a nível de província surge a Revista Horizonte Josefino focando três temas: Pastoral Juvenil; Pastoral Vocacional; Pastoral Josefina;

14 Cria-se o CENTRO JUVENIL JOSEFINO(CJJ) com sede em Apucarana com o objetivo de: Coordenar todo apostolado juvenil Assessorar grupos Formar lideranças

15 Disso surgiu... Festival de Música Mensagem (FEMMEN) Gincana Missionária-Marelliana em Londrina Mostra de Dança Mensagem em Curitiba


Carregar ppt "O passado é o único arsenal onde encontraremos os meios para fazer efetivamente o nosso futuro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google