A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Multimídia e Hipermídia Slides: Professor. Flávio 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Multimídia e Hipermídia Slides: Professor. Flávio 1."— Transcrição da apresentação:

1 Multimídia e Hipermídia Slides: Professor. Flávio 1

2 Um pouco de história Em 1945, o matemático e físico Vannevar Bush procurava resolver o problema que enfrentava na agência de Desenvolvimento e Pesquisa Científica do Governo Norte Americano, onde coordenava o trabalho de aproximadamente seis mil cientistas Apresentou a proposta do MEMEX (MEMORY INDEX), uma biblioteca para estender a memória através do acesso a um amplo conjunto de patentes, artigos científicos, citações legais 2

3 Um pouco de história O MEMEX poderia armazenar diversos tipos de materiais, incluindo notas manuscritas, registros datilográficos e fotos Uma "indexação associativa" ( links ) criaria e manteria links entre itens para facilitar a localização e correlacionamento das informações O sistema seria composto por uma grande mesa com um sistema de armazenamento de microfilmes operado por alavancas 3

4 Um pouco de história 4

5 Theodor Holm Nelson, um escritor, diretor de cinema, e designer de software concebeu a idéia do XANADU em 1960 No esquema do XANADU, uma base universal de documentos deveria permitir endereçar qualquer substring de um documento por qualquer outro documento 5

6 Um pouco de história Adicionalmente,XANADU poderia permanentemente guardar todas as versões de todos os documentos, eliminando a possibilidade de quebra de um link e a tão familiar e indesejada mensagem: – 404-Document Not Found error 6

7 Um pouco de história XANADU somente manteria por inteiro a última versão do documento – Versões anteriores poderiam ser dinamicamente reconstruídas a partir da versão atual utilizando para isso um sofisticado sistema de versões que manteria um registro das modificações de cada geração do documento 7

8 Um pouco de história Em 1965 Bush, Licklider trouxe a idéia de biblioteca digital e reconheceu o potencial da teleconferência como meio de aproximar as pessoas Também em 1965, Ted Nelson criou o termo "hipertexto", para explicar a idéia de leitura/escrita não-linear em sistemas informatizados 8

9 Um pouco de história Engelbart (1968), o inventor do mouse, vê o computador como um meio de amplificar o intelecto humano, propõe seu sistema NLS (ON Line System) que mantinha um jornal distribuído com mais de artigos, reportagens, memoriais e referências cruzadas – Primeiro sistema hipertexto realmente operacional, que usava uma base de dados com conexões associativas hipertextuais 9

10 Um pouco de história Hoje em dia a WWW usa hipertexto para relacionar milhões de documentos e tornou-se paradigma de interfaces Na web, o básico de Vannevar Bush, Ted Nelson e dos pesquisadores que aceitaram seus desafios, tornou-se realidade 10

11 O que é multimídia? ? 11

12 O que é multimídia? Multimídia é um dos termos mais usados nessa década –Esse termo está no cruzamento de cinco grandes indústrias: informática, telecomunicações, publicidade, consumidores de dispositivos de áudio e vídeo, indústria de televisão e cinema –O grande interesse dessas indústrias poderosas contribuíram para a grande evolução da multimídia 12

13 O que é multimídia? A palavra multimídia é composta de duas partes: –Multi: originário da palavra latina multus que significa numerosos –Mídia: plural da palavra latina médium que significa meio, centro. A multimídia refere-se ao tipo de informação ou tipo de portador de informação, como texto, imagens, áudio, vídeo 13

14 O que é multimídia? Intuitivamente, são sistemas computacionais (envolvendo hardware e software) que permitem o desenvolvimento e execução de aplicações multimídia 14

15 O que é multimídia? Multimídia é o campo interessado na integração controlada por computador, de textos, gráficos, imagens, vídeos, animações, sons e qualquer outro meio onde todo tipo de informação pode ser representado, armazenado, transmitido e processado digitalmente (Willrich, 2000) 15

16 O que é multimídia? Multimídia é apresentação organizada de sons, imagens, vídeos, textos e animações. Esse tipo de apresentação tem por finalidade esclarecer assuntos, indicar tendências, informar, demonstrar ou simplesmente divertir (Côrtes,1997) 16

17 O que é hipermídia? A multimídia é um ótimo meio de apresentar informações, mas não discorre sobre como você acha a informação que quer apresentar O poder da multimídia torna possível um sistema de acesso de informações chamado hipermídia 17

18 O que é hipermídia? Além disso, a hipermídia pode ser considerada como hipertextos estendidos utilizando outros tipos de mídia Com a hipermídia é possível olhar para a tela de informações e se há um tópico ou termo sobre o qual se deseje mais informações, simplesmente basta clicar sobre esse item e a informação aparece 18

19 O que é hipermídia? A hipermídia completa utiliza pistas além de apenas texto –Pode-se clicar em um objeto na imagem e é possível saber mais sobre esse objeto 19

20 O que é hipertexto? Numa tela de hipertexto certas palavras ou frases estão destacadas. Isso permite saber que mais informações sobre um item está disponível O pai do hipertexto é TED NELSON, década de 60 – Todas as informações devem estar disponíveis a todo mundo 20

21 O que é hipertexto? Hipertexto é uma abordagem para organização das informações na qual os dados são armazenados numa estrutura em rede de fragmentos de informações (nós) associados de diferentes formas por elos ( links ) Acesso não linear às informações 21

22 Multimídia Passiva x Interativa Muitos pacotes multimídia são passivos –Computador um pouco mais que um aparelho de televisão, meramente jogando imagens em seqüência sem nenhuma interação com o usuário –Nesses pacotes estão incluídos os filmes tradicionais bem como demonstrações de produtos e vendas – Numa representação multimídia passiva há apenas um caminho a seguir 22

23 Multimídia Passiva x Interativa Quando um usuário joga futebol em seu videogame, é um participante do jogo –Dessa forma, ele está interagindo com o computador multimídia interativa 23

24 Multimídia Passiva x Interativa A multimídia interativa possui outro enfoque quando comparada com a multimídia passiva –A apresentação pode seguir por diversos caminhos, dependendo do que o usuário faz ao longo do trajeto –É possível fazer demonstrações, histórias, sempre com o usuário interagindo 24

25 Níveis de Interatividade Nem toda multimídia interativa é igualmente interativa –Uma simples demonstração de produto, pode permitir selecionar o que o usuário quer ver demonstrado de uma lista de opções, sendo cada uma dessas uma experiência passiva. 25

26 Níveis de Interatividade Outros programas permitem interagir de diferentes formas a cada tela, embora ainda conduzindo-o através de telas em uma ordem fixa Outros programas interativos o colocam no banco do piloto. Em um jogo complexo ou uma boa obra de referência hipermídia, se pode ir para diversas telas a partir de qualquer outra tela. 26

27 Como os humanos interagem O objetivo da multimídia é permitir ao usuário e ao computador que se comuniquem de várias formas 27

28 Interfaces Multimídia Ícones: são figuras que representam comandos do computador –No lugar da palavra gráfico para o botão de comando de produção de gráficos, por exemplo, uma figura de um gráfico é mostrada –Isso toma menos espaço e acredita-se ser mais intuitivo, mas apenas se a figura é bem escolhida. 28

29 Interfaces Multimídia Barras de rolagem: usam uma caixa ou barra que pode ser arrastada ao longo de uma faixa. A faixa representa todo o documento. Menus pull-down: são uma forma simples de ter vários comandos agrupados em categorias sem gastar muito espaço na tela (menus em cascata) 29

30 Interfaces Multimídia Apontador: um pequeno desenho de uma seta ou dedo apontando outro objeto apontador que se move pela tela. Controles VCR: são controles bastante comuns dentro da multimídia, especialmente para controlar áudio e vídeo. A maioria das pessoas estão familiarizadas com os ícones play, stop, pause, fast forward e reverse. 30

31 Interfaces Multimídia Botões: permitem que se clique uma seleção. Alguns botões permanecem pressionados até que o usuário clique novamente. 31

32 Sistemas de Entrada Avançados Telas touch screen detectam toques diretos na tela, de forma que o dedo se torne o apontador. Algumas detectam o toque através de sensores na tela. Outras possuem feixes de luz passando na frente da tela e podem perceber quando o dedo passa através de um dos feixes 32

33 Sistemas de Entrada Avançados Reconhecimento de voz é uma tecnologia crescente. O computador na verdade não compreende o que uma pessoa diz, ele meramente compara as vibrações de uma palavra que foi dita com um grupo de palavras pré-gravadas, para ver qual soa semelhante. 33

34 Fim. 34


Carregar ppt "Multimídia e Hipermídia Slides: Professor. Flávio 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google