A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONFUSÃO BÍBLICA? Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONFUSÃO BÍBLICA? Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial,"— Transcrição da apresentação:

1

2 CONFUSÃO BÍBLICA? Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial,
quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significavam "VAI, CRISTO CHAMA". Fiel à visão correu ao pastor de sua Igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato, disse: - Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. Você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem? - Claro que sim! - Disse o homem. - E qual é a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece? - As parábolas de Jesus, principalmente a do bom samaritano. - Então, conte-a! - Pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento bíblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começa a falar: - Descia um homem de Jericó para Jerusalém, e caiu entre os salteadores. E ele lhes disse: Varões irmãos, escutai-me: Não tenho prata em ouro, mas o que tenho, isso te dou. E entregou-lhes os seus bens, e a um deu cinco talentos, e a outro, dois, e a outro, um, a cada um segundo a sua capacidade. E partindo dali foi conduzido pelo Espírito ao deserto, e tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, teve fome, e os corvos alimento lhe traziam, pois alimentava-se de gafanhoto e mel silvestre. E sucedeu que indo ele andando, eis que um carro de fogo o ocultou da vista de todos. A rainha de Sabá viu isso e disse: "Não me contaram nem a metade". Depois disso, ele foi até a casa de Jezabel, a mãe dos filhos de Zebedeu, e disse: "Tiveste cinco maridos, e o homem que agora tens, não é teu marido". E olhando ao longe, viu a Zaqueu pendurado pelos cabelos numa árvore e disse: "Desce daí, pois hoje almoçarei na tua casa". Veio Dalila e cortou-lhe os cabelos, e os restos que sobraram foram doze cestos cheios para alimentar a multidão. Portanto, não andeis inquietos dizendo: "Que comeremos?", pois o vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas essas coisas. E todos os que o ouviram se admiraram da sua doutrina." O caipira, entusiasmado, olhou para o pastor e perguntou: - E então, estou pronto para pregar o evangelho? - Olha, meu filho - disse o pastor - eu acho que aquelas letras no céu não significavam: "Vai, Cristo Chama". Antes, deveriam ser lidas: "VAI CORTAR CANA". Moral da Historia: Um conhecimento superficial da Bíblia pode causar muita confusão.

3 O EVANGELHO EMPIRISTA Empirismo: empirisme. Doutrina ou sistema filosófico segundo o qual todo conhecimento provém unicamente da experiência. Evangelho Empirista: prioriza sinais, revelações e experiências fantasiosas, e não a Palavra de Deus. Pregam que primeiro vive-se a experiência para depois se estabelecer a doutrina. Despreza pregadores que expõem as doutrinas bíblicas, considerando-os homens sem fé para usufruir o sobrenatural de Deus via revelações. Seus seguidores costumam não estudar as Escrituras. O EVANGELHO ANTROPOCÊNTRICO Antropocêntrico: antropos (homem). Os cultos são reuniões para agradar, elogiar e exaltar o ser humano, visando melhorar sua autoestima . A mensagem cristocêntrica perde o sentido. Torna-se cada vez mais raro a mensagem da cruz de Cristo. Deus passa a ser uma espécie de “Papai Noel” que entra nos templos com um grande saco de presentes nas costas e distribui para quem tem fé. Os anjos se assemelham as elfos que ajudam o “bom velhinho” a distribuir os presentes. Provações e tribulações – NEM PENSAR! No Evangelho antropocêntrico não há lugar para sofrimento. O crente como homem de fé deve decretar, determinar, “profetizar”, exigir saúde físicas e bençãos materiais. Qualquer declaração se transforma em profecia. O homem e produto de suas próprias palavras. A fé é centrada no homem e suas necessidades e não em Cristo Tudo gira em torno da fé para receber, receber e receber. O culto é apenas um encontro para recebimento de bençãos .

4 A BÍBLIA É LUZ PARA NOSSOS PÉS, ELA ILUMINA O CAMINHO A SEGUIR
1- Curve-se como Abel junto a cruz com uma oferta agradável; 2- Acerte o passo com Enoque e ande com Deus; 3- Confie em Deus e lance-se com Noé às águas; 4- Avance com Abraão pela fé; 5- Cave poços com Isaque e lance mão dos recursos divinos; 6- Seja verdadeiro como José e viva com Deus; GÊNESIS E SUAS RESPOSTAS: 1- Gênesis responde às grandes perguntas da alma: 1.2 - a eternidade de Deus; 1.3 – de onde veio o homem; 1.4- como o pecado entrou no mundo; 1.5- como pode o homem voltar para Deus (sacrifício de Abel) 1.6 – como pode o homem agradar a Deus (fé de Abraão) GENESIS DEMONSTRA TRÊS COISAS IMPORTANTES: 1- Geração No princípio criou Deus... (Gn. 1.1) 2- Degeneração... Mas a serpente... (Gn.3.1) 3- Regeneração... Ora, o Senhor disse... (Gn.12.1) Gênesis é o registro do fracasso humano, primeiro num ambiente ideal (Éden), depois sob o domínio da consciência ( da queda ao dilúvio ), e finalmente sob o governo patriarcal (de Noé a José) Jesus é o centro da Bíblia: encontramo-lo em cada página, e em Gênesis vemo-lo em tipo e profecia. Semente da mulher......Gn. 3.15 Peles de animais Gn.3.21 Abel e o sacrifício de sangue... Gn.4.4 A arca da segurança Gn José da cisterna ao trono......Gn ;

5 PENTATEUCO: 1- Em Gênesis, o mundo foi feito; 2- Em Êxodo, se narra a marcha; 3- Levítico contém a Lei; 4- Em Números, as tribos são disciplinadas no deserto; 5- Em Deuteronômio a Lei é repetida. LIVROS HISTÓRICOS 1- Josué conta a entrada em Canaã; 2- Em Juízes se observa a dureza do coração do povo; 3- Rute fala de um remidor; 4- 1º e 2º falam de Davi; 5- 1º e 2º Reis falam de reis bons e maus; 6- 1º e 2º Crônicas repetem estas histórias; 7- Esdras conta a volta do cativeiro; 8- Neemias, a construção do muro de Jerusalém; 9- Ester salva seu povo da morte. LIVROS POÉTICOS 10- Jó e sua paciência e fé; 11- Em Salmos, temos os louvores a Deus; 12- Provérbios ensina sabedoria; 13- Eclesiastes, a vaidade das coisas terrenas; 14- Cantares tipifica o amor de Cristo por sua amada. LIVROS PROFÉTICOS 15- Isaías fala do Messias que viria; 16- Jeremias é o livro das lamentações; 17- Lamentações pranteia a destruição de Jerusalém; 18- Ezequiel o apocalipse do Antigo Testamento; 19- Daniel prediz os reinos humanos e o último; 20- Oséias chama ao arrependimento; 21- Joel prediz os juízos de Deus; 22- Amós fala da ira vindoura;

6 23- Obadias adverte Edom;
24- Jonas figura a ressurreição de Cristo; 25- Miquéias anuncia o castigo e restauração de Israel; 26- Naum prediz a ruína de Nínive; 27- Habacuque e a opressão dos caldeus; 28- Sofonias e as ameaças; 29- Ageu trata da reconstrução do templo; 30- Zacarias fala de Cristo; 31- Malaquias, de João Batista. NOVO TESTAMENTO 1- Mateus, Marcos , Lucas e João narram a história de Cristo; 2- Atos revela a obra do Espírito Santo; 3- Romanos apresenta a salvação pela Graça; 4- Coríntios instrui a igreja; 5- Gálatas fala da Lei e da Graça; 6- Efésios, da nossa vida em Cristo; 7- Filipenses, das alegrias do cristão; 8- Colossenses apresenta Cristo exaltado; 9- Tessalonicenses, uma palavra sobre o fim; 10- Timóteo e Tito, orientações para pastores e líderes; 11- Filemon, o amor do apóstolo por sua ovelha; 12- Hebreus, a superioridade de Cristo; 13- Tiago descreve a fé que se expressa em obras; 14- Pedro incentiva à firmeza na fé; 15- João exorta ao amor cristão; 16- Judas mostra o destino dos maus; 17- Apocalipse descortina o céu.

7 O evangelho da prosperidade faz tanto sucesso, atrai multidões e encontra pronta aceitação
no coração das pessoas porque os seus propagadores, à semelhança dos falsos profetas de Israel, encontratam a mensagem que o povo quer ouvir.” pregue o Evangelho da maneira como as pessoas querem ouvi-lo, e não da forma como precisam ouvi-lo”. - A simplicidade do Evangelho de Cristo tem sido desprezada, o Evangelho da Prosperidade nega-se a dizer que Jesus Salva, Cura e Batiza com o Espírito Santo e em Breve Voltará, pois para os seus defensores, isto é ser retrógrado. Preferem discorrer sobre temas que provocam emoção, gritos, pulos, “marchas”,” vôos da águia” e descontração. (PODEMOS FAZER TUDO ISTO SEM DESPREZAR AQUILO). Efim, não pregam a cruz de Cristo, que Cristo venceu na cruz, pois para eles, cruz é sinónimo de derrota. A confusão de Filipenses 4.13 (...tudo posso naquele que me fortalece.) Texto fora de contexto, leiam os versículos anteriores, 11 e 12. ...já aprendi a contentar-me com o que tenho... tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter em abundância como padecer necessidade. À luz do contexto: Paulo quis dizer com tudo posso...: 1º- Em Cristo, podemos nos contentar com o que temos. Ele não disse aprendi aconforma-me com o que tenho e sim, aprendi a contentar-me com o que tenho. Nosso contentamento baseia-se na comunhão com Jesus e não nos bens que possuímos. 2º- Podemos suportar no Senhor, os momentos de abatimento ou humilhação. Nunca deixar de ser fiel nos períodos de angústia, mas permanecer firme, alcançando vitória em meio às tribulações. 3º - Podemos enfrentar qualquer situação, inclusive fome. Esta é a parte principal que os pregadores da prosperidade omitem. Concluindo: Deus pode sim, permitir que passemos por privação e provação. OS CULTOS DA PROSPERIDADE SÃO VOLTADOS APENAS PARA AS NECESSIDADES HUMANAS. São reuniões centradas no “receber de Deus”, e não no “entregar a Deus”. Ou seja, barganha com Deus.

8 CALVINISMO OU ARMINIANISMO
Pergunta feita a um pregador: o irmão é calvinista ou arminianista? Resposta: depende do público. Se os ouvintes forem teólogos, sou calvinista. S e foram leigos, prefiro ser amirnianista ... Calvino: acreditava na predestinação incondicional. 5 teorias: eleição incondicional: (Deus teria escolhido certos indivíduos para salvação, antes da fundação do mundo. Este são conduzidos a uma aceitação voluntária a Cristo. Os não eleitos, já estariam condenados ao sofrimento eterno desde o útero. Expiação restrita: a obra expiatória de Cristo teria sido realiada apenas em prol de alguns eleitos, e não por toda a humanidade. Graça irresistível: afirma que o E.S. Chama dos eleitos internamente, e os leva à salvação. Tal chamado não esaria limitado ao livre arbítrio; é o E.S quem pela Graça conduz o eleito a crer e se arrepender. Incapacidade total: por causa do pecado o homem teria perdido perdido a capacidade de crer no evangelho. Ele possui a faculdade do livre arbítrio, porém a sua vontade não é livre, haja vista estra presa à natureza caída. Segurança da salvação: todos os escolhidos por Deus, pelos quais Jesus teria morrido, estariam eternamente salvos, haja o que houver. UMA VEZ SALVO,SALVO PARA SEMPRE!

9 E VOCÊ, É CALVINISTA OU ARMINIANISTA?
ARMÍNIO: afirmava que, apesar do pecado ter afetado seriamente a natureza humana, o homem não foi deixado em um estado de total impotência espiritual. Para ele, a ELEIÇÃO de certos indivíduos baseia-se na presciência de Deus, conhecimento prévio de que os eleitos corresponderão ao seu chamado. A obra de Cristo não assegurou efetivamente a salvação de ninguém. Para o arminianismo o crente pode perder a salvação. O Arminianismo ensina que Deus, em Jesus Cristo, fez provisão de forma geral para a salvação de todos aqueles que, pelo arrependimento em direção a Deus e fé em nosso Senhor Jesus Cristo, aceitam os termos, e todos os que dessa forma aceitam são eternamente salvos. Todos os que rebelam contra Deus, e recusam aceitar Jesus nos termos da misericórdia ofertada, morrem sob a ira divina, e são eternamente perdidos EM RESUMO O calvinismo entende que o homem é absolutamente incapaz de ir a Cristo, pois está morto espiritualmente e precisa antes de qualquer ação de sua parte ser vivificado em seu espírito e renovado em sua vontade. O arminianismo entende que o homem tem livre-arbítrio pelo qual pode crer e aceitar a Cristo, para depois ser regenerado. E VOCÊ, É CALVINISTA OU ARMINIANISTA?

10 por meio da fé em Jesus. (At.2.47).
Segundo a Bíblia, a escolha para a salvação foi, primeiramente coletiva – Deus elegeu em Cristo o seu povo (Ef.1.4-5; 1º Pd.2.9; Mt.16.18). O corpo de Cristo foi escolhido antes da fundação do mundo. Não houve, pois, a eleição de uns indivíduos para a salvação e de outros para a perdição. O plano de salvação abrange abrange todos os indivíduos que vão sendo incluídos na igreja por meio da fé em Jesus. (At.2.47). A igreja já foi eleita, porém ainda há lugar para mais pessoas nesse Corpo. Ap Jesus disse que a eleição individual é para quem aceita o seu chamado geral (Mt “muitos são chamados, mas poucos, escolhidos” . Ef. 1.5, diz que o Senhor nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade. A todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus e parte integrante do povo eleito”. Jo.1.12 DEUS QUER QUE TODOS OS HOMENS SEJAM SALVOS. 1º Tm.2.4 O Senhor conheceu antes da fundação do mundo todos os pecadores (Rm.5.8), e Ele predestinou em Cristo,toda a humanidade para a salvação (Rm11.32; 2º Pd.3.9). Deus não se vale de sua presciência para salvar ou condenar alguém. Jesus sabia que Judas era “um diabo', mesmo assim, chamou-o para fazer parte do colégio apostólico. Por sua presciência, Deus conhece os que o rejeitarão. Mesmo assim,não interfere uma vez que dotou o ser humano de livre arbítrio; Ele não viola este princípio, uma vez que dotou o ser humano do livre arbítrio. O homem tem sim, a capacidade de escolher entre o bem e o mal. Deus é justo e não faz acepção de pessoas. No areópago, Paulo disse que Deus deseja que toda a humanidade se salve. DEUS SERIA INJUSTO SE CONDENASSE INDIVÍDUOS AO INFERNO ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO. Se a teoria da predestinação fosse verdadeira, não haveria necessidade de pregarmos o Evangelho, visto que os não eleitos jamais seriam salvos, mesmo que ouvissem e cressem. Todavia, Jesus nos mandou pregar a toda criatura.

11 Deus respeita as decisões humanas
Deus respeita as decisões humanas. A manutenção de nossa salvação depende de nossa perseverança (1º Tm.4.16 ; 1ºCo ;2Co ; Gl.1.8; Ap.3.11) . ERROS QUE DEVEMOS EVITAR 1- Esquecer-se de que a Palavra de Deus é a fonte máxima de autoridade, superior a qualquer escrito, experiências, pregações, divagações filosóficas, revelações,tradições e qualquer outra fonte humana; 2- Desprezar a simplicidade com que a verdade é apresentada nas Escrituras; 3- Pensar que a Escritura deixa de ser verdadeira quando não se consegue compreendê-la pelo raciocínio; 4- Considerar a Bíblia uma obra comum, similar a outros livros; 5- Esquecer-se de que a Teologia é valiosa e útil ao LADO da Bíblia e não em cima dela. A opinião dos teólogos não pode ser a fonte máxima de autoridade; 6- Apegar-se cegamente ao academicismo. Deus usou Paulo, um acadêmico, mas também usou o pescador Pedro; 7- Confiar nos seus próprios conhecimentos, esquecendo-se de se sujeitar ao E.S., que revela os mistérios de Deus. O EVANGELHO DE CRISTO O Evangelho, ou seja, (evangelion) as boas novas são segundo as Escrituras. O Evangelho é o poder de Deus para salvação de todo o que nele crer. O tema do Evangelho de Cristo é a cruz. O Evangelho apresenta Jesus como o Messias e Salvador através de seus milagres, pregações, vida, morte, ressurreição, ascensão, volta etc., além de todas as profecias messiânicas contidas no Antigo Testamento. Pregar o Evangelho significa anunciar toda a verdade acerca de Cristo contida nas Santas Escrituras. Deus coopera com divulgador do Evangelho, confirmando a pregação com sinais. O Evangelho que Paulo pregava era um evangelho de demonstração de poder e não apenas de raciocínios faláveis.


Carregar ppt "CONFUSÃO BÍBLICA? Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google