A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENÁRIO GESTÃO SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO SUSTENTABILIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENÁRIO GESTÃO SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO SUSTENTABILIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Gestão em Segurança e Saúde no Trabalho no contexto da Sustentabilidade
CENÁRIO GESTÃO SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO SUSTENTABILIDADE 26 de Fevereiro de 2010

2 CENÁRIO A DÉCADA DE OURO
Edição N°641 20/01/2010 A DÉCADA DE OURO Como e por que a economia brasileira irá crescer a um ritmo de 5% ao ano até 2020, num cenário inédito de desenvolvimento que somará US$ 1 trilhão à riqueza do País e mudará definitivamente a vida de consumidores e empresas.

3 CENÁRIO Edição N°641 20/01/2010 Pela primeira vez na história, o Brasil vive ao mesmo tempo um ambiente de democracia, crescimento econômico e inflação baixa. A força de trabalho irá superar, em número, a população que não gera renda. Esse cenário já está no radar de empresas como HP, Intel, Petrobrás, Cyrela, JBS, BMW, Anhanguera Educacional, Bradesco, Itaú Unibanco e Pão de Açúcar.

4 CENÁRIO Edição N°641 20/01/2010 O Brasil, maior exportador mundial de café, açúcar, frango, carne e suco de laranja e um dos maiores vendedores de soja e minérios, pode virar também um gigante do petróleo. Agora, mais da metade da população é de classe média e a miséria deixará de existir em A taxa de pobreza cairá de 28,8% da população, em 2008, para um percentual de 4%, semelhante ao de países como Itália e Espanha.

5 CENÁRIO Edição N°641 20/01/2010 A euforia procede. Aumentar a qualificação profissional da mão de obra é um dos maiores desafios ao crescimento do Brasil nesta década. Em algumas atividades já há pleno emprego: sobram vagas, faltam profissionais. É a realidade de profissões das áreas de contabilidade, tecnologia e química. O País tem apenas seis engenheiros para cada mil habitantes, na China e na Índia, essa proporção é de 22 para cada mil... “O Brasil será um dos locais mais interessantes do mundo para viver e fazer negócios”, diz o cubano Héctor Nuñes, presidente do Walmart Brasil. Neste ano, a rede varejista investirá R$ 2,2 bilhões no País, o maior aporte desde a chegada da empresa, há 14 anos.

6 KAIZEN é uma palavra japonesa que significa MELHORIA CONTÍNUA
GESTÃO KAIZEN KAIZEN é uma palavra japonesa que significa MELHORIA CONTÍNUA

7 GESTÃO KAIZEN A metodologia KAIZEN leva à implementação de um trabalho focalizado na criação de um fluxo de informação, voltado às necessidades dos clientes, ZERO DEFEITOS E ZERO ACIDENTES. Na prática é implementada uma estratégia desenhada do topo para baixo mas executada de baixo para cima, envolvendo todos os colaboradores da empresa. Eliminar o desperdício (tudo o que o cliente não está disposto a pagar), e aumentar a eficácia dos resultados de um modo consistente com procura de ganhos a médio e longo prazo, constituem um objetivo permanente de toda a equipe.

8 GESTÃO KAIZEN A melhoria Contínua é imprescindível no dia-a-dia de uma empresa que assume o compromisso de entregar produtos e serviços de alta qualidade utilizando processos eficientes. As organizações que conseguem pôr em prática este novo paradigma alcançam uma vantagem competitiva extraordinária conseguindo atingir um grau de excelência operacional elevado.

9 GESTÃO PDCA O “CICLO PDCA” foi introduzido no Japão pós-guerra, idealizado por Shewhart e divulgado por Deming, quem efetivamente o aplicou e tem foco na MELHORIA CONTÍNUA. O PDCA é aplicado para se atingir resultados dentro de um SISTEMA DE GESTÃO e pode ser utilizado em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso, independentemente da área de atuação da empresa.

10 GESTÃO PDCA O ciclo começa pelo planejamento, em seguida a ação ou conjunto de ações planejadas são executadas, checa-se se o que foi feito estava de acordo com o planejado, constantemente, repetidamente (ciclicamente), e toma-se uma ação para eliminar ou ao menos mitigar defeitos no processo. Os passos são os seguintes: Plan (planejamento) Do (execução)  Check (verificação) Act (ação) 

11 DO: realizar, executar as atividades conforme o plano de ação.
GESTÃO PDCA ACTION: Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas. PLAN: estabelecer uma meta ou identificar o problema; analisar o fenômeno; analisar o processo e elaborar um plano de ação. ACTION Agir PLAN Planejar A P C D CHECK Verificar DO Executar CHECK: monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios. Atualizar ou implantar a gestão à vista. DO: realizar, executar as atividades conforme o plano de ação.

12 PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA
GESTÃO PDCA PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA FONTE: JAMES REASON

13 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (Risco Físico, Químico e Biológico) PGSSMATR - Programa de Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Trabalhador Rural (Risco Físico, Químico, Biológico e Mecânico) PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Construção Civil PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

14 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
LTCAT - Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (QUANTITATIVO) PRG – Programa de Gerenciamento de Riscos (Certificação, NBR em consulta) PCA - Programa de Conservação Auditiva (Nível de Ação 50% da dose máxima permitida) PPR - Programa de Proteção Respiratória PGE - Programa de Gestão em Ergonomia PPAAPS - Programa Prevenção de Acidentes com Animais Peçonhentos/Silvestres Programas Específicos…

15 GESTÃO ≠ CERTIFICAÇÃO GESTÃO = FERRAMENTAS
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO GESTÃO ≠ CERTIFICAÇÃO GESTÃO = FERRAMENTAS Software Integrado de Gerenciamento Ocupacional

16 SUSTENTABILIDADE Sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido. Para um empreendimento humano ser sustentável, deve seguir 4 requisitos básicos: economicamente viável ecologicamente correto socialmente justo culturalmente aceito

17 SUSTENTABILIDADE SAÚDE BUSINESS ANO 02 ED 12

18 SUSTENTABILIDADE SAÚDE BUSINESS ANO 02 ED 12

19 PONTO DOCE ( TRIPLE BOTTOM LINE)
SUSTENTABILIDADE PONTO DOCE ( TRIPLE BOTTOM LINE) A HISTÓRIA DAS COISAS

20 www.ambientallp.com.br norberto@ambientallp.com.br
Muito Obrigado


Carregar ppt "CENÁRIO GESTÃO SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO SUSTENTABILIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google