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Metas e Motivações Educacionais:

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Apresentação em tema: "Metas e Motivações Educacionais:"— Transcrição da apresentação:

1 Metas e Motivações Educacionais:
Marcelo Neri –

2 Décadas: 60 e 70 – Crescimento e Ditadura 80 – Redemocratização e Instabilidade 90 – Estabilização e Quantidade de Educação 00 – Redução de Desigualdade de Renda e Emprego Formal 10 – Revolução da Qualidade da Educação?

3 METAS DE QUALIDADE EDUCAÇÃO IDEB 2005 & 2021
Source: Saeb 2005 and School Census INEP/MEC

4 Freqüência Escolar (7 a 14 anos)
Fonte: CPS/FGV a partir dos microdados da PNAD/IBGE

5 Freqüência Escolar (0 a 6 anos)
Fonte: CPS/FGV a partir dos microdados da PNAD/IBGE

6 Freqüência Escolar (15 a 17 anos)
Fonte: CPS/FGV a partir dos microdados da PNAD/IBGE

7 Índice pró-pobre por série escolar
Grau Peso Igual aos Mais Peso aos + Pobres - P1 Pobres - P2 Creche 1,08 1.14 Pré - escola 1.46 1.56 Alfabetismo - adultos 1.73 1.90 fundamental - regular 1.53 1.57 fundamental - pública regular 1.68 1.73 fundamental - particular regular 0.27 0.23 Educação para adultos fundamental - 1.09 1.04 médio - regular 0.73 0.63 médio pública regular - 0.83 0.72 médio - particular regular 0.10 0.09 Educação para adultos - médio 0.52 0.44 Pré - vestibular 0.19 0,15 universitário 0.07 0.07 universitário público - 0.12 0.10 universitário - particular 0.05 0.06 Pós - graduação 0.00 0.00 Fonte microdados da PNAD/IBGE

8 Universalizamos? MOTIVOS TAXA DE MATRICULA FAIXAS TEMPO DE PERMANÊNCIA
NA ESCOLA TPE JORNADA ESCOLAR TAXA DE PRESENÇA MOTIVOS

9 Tempo de Permanência na Escola
Fonte: CPS/FGV a partir dos microdados do Suplemento PNAD/IBGE

10 Escolaridade média. idade maior de 25 anos

11 Gini Escolaridade - Idade maior de 25 anos

12 Decomposição Trabalhista 2003-08

13 Paradoxo da Evasão Escolar
A taxa de retorno social da educação é de 15% por cada ano adicional de estudo, envolvendo: os ganhos trabalhistas futuros (salários, empregabilidade etc) a serem auferidos ao longo da idade ativa dos mais educados. os custos de oportunidade do tempo do adolescente usado no estudo em vez de trabalhar para ganhar renda. Os custos diretos, privados ou públicos, da educação (matrículas, mensalidades etc).

14 Fonte: CPS/FGV a partir dos microdados da PNAD/IBGE
Prêmio Educacional por Anos de Estudo - Fonte: CPS/FGV a partir dos microdados da PNAD/IBGE * Base 0anos de estudo

15 Paradoxo da Evasão Escolar
Agora se a educação gera um retorno privado tão alto, por que os brasileiros investem tão pouco nela?

16 Paradoxo da Evasão Escolar
Mercado de Trabalho e Ciclo da Vida Fonte: CPS/FGV a partir dos microdados da PNAD 2007/IBGE Idade

17

18 Lado da Demanda Educacional
Por que o jovem não freqüenta a escola? É por que tem de trabalhar para o sustento da família, por que não tem escola acessível, ou simplesmente por que ele não quer o tipo de escola que aí está?

19 DEMANDA MOTIVOS DA EVASÃO ESCOLAR 15 a 17 Anos OUTROS MOTIVOS OFERTA
(RENDA/TRABALHO) 27,1% dos evadidos MOTIVOS DA EVASÃO ESCOLAR 15 a 17 Anos OUTROS MOTIVOS OFERTA FALTA ESCOLA 10,9% dos evadidos 21,7% dos evadidos (FALTA INTERESSE) 40,1% dos evadidos

20 Motivos da Evasão e Políticas Associadas
DEMANDA Crédito e Bolsas Bolsa Familia Crise: Oportunidade (RENDA/TRABALHO) 27,1% dos evadidos MOTIVOS DA EVASÃO ESCOLAR OUTROS MOTIVOS OFERTA FALTA ESCOLA 10,9% dos evadidos 21,7% dos evadidos Escola Inclusiva Vagas Transporte Estender Estudos (FALTA INTERESSE) 40,1% dos evadidos Conteúdo: ex Ensino Técnico, Inclusão Digital Conscientizar para Ganhos (Paradoxo - ex: Indice-Você) Mobilização e Metas (Ex: Novelas, IDEB,Todos Pela Educação)

21 Sítio da Pesquisa

22 Concluiu curso de Educação profissional
6 REGIÕES METROPOLITANAS BRASILEIRAS: aumento de 75% entre 2004 de 2007 Fonte: CPS/FGV a partir dos microdados da PME/IBGE

23 Educação Profissional e o Apagão
Na corrida de obstáculos entre oferta e demanda de e por trabalhadores mais qualificados, a educação profissional desempenha papel central: prazo mais curto permitir maior facilidade de conciliar trabalho e estudo mais direto às necessidades dos diferentes negócios.

24 EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – 71% NUNCA FREQUENTOU
DEMANDA (FALTA DE RECURSOS FINANCEIROS) 18,25% dos não frequentaram MOTIVOS DA EVASÃO 15 A 29 ANOS OUTROS MOTIVOS OFERTA FALTA ESCOLA 12,96% dos não frequentaram 4,97% dos não frequentaram 10,33% ESCOLA 0.66% VAGA 1.97% CURSO DESEJADO (FALTA INTERESSE) 63,83% dos não frequentaram

25 25,9% PROBLEMAS FAMILIARES
DEMANDA (RENDA/TRABALHO/FAMÏLIA) 6,6% dos q não concluiram 25,9% PROBLEMAS FAMILIARES MOTIVOS NÃO TER CONCLUIDO CURSO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CURSANDO OFERTA LOCAL LONGE 25,5,5% dos não concluiram 1,4% dos q não concluiram (FALTA INTERESSE) 40,7% dos não concluiram

26 Curso de Educação Profissional
Comparações Curso de Educação Profissional Não Frequentou 80,28 % Frequentou 19,72 % Qualificação Profissional 16,07 % Graduação Tecnológica 0,11 % Ensino Médio Técnico 3,54 %

27 % com educação profissional
Rankings Setoriais % com educação profissional Setor de atividade 1 Automobilística 45.71 2 Finanças 38.17 3 Petróleo e Gás 37.34 4 Papel e Celulose 37.03 5 Serviços Públicos 36.64 6 Indústrias em geral 36.17 7 Educação 34.55 8 Petroquímico 34.24 9 Indústria Têxtil 28.35 10 Comércio e Serviços 27.17 11 Alimentos e Bebidas 27.11 12 Mineração 25.70 13 Transportes 23.93 14 Construção Civil 17.80 15 Outras 13.54 16 Agronegócio 7.02 Fonte: CPS/FGV a partir dos microdados do Supl PNAD/IBGE

28 Fonte: CPS/FGV a partir dos microdados do Supl PNAD/IBGE
Ranking por Estados Percentual (%) % Frequentou 1 Distrito Federal 31.13 15 Santa Catarina 18.45 2 Paraná 28.07 16 Ceará 18.31 3 Rio Grande do Sul 25.92 17 Goiás 17.93 4 Acre 25.19 18 Rio de Janeiro 17.31 5 Rio Grande do Norte 24.84 19 Piauí 17.21 6 Mato Grosso do Sul 23.69 20 Mato Grosso 15.94 7 Roraima 23.63 21 Paraíba 15.72 8 São Paulo 23.23 22 Pará 15.64 9 Sergipe 21.06 23 Bahia 14.04 10 Espírito Santo 20.61 24 Amazonas 13.9 11 Amapá 20.33 25 Maranhão 12.64 12 Minas Gerais 19.94 26 Pernambuco 11.31 13 Tocantins 19.39 27 Alagoas 7.69 Fonte: CPS/FGV a partir dos microdados do Supl PNAD/IBGE

29 Premios Profissionais
o prêmio salarial dos cursos de educação profissional (isto é quanto aumenta o salário depois do cursos) variam de: 14% tecnico de ensino médio 24%, tecnólogo Qualificação profissional 1,4% nao curso básico de informática 12% de gestão

30 Variáveis de Impacto 1. Níveis de Curso 2. Áreas Temáticas dos cursos
Tecnólogo Técnico de nível médio Qualificação profissional 2. Áreas Temáticas dos cursos Saúde Informática Gestão 3. Requisitos de educação formal 6. Cursos Presenciais ou a distância 4. Efeito-Diploma Profissional 7. Privados, públicos ou do sistema S 5. Cursos diurnos ou noturnos

31 Fonte: CPS/FGV a partir dos microdados do Supl PNAD/IBGE
Percepções Trabalhistas Fonte: CPS/FGV a partir dos microdados do Supl PNAD/IBGE

32 Trabalha na área do Curso?
Naqueles que cursaram 62,58% trabalham na mesma área do curso. Nos cursos de nível mais altos há maior coincidência. Subindo cerca de 10 pontos de porcentagem entre os diferentes níveis profissionalizantes analisados: Qualificação 60,8%, Técnico de Nível Médio 70,1% Tecnólogo de nível superior 79,5%.

33 Não Trabalha na área do Curso Porque?
Nos egressos de todos os niveis existe equilíbrio entre as razões de não trabalhar na área onde estudou 30,7% alegaram falta de vagas na área, enquanto 31,86% dizeram mais positivamente que houve oportunidade melhor de trabalho. Agora a medida que subimos o patamar da educação profissional as más notícias caem e as boas aumentam. A percepção de falta de vagas cai de 31,2% na qualificação profissional para 27,9% nos técnicos de nível médio para 18,7% no nível superior de tecnólogos. A existência de oportunidades trabalhistas seguem movimento inverso dando saltos de 10 pontos de porcentagem em cada nível: de 30,7% na qualificação profissional para 40,1% nos técnicos de nível médio para 50,8% para os tecnólogos.

34 Fonte: CPS/FGV a partir dos microdados do Supl PNAD/IBGE
Taxa – Trabalha ou já trabalhou Na Mesma Área dos Cursos Profissionalizante – freqüentou educação profissional Fonte: CPS/FGV a partir dos microdados do Supl PNAD/IBGE

35 Fonte: CPS/FGV a partir dos microdados do Supl PNAD/IBGE
Coincidência entre Áreas de Cursos Profissionalizantes e as de Prática Trabalhista Razão de Chances Não Condicional (SP = 1) Fonte: CPS/FGV a partir dos microdados do Supl PNAD/IBGE

36 Razão de Chances Condicional (SP = 1)
Fonte: CPS/FGV a partir dos microdados do Supl PNAD/IBGE

37 TAXA Trabalha ou já trabalhou
Ranking por Estados Percentual (%) TAXA Trabalha ou já trabalhou 1 Santa Catarina 58.98 15 Pernambuco 47.03 2 Rio Grande do Sul 58.69 16 Rondônia 46.87 3 Goiás 56.72 17 Bahia 46.77 4 Mato Grosso do Sul 55.56 18 Alagoas 45.87 5 Paraná 54.57 19 Piauí 45.65 6 Mato Grosso 53.51 20 Tocantins 45.34 7 Espírito Santo 53.13 21 Maranhão 45.12 8 São Paulo 52.29 22 Pará 44.81 9 Minas Gerais 52.26 23 Rio Grande do Norte 43.22 10 Amapá 51.06 24 Ceará 42.12 11 Rio de Janeiro 51.04 25 Sergipe 40.99 12 Distrito Federal 48.38 26 Acre 40.18 13 Roraima 48.36 27 Paraíba 39.48 14 Amazonas 47.6 Fonte: CPS/FGV a partir dos microdados do Supl PNAD/IBGE

38 Ranking por Capitais x Periferias TAXA Trabalha ou já trabalhou
Percentual (%) TAXA Trabalha ou já trabalhou 1 RS Periferia 64.15 19 AM Capital 50.28 2 RS Capital 61.48 20 MA Capital 49.49 3 SC Capital 60.67 21 RO Capital 49.28 4 MS Capital 60.54 22 PE Periferia 49.27 5 PR Capital 59.82 23 RN Capital 49.1 6 MG Capital 59.8 24 DF Capital 48.38 7 GO Capital 59.26 25 PE Capital 48.32 8 SP Capital 56.63 26 PI Capital 47.66 9 PR Periferia 55.99 27 RR Capital 47.6 10 ES Capital 55.28 28 PA Capital 47.51 11 MT Capital 55.09 29 CE Capital 47.2 12 RJ Capital 54.37 30 RJ Periferia 47.12 13 BA Periferia 53.53 31 AP Capital 45.18 14 AL Capital 53.33 32 CE Periferia 42.05 15 SP Periferia 53.05 33 SE Capital 41.31 16 MG Periferia 52.16 34 PA Periferia 39.95 17 BA Capital 52.06 35 AC Capital 38.97 18 TO Capital 51.7 36 PB Capital 37.68 Fonte: CPS/FGV a partir dos microdados do Supl PNAD/IBGE

39 Pontos Chave: Metas de Educação Educação da Primeira Infância Apagão M do O & Educação Profissional Políticas de Demanda Bolsa Familia 2.0 Informar ao Jovem os Retornos Privados Ouvir a Subjetividade dos Protagonistas

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