A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

© 2009 IBM Corporation Transformação Contínua, Inovação Contínua: O case IBM Rogerio Oliveira Presidente - IBM América Latina 18 de novembro de 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "© 2009 IBM Corporation Transformação Contínua, Inovação Contínua: O case IBM Rogerio Oliveira Presidente - IBM América Latina 18 de novembro de 2010."— Transcrição da apresentação:

1 © 2009 IBM Corporation Transformação Contínua, Inovação Contínua: O case IBM Rogerio Oliveira Presidente - IBM América Latina 18 de novembro de 2010

2 © 2010 IBM Corporation Uma companhia globalmente integrada -- negócios em um mundo inteligente e conectado A era multinacional -- replicação A era internacional -- exportação Século 20 Século 21 A Transformação da IBM: Uma Jornada de Inovação Uma Globally Integrated Enterprise (GIE) é uma organização aberta e modular, integrada à rede econômica com um modelo de negócios que busca o valor a partir do novo cenário global. Global Demand Capture Global Supply Management Global Production Optimization Todas as coisas estão ficando INTELIGENTES O mundo está ficando INSTRUMENTADO O mundo está ficando INTERCONECTADO 2

3 © 2010 IBM Corporation3 Fase Um Era Gerstner (1993 a 2002) Manutenção da integridade corporativa & estabilização dos negócios Controle da descentralização (exemplos: redução de 128 CIOs para 1; de 70 agências de publicidade para 1) Declarações de P&L das marcas: antes nacionais, agora globais Mudança para soluções integradas Crescimento em serviços A Transformação da IBM: Uma Jornada de Inovação Acho que o maior desafio que enfrentamos é adaptar nossa estratégia, estrutura e cultura a um mundo de mudanças constantes. Não posso prometer que a jornada será fácil ou rápida. Nosso avanço não será lento. Iremos nos mover a passadas largas. -- Lou Gerstner, Áreas de Foco

4 © 2010 IBM Corporation Fase Dois Era Palmisano (2003 até o presente) Transição para soluções de alto valor Mudança para uma cultura baseada em Valores Levar a tomada de decisões para níveis mais baixos Transformação da IBM na principal companhia globalmente integrada Manutenção e execução do foco corporativo, em um mercado que passa por mudanças radicais Agenda de Smarter Planet A crise no mercado financeiro nos acordou abruptamente para as realidades e perigos dos sistemas globais de alta complexidade. A primeira década do século 21 tem sido uma sucessão de alertas para um único tema: a realidade da integração global." Sam Palmisano, Áreas de Foco A Transformação da IBM: Uma Jornada de Inovação

5 © 2010 IBM Corporation A mudança do portfólio IBM para software e serviços permitiu um maior foco em soluções de VALOR 5 Portfólio atualizado, com foco em serviços, software e soluções integradas –Componentes infraestrutura de valor valor aos negócios Posição fortalecida em: –Consultoria de Negócios –Arquitetura orientada ao Serviço –Informação on-demand –Virtualização –Sistemas abertos, modulares A IBM conseguiu esta mudança por meio de uma estratégia agressiva de aquisições e alienação de investimentos –Aquisições: Cognos, PWCC –Alienação: Impressoras, PCs 42% 16% 42% 2009 Segment Profit Mix 41% 25% 34% 2003 Segment Profit Mix Hardware & Financing Software Services

6 © 2010 IBM Corporation As recentes iniciativas de crescimento expandiram as oportunidades de negócio da IBM 6 Business Analytics Smarter Planet aumenta as oportunidades da IBM em mais de 40% Contribui com ~US$10B em negócios até 2015 Responsável por ~20% do crescimento da IBM ao longo do Plano Contribui com ~US$ 16B em negócios até 2015 Smarter Planet Growth Markets Crescimento de mercados emergentes: velocidade maior que o dobro das principais economias Crescimento chega a mais de 25% da receita da IBM até 2015 Cloud Computing As oportunidades em cloud computing estão crescendo 28% ao ano Contribui com ~US$3B de crescimento líquido até Plano de Crescimento 2015 Combinação de tecnologia e serviços para o desenvolvimento de soluções de alto valor

7 Na vanguarda da inovação: Construindo um Planeta Mais Inteligente

8

9 © 2010 IBM Corporation9 Nosso mundo está ficando INSTRUMENTADO Nosso mundo está ficando INTERCONECTADO Praticamente todas as coisas, processos e formas de se trabalhar estão ficando INTELIGENTES Construindo um planeta mais inteligente

10 © 2009 IBM Corporation Construindo um planeta mais inteligente 10 INSTRUMENTADO Agora, temos a capacidade de medir, sentir e observar as condições exatas de todas as coisas. Existem hoje 1 bilhão de transistores para cada pessoa no planeta. Até 2010, 30 bilhões de etiquetas RFID foram incorporadas no mundo, abrangendo ecossistemas inteiros. Tudo se tornará instrumentado: cadeias de suprimentos, redes de assistência médica, cidades e até mesmos os sistemas naturais, como os rios.

11 © 2009 IBM Corporation Construindo um planeta mais inteligente 11 INTERCONECTADO Pessoas, sistemas e objetos podem se comunicar e interagir de maneiras completamente novas. A internet já alcançou 1 bilhão de pessoas conectadas. Quase um terço da população mundial estará na web até Existem quase 4 bilhões de assinantes de telefonia móvel no mundo. A internet de coisas – carros, eletrodomésticos, câmeras, estradas, tubulações, produtos farmacêuticos e até mesmo rebanhos – está alcançando 1 trilhão de itens.

12 © 2009 IBM Corporation Construindo um planeta mais inteligente 12 INTELIGENTES Podemos reagir às mudanças de forma rápida e exata, obtendo melhores resultados por meio da previsão de eventos futuros. A cada dia, são gerados 15 petabytes de novas informações. Isto é 8x mais do que todas as informações contidas em todas as bibliotecas norte- americanas. Uma empresa média, com funcionários, gasta cerca de $5,3 milhões por ano para encontrar informações armazenadas em seus servidores. Os novos modelos de computação gerenciam imensas quantidades de dados gerados pela proliferação de aparelhos para usuários finais. Junto com as análises avançadas, essas tecnologias estão nos tornando mais inteligentes.

13 © 2010 IBM Corporation Volume Volume 988 exabytes : Em 2010, haverá uma quantidade de informações digitais equivalente à altura de uma pilha de livros que vai duas vezes do Sol a Plutão. Variedade Variedade 80% dos novos dados são gerados por s, com uma contribuição crescente de documentos, imagens, vídeo e áudio. Velocidade Velocidade 77% dos executivos afirmam que não possuem acesso a informações estratégicas em tempo real para tomar decisões de negócios importantes. Estamos produzindo uma avalanche de informações Fonte: Diversos Estudos da IBM e de Domínio Público 13

14 © 2009 IBM Corporation Construindo um planeta mais inteligente 14 ++= Uma oportunidade para pensar e agir de novas maneiras do ponto de vista econômico, social e tecnológico

15 © 2009 IBM Corporation Construindo um planeta mais inteligente 15 Um planeta mais inteligente promete um enorme progresso.

16 Progresso para as empresas

17 © 2010 IBM Corporation As organizações que pensam no futuro ganham a dianteira do mercado Desafio Quebrar o status quo para melhorar os negócios e criar novas oportunidades Poder Capacitar e dar poder aos funcionários para que possam analisar, decidir e agir Antecipação Prever e preparar-se para o futuro por meio da avaliação proativa de trade-offs 21,9X 5,6X 15X O gráfico mostra diferenças nos níveis mais altos de realização Legenda: Empresas de melhor desempenho (isto é, 1 o quintil em relação aos pares no mesmo setor) Empresas de pior desempenho (isto é, 4 o e 5 o quintis em relação aos pares no mesmo setor) Diferença relativa entre empresas com melhor e pior desempenho 32,5% 1,5% 22,7% 1,5% 4,4% 25% Fonte: Breaking Away with Business Analytics and Optimization: New intelligence meets enterprise operations, disponível em Principais Vantagens Características Vencedoras Informações de alta qualidade Apoio sólido para decisões Grande enfoque no estímulo às mudanças nos negócios 17

18 © 2010 IBM Corporation A IBM lidera 7 das 11 iniciativas de medição inteligente de energia elétrica no mundo, incorporando inteligência nos serviços públicos para reduzir os custos dos consumidores e melhorar o equilíbrio da rede. O Pacific Northwest National Laboratory, nos EUA, ajudou os moradores de Washington a diminuírem seus gastos com energia elétrica em até 10%, transformando os termostatos normais em day traders de energia, o que garantiu o melhor custo para o consumidor e melhor balanceamento de carga para a rede. SMART ENERGY

19 © 2010 IBM Corporation Empresas a aumentar a inteligência de seus transportes com um inovador sistema de rastreamentos. Isso ajuda as transportadoras com o gerenciamento da cadeia de suprimentos, além de reduzir a incidência de contêineres vazios e monitorar as condições da carga. O sistema de transporte inteligente fornece leituras de temperatura e umidade, alarmes anti-intrusão, trâmites aduaneiros mais rápidos e mais... tudo comunicado de forma sem fio e compartilhado com os parceiros via internet. SMART SUPPLY CHAINS

20 © 2010 IBM Corporation O banco adotou um único sistema para lidar com as questões de conformidade, privacidade e segurança, entregando o tipo certo de informação detalhada aos usuários. A visão das informações em tempo real permite que o banco adote medidas corretivas imediatas para ajudar a reduzir o risco e implementar mudanças. Tudo em prol do cliente. SMART RISK MANAGEMENT Banco Itaú, Brasil

21 © 2010 IBM Corporation Com a ajuda da IBM, a Marketec criou uma solução inteligente na área de cupons. O sistema lê as compras do consumidor e imprime os cupons com base no que o cliente comprou. O sistema também registra as compras e fornece relatórios de vendas aos clientes varejistas da Marketec. O uso dos cupons também é rastreado, de forma que os clientes possam facilmente visualizar o quanto estão economizando com as promoções. SMART ANALYTICS Marketec, Argentina

22 E progresso para as cidades, através de soluções para as indústrias

23 © 2010 IBM Corporation 23 Um planeta de cidades mais inteligentes: em 2007, pela primeira vez na história, a maior parte da população mundial - 3,3 bilhões de pessoas - estava vivendo em cidades. Até 2050, os moradores urbanos deverão representar 70% da população total da Terra. Isto é, 6,4 bilhões de pessoas.

24 © 2010 IBM Corporation24 É hora de agir: cada vez mais, as cidades - mais do que os estados, as províncias ou mesmo as nações - serão os locais onde o sucesso ou o fracasso do nosso planeta será determinado.

25 © 2010 IBM Corporation Transportes mais inteligentes Uma oportunidade de reduzir o trânsito em até 20% Energia mais inteligente Uma oportunidade de reduzir o uso de energia em até 15% Saúde mais inteligente Uma oportunidade de reduzir o custo dos tratamentos em até 90% Segurança pública mais inteligente Cerca de 45% do orçamento municipal é gasto com segurança pública Educação mais inteligente Uma oportunidade de cuidar do nosso recurso mais valioso Serviços públicos mais inteligentes Uma oportunidade de disponibilizar serviços essenciais a todos os cidadãos 25

26 © 2010 IBM Corporation Segurança pública mais inteligente EUA The NYPD Crime Information Warehouse gives officers mobile access to more than 120 million criminal complaints, arrests and 911 records, as well as 5 million criminal records, parole files and photographsresulting in a 27% reduction in crime. A Polícia de Nova Iorque proporciona aos seus agentes de campo acesso móvel a mais de 120 milhões de queixas criminal, detenções e 911 registos, além de 5 milhões de registros penais, de liberdade condicional e arquivos de fotografias. O acesso rápido às informações ajudou a Polícia a reduzir em 27% a taxa criminalidade. Transporte mais inteligente Para incentivar a população a usar os diversos modos de transporte e diminuir o impacto do trânsito sobre o meio ambiente, as autoridades públicas de Cingapura implementaram um gerenciamento de taridas inteligente, com cartões que podem ser utilizados para pagar a passagem de ônibus, trem, táxi, pedágios e estacionamento. Cingapura

27 © 2010 IBM Corporation Fazendo Cidades mais Inteligentes A IBM está ajudando o município de Los Olivos, em Lima, no Peru, a interconectar as instituições públicas do distrito – como as escolas, delegacias de polícia, hospitais, universidades, corpo de bombeiros e postos de saúde – a mais de 60 mil residências, permitindo que a cidade automatize e otimize a prestação de serviços aos cidadãos. Los Olivos foi nomeada a cidade mais digital do Peru e, agora, espera tornar-se o município mais digital da América do Sul. SMARTER LOS OLIVOS, PERU 27

28 © 2010 IBM Corporation Fazendo Cidades mais Inteligentes A Controlar é a empresa responsável por testar as emissões dos seis milhões de veículos que transitam na cidade de São Paulo. O sistema conecta os proprietários dos veículos à empresa de testes de emissão e ao Departamento Nacional do Trânsito (DENATRAN). Com uma infraestrutura robusta baseada em servidores IBM, a Controlar pode reduzir a poluição em São Paulo ao monitorar e testar mais de seis milhões de veículos SMARTER TRANSPORTATION, CIDADE DE SÃO PAULO 28

29 © 2010 IBM Corporation Fazendo Cidades mais Inteligentes 29 A frota de ônibus da Fetranspor é muito grande: cerca de veículos trafegam em mais de duas mil linhas e rotas intramunicipais, transportando os passageiros em mais de dez milhões de viagens diárias. Com a IBM, a Fetranspor construiu um sistema de bilhetagem que cortou os custos em cerca de 1,5%, o que representa uma economia de US$ por mês SMARTER TRANSPORTATION, RIO

30 O que o mercado está dizendo (resultados CEO Study 2010)

31 © 2010 IBM Corporation A inovação e a transformação dos negócios 31 Forças externas que afetarão as organizações nos próximos três anos, de acordo com CEOs Fonte: 2010 Global CEO Study, IBM. Mundial Brasil 56% 37% 35% Fatores de mercado Qualificação de pessoas Assuntos regulatórios 58% 50% 39% Fatores tecnológicos 29% 38% Fatores macro-econômicos 42% 19% Fatores sociais 26% 21% Problemas ambientais 23% Globalização 18%

32 © 2010 IBM Corporation32 82% Melhor entendimento das necessidades dos clientes 70% Serviços novos ou diferentes 69% Mais colaboração e informações 61% Produtos novos ou diferentes 51% Novos canais de relacionamento 45% Maior foco em custo-benefício 46% Maior foco em responsabilidade social MundialBrasil Visão dos CEOs: as expectativas dos clientes vão mudar 88% 71% 61% 65% 45% 55% 53% O caminho da inovação: ficar atento às mudanças Fonte: 2010 Global CEO Study, IBM.

33 © 2010 IBM Corporation33 Criatividade e Integridade: as características do líder do futuro 60% 52% 27% Criatividade Integridade Dedicação Total de entrevistadosBrasil 56% 59% 38% Influência Pensamento global Sustentabilidade Humildade Abertura 30%36% 35% 26% 24% 12%15% 28%12% Fonte: 2010 Global CEO Study, IBM.

34 © 2010 IBM Corporation34 O foco das mudanças para os próximos cinco anos Processo Capacitação Tecnologia Brasil 76% 77% Métricas de desempenho Customer experience Sourcing & alliances Organiz. & Govern. Cultura Total de entrevistados 71% 67% Assets & locations 65%68% 56% 65%72% 53%56% 50% 47%53% 26%39% Fonte: 2010 Global CEO Study, IBM.

35 © 2010 IBM Corporation35 A Transformação da IBM: o que aprendemos na nossa jornada de inovação Estratégia & crescimento Globalização Estrutura flexível Alianças Visão de mercado Experiêndia do cliente Produtividade Tecnologia da Informação Novos processos Pesquisa e desenvolvimento Mudança Cultural Capital humano Engajamento das lideranças

36 © 2010 IBM Corporation36

37 © 2010 IBM Corporation37

38 © 2010 IBM Corporation 38 So how are CEOs reinventing customer relationships? Honor your customers above all else: Focus as never before, make it easy for customers to connect with the right employee and measure what customers value Use two-way collaboration to sync with customers: Make customers part of your team, solicit customer wants, co-innovate and interact with customers in new ways, deliver true process transparency. Profit from the information explosion: Tap the value of limitless data, use analytics to translate data into insight into action that creates business results, share information freely to build trust and improve customer relationships. Recommendations How will you engage customers in new ways that increase interest and loyalty to generate new demand and revenue sources? How can you involve customers more effectively and directly in product and service development? Can you hear the voice of your customers through the vast amount of data? Can you understand and act upon the information? Tough questions to consider


Carregar ppt "© 2009 IBM Corporation Transformação Contínua, Inovação Contínua: O case IBM Rogerio Oliveira Presidente - IBM América Latina 18 de novembro de 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google