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SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA LUZIA Faixa prata no Prêmio Mineiro da Qualidade 2007 Faixa prata no Prêmio Mineiro da Qualidade 2007.

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1 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA LUZIA Faixa prata no Prêmio Mineiro da Qualidade 2007 Faixa prata no Prêmio Mineiro da Qualidade 2007

2 Critério 2 – Estratégias e Planos

3 O Município -Região Metropolitana de Belo Horizonte. -Aproximadamente 230 Mil habitantes. -Entre os 50 maiores em território do país. -Potencial histórico, turístico e industrial. -Localização Estratégica.

4 Gestão para Excelência -Faixa Prata no PMQ º Município mais dinâmico de MG e 9º do país. (Gazeta Mercantil, Maio de 2007). -Uma das três cidades mais inovadoras do país. (Revista Época, Junho de 2007). - Referência nacional em controle da execução fiscal. (TJMG). - Modelo na gestão de recursos do PNAFM. (Ministério da Fazenda). - Benchmarking em merenda escolare/ducação. - Passou do 48º lugar em crimes violentos para 4º lugar/MG. (Redução em 60% em crimes violentos – PMMG). - Considerada uma das oito cidades de MG com arrecadação eficiente. (Fundação Getúlio Vargas). - Excelência em combate a dengue. (Tribunal de Contas da União)

5 Atuação A Secretaria Municipal de Educação (SME) é uma unidade autônoma e sem fins lucrativos da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, de direito público,responsável pela administração da educação pública municipal. Secretaria Municipal de Educação

6 VISÃO, MISSÃO E VALORES MISSÃO VISÃO NEGÓCIO Formar pessoas com sabedoria, capazes de mudar o mundo. Ensinar a viver. Ser um modelo pedagógico adequado para ao 3º milênio.

7 EVOLUÇÃO DA BUSCA PELA EXCELÊNCIA

8 PORTE A Secretaria municipal de educação é composta de 36 instalações sendo: - 01 sede escolas Centro Municipal de Processamento de Merenda Escolar fazendinha bibliotecas públicas centros de informática (Coretos Digitais).

9 PORTE A SME conta com servidores: - LP – Liderança Principal. - AD – Alta Direção. - MD – Média Direção. - Professores PI e PII. - Serviços Gerais. Aproximadamente alunos

10 Organograma

11 Educação Integral em nível de ensino fundamental, abrangendo as áreas afetivas, cognitivas e psicomotoras. PRINCIPAL PRODUTO

12 PROCESSOS PRINCIPAIS PROCESSOS DE APOIO AO ALUNO PROCESSOS DE APOIO OPERACIONAL Plano de Curso Suporte técnico pedagógico Suporte Técnico administrativo Planos de Aula Assistência socioeconômica Compras e aquisições de suprimentos Atividades em sala de aula Transporte escolar Recrutamento de pessoal Atividades em sala de aula e extra classe Fornecimento de merenda escolar Avaliações Serviço bibliotecário Recuperações/Reforços Enturmações PROCESSOS

13 MERCADO - A SME atua no mercado de prestação de serviços educacionais voltados para o ensino fundamental incluindo EJA e Telecurso. - O principal mercado abrange os alunos do município das redes municipais, estaduais e particulares; - Algumas escolas recebem alunos de outros municípios devido a localização e a qualidade da SME de Santa Luzia.

14 AMBIENTE COMPETITIVO

15 CLIENTES

16 PRINCIPAIS PARTES INTERESSADAS -Alunos. -Familiares. -Professores. -Empresas/comerciantes. -Colaboradores/parceiros. -Fornecedores.

17 OUTRAS PARTES INTERESSADAS

18

19 PRINCIPAIS PARCERIOS/COLABORADORES Principais parceiros/ colaboradores Representante/ Interlocutor O que fornecem O que necessitam Famílias dos alunos e sociedade Açoforja Mineração Santiago Prodap Thyssenkrup TNC Serta Transformadores Sesc/Laces Colegiados e líderes comunitários Beatriz Marcelo Ernesto Patrícia Júlio Malta Calixto Luiz Tereza Educação de qualidade, soluções e parcerias. Oficinas, rua de lazer e projetos culturais Transporte para excursões Uniformes Projetos Culturais Uniformes e Inclusão Digital Projeto de Inclusão Digital Projeto cultural Capacitações e Workshops Alunos, informações, parceria. Expresso Luziense Atividades de responsabilidade social, reconhecimento da sociedade.

20 DIFERENCIAIS COMPETITIVOS - Secretária de educação há 12 anos na liderança; - A utilização da estrutura da PMSL para realização de eventos e atividades escolares; - Construção de mais escolas municipais nos bairros novos, a fim de atender a demanda; - Investimentos, por meio de treinamentos e capacitações em educação; - Maior oferta na EJA e Telecurso; - Reconhecimento e premiações pela qualidade dos serviços; - Estímulo e incentivo aos professores e servidores a fim de aumentar o nível de comprometimento;

21 - Modelo de gestão voltado para a excelência; - Merenda escolar processada por meio de acompanhamento nutricional e distribuição de frutas e desjejum; - Centros de Informática com internet de uso gratuito para o usuário; - Sistema Laboratorial de Medidas Educacionais (SISLAME); - Desenvolvimento de Geo-Processamento para distribuição de alunos; - Matrizes Curriculares da 1ª Infância e da EJA; - Transporte gratuito para alunos que moram distantes; - Ano letivo organizado por trimestres. DIFERENCIAIS COMPETITIVOS

22 PRINCIPAIS DESAFIOS ESTRATÉGICOS - Assegurar o acesso, permanência e sucesso escolar dos alunos. - Reduzir o índice de retenção. - Reduzir o índice de evasão. - Assegurar a alfabetização aos oito anos de idade. - Diminuir a distorção série - idade; - Expandir o atendimento da EJA, telecurso e Educação Infantil. - Elaborar e aprovar o Plano de Carreira da Educação Municipal.

23 FUNDAMENTOS DE NOSSAS ESTRATÉGIAS Foco nos alunos; Parcerias; Capacitações; Gestão democrática; Constância de propostas; Aplicação adequada de recursos; Valorização da Marca/Identidade; Visão sistêmica; Método PDCA.

24 Visão sistêmica da gestão educacional

25 DEFINIR AS METAS TO PLAN PLANEJAR TO ACT AGIR DEFINIR OS MÉTODOS QUE PERMITIRÃO ATINGIR AS METAS EDUCAR E TREINAR EXECUTAR A TAREFA (COLETAR DADOS) ATUAR CORRETIVAMENTE VERIFICAR OS RESULTADOS DA TAREFA EXECUTADA TO DO EXECUTAR TO CHECK VERIFICAR Ciclo PDCA

26 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES - O ensino fundamental era oferecido em seriação e em 1998 passa para o sistema de Ciclo. - Em 2002 a SME passa a ser Sistema Municipal de Ensino, desenvolvendo um pensamento estratégico conjunto para a rede municipal, particular e estadual. - A equipe da SME define, anualmente, as direções estratégicas que são atualizadas, validadas e disseminadas para os servidores das unidades/escolas, a fim de orientar e assegurar o cumprimento da missão e realizar a visão.

27 PLANO MUNICIPAL DECENAL DE EDUCAÇÃO - Norteia as políticas públicas educacionais a serem implementadas no município. - O plano atual abrange de 2006 a Integrado ao plano federal e estadual. - Determina metas de longo e médio prazos, bem como as diretrizes para alcançá-la.

28 PLANO MUNICIPAL DECENAL DE EDUCAÇÃO - Visão e compromisso a longo prazo. - Plano transcendente ao governo atual. - Integração da ações segundo o princípio de colaboração dos entes federados. - A participação democrática na sua elaboração, no acompanhamento e no controle de sua execução. - O envolvimento do poder legislativo. - Abrangência de todos os níveis e modalidades de ensino.

29 Análise dos ambientes MacroambienteMercado de AtuaçãoAmbiente Interno -Site Inep. -Site MEC. -Site Unicef. -Site SEE. -Site UNDIME. -Mídias diversas. -Revistas especializadas. -PMDE. - Avaliações de desempenho. - Diagnósticos pedagógicos. - Conselhos de classe. - Visitas técnicas. - Conselhos Municipais. - Encontro de Diretores. - Encontro de supervisores. - Análise de Desempenho. - Pesquisas. - Visitas. - Mídias diversas. - Fóruns. - Audiências públicas. - Seminários temáticos. - Plano diretor. - Plano de atendimento.

30 ETAPAS DE DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS

31 DESDOBRAMENTO DAS ESTRATÉGIAS PLANO DIRETOR PLANO DECENAL PLANO DE AÇÃO ESCOLA/UNIDADE PLANO DE CURSO PLANO DE AULA PREFEITURA EDUCAÇÃO MUNICIPIO ESCOLAS/UNIDADES ESCOLAS/SALA DE AULA SALA DE AULA MAPA ESTRATÉGICO SME

32 Metas PMDEMetas desdobradas do PMDEPrincipais EstratégiasIndicadoresMedidas 01 e 02I- Assegurar a universalização do ensino fundamental no Sistema Publico, garantindo uma escola de qualidade. Ação conjunta com a rede estadual Implantação do ensino fundamental de 9 anos Evolução do número de matricula Participação no mercado Evolução no cadastro escolar Reconhecimento. Índice de fidelidade Aquisição de novos clientes. Sislame 03 e 04II- Estabelecer um sistema de Micro Planejamento da Infra-estrutura das unidades/escolas, garantindo a manutenção de ambiente propicio ao aprendizado. Criar padrão mínimo de funcionamento para escolas. Parcerias com Diretoria de Obras e Poder Executivo. Número de escolas reformadas e ampliadas. Planilhas de obras. PPA. Prestação de contas. 05III- Assegurar que todas as escolas formulem projetos Político- pedagógicos. Capacitação e treinamento específicos. Criar instrumento de controle. Números de visitas Carga horária utilizada Número de capacitações Ata de reunião Termo de visita. 06IV- Estabelecer as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental em consonância com os PCNs Parcerias com rede estadual, CME e escolas. Criação de comissões específicas. Carga horária utilizada. Atas de reunião. 07V- Buscar a implantação da junta escolar em tempo integral. Elaborar currículo ressignificado que abranja um período de pelo menos 6(seis) horas diárias. Implantar projeto piloto experimental Número/aluno em jornada de tempo integral ( PROADE). Número/aluno no PROERD Número/aluno atletas do Amanhã Número/aluno no PETI Cadastro específico. 08VI- Melhorar as práticas e mecanismo pedagógicos de orientação, avaliação e controle. Parceria com profissionais da educação do município. Promover a troca de experiência entre as escolas. Numero de visitas (pedagógicas, psicológicas e técnica) Ata de reuniões 09VII- Realizar o mapeamento educacional da rede municipal localizado, além de outras demandas, todas as crianças fora da escola. Desenvolvimento do Sistema de Informações Geográficas (SIG) Evolução no número de cadastro Cadastro escolar MAPA DE ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS DA SME – 3 ANOS Clientes-alvo: Alunos a partir dos 6 anos de idade

33 Metas PMDE Metas desdobradas do PMDE Principais EstratégiasIndicadoresMedidas 10 e 12 VIII- Elevar progressivamente o nível de desempenho dos alunos, mediante diagnósticos externos, observando a capacidade de: -Ler com domínio diferentes tipos de texto, compreendendo a leitura em seus diferentes objetivos. -Escrever textos de diferentes gêneros adequados a situação comunicativa, com coerência, coesão e ortograficamente corretos. -Expressar-se oralmente observando a intencionalidade do locutor, as características do receptor, as exigências da situação e os objetivos estabelecidos. -Calcular com agilidade, utilizando-se de estratégias pessoais e convencionais. -Resolver situação do cotidiano, elaborando procedimentos de solução, comparando seus resultados e validando as estratégias. -Interagir em diferentes situações sociais, posicionando-se de forma crítica, responsável e construtiva, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e tomar decisões coletivas. -Utilizar com eficiência diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimento. Investimento prioritário em capacitações de professores. Melhorar processos de apoio para alunos com dificuldades de aprendizagem. Intensificar a parceria com as famílias e comunidade. Criar processos de apoio para alunos com necessidades especiais. Criar e melhorar instrumentos de medida para aspectos formativos, cognitivos e metas de aprendizagem. Desenvolver nas escolas projetos, oficinas, concursos, premiações, teatros e seminários voltados para leitura, escrita e interpretação. Promover a interdisciplinaridade. Recrutar professores de educação física para os anos iniciais da educação básica. Avaliação de desempenho dos educadores. Resultados de avaliações externas do estado (Simav). Resultados de avaliações externas do governo federal (Prova Brasil). Resultados de avaliações internas da rede municipal. Distorção série/idade. Índice de desenvolvimento da educação básica IDEB. Índice de promoção. Índice de evasão.. Sites específicos. Ficha de acompanhamento da recuperação paralela.. Rol de conceitos.. Quadro de desenvolvimento escolar do aluno.. Ficha de registro de leitura individual.. Caderno de campo do professor.. Ata do Conselho de Classe.. Lista de presença. 11IX – Incentivar a cultura da leitura entre os alunos Aumentar o acervo e recursos de apoio nas bibliotecas públicas e escolares, e realizar projetos específicos. Evolução do acervo. Evolução de alunos que utilizam biblioteca. Ficha de cadastro do usuário. 12X – Promover o acesso à inclusão digital para alunos da rede municipal. Incentivar o uso da internet para pesquisas escolares. Ampliar atendimento dos centros de informática Nº de alunos atendidos nos centro s de informática. Softwere. Ficha de controle de atendimento. MAPA DE ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS DA SME – 3 ANOS Clientes-alvo: Alunos a partir dos 6 anos de idade

34 Metas PMDEMetas desdobradas do PMDEPrincipais EstratégiasIndicadoresMedidas 1,2,3,4,5,6,7XI – Expandir gradativamente a oferta de EJA e telecurso, priorizando a redução do analfabetismo da população de 15 anos ou mais. Parceria com a rede estadual, união, entidades não governamentais e instituições provadas. Elaborar proposta curricular orientada para o EJA. Negociar a oferta regular dos exames de suplência. Estender merenda escolar para alunos do EJA e Telecurso. Evolução no nº de alunos matriculados e aprovados no EJA e telecurso. Taxa de analfabetismo. Ata de reuniões. Memorando Interno da SME. Site do MEC. Clientes Potenciais: Crianças de 0 a 5 anos 01XII – Fiscalizar as escolas infantis privadas do município para que sejam dotadas de padrões mínimos de infra- estrutura Criar padrão mínimo de funcionamento. Parceria com diretoria de obras. Nº de autorizações expedidades. Termo de visitas. Orientações. 2,3,4 e 7XIII- Priorizar a criação de um centro de educação infantil municipal a cada três anos e assegurar merenda escolar para 100% dos alunos. Aplicação dos recursos do Fundeb. Efetuar parcerias. Evolução dos recursos do fundeb. Planilha de obras. Cumprimento do PNAE. Cumprimento do Plano Decenal. Força de trabalho 1,3 e 4XIV – Garantir a habilitação adequada e capacitação de todos os servidores do magistério e de apoio. Identificar, mapear e organizar banco de dados específico. Nº de capacitações X participantes. % de servidores com curso superior Lista de presença. Plano de Capacitação. Parceiros / colaboradores 8XV - Intensificar o envolvimento das famílias e comunidades com as escolas, promovendo a gestão democrática e participativa Desenvolver programa de gestão da educação pública. Celebração de convênio de cooperação com o estado. Viabilizar mecanismos de participação, acompanhamento e avaliação. Parcerias internas e externas. Satisfação com eventos. Sistemas de sugestões criados. Alunos afastados por transferência. Nº de participantes em eventos e cursos. Eleições de Associações Comunitárias com incentivo das escolas. Atas de reunião. Pesquisas. Lista de presenças. MAPA DE ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS DA SME – 3 ANOS Clientes-alvo: Jovens e adultos

35 DISSEMINAÇÃO - Encontro quinzenal de diretores. - Encontro quinzenal de supervisores. - Recepção aos novos servidores. - Sistema interno de TV. - Gestão à vista. - Boletim informativo. - Jornais locais. - Reuniões pedagógicas e de pais. - Portal internet.

36 CONTROLE Seminário anual de desempenho global da PMSL; Visitas semanais às escolas; Conselho Municipal de Educação; Conselho Municipal de Alimentação Escolar; Conselho FUNDEF/FUNDEB; Pesquisas; Avaliação de desempenho; AVACICLO; Avaliação de prestação de contas; Resultados das avaliações externas; Folha de freqüência; Monitoramento de indicadores.

37 INTERAÇÃO Mini–Door; Educação responde; Alô Prefeitura; Audiências públicas; Colegiados (Conselhos Escolares); Site; Convênio empresa – escola; Câmara de vereadores/Sindicatos; Comissões.

38 ALOCAÇÃO DE RECURSOS FUNDEB; Plano Plurianual; Lei de Diretrizes Orçamentais; Lei Orçamentária Anual; Convênios/Parcerias; Plano de manutenção; Plano de Capacitação; Os recursos são consignados no Orçamento Público:

39 VISÃO SISTÊMICA DAS PARCERIAS

40 A gerência não substitui a pedagogia, mas faz soar alarmes se esta falhar.

41 MUITO OBRIGADO! palestrante: SME: Site Prefeitura:


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